x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 85
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0

    Folga na coluna de direção - Ajuda




    Amigos,

    Vocês por favor poderiam me ajudar com informações de como solucionar o problema descrito abaixo?

    Neste final de semana ao manobrar o Troller percebi um barulho na coluna de direção.
    Ao puxar o volante senti a folga. Essa folga é no sentindo de puxar e empurrar (folga axial => longitudinal). A folga é grande que chega a pertubar.

    Comecei examinando a caixa de direção, disco flexivel, cruzeta que vai na barra da coluna de direção (logo abaixo do servo freio) e tudo está ok.

    Desmontei o volante, chave de seta e observei que o rolamento se move no sentido longitudinal, porém não há folga radial. (ver foto 1 e foto 2 que ilustra o movimento do rolamento)

    Alguém tem idéia do que pode ser?

    Obs.: Hoje eu liguei para a concessionãria Troller de SP, relatei o prblema e foi um empurrar empurra, que ninguem soube informar o que pode ser. E no final ainda eles dizem: Qualquer problema pode ligar novamente.

    Abraços,

    Rubens
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto-1.jpg   -foto-2.jpg   -foto-3.jpg  

  • #2
    Se não há nenhum ajuste para o rolamento,acredito (posso estar enganado) só restaria trocá-lo.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luciano Poa Ver Post
    Se não há nenhum ajuste para o rolamento,acredito (posso estar enganado) só restaria trocá-lo.
    Luciano,

    Obrigado pela informação!
    Também pensei nesta hipótese, porém como não há folga radial não sei se vai resolver.
    Essa é a única peça que falta fazer a troca. Porém o que pode ter gastado com o tempo de uso é a bucha por onde o rolamento é fixo. Essa é a única peça que pode travar o rolamento na coluna pois não existe outro anel de travamento.
    Se vc observar na foto anexa existe uma cavidade na bucha deste rolamento que dá para instalar um anel de fixação. Pode ser que resolva.

    Abs,

    Rubens
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cavidade-da-bucha-do-rolamento.jpg  

  • #4
    Não sei se resolve,mas aquelas buchas de encosto do rolamento da coluna de direção dos VW,poderia servir....quem sabe?!

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Que eu saiba a coluna é VW, esse rolamento deve ser o mesmo do gol (quadrado/bola) já que estás com tudo desmontado não custa nada substituí-lo, já vi muito golzinho com esse problema.

    []'s

  • #6
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0

    Problema Resolvido

    Amigos Elmer / Luciano,

    Obrigado pela ajuda.
    Resolvi o problema!

    Como eu estava com a coluna de direção praticamente desmontada, retirei ela do Troller e fui fazer uma análise mais criteriosa na bancada.

    A coluna de direção tem dois rolamentos, um que fica perto da chave de seta e outro que fica na parte inferior. O da parte inferior é de gaiola (com roletes) e ambos estão ok.

    Para solucionar a folga, utilizei um anel elástico para furo de 33 mm de diametro externo.

    Obs.: Na bucha de aluminio tem uma cavidade que é para encaixar uma trava, dai este anel encaixou "como uma luva".
    Resultado do investimento para conserto foi de R$ 1,00 (Hum real).

    Segue anexo duas fotos deste anel já instalado na coluna de direção.

    Abs,

    Rubens
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -anel-elastico-33-mm-externo.jpg   -anel-elastico-33-mm-externo-foto-2-.jpg  

  • #7
    Pô fico feliz que tnhas resolvido o problema!..Valeu mesmo pela dica e pelas fotos. Tu poderia dar mais dados a respeito deste anel elástico..tipo onde se consegue e se é de algum modelo (automóvel) específico?

    Abração e qualquer coisa estamos aí!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luciano Poa Ver Post
    Pô fico feliz que tnhas resolvido o problema!..Valeu mesmo pela dica e pelas fotos. Tu poderia dar mais dados a respeito deste anel elástico..tipo onde se consegue e se é de algum modelo (automóvel) específico?

    Abração e qualquer coisa estamos aí!
    Luciano,

    O anel que eu utilizei foi um anel de retenção para furos DIN472. Diametro externo 33.4 mm. Código 502.031. Não é de nenhum veiculo porém é facilmente encontrado em casas de parafusos.

    Este eu comprei na empresa Screwcenter - SP.
    Segue abaixo o link:
    http://www.screwcenterbrooklin.com.br/

    O melhor que o problema foi resolvido.
    Eu consultei a Troller e o valor da coluna foi de R$ 950,00

    Abraços,

    Rubens

  • #9
    Usuário Avatar de chuvinho4x4
    Entrada
    20/10/2008
    Local
    Nova Petropolis/RS
    Idade
    41
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    que bom q vc achou a solução...o meu tb esta com esse problema, eu ate ja tinha me acostuma...mas agora vou desmontar e ver c consigo solucionar tb!!!!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por chuvinho4x4 Ver Post
    que bom q vc achou a solução...o meu tb esta com esse problema, eu ate ja tinha me acostuma...mas agora vou desmontar e ver c consigo solucionar tb!!!!
    Chuvinho 4x4,

    É bem simples a desmontagem bem como a montagem. Não requer nenhuma ferramenta especial.
    E você ainda aproveita para lubrificar o rolamento de gaiola que fica na barra lado inferior.

    Se você precisar de ajuda, pode contar comigo.

    Abs e boa sorte,

    Rubens

  • #11
    Usuário Avatar de maurosavio
    Entrada
    23/07/2007
    Idade
    52
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Coluna de direção do troller

    Alguém sabe dizer de que carro é a coluna de direção do troller 3.0 2006 ? Desde a cruzeta até o setor de direção, a cruzeta é inteiriça com a barra (+ _ 1m de comprimento), fica na posição horizontal. Ou é só do troller mesmo ? O meu pifou a cruzeta.............

    Obrigado !

    Mauro

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Já olhei em alguns aqui mas nao lembro de cabeça, veja se não é a mesma da F1000 93 em diante porque aquele disco de borracha que vai na caixa de direção é o mesmo do F4000.

    Outra coisa, to precisando saber de qual carro é a coluna na parte superior onde fixa o volante, um amigo meu quer mudar o volante mas dai tem que comprar o cubo certo, o dele é um 2009 e o volante se parece muito com o do fiesta, alguém sabe se é isso mesmo ?

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade