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  • #13
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    Honestamente, seria interessante postar umas fotos do tal relé e o local onde ele fica instalado, pq conheço 2 camaradas que estão com suas Ranger paradas por um problema muito parecido com o mencionado ( carro não dá sincronismo e não pega nem a pau ).

    Abraços e obrigado pela dica!
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  • #14
    Nas Ranger os relés estão numa caixa no cofre, e outra na lateral da porta do motorista(relés, fusíveis e diodos).
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  • #15
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Nas Ranger os relés estão numa caixa no cofre, e outra na lateral da porta do motorista(relés, fusíveis e diodos).
    Sim, a maioria de nós conhecemos os locais onde ficam as caixas de fusíveis e relés. O que seria interessante é saber ONDE exatamente se encaixa o tal relé DNI-0140 que o amigo comentou anteriormente.

    Pelo esquema elétrico que é disponibilizado pela International, o NGD/PSE 3.0 usam 3 relés que são dedicados à bomba de combustível, imobilizador PATS e acionamento da partida.

    Resta saber quais desses é que causam a tal falha. E onde eles ficam exatamente.

    Valeu!
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  • #16
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    Nada do cidadão explicar onde fica o tal relé?
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  • #17
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    Se eu tivesse uma 3.0 até poderia dizer, mas a verdade é que eu nunca toquei em uma 3.0 pra mexer em nada...
    O caso é pegar o manuEl da picape e nas páginas que falam sobre relés e fusíveis e olhar aonde eles estão, pois tem um diagrama que explica o que faz cada relé e fusível. Basta pegar o manual e ler. Em uma ida ao banheiro enquanto passa um "fax" dá para ler o dito cujo e descobrir aonde está o maldito relé.
    Se eu tivesse uma 3.0 eu até pegaria o manuel e procuraria só pra poder dizer aonde está esse maldito relé, mas eu não tenho uma 3.0 e muito menos um manual da 3.0...
    Já adinato que os relés estão todos em um desses dois locais que o Anthonius explicou.
    Vamos lá para tentar ajudar mais um pouco:
    1° - ao abrir a porta do motorista (esquerda e dianteira) olha ao lado do painel, na face que fica fronte com a porta, verás que tem uma tampa encaixada. Pois bem, podes retirar a tampa e verás os fusíveis.
    2° - Abre o capô (esse que esconde o motor), e em frente da picape repara no lado direito uma caixa preta entre a parede corta-fogo e o reservatório da DH. Essa caixa de PVC preta guarda os relés e alguns fusíveis. É provável ue esse tal relé esteja aí, nessa tal caixinha preta. Olha o manual e veja nas descrições qual tem a função que procuras.
    Querem que eu desenhe?
    Desculpem o sarcasmo.
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    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #18
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Nada do cidadão explicar onde fica o tal relé?
    Gente é o rele numero VI, bomba de combustível, o meu mecanico apanhou uns dois dias para ter certeza que o problema era só esse. Ele não acreditava que poderia ser só o rele, no meu caso o rele foi pro espaço. O defeito apresentado foi esse mesmo, no início a luz só piscava mas depois ficou aceso direto e nada do motor ligar.
    OBS: O Troller usa pelo menos uns 5 DNI 0140, estou pensando seriamente em fazer estoque dele.
    Já ia esquecendo, o rele fica na caixa de fusíveis lado esquerdo do painel.

    Abraços

  • #19
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    Finalmente! Ahahahha!
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  • #20
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    Citação Postado originalmente por Aiello Ver Post
    Gente é o rele numero VI, bomba de combustível, o meu mecanico apanhou uns dois dias para ter certeza que o problema era só esse. Ele não acreditava que poderia ser só o rele, no meu caso o rele foi pro espaço. O defeito apresentado foi esse mesmo, no início a luz só piscava mas depois ficou aceso direto e nada do motor ligar.
    OBS: O Troller usa pelo menos uns 5 DNI 0140, estou pensando seriamente em fazer estoque dele.
    Já ia esquecendo, o rele fica na caixa de fusíveis lado esquerdo do painel.

    Abraços
    Eu tirei foto dos relês que ficam próximo a caixa de fusível do Troller 3.0 (2006).
    O amigo poderia informar qual é o VI relê? Ele é contado da porta do motorista (esquerda) para a porta do passageiro (direita) ou vice versa?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Luz da injecao acesa e o carro nao funciona-rele-bomba-eletrica-troller-.jpg  

  • #21

    Cool Caixa de Distribuição Elétrica do Troller e Ranger diesel 2000.

    Olá Rub. Os relês são esse quadrados pretos, os máxi fusíveis são os "grandes" que podem ser de 20A, 40A e 50A; e os mini fusíveis são os "pequenos" de 5A à 30A; e os diodos são parecidos com os mini fusíveis.
    Então, vai ter que ver no seu Manual a que eles correspodem, pois nos Manuais que tenho das Ranger diesel e gasolina, são diferentes.
    CUÍDADO ! Você só pode mexer nesses relês, fusíveis e diodos aí (de alta corrente) se desconectar o polo positivo da bateria, senão pode haver curto e choque elétrico.
    Nos fusíveis do painel interno da viatura não tem esse problema.
    Os relês são chaves interruptoras de liga e desliga, logo, cada um deles tem um fusível correspondente. Os relê podem apresentar defeito, e qdo. ruim, as vezes ligam, as vezes não ligam, e ficam enganado muito, até pifarem de vez.
    Os diodos também podem apresentar defeito, pois são semicondutores, e qdo. com defeito, as vezez não deixam passar nenhuma corrente, e as vezes deixam passar tudo.
    Também estou aquí penando com a parte elétrica da minha Ranger diesel 2000, porque só tenho Manual das gasolina, que são parecidos, mas não iguais.

    Outra coisa: Quando qualquer motorzinho(lipador de para-brisa, ventoinhas, retrovisor, vidros das portas, farol, motorzinho 4WD, etc.) está apresentando defeito, por curto-ciruíto, o primeiro componente que queima é o fusível(é para isso que ele serve: proteção), se não arrumar a peça e colocar um fusível de maior amperagem, aí pode torrar o relê e incendiar o motorzinho, ou componente acionado pelo relê.
    Então, quando algum componente elétrico para de funcionar, a primeira coisa antes de troca o fusível é verificar o estado da peça.

    Para efeito de comparação, seque foto da Caixa de Distribuição Elétrica da Ranger diesel CD 2000 4x4.

    Abs
    Anthon
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Luz da injecao acesa e o carro nao funciona-imagem-216.jpg  
    4X4 Brasil Razão: ajudar um amigo.

  • #22
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    Citação Postado originalmente por rub Ver Post
    Eu tirei foto dos relês que ficam próximo a caixa de fusível do Troller 3.0 (2006).
    O amigo poderia informar qual é o VI relê? Ele é contado da porta do motorista (esquerda) para a porta do passageiro (direita) ou vice versa?

    Rub, ele é contado da porta do motorista para a porta do passageiro. O primeiro de baixo é o I, o primeiro de cima é o II. Tentando explicar melhor, os reles que ficam na parte de baixo da caixa mas acima dos fusíveis são I, III, V, VII, IX e XI e os reles na fileira acima destes são os II, IV, VI, VIII, X e XII. Assim o rele da bomba é o VI, pela explicação acima, é o terceiro da esquerda para direita da fileira de cima.

    OBS: Os tres reles que aparecem abaixo dos fusíveis são os reles de numero XV, XIV e XIII, também contando da porta do motorista para a porta do passageiro.

    Abraços

  • #23
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    Citação Postado originalmente por Aiello Ver Post
    Rub, ele é contado da porta do motorista para a porta do passageiro. O primeiro de baixo é o I, o primeiro de cima é o II. Tentando explicar melhor, os reles que ficam na parte de baixo da caixa mas acima dos fusíveis são I, III, V, VII, IX e XI e os reles na fileira acima destes são os II, IV, VI, VIII, X e XII. Assim o rele da bomba é o VI, pela explicação acima, é o terceiro da esquerda para direita da fileira de cima.

    OBS: Os tres reles que aparecem abaixo dos fusíveis são os reles de numero XV, XIV e XIII, também contando da porta do motorista para a porta do passageiro.

    Abraços
    Amigo,

    Obrigado pela aula. Agora ficou fácil de identificar.
    Novamente muito obrigado,

    Rubens

  • #24
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Olá Rub. Os relês são esse quadrados pretos, os máxi fusíveis são os "grandes" que podem ser de 20A, 40A e 50A; e os mini fusíveis são os "pequenos" de 5A à 30A; e os diodos são parecidos com os mini fusíveis.
    Então, vai ter que ver no seu Manual a que eles correspodem, pois nos Manuais que tenho das Ranger diesel e gasolina, são diferentes.
    CUÍDADO ! Você só pode mexer nesses relês, fusíveis e diodos aí (de alta corrente) se desconectar o polo positivo da bateria, senão pode haver curto e choque elétrico.
    Nos fusíveis do painel interno da viatura não tem esse problema.
    Os relês são chaves interruptoras de liga e desliga, logo, cada um deles tem um fusível correspondente. Os relê podem apresentar defeito, e qdo. ruim, as vezes ligam, as vezes não ligam, e ficam enganado muito, até pifarem de vez.
    Os diodos também podem apresentar defeito, pois são semicondutores, e qdo. com defeito, as vezez não deixam passar nenhuma corrente, e as vezes deixam passar tudo.
    Também estou aquí penando com a parte elétrica da minha Ranger diesel 2000, porque só tenho Manual das gasolina, que são parecidos, mas não iguais.

    Outra coisa: Quando qualquer motorzinho(lipador de para-brisa, ventoinhas, retrovisor, vidros das portas, farol, motorzinho 4WD, etc.) está apresentando defeito, por curto-ciruíto, o primeiro componente que queima é o fusível(é para isso que ele serve: proteção), se não arrumar a peça e colocar um fusível de maior amperagem, aí pode torrar o relê e incendiar o motorzinho, ou componente acionado pelo relê.
    Então, quando algum componente elétrico para de funcionar, a primeira coisa antes de troca o fusível é verificar o estado da peça.

    Para efeito de comparação, seque foto da Caixa de Distribuição Elétrica da Ranger diesel CD 2000 4x4.

    Abs
    Anthon
    Anthon,

    Muito obrigado pela informação. Interessante a explicação. Vou guarda-la nos meus favoritos para futura consulta.

    Abs,

    Rubens

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