x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    30/12/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    69
    Agradecimento: 1

    Troller - Transmissão Automatizada / Embreagem Automatizada




    Olá, amigos!

    Vou contar um breve relato antes de chegar no ponto principal.

    Possuo meu troller há 4 anos e é meu carro do dia a dia e para viagens...
    Como sabem o carro é ótimo, estaciona em qualquer lugar, o meu pelo menos tem consumo muito bom (9/10km/l), manutenção dele é muito menor que o Focus que eu tinha e o ix35 da esposa... Mas infelizmente no engarrafamento o pézinho esquerdo pena. Principalmente no final do dia quando já está cansado e querendo voltar logo para casa.

    Dias atras fui com minha mae na Renault levar o Logan (que eu achava que era automatico) para fazer revisão. Chegando lá vi ele falando que na verdade o carro era "automatizado", que ele tinha todo o sistema de um carro com embreagem normal, mas que tinha um outro sistema que lia as velocidades do carro e mudava a marcha automaticamente.
    Na hora já pensei que isso poderia ser feito entao num carro manual e automatiza-lo. Mas pesquisando na internet, vi que não era só comprar um sistema e instalar, na verdade é inviavel isso.

    MAS acabei vendo um vídeo no youtube de uma embreagem automatizada, que é usada geralmente por deficientes, que consiste num sistema de sensor que quando vc coloca a mao sobre a manopla do cambio, ele abaixa a embreagem automaticamente e vc pode alterar a marcha sem precisar colocar o pé na embreagem. Esse sistema vc pode tanto deixar na embreagem automatizada, cmoo também pode deixar original, só desligar uma chave
    Achei isso muito interessante, mas pelo que vi, não tinha nenhum carro Diesel com esse sistema, só carros menores gasolina.

    Queria saber se alguem conhece esse sistema, já viu em algum lugar, tem um conhecimento mais profundo sobre isso, se compensa pesquisar isso para colocar no troller...

    Vou deixar o vídeo para quem ainda nao viu esse sistema.






  • #2
    Usuário
    Entrada
    30/12/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    69
    Agradecimento: 1
    Não sei se tem alguém acompanhando esse tópico, mas de qualquer forma... Vai uma resposta que recebi do pessoal de uma empresa aqui em Goiânia:

    É possível sim instalar automatização de embreagem, porém em motores à diesel é necessário que seja com motor elétrico, cujo descritivo e orçamento envio a seguir:
    Temos embreagem elétrica que permite fazer as trocas de marchas, sem a necessidade de acionar o pedal da embreagem.
    O comportamento na estrada e as características gerais do carro permanecem as mesmas: a mesma velocidade máxima, elasticidade, número de relatórios, o consumo de combustível e freio a motor.
    O único detalhe que deixa transparecer a presença da embreagem elétrica é um pequeno botão inserido na alavanca de câmbio: o impulso ativa o sistema de troca de marchas automática sem ter de intervir, em seguida, sobre o pedal da embreagem. Um interruptor, normalmente escondido no painel, desliga o sistema e permite a operação da mudança de forma tradicional.


    O valor para o produto instalado é de R$ 4.800,00, sendo o produto vendido sob encomenda. Forma de Pagamento: 40% no ato do pedido (por depósito bancário) e os 60% restantes podem ser divididos em duas vezes sem juros no cartão de crédito visa ou mastercard na retirada do veículo adaptado, com prazo máximo para quitação de 20 dias corridos da data do pedido. A mercadoria será disponibilizada em até 3 dias da data do pedido, cabendo ao comprador entregar o veículo prontamente na oficina para início da instalação. Preços válidos por 5 dias e sujeitos à alteração sem aviso prévio.

    Quanto à manutenção, a regulagem da 'puxada' do pedal da embreagem deve ser feita de acordo com o desgaste dos discos de embreagem, pois altera a altura e curso dos pedais. Ao sentir o sistema de embreagem pesado ou em mal funcionamento é fundamental o imediato reparo para não sobrecarregar a adaptação. Finalmente, quanto o tempo de vida, é um equipamento de renome internacional, amplamente vendido nos EUA e União Européia, seguindo altos padrões de qualidade. O bom funcionamento e longevidade dependerá principalmente das manutenções no sistema original de embreagem do veículo.

  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144

  • #4
    Usuário
    Entrada
    30/12/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    69
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Realmente, é um ponto a ser analisado também. Mas é uma alteração muito grande no carro... Pelo que entendi desse sistema que citei, não altera em quase nada o funcionamento do carro e pode ser facilmente desinstalado deixando o carro original novamente e pode ser colocado em um outro carro manual (ex: quando for trocar de troller rsrsrs)

  • #5
    Usuário Avatar de Rogerio Fernandes Macedo
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    47
    Posts
    118
    Agradecimento: 1
    Eu vi o vídeo achei interessante, pensei o mesmo que você, mas o que é eliminado é apenas o ato de pisar na embreagem. Tem no mesmo vídeo a opção da alavanca se mover sozinha.
    Não conheço o mecanismo nem estou dizendo que não funcione.
    Mas....
    Como será que fica em uma situação de arranque em subida que seja necessário segurar o carro antes de começar o movimento.
    Será que existe um delay entre a troca da alavanca até o mecanismo atuar.
    Só vendo e testando pra crer, outra variável é o desgate do conjunto que muda o ponto de atuação do pedal...

    Foi por esse motivo que resolvi partir para a solução mais complexa , alterar toda a caixa para automática.

  • #6
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Só que aí tem que trocar o motor. Abs

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Gabriel, essa solução parece bem interessante para o uso urbano. Hoje ando pouco com o Troller na cidade, mas tenho a perna esquerda mais grossa por ter trabalhado alguns anos em SP com carros de empresa.

    Acho que vale à pena pesquisar junto a outras empresas que fazem adaptação de carros para deficientes em busca de preço melhor. Ou mesmo importar diretamente esse sistema elétrico e instalar por conta própria.

    Pelo que entendi o acionamento da embreagem é controlado pelo interruptor instalado na manopla do câmbio. Possivelmente ele deve ser programado para acionar e desacionar suavemente resultando em um arranque normal em local plano.
    Numa situação de arranque em ladeira, bastaria não acionar o botão e pisar normalmente na embreagem controlando a situação.

    Se pensar bem, considerando que o movimento do garfo da embreagem, lá embaixo no cilindro hidráulico é de 1 ou 2 cm, existem diversas formas de fazer essa função (motor elétrico com redutor, pistão hidráulico, cuíca pneumática, etc...),

    O difícil é arrumar alguém com tempo e paciência para desenvolver um mecanismo.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    30/12/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    69
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rogerio Fernandes Macedo Ver Post
    Eu vi o vídeo achei interessante, pensei o mesmo que você, mas o que é eliminado é apenas o ato de pisar na embreagem. Tem no mesmo vídeo a opção da alavanca se mover sozinha.
    Não conheço o mecanismo nem estou dizendo que não funcione.
    Mas....
    Como será que fica em uma situação de arranque em subida que seja necessário segurar o carro antes de começar o movimento.
    Será que existe um delay entre a troca da alavanca até o mecanismo atuar.
    Só vendo e testando pra crer, outra variável é o desgate do conjunto que muda o ponto de atuação do pedal...

    Foi por esse motivo que resolvi partir para a solução mais complexa , alterar toda a caixa para automática.
    vou conversar com os mecanicos la sobre essas situaçoes e vou colocando aqui... É algo que estou pensando seriamente em fazer. e se fizer vou deixando o que descobrir aqui.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    30/12/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    69
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Gabriel, essa solução parece bem interessante para o uso urbano. Hoje ando pouco com o Troller na cidade, mas tenho a perna esquerda mais grossa por ter trabalhado alguns anos em SP com carros de empresa.

    Acho que vale à pena pesquisar junto a outras empresas que fazem adaptação de carros para deficientes em busca de preço melhor. Ou mesmo importar diretamente esse sistema elétrico e instalar por conta própria.

    Pelo que entendi o acionamento da embreagem é controlado pelo interruptor instalado na manopla do câmbio. Possivelmente ele deve ser programado para acionar e desacionar suavemente resultando em um arranque normal em local plano.
    Numa situação de arranque em ladeira, bastaria não acionar o botão e pisar normalmente na embreagem controlando a situação.

    Se pensar bem, considerando que o movimento do garfo da embreagem, lá embaixo no cilindro hidráulico é de 1 ou 2 cm, existem diversas formas de fazer essa função (motor elétrico com redutor, pistão hidráulico, cuíca pneumática, etc...),

    O difícil é arrumar alguém com tempo e paciência para desenvolver um mecanismo.
    Pensei nessa solução mais para o uso urbano mesmo... mais precisamente para quem gosta muito do jipe no dia a dia (que é meu caso)... Tem dias de pegar engarrafamentos de mais de 2 horas... A perna pede socorro...

  • #10
    Usuário
    Entrada
    30/12/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    69
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Gabriel, essa solução parece bem interessante para o uso urbano. Hoje ando pouco com o Troller na cidade, mas tenho a perna esquerda mais grossa por ter trabalhado alguns anos em SP com carros de empresa.

    Acho que vale à pena pesquisar junto a outras empresas que fazem adaptação de carros para deficientes em busca de preço melhor. Ou mesmo importar diretamente esse sistema elétrico e instalar por conta própria.

    Pelo que entendi o acionamento da embreagem é controlado pelo interruptor instalado na manopla do câmbio. Possivelmente ele deve ser programado para acionar e desacionar suavemente resultando em um arranque normal em local plano.
    Numa situação de arranque em ladeira, bastaria não acionar o botão e pisar normalmente na embreagem controlando a situação.

    Se pensar bem, considerando que o movimento do garfo da embreagem, lá embaixo no cilindro hidráulico é de 1 ou 2 cm, existem diversas formas de fazer essa função (motor elétrico com redutor, pistão hidráulico, cuíca pneumática, etc...),

    O difícil é arrumar alguém com tempo e paciência para desenvolver um mecanismo.
    Fui pessoalmente na empresa... Tive até oportunidade de fazer um "test drive" num carro. Realmente é um sistema interessante e curioso, a embreagem funciona de acordo com a aceleração (se você acelerar mais rapido, a embreagem solta mais rapido)... Ele funciona muito parecido com o carro de cambio automatizado... só que vc precisa fazer as trocas de marcha.

    Não fechei ainda para fazer no meu troller. Quero ver se consigo importar esse sistema por um preço MAIS em conta

  • #11
    Usuário Avatar de Rogerio Fernandes Macedo
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    47
    Posts
    118
    Agradecimento: 1
    qual o nome e fabricante do kit importado ?

  • #12
    Usuário
    Entrada
    30/12/2013
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    69
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rogerio Fernandes Macedo Ver Post
    qual o nome e fabricante do kit importado ?
    São 2 a Guidosimplex e a Kivi.

    Pelo que a pessoa me falou, como o carro é diesel, o kit precisa ser o eletronico. E o da Guidosimplex fica inviavel, pois vai mais de R$10.000,00. Agora o kit da Kivi sai beeeeem mais em conta (que é o valor que coloquei em um dos comentários acima).

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Oleo transmissão Troller 2005
      Por Fabio_Roberto no fórum Troller
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/02/2019, 14:33
    2. Embreagem Troller
      Por ddfreitas no fórum Troller
      Respostas: 2
      Última resposta: 28/05/2013, 22:52
    3. Embreagem Troller 2,8
      Por Leandro-SC no fórum Troller
      Respostas: 12
      Última resposta: 28/12/2012, 01:06
    4. Embreagem Troller 2.8 2004
      Por williamnun no fórum Troller
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/12/2010, 15:33
    5. duvida transmissao troller
      Por Pedro_Supimpa no fórum Troller
      Respostas: 5
      Última resposta: 21/06/2010, 12:13

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade