Postado originalmente por
igorlucas
Bom dia galera!
Como estão?
Primeiramente gostaria de agradecer a atenção de todos e venho expor o fato e a solução.
Segui todos os passos para localizar o problema.
Primeiramente levei o carro para a concessionaria, faltavam 3 dias para vencer a garantia, lá trocaram a bateria e verificaram a parte eletrica. Pois a mesma com a pane eletrica terminou de pifar.
Ao verificarem a parte eletrica, os mecanicos da concessionaria encontraram acessorios instalados no veiculo e alegaram que os mesmo estariam ocasionando oa queima de um fusivel localizado no painel em baixo do volante.
Sem muito o que discutir, retirei o veiculo de la e fui em busca de lojas de acessorios para revisarem, reinstalarem e retirar o unico acessorio que ainda tinha, pois ja tinha retirado 2 rastreadores que instalei.
Esse acessorio, ACIONAMENTO DA MAQUINA DE VIDRO, estava ligado no POS-CHAVE do veiculo, um dos itens que tambem parava de funcionar.
Após revisar a instalação e fazer a ligação diretamente na bateria, com fusiveis especificos para o acessório.
Incrivelmente o veiculo parou de queimar o fusivel de 10A, de pós chave, que ao queimar parava VIDRO ELETRICO, VELOCIMETRO, AC E SETA.
Porém, uma coisa não esperava, após três meses de "resolvido" o problema; o mesmo fusivel voltou a queimar. Surpreendentemente após uma subida ingrime e em alta rotação.
Voltei com o veiculo na loja de acessórios e solicitei que retirassem o acessório de vez.
Pois bem, para minha infelicidade isso não resolveu o problema. O problema continuava, ao expor o momento que o fusivel queimava para o instalador da loja.
O mesmo me indicou uma auto eletrica para corrigir o problema.
Porém, o fato ocorreu numa quinta feira, a tarde. E precisava viajar a trabalho com o carro no sabado. O eletricista, por sua vez, final de ano, atolado de serviço, não pode me ajudar... Mas me deu algumas dicas valiosas.
Disse que o problema estaria ocorrendo pois em algum lugar do veiculo deveria um fio desemcapado, cortado que ao acelerar, vibrar estaria fechado curto e ocasionando a queima do fusivel.
Isto abriu meus olhos para o que era realmente o defeito. Sem tempo para esperar um horario, tanto na concessionaria, quanto na auto eletrica que somente teriam disponibilidade para a outra semana.
Comecei a desmontar o painel do veiculo. Enquanto fazia isso, liguei para um amigo, o Dudu, dono de oficina mecanica, a BHMOTORS, na pedro II em BH.
E ao expor para ele quando ocorria o problema ele me deu uma dica que foi a mais importante. Disse pra ele que quando o fusivel ia queimar o velocimetro ficava doido, subia pra 60, abaixava pra 20 e puff, queimava o fusivel...
Ai vem a dica importantissima, ele me falo que o sensor de velocidade desses veiculos ficava localizado na caixa de marcha, e que o problema provavelmente estaria do lado de fora do veiculo. E ainda que se eu tivesse tempo poderia levar o carro na sua oficina, no sabado cedo para tentar dar um norte para coisa.
Fui logo cedo na oficina para tentar resolver o problema.
Ao levantar o veiculo, procuramos fios desemcapados, ligações erradas e etc. Quando chegamos na caixa de marcha, lá estava ele!
O bendito SENSOR DE VELOCIDADE, estava sendo espremido pelo protetor do catalizador, que ao forçar o motor em marcha, o motor movimetava, que movimentava a caixa de marcha e fazia o contato entre esse PROTETOR DO CATALIZADOR e o chicote do SENSOR DE VELOCIDADE.
SOLUÇÃO; Desempenamos o protetor do catalizador, isolamos o sensor de velocidade e enfim, para minha velocidade, podia voltar a andar sem "grilos" com meu carro!
Espero ter ajudado, se alguem por ventura passar por problemas semelhantes. Poderá ter um norte e quem uma solução.
Pois a TOYOTA é mais que um carro, é muito conomico e vou continuar com ele durante mto tempo ainda, trocando apenas o ano!
Grande abraço galera!