Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Usuário
    Entrada
    04/06/2008
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    21
    Posts
    160

    Motor ruim de pegar quando frio




    Pessoal, temos uma SW4 3.0 diesel ano 97. Desde quando pegamos ela, era só virar a chave que pegava de primeira, não importando se estivesse frio ou quente.
    Recentemente tivemos problema com cabeçote trincado(passando compressão pro radiador e queimando água), aí compramos um cabeçote novo e trocamos numa oficina de confiança, a qual levamos nossos carros há quase 10 anos.
    Acontece que agora quando o carro fica frio ou parado algum tempo, não pega de primeira, leva algum tempo pra ligar. Após ligar, pode-se desligar e ligar várias vezes que pega de primeira.
    Quando trocamos o cabeçote, trocamos junto as 4 velas de aquecimento, que estavam queimadas, segundo a oficina.
    O que pode ocasionar isso?
    Antes do problema com o cabeçote, ela pegava muito bem, só "encostava" a mão na chave que ligava, agora se permanecer algum tempo parada, fica ruim de pegar.
    Pergunto aqui pra ter uma noção do problema, pois vamos ter que usar o carro no final de semana para viajar, e queria saber se é algo simples ou grave.
    Ah...o carro está desenvolvendo igual antes, não houve perda de potência.
    Obrigado desde já,
    Igor

  2. #2
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    45
    Posts
    1,203
    Boa noite João!
    Pelo seu relato tá me parecendo entrada de ar no sistema.Pode ser em alguma conexão do sistema de alimentação que deixaram folgada,mangueira ressecada ou com alguma fissura. Tem que investigar desde o tanque até a bomba injetora.
    Não seria prudente viajar com esse problema pode piorar e o motor simplesmente apagar sem aviso!
    Boa sorte!

    abraço

  3. #3
    Usuário Avatar de AlexandreStudart
    Entrada
    14/11/2008
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    47
    Posts
    252
    João,
    As vezes o problemas pode até ser bem simples. Espero que seja seu caso.
    Tenho um Band que após um serfiço ficou ruim de pegar sempre de um dia para o outro, por coincidência nesta época fria. Levei a um eletricista que disse que o alternador estava ok, a bateria tem 150 amperes havia 2 meses de uso, então o problema podia ser mecânico.
    Bom, lendo alguns foruns descobri que podia ser o contato negativo da bateria. Limpei e apertei bem o terminal e, depois limpei malha de aço que liga à carroceria, resolvido! O problema era que a bateria estava perdendo carga e, de um dia para o outro não tinha o suficiente para a 1a. partida.
    Veja se não é algo parecido.
    Boa sorte.
    Alexandre

  4. #4
    Usuário
    Entrada
    04/06/2008
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    21
    Posts
    160
    Desculpem a demora, viajamos e cheguei só agora.
    Bom, as causas do problema foram 2:
    A primeira que vimos, foi que a "porca" que prende o cano que alimenta o bico injetor parecia frouxa e estava vazando diesel, com isso, após algumas horas parado, entrava ar e o carro pegava mal. Apertamos e parecia ter resolvido(vazamento sumiu), mas após algumas horas deu o problema de novo. Fomos ver, e o dreno do filtro de combustível estava vazando, ocasionando entrada de ar e fazendo o carro pegar mal também. Foi só tirar a "borboleta", trocar o o-ring e colocar de volta, com isso, voltou a vedar novamente e agora o carro pega de primeira, não importa se está frio ou quente.
    Outra coisa interessante, é que quando o cano do bico estava frouxo, o motor fazia um barulho parecendo que tinha algum ferrinho batendo, achamos que fosse algo solto na lataria ou algo assim mas vinha do motor. Após apertar o cano e parar de vazar, o motor parou com esse barulhinho e está 10!
    Ah...e descobrimos que o estava vazando pelo dreno, pois estava úmido(de diesel) embaixo do filtro de combustível, e quando apertávamos aquela bombinha manual, ela ficava dura e após alguns minutos ficava molenga de novo. Com isso, achei estranho(pois era pra ficar dura até funcionar o carro novamente) e enquanto meu pai bombeava, reparei que pingava diesel por baixo do filtro. Aí foi só fazer o que falei ali em cima, trocar o o-ring do dreno do filtro de combustível e pronto!
    Abraços e muito obrigado pela ajuda,
    Igor

  5. #5
    Usuário Avatar de Rodolfo40c
    Entrada
    06/04/2010
    Idade
    28
    Posts
    108
    Estou com o mesmo problela que o seu João! Há umas 3 semanas. Vou verificar o filtro de combustivel e bombear pra ver se contem algum residuo de agua.. Posto o resultado em breve.

  6. #6
    Usuário Avatar de Leo Chagas
    Entrada
    09/12/2009
    Local
    Nova Lima/MG
    Idade
    32
    Posts
    237
    Putz, tenho o mesmo problema. A minha é uma CD 93/94. Época de frio é dureza!
    Mas assim que for na oficina vou verificar junto com o mecânico se tem algum desses problemas.
    Abraços.
    CJ 5
    T4 TGV 3.2

  7. #7
    Usuário
    Entrada
    04/06/2008
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    21
    Posts
    160
    Se estiver ruim de pegar somente quando frio, é bem provável de ser somente as velas. Agora se ficar ruim de pegar quando o carro fica parado algumas horas, pode ser algum vazamento, ou problema na "bombinha" do filtro, que não segura a pressão e deixa retornar diesel. Isso já aconteceu na nossa antiga SW4, uma 2.8 93. Se o carro ficasse em algum lugar inclinado, tipo ladeira, ou algumas horas parado, as vezes ficava ruim pra pegar porque a bombinha manual estava deixando retornar combustível, aí era só dar umas bombeadas que pegava 100%. Acho que devia ser sujeira ou algo assim, porque parou sem mais nem menos auhhuahuahua

  8. #8
    Usuário
    Entrada
    04/06/2008
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    21
    Posts
    160
    Ah esqueci de falar....agora apareceu outro problema, do nada, estava andando com o carro e o motor morreu e nada de ligar. Ligava e 1 segundo depois desligava, parecendo que faltava combustível.
    Levamos na oficina(de guincho) e descobrimos que era uma válvula que controla um constritor(acho que é isso), que quando desliga o carro, ele fecha a entrada de ar pro motor não balançar todo(característica comum nas 2.8 e que incomodava muito, diga-se de passagem hehe), com isso, logo que ligava o motor, a válvula estava ficando aberta direto e ocasionava o fechamento da entrada de ar, fazendo o motor morrer. Mas não é só isso, aquela molinha das velas aquecedoras não acende também. Olhamos os fusíveis e nenhum queimado. O problema apareceu do nada, coisa de 30 minutos antes dele aparecer, a molinha acendia normalmente e o carro estava perfeito!
    Acho que foi algo relacionado ao alarme, pois quando liga a ignição e desliga, faz um bip fraco na sirene do alarme, coisa que não acontecia antes.
    Amanhã vamos levar o carro num eletricista pra ver se é o alarme mesmo, se for, vamos trocar e por um novo para evitar dor de cabeça.
    Achávamos que era a válvula, mas não é pois testamos em casa e ela funciona normalmente. O que acontece é que a voltagem que está chegando não é suficiente para fazer ela fechar e deixar o carro funcionar até que desligue a chave. E também tem o problema da molinha no painel não acender. O que está me parecendo é que é o alarme, que deu pau. Acredito que seja um pouco antigo, pois já pegamos o carro com ele.
    Na nossa SW4 antiga, o alarme chegou a dar pau algumas vezes, como disparar sozinho e tal.
    Assim que tiver a resposta pra causa do problema, informo aqui.
    Desculpa me prolongar tanto, é que as vezes alguém pode ter o mesmo problema e procurando no google e afins ache aqui hehe
    Abraços,
    Igor

  9. #9
    Usuário
    Entrada
    04/06/2008
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    21
    Posts
    160
    Graças a Deus problema resolvido!
    Era o fio terra que fica no motor, na parte de trás do cabeçote. Como foi mexido recentemente, creio que deve ter forçado, e como o fio já devia estar pelas últimas, com a vibração do motor acabou quebrando e fazendo o que falei no post acima. Foi só imendar e pronto, tudo 100%!

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

  1. jeep dificil de pegar quando está quente!
    Por felipe kowalski no fórum Jeep Willys
    Respostas: 51
    Última resposta: 03/04/2014, 10:53
  2. motor de opala ruim de pegar quando ta frio
    Por Renan Folly no fórum Jeep Willys
    Respostas: 10
    Última resposta: 20/06/2011, 00:09
  3. Motor Flex ruim de pegar
    Por Eduardo Velo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
    Respostas: 0
    Última resposta: 04/08/2009, 10:18
  4. Motor V6 Ranger "xiando" quando frio
    Por Max Signorelli no fórum Ford
    Respostas: 6
    Última resposta: 05/05/2009, 17:34
  5. Câmbio automático - falhando quando frio
    Por mdaminello no fórum Suzuki
    Respostas: 7
    Última resposta: 15/05/2006, 15:32

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
Topo