x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1

    Aumento de Consumo Inesperado




    Meu Troller sempre fez, e postei aqui algumas vezes, entre 11,5 e 12,2 Km/l na estrada medido sob condições razoavelmente controladas. Toda semana faço o mesmo percurso de 400 km, abasteço no mesmo posto, na mesma bomba e no automático. De repente meu carro passou a fazer 10, 10.5km/l. è uma diferença significativa, nos extremo inferior e superior, de 22%.

    Não sei o que houve e peço opiniões. Vou relatar as únicas coisas que aconteceram entre um consumo e outro piorado:

    1 - Fiz a embreagem completa
    2 - Para trocar a embreagem desligaram a bateria
    3 - Troquei o óleo do motor, usava Lubrax Top Turbo e troquei por outro óleo.

    A quem conhece mais do que eu pergunto:

    a) Pode o fato de desligar a bateria ter desprogramado o módulo de controle da injeção e o mesmo se reprogramado de forma inconveniente, gerando maior consumo?

    b) A mudança de óleo pode ter influencia significativa a ponto de alterar em 22% o consumo de combustível? Eu acho que não
    Sds,

    Jaime

  • #2
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JAIME Ver Post
    Meu Troller sempre fez, e postei aqui algumas vezes, entre 11,5 e 12,2 Km/l na estrada medido sob condições razoavelmente controladas. Toda semana faço o mesmo percurso de 400 km, abasteço no mesmo posto, na mesma bomba e no automático. De repente meu carro passou a fazer 10, 10.5km/l. è uma diferença significativa, nos extremo inferior e superior, de 22%.

    Não sei o que houve e peço opiniões. Vou relatar as únicas coisas que aconteceram entre um consumo e outro piorado:

    1 - Fiz a embreagem completa
    2 - Para trocar a embreagem desligaram a bateria
    3 - Troquei o óleo do motor, usava Lubrax Top Turbo e troquei por outro óleo.

    A quem conhece mais do que eu pergunto:

    a) Pode o fato de desligar a bateria ter desprogramado o módulo de controle da injeção e o mesmo se reprogramado de forma inconveniente, gerando maior consumo?

    b) A mudança de óleo pode ter influencia significativa a ponto de alterar em 22% o consumo de combustível? Eu acho que não
    a) Em common rail diesel, não. Chupeta, desligamento de bateria, etc não afetam em nada. O que não deve ser feito é dar tranco, pois pode tirar do ponto, quebrar câmbio, etc.

    b) Pode sim! Pois, o óleo afeta absolutamente tudo no motor! Temperatura, por exemplo, que dependendo da sua variação pode alterar o consumo. Por exemplo, um veículo que trabalha sem válvula termostática consome muito combustível.

    Existem uma série de coisas que podem aumentar o consumo, como roda-livre ligada, modo de dirigir, velocidade, trânsito, etc. Eu apostaria em um desses fatores.

  • #3
    Do que voce disse só me resta crer que a mudança do óleo pode ter significado algo. De resto, roda livre sempre desligada, modo de dirigir o mesmo (tenho 56 anos e uma forma de dirigir já consolidada), velocidade sempre nos mesmos patamares, transito sem diferenças dignas de nota. Vou acompanhar o óleo, na próxima troca vou retornar ao LUBRAX TOP TURBO.

    Houve um tópico que falava do consumo do Troller e o meu, pelo que acompanhei, foi o de menor consumo. Agora perdi o posto.
    Sds,

    Jaime

  • #4
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por JAIME Ver Post
    Do que voce disse só me resta crer que a mudança do óleo pode ter significado algo. De resto, roda livre sempre desligada, modo de dirigir o mesmo (tenho 56 anos e uma forma de dirigir já consolidada), velocidade sempre nos mesmos patamares, transito sem diferenças dignas de nota. Vou acompanhar o óleo, na próxima troca vou retornar ao LUBRAX TOP TURBO.

    Houve um tópico que falava do consumo do Troller e o meu, pelo que acompanhei, foi o de menor consumo. Agora perdi o posto.
    Olá Jaime. Mudou a calibragem ou o tamanho dos pneus? Abs. Válter

    p.s. eu não acredito que a diferença do óleo dê tanta diferença no consumo. Eu mesmo uso o Lubrax Top Turbo, mas em algumas ocasiões (viagens longas) usei óleo de outras marcas e não houve diferença no consumo, pelo menos que eu tenha percebido. O meu é um 3.0 2010.
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Jaime, veja se por acaso há algum vazamento no escape (na flange da turbina, no abafador, ou no silenciador). Um pequeno vazamento no escape pode causar aumento de consumo. Já tive esse problema, fazia 1 km a menos por litro em média.

    Sds.
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #6
    Idoso, eu não alterei absolutamente nada alem do que relatei. Trata-se dos mesmos pneus com a mesma calibragem.

    Pedro, essa eu não conhecia. Meu carro acabou de sair de uma revisão completa e, como sempre, está em dia. Vou verificar.
    Sds,

    Jaime

  • #7
    Usuário Avatar de Carlos_bass
    Entrada
    01/07/2005
    Local
    Tres Lagoas/MS
    Idade
    42
    Posts
    144
    Agradecimentos: 0
    O nível o óleo esta normal? No meu 3.0 colocaram mais óleo do que precisava, notei um aumento no consumo e as vezes descarregava os tuchos. Retirei o óleo que estava em excesso e tudo voltou ao normal. Utilizo o Lubrax Top turbo.
    T4 3.0 2006, BF35.

  • #8
    Vou verificar o nivel do óleo. Mas não sei que influencia pode ter no consumo.
    Sds,

    Jaime

  • #9
    Usuário Avatar de John_Niterói
    Entrada
    16/04/2007
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    59
    Posts
    139
    Agradecimento: 1
    E os bancos, Jamie? Ainda os tem para venda? Abs.

  • #10
    Esqueci destes bancos. Estão guardados e estão novos, sem detalhes.
    Sds,

    Jaime

  • #11
    Usuário Avatar de John_Niterói
    Entrada
    16/04/2007
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    59
    Posts
    139
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JAIME Ver Post
    Esqueci destes bancos. Estão guardados e estão novos, sem detalhes.
    Eu tenho interesse neles, se estao novos e o preço for aquele. Vc ficou de trazê-los para o Rio. Me passa um email jeanmarccosta@yahoo.com.br
    Forte abraço e fique com Deus.

  • #12
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Jaime, vale à pena verificar os seguintes itens que podem aumentar o consumo:
    1-Alinhamento da direção e balanceamento de rodas.
    2-Freios prendendo por travamento das pinças flutuantes. Esse é mais comum para quem faz trilha, mas também pode acontecer em uso urbano. Para testar, basta ver se alguma roda está esquentando mais do que as outras após um percurso.
    3-Alinhamento do cardan. Ao trocar a embreagem pode ter sido retirado e montado fora da posição.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Aumento no consumo de combustível (300tdi)
      Por BrunoRN-RS no fórum Land Rover
      Respostas: 13
      Última resposta: 15/02/2017, 14:16
    2. Aumento do consumo do Tracker na estrada
      Por em.pereira no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 15/12/2013, 18:03
    3. Aumento IPI
      Por gugabh no fórum Mitsubishi
      Respostas: 36
      Última resposta: 20/10/2011, 20:00
    4. Sobre o aquecimento inesperado...
      Por Joao Baeta no fórum Suzuki
      Respostas: 26
      Última resposta: 18/12/2006, 21:02
    5. SNORKEL x AUMENTO CONSUMO GASOLINA
      Por vnogueira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 13
      Última resposta: 20/07/2005, 09:38

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade