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  • #37
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    Eu coloquei em meu ENGESA ( MWM 2.8 )o sensor de nível do TEMPRA , comprei o reservatório do TEMPRA com sensor de nível e pronto , instalei tb , o RACETRONIX com sinal de alerta sonoro , já fui salvo por duas vezes e tem este SPIA ELETRÔNICO da DONATTI tb que é preso no motor , DAÍ NÃO TEM ERRO DE PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .

  • #38
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Eu coloquei em meu ENGESA ( MWM 2.8 )o sensor de nível do TEMPRA , comprei o reservatório do TEMPRA com sensor de nível e pronto , instalei tb , o RACETRONIX com sinal de alerta sonoro , já fui salvo por duas vezes e tem este SPIA ELETRÔNICO da DONATTI tb que é preso no motor , DAÍ NÃO TEM ERRO DE PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .
    Boa dica, Guilherme.
    Quantos psi de pressão tem a tampa do reservatório do Tempra?
    Obrigado.

  • #39
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    Adquiri o sensor de temperatura do bloco (Donatti), apesar de ter lido na pagina 2 desse Post onde deve ser fixado o sensor no bloco, fiquei em duvida se la seria o melhor lugar pois ficaria logo atrás da ventoinha do radiador. Algum dos amigos poderia me orientar a respeito do melhor lugar para fixar esse sensor? Att

    Troller Negão 2010 3.0.

  • #40
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    Reativando o tópico. Acabo de adquirir este sensor aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/...gital-tb10-_JM. Ainda vou instalar mas desde já queria saber qual o melhor lugar para instalar o sensor no bloco e qual a temperatura ideal de trabalho do mesmo. Abraços.
    ∴Fabrício Melo∴
    Troller T4 2010 - Ex: Vitara'94 / Samurai'94 / Pajero TR4'09

  • #41
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    O sensor deve ser instalado no cabeçote, que é a parte mais quente do motor e a primeira a receber o esforço térmico nas situações que levam ao superaquecimento.

    Dê preferência a um ponto onde não receba ar direto da ventoinha ou muito próximo ao coletor de escape, de modo a eliminar as influências externas na medição.

    A temperatura ideal vai depender do ponto onde for instalado. Isso vc vai descobrir pela experiência nas primeiras viagens após a instalação. E não se assuste com a amplitude das variações. O meu ia de 93°C na marcha lenta, até 118°C subindo serra. Enquanto isso aquele ponteiro safado do painel mal saia do lugar.

    Com esse termômetro vc vai conhecer uma verdade que os antigos caminhoneiros já sabiam há décadas, mas que os painéis de carros vem escondendo da gente nos últimos anos: a temperatura do motor diesel é diretamente proporcional ao esforço momentâneo do motor: é só pegar uma subidinha que a temperatura aumenta imediatamente e basta aliviar o pé e ver os dígitos caírem.


    Citação Postado originalmente por fabrostim Ver Post
    Reativando o tópico. Acabo de adquirir este sensor aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/...gital-tb10-_JM. Ainda vou instalar mas desde já queria saber qual o melhor lugar para instalar o sensor no bloco e qual a temperatura ideal de trabalho do mesmo. Abraços.
    4X4 Brasil

  • #42
    Usuário Avatar de fabrostim
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O sensor deve ser instalado no cabeçote, que é a parte mais quente do motor e a primeira a receber o esforço térmico nas situações que levam ao superaquecimento.

    Dê preferência a um ponto onde não receba ar direto da ventoinha ou muito próximo ao coletor de escape, de modo a eliminar as influências externas na medição.

    A temperatura ideal vai depender do ponto onde for instalado. Isso vc vai descobrir pela experiência nas primeiras viagens após a instalação. E não se assuste com a amplitude das variações. O meu ia de 93°C na marcha lenta, até 118°C subindo serra. Enquanto isso aquele ponteiro safado do painel mal saia do lugar.

    Com esse termômetro vc vai conhecer uma verdade que os antigos caminhoneiros já sabiam há décadas, mas que os painéis de carros vem escondendo da gente nos últimos anos: a temperatura do motor diesel é diretamente proporcional ao esforço momentâneo do motor: é só pegar uma subidinha que a temperatura aumenta imediatamente e basta aliviar o pé e ver os dígitos caírem.
    Muito obrigado Walter, foi de extrema competência e de grande esclarecimento. Abusando, vou lhe perguntar algo mais: se a temperatura pode ir próxima de 120°, e o mostrador do sensor adquirido marca no máximo 125°, qual o valor ideal que você configuraria para o alarme soar?
    Grato desde já, mais uma vez.
    ∴Fabrício Melo∴
    Troller T4 2010 - Ex: Vitara'94 / Samurai'94 / Pajero TR4'09

  • #43
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Essa configuração vai depender da experiência prática, porque cada local em que se fixa o sensor terá um comportamento térmico diferente.
    Na primeira viagem que fizer depois de instalado, vc observa até que temperatura ele vai chegar depois que passar por um longo trecho de aclive. Por exemplo, se chegar a 113 e ao final começar a cair, vc configura para alarmar com 115.
    Vai chegar o dia que ao pegar longos trechos de serra ele vai encher o saco alarmando e vc terá que elevar a temperatura de alarme. É tudo determinado pela experiência prática.

    No meu Troller, que também era 2010, eu acabei escolhendo um ponto muito perto do coletor de escape. Meu sensor era um pequeno bastão, pouco mais fino do que uma caneta e foi possível inseri-lo num furo de rosca vago e ele ficou todo para dentro da massa metálica do cabeçote, sem contato com o ar externo. A precisão e a velocidade de resposta ficaram excelentes, mas a temperatura ficou muito próxima do limite do instrumento. No final estava configurado para alarmar com 122.

    O sensor está na primeira foto, dentro do buraco coberto com silicone vermelho.
    Tem a opção de instalar do lado oposto, num dos parafusos que segura o coletor de admissão, mas nesse caso a variação será bem mais lenta. O ideal é achar um ponto no topo do cabeçote, perto dos bicos.

    troller 3.0 estoura motor por estar sem agua-sensor-temp.jpgtroller 3.0 estoura motor por estar sem agua-coletor-adm.jpg


    Citação Postado originalmente por fabrostim Ver Post
    Muito obrigado Walter, foi de extrema competência e de grande esclarecimento. Abusando, vou lhe perguntar algo mais: se a temperatura pode ir próxima de 120°, e o mostrador do sensor adquirido marca no máximo 125°, qual o valor ideal que você configuraria para o alarme soar?
    Grato desde já, mais uma vez.

  • #44
    Usuário Avatar de fabrostim
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Essa configuração vai depender da experiência prática, porque cada local em que se fixa o sensor terá um comportamento térmico diferente.
    Na primeira viagem que fizer depois de instalado, vc observa até que temperatura ele vai chegar depois que passar por um longo trecho de aclive. Por exemplo, se chegar a 113 e ao final começar a cair, vc configura para alarmar com 115.
    Vai chegar o dia que ao pegar longos trechos de serra ele vai encher o saco alarmando e vc terá que elevar a temperatura de alarme. É tudo determinado pela experiência prática.

    No meu Troller, que também era 2010, eu acabei escolhendo um ponto muito perto do coletor de escape. Meu sensor era um pequeno bastão, pouco mais fino do que uma caneta e foi possível inseri-lo num furo de rosca vago e ele ficou todo para dentro da massa metálica do cabeçote, sem contato com o ar externo. A precisão e a velocidade de resposta ficaram excelentes, mas a temperatura ficou muito próxima do limite do instrumento. No final estava configurado para alarmar com 122.

    O sensor está na primeira foto, dentro do buraco coberto com silicone vermelho.
    Tem a opção de instalar do lado oposto, num dos parafusos que segura o coletor de admissão, mas nesse caso a variação será bem mais lenta. O ideal é achar um ponto no topo do cabeçote, perto dos bicos.

    troller 3.0 estoura motor por estar sem agua-sensor-temp.jpgtroller 3.0 estoura motor por estar sem agua-coletor-adm.jpg
    Entendido. Meu muito obrigado.
    ∴Fabrício Melo∴
    Troller T4 2010 - Ex: Vitara'94 / Samurai'94 / Pajero TR4'09

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