x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário
    Entrada
    23/03/2013
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    54
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    Luz acesa no painel desligou ar condicionado, limpador de para-brisa e velocimetro




    Bom dia a todos os amigos trolleiros!
    Alguém pode me ajudar a identificar o problema ocorrido ontem no meu troller 2008?
    A luz de um motorzinho acendeu de forma intermitente no painel do carro e com isto o ar condicionado, o limpador de para-brisas e o velocimetro pararam de funcionar.

    Será que é problema eletrico? fusivel ou relé? ou algum outro problema na parte eletrica do carro?
    Não houve perda de potência, somente esses danos.

  • #2
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Acho que dá pra começar procurando se não tem água dentro dos relés que ficam embaixo do painel.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Acho que dá pra começar procurando se não tem água dentro dos relés que ficam embaixo do painel.
    Só complementando....pelo ano do carro é possível que tenha entrado água pelos pinos dos limpadores de parabrisa que caem direto em cima dos relés. Já aconteceu isso comigo uma vez, após uma chuva pesada quando o carro dormiu fora da garagem. Desliguei a bateria tirei os reles e passei o secador e limpa contato em tudo e resolveu. Depois coloquei graxa branca ao redor dos pinos do limpador, e de tempos em tempos coloco graxa de novo. Seu carro pegou chuva ou foi lavado recentemente?
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #4
    Usuário
    Entrada
    23/03/2013
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    54
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Prezado Pedro, o carro dormiu fora da garagem e pegou chuva forte.
    Deve ser isso mesmo...vou secar os relés para ver se isso passa.

    e necessário soltar o cabo da bateria para fazer isto?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    16/03/2013
    Local
    Natal/RN
    Idade
    38
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Prezado Marcello, ocorreu algo semelhante comigo ontem, meu carro tb é 2008. Estava voltando da trilha quando de repente parou de funcionar o velocímetro, ar condicionado/ventilador e chave de seta.
    Todo o resto funciona normalmente. No meu caso, eu já tinha feito uma proteção para a caixa de fusíveis, não acredito ser lá o problema, até pq já verifiquei todos, já coloquei WD40 e continua do msm jeito.
    O fato ocorreu após passar por uma ondulação, depois ele quis voltar a funcionar mas tornou a parar, acredito em algum mal contato, só não sei onde.
    Vou acompanhar a sua resolução aqui. Qlq coisa, se eu conseguir achar o problema primeiro, te aviso aqui.
    Abraço

  • #6
    Usuário
    Entrada
    23/03/2013
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    54
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Caro Josias,
    O problema e mesmo igual nos dois carros meu amigo! esqueci de citar que as setas também não funcionam.
    Como estou no sudeste a chuva aqui não tem dado trégua. Não sei se é o mesmo caso de você ai em Natal.

    Esse problema da luz acesa no painel havia ocorrido semana passada, mas ficou somente por 1 hora. Depois apagou e não havia mais dado problema.

    As oficinas aqui estão fechadas mas caso eu venha a descobrir também eu te manterei informado.
    abraco,

  • #7
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcello_Calcagno Ver Post
    Prezado Pedro, o carro dormiu fora da garagem e pegou chuva forte.
    Deve ser isso mesmo...vou secar os relés para ver se isso passa.

    e necessário soltar o cabo da bateria para fazer isto?
    Marcelo,

    não necessariamente, mas por precaução é melhor fazer a operação com o cabo da bateria desligado. Desliguei mais porque não sabia que p... era que tava em curto, então desliguei mais no susto pra não ter perigo de queimar nada.

    Como coloquei limpa contato pra evitar oxidação (depois de secar com secador pra tirar umidade) o indicado é esperar secar (o limpa contato) para ligar novamente, então deixei desligado por umas duas horas. (Detalhe, o limpa contato seca bem antes).
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/02/2009
    Local
    Recife/PE
    Idade
    69
    Posts
    113
    Agradecimentos: 3
    Josias Neto e Marcelo,

    Creio que está havendo uma mistura de conceitos no que vocês estão usando: limpa-contatos e WD40

    O limpa-contatos é um spray à base de Freon TF e álcool isopropílico, e que é usado para limpar contatos elétricos. Após ser aplicado, evapora e seca completamente sem deixar nenhum resíduo. Pode eventualmente ficar úmido por condensação da unidade do ar no local aplicado, porque com a evaporação do Freon TF há uma diminuição significativa da temperatura no local e a umidade do ar ao se condensar deixará o ponto da aplicação como se estivesse ligeiramente molhado. Se isto ocorrer, deve-se secar com secador de cabelo ou ventilador.

    O WD40 é um spray de óleo lubrificante fino, de alta penetração. É utilizado para auxiliar na remoção de porcas e parafusos difíceis de sair, cobertura superficial para retardar a oxidação de peças, etc. Ao contrário do Freon TF, ele não evapora e toda a área onde foi aplicado ficará melada de óleo. Não deve ser usado para limpar contatos elétricos, porque vai piorar o problema. Se você aplicar óleo em contatos elétricos, o óleo criará uma camada que isolará o contato (o óleo é isolante elétrico).

    Se vocês aplicaram WD40 no quadro de relés e de fusíveis, recomendo que limpem completamente com Freon TF para depois verificarem a causa do problema original.

    De qualquer modo, todo trabalho que envolva partes elétricas deve ser feito com o circuito desenergizado.

    Um abraço... (e postem o resultado. Tenho um 2008 e gostaria de saber da solução)

  • #9
    Usuário
    Entrada
    16/03/2013
    Local
    Natal/RN
    Idade
    38
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por John1532Jr Ver Post
    Josias Neto e Marcelo,

    Creio que está havendo uma mistura de conceitos no que vocês estão usando: limpa-contatos e WD40

    O limpa-contatos é um spray à base de Freon TF e álcool isopropílico, e que é usado para limpar contatos elétricos. Após ser aplicado, evapora e seca completamente sem deixar nenhum resíduo. Pode eventualmente ficar úmido por condensação da unidade do ar no local aplicado, porque com a evaporação do Freon TF há uma diminuição significativa da temperatura no local e a umidade do ar ao se condensar deixará o ponto da aplicação como se estivesse ligeiramente molhado. Se isto ocorrer, deve-se secar com secador de cabelo ou ventilador.

    O WD40 é um spray de óleo lubrificante fino, de alta penetração. É utilizado para auxiliar na remoção de porcas e parafusos difíceis de sair, cobertura superficial para retardar a oxidação de peças, etc. Ao contrário do Freon TF, ele não evapora e toda a área onde foi aplicado ficará melada de óleo. Não deve ser usado para limpar contatos elétricos, porque vai piorar o problema. Se você aplicar óleo em contatos elétricos, o óleo criará uma camada que isolará o contato (o óleo é isolante elétrico).

    Se vocês aplicaram WD40 no quadro de relés e de fusíveis, recomendo que limpem completamente com Freon TF para depois verificarem a causa do problema original.

    De qualquer modo, todo trabalho que envolva partes elétricas deve ser feito com o circuito desenergizado.

    Um abraço... (e postem o resultado. Tenho um 2008 e gostaria de saber da solução)

    John, obrigado pelas informações, realmente eu estava usando o Wd40 em tudo e pra tudo.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    16/03/2013
    Local
    Natal/RN
    Idade
    38
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Marcello_Calcagno Ver Post
    Caro Josias,
    O problema e mesmo igual nos dois carros meu amigo! esqueci de citar que as setas também não funcionam.
    Como estou no sudeste a chuva aqui não tem dado trégua. Não sei se é o mesmo caso de você ai em Natal.

    Esse problema da luz acesa no painel havia ocorrido semana passada, mas ficou somente por 1 hora. Depois apagou e não havia mais dado problema.

    As oficinas aqui estão fechadas mas caso eu venha a descobrir também eu te manterei informado.
    abraco,
    Marcello, cada vez mais acredito ser um mal contato, hoje tudo quis voltar a funcionar por uns 2 segundos, e depois já parou de novo...

    E tome paciência pra procurar esse mal contato agora viu....

  • #11
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por John1532Jr Ver Post
    Josias Neto e Marcelo,

    Creio que está havendo uma mistura de conceitos no que vocês estão usando: limpa-contatos e WD40

    O limpa-contatos é um spray à base de Freon TF e álcool isopropílico, e que é usado para limpar contatos elétricos. Após ser aplicado, evapora e seca completamente sem deixar nenhum resíduo. Pode eventualmente ficar úmido por condensação da unidade do ar no local aplicado, porque com a evaporação do Freon TF há uma diminuição significativa da temperatura no local e a umidade do ar ao se condensar deixará o ponto da aplicação como se estivesse ligeiramente molhado. Se isto ocorrer, deve-se secar com secador de cabelo ou ventilador.

    O WD40 é um spray de óleo lubrificante fino, de alta penetração. É utilizado para auxiliar na remoção de porcas e parafusos difíceis de sair, cobertura superficial para retardar a oxidação de peças, etc. Ao contrário do Freon TF, ele não evapora e toda a área onde foi aplicado ficará melada de óleo. Não deve ser usado para limpar contatos elétricos, porque vai piorar o problema. Se você aplicar óleo em contatos elétricos, o óleo criará uma camada que isolará o contato (o óleo é isolante elétrico).

    Se vocês aplicaram WD40 no quadro de relés e de fusíveis, recomendo que limpem completamente com Freon TF para depois verificarem a causa do problema original.

    De qualquer modo, todo trabalho que envolva partes elétricas deve ser feito com o circuito desenergizado.

    Um abraço... (e postem o resultado. Tenho um 2008 e gostaria de saber da solução)


    Corretíssimo!

    wd40, whitelub e similares isolam os contatos elétricos.

    o secador até dá pra usar com circuito energizado (já vi gente fazendo isso em lava jato quando se lava motor e ás vezes entra água em algum sensor ou componente elétrico e o motor fica falhando). Como não manjo muito de elétrica, por precaução, eu particularmente sempre desligo. Agora para aplicar o limpa contato o próprio fabricante recomenda fazer a operação com o circuito desligado e esperar até secar para religar, ou seja obrigatoriamente tem que desligar. Desculpem se eu não fui muito claro e espero que o colega tenha esclarecido em tempo.

    abç.
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #12
    Usuário
    Entrada
    16/03/2013
    Local
    Natal/RN
    Idade
    38
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0

    Talking

    Marcello, resolvi o problema do meu carro, espero que o seu seja o mesmo.

    Foi o rele de numero III - Ar condicionado, ele tava com problema, substituiu e pronto, voltou tudo.


    Só alegria, R$10,00 o conserto.Luz acesa no painel desligou ar condicionado, limpador de para-brisa e velocimetro-rele-troller.jpg

    Troca ele aí e avisa se deu certo.

    Abraço

    Obs: Foto retirada daqui do fórum.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Limpador Pára-Brisa
      Por Eduardo Chaves no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 86
      Última resposta: 20/03/2009, 19:42
    2. Limpador de para-brisa
      Por Noventinha 00 no fórum Land Rover
      Respostas: 8
      Última resposta: 24/11/2008, 10:39
    3. Limpador de para-brisa
      Por Luiz Gustavo Ladeira no fórum JPX
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/02/2006, 16:47
    4. Limpador do para-brisa do CJ
      Por Carlos ZN no fórum Jeep Willys
      Respostas: 9
      Última resposta: 01/09/2005, 11:30

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade