Boa noite pessoal, tudo bem? Sou bem novo no mundo de tração 4x4 porém estou acostumado a ter opções mais "ativas" na tração. Recentemente peguei meu primeiro 4x4 leve e entre a 3ª e 2ª geração notei que a 2ª geração parecia mais robusta, porém, não encontrei nada similar a travar o diferencial no 50% para cada eixo.

Minha preocupação com isso não é nem o uso ainda pois estou equipando, mas sim o cuidado pois quando peguei ela, ela estava rodando com 1 pneu 215 70 R16 na traseira e 3 pneus 205 60 R16 no restante. Já entenderam onde quero chegar? 165.000 km rodados entre 4 donos no RS.

Tenho receio do dano causado na hipótese dela estar sempre utilizando a tração com essa cagada nos pneus do dono anterior. Está sempre ativo, ou há alguma opção de ativar/desativar nessa geração também?
Assim que notei, botei o step 215 70 R16 para ficar um par no eixo traseiro, apesar de ainda um par de 205 60 R16 no eixo dianteiro. Esta semana ela recebe um jogo completo de Xbri Brutus AT, porém queria avaliar dano :/