x
Convex Datacenter

Tópico: Tópico da hilux

  • #1873
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5



    Citação Postado originalmente por Carter Ver Post
    Thiago, muito bacana esse esquema com segunda bateria, já troquei a bateria duas vezes, a primeira (original) durou pouco mais de dois anos, a segunda comprada em uma concessionária Toyota, um ano e um mês, agora comprei uma Moura. O problema é que está formando muito "zinabre" em um dos polos. Limpo o local e volta rapidamente, já passei graxa, mas não impediu o retorno do pó (essa bateria que coloquei, forma muito mais que as outras).
    Já pensei em instalar uma segunda como você fez, a ARB e a Ironman vende kits semelhantes ao que você montou.
    Qual a diferença dessa OPTIMA para as demais?
    Olá, a causa mais provável do zinabre foi na instalação do cabo, provavelmente bateram com a chave para encaixar, ai trincou a carcaça plástica da bateria, ocorrendo vazamento de solução causando o zinabre, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #1874
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    E daí?? Onde quer chegar com essa afirmação?

    Aposto que não leu o que indiquei.
    Sem estudar vai continuar falando besteira, como sempre.

    Mas vai mais uma colher de chá, uma bateria de moto tem seis células do mesmo jeito, e se tiver com tensão nos valores que disse significa que está totalmente carregada, e irá fornecer os amperes*horas especificados.
    Pode ser de 4 Ah ou 200 Ah, não tem diferença.

    Para medir a carga só existem duas maneiras, medir a densidade da solução ácida ou a tensão, não há como medir o que você chama erroneamente de "corrente"
    Testar seu grau de conhecimento, rsrs, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #1875
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Anexo 542097
    0123456789
    Caro Amigo Thiago, se o seu perfil estiver com os dados corretos, antes de você nascer eu já era formado Técnico em Mecânica(33 anos atrás), não sou o dono da verdade, cada dia aprendemos algo novo, joguei uma pergunta só para ver qual seria a resposta, então vamos para a explanação: Tensão (volts) é uma grandeza, Corrente (amperes) outra grandeza, corrente é a capacidade de gerar potência, a corrente é gerada pelo deslocamento dos elétrons do polo positivo para o negativo (a corrente circula dessa forma pelo circuito), a corrente você medo com um equipamento chamado "Amperímetro" , a tensão, que são os volts você mede com um voltímetro, não adianta vc ter 220 volts se não tiver corrente (os amperes) para gerar potência, entendeu? No caso do seu veículo que possui alternador com regulador de voltagem (a chamada caixinha de voltagem) ela controla a tensão e a corrente gerada pelo alternador mantendo todo o sistema elétrico funcionando, mais a carga da bateria, no caso de veículos mais modernos o alternado não tem mais o regulador de tensão, é controlado via gestão de carga (muito mais eficiente), é uma unidade eletrônica que comanda, no caso de usar duas baterias com capacidades diferentes acontece que o alternador vai carregar somente até chegar na capacidade da bateria menor, ou seja se bateria 01 é de 60 Amperes e a bateria 02 for de 100 amperes, só vai carregar até completar os 60 amperes, entendeu? Para vc carregar a bateria 02 você terá que instalar outro alternador independente somente para essa bateria, entendeu onde eu quero chegar? se o alternador continuasse mandando carga até os 100 amperes iria danificar a bateria 01, entendeu? Os veículos equipados com alternador de gestão de carga você não pode fazer a vulgarmente chamada de "chupeta" porque vai queimar a unidade, veículos assim equipados, como a BMW X5 tem no cofre do motor um pino massa e um pino positivo onde você pode ligar a bateria auxiliar para a partida de emergência, se você voltar um pouco no tempo e procurar por um caminhão chamado FNM, vai verificar que ele era equipado com 04 baterias de 06 volts e 45 amperes ligadas em série para conseguir 24 volts, tensão de trabalho deste caminhão e tendo 180 amperes, desculpe o texto longo, mas gosto de explicar falando e demonstrando no veículo, desculpe qualquer mal entendido, grande abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #1876
    Usuário
    Entrada
    24/11/2008
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    35
    Posts
    3,161
    Agradecimentos: 0
    Gosto do Fuketeiro porque ele sempre trás mais animo aos tópicos!
    Me lembro em 2013 no tópico da minha colella turbo era o maior barato com o Leo! rsss

  • #1877
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por RONIE_VALIM Ver Post
    Gosto do Fuketeiro porque ele sempre trás mais animo aos tópicos!
    Me lembro em 2013 no tópico da minha colella turbo era o maior barato com o Leo! rsss
    É noiz véio, hehe, grande abraço Ronie.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #1878
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144
    Mais um pouco Off Topic mas vale para aprendizagem, sei dos casos que as S10 e Frontier usam(não sei das outras marcas de camionetes) uma polia do alternador "loca", ou seja ela não é conectada 100% com o eixo do alternador como nos carros antigos, dizem que é com catraca interna essa polia. Procede isso e para que serve????
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #1879
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Caro Amigo Thiago....grande abraço.
    Ok, então avise o pessoal da ARB e Ironmann (entre outros), que o sistema deles não funciona, da náutica, dos motorhomes, e um infinidade de outros, que também estão fazendo errado a anos.
    Avisa a SMS, pois eles tem no-break com bateria interna de 5 Ah e vendem um cabo para conectar bateria automotiva em paralelo de até 150 Ah.
    Avisa o... melhor parar, a lista de desinformados é grande.

    Sobre a X5, apenas existe o conector na frente pq bateria está dentro do porta-mala, ligando qualquer coisa ali entra em paralelo, veja o esquema de uma série 3:

    -bst-cable-1.jpg

    E sobre o caminhão, você ainda não entendeu o conceito, e está confundindo A (ampere) com Ah (ampere*hora).

    Veja a etiquetas da baterias:

    -battery-cold-cranking-amps.jpg-battery_label.jpg

    E como gosta de demonstrar, por favor, desenha um esquema de como você usa um amperímetro para medir a carga da bateria.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #1880
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Mais um pouco Off Topic mas vale para aprendizagem, sei dos casos que as S10 e Frontier usam(não sei das outras marcas de camionetes) uma polia do alternador "loca", ou seja ela não é conectada 100% com o eixo do alternador como nos carros antigos, dizem que é com catraca interna essa polia. Procede isso e para que serve????
    Quando uma carga maior entra em funcionamento o alternador fica mais pesado, e para evitar que esse golpe vá para a correia a catraca permite que a rotação seja diferente entre a polia e o eixo do alternador.

    Em alguns carros com a correia mal esticada até é possível escuta-la patinar quando o eletroventilador entra em funcionamento.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #1881
    Salve rapaziada! To ha um tempo afastado do forum... que bom ver que o forum aos poucos esta voltando ao normal, sem postagem tipo blog e/ou facebook, para o proximo mes posto uma foto de uma hilux 2.5 com alguns ups.
    []`s.

  • #1882
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Ok, então avise o pessoal da ARB e Ironmann (entre outros), que o sistema deles não funciona, da náutica, dos motorhomes, e um infinidade de outros, que também estão fazendo errado a anos.
    Avisa a SMS, pois eles tem no-break com bateria interna de 5 Ah e vendem um cabo para conectar bateria automotiva em paralelo de até 150 Ah.
    Avisa o... melhor parar, a lista de desinformados é grande.

    Sobre a X5, apenas existe o conector na frente pq bateria está dentro do porta-mala, ligando qualquer coisa ali entra em paralelo, veja o esquema de uma série 3:

    -bst-cable-1.jpg

    E sobre o caminhão, você ainda não entendeu o conceito, e está confundindo A (ampere) com Ah (ampere*hora).

    Veja a etiquetas da baterias:

    -battery-cold-cranking-amps.jpg-battery_label.jpg

    E como gosta de demonstrar, por favor, desenha um esquema de como você usa um amperímetro para medir a carga da bateria.
    Olá, não tenho tempo para ficar desenhando, mas vou tentar explicar de forma simples para os usuários do Fórum, para saber quanto o alternador está mandando basta ligar em série, desconecta o cabo que sai do alternador e coloca o amperímetro em série, funciona o veículo e já verá, ligando todos os consumidores você terá uma noção de quanto o alternador pode gerar neste momento, para teste específico do alternador existe equipamento de bancadapara tal, mas tem como medir através de uma pinça amperimétrica sem desconectar nada, quanto ao que vc instalou na sua railuquez, de uma maneira simples bastava dizer que vc colocou um módulo de gestão de carga, ele recebe a carga do alternador e distribui para as baterias, hehe, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #1883
    Usuário Avatar de Carter
    Entrada
    15/05/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    481
    Agradecimentos: 2
    Thiago, não entendi sua explicação da fórmula U=RI, se R é constante U e I variam de maneira diretamente proporcional, ou seja se U aumenta I também aumenta, não é isso? Se a residência diminuísse aí a corrente teria que aumentar para um mesmo valor de tensão. Estou falando pela fórmula, mas confesso que não é minha área, provavelmente não consegui acompanhar seu raciocínio.
    Obrigado pelas dicas, vou tentar me habituar e ver se consigo aumentar a vida útil dessa bateria. Estou pensando em colocar uma bateria reserva naquele local, mesmo que não coloque o esquema elétrico, teria algum inconveniente nisso?
    Abraço.
    Hilux SR 4x4 AT 2012 + ARB/OME suspension kit + ARB bull bar.
    Ex-Hilux SRV 4x4 AT 06

  • #1884
    Usuário Avatar de Carter
    Entrada
    15/05/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    481
    Agradecimentos: 2
    Ronie, no meu carro o ponteiro fica no meio, só que o marcador é diferente, a minha é uma SR.
    como está a estabilidade, conforto e consumo do seu carro?
    Hilux SR 4x4 AT 2012 + ARB/OME suspension kit + ARB bull bar.
    Ex-Hilux SRV 4x4 AT 06

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade