Obrigado Elemstizo.
Você me pegou. Não faço a menor idéia do que seriam as rodas livres com acionamento a vácuo.
Tem uma bomba por isso?
Vou ver se tem mangueiras no interior dos cubos...
Obrigado Elmestizo.
Esclareceu muito.
Só não entendo quem gera o vácuo no carro.
Tem uma bomba ou compressor por este escopo ou usa uma depressão gerada pelo motor (tipo o servo freio que usa a depressão do coletor de aspiração nos carros a gasolina)?
Pesquisando, vi que existe um sistema opcional nas SW4 que é chamado de ADD (Automatic Diferential Disconect System) no diferencial dianteiro...vou pesquisar no manual de oficina informatizado do SW4 americano que baixei...
Pronto.
Resumindo (o sistema é mais complexo) existe um mangote que atua no semi-eixo direito deslizando para engatar a roda direita ao differencial dianteiro.
O acionamento é por meio de um relé elétrico.
Quando a alavanca do 4WD é acionada, a central de controle (ECU) envia um sinal para o atuador elétrico que empurra o mangote para deslizar no semi-eixo.
O mecanismo é similar aos atuadores das caixas do cambio com sincronizadores...
A duvida vem do fato que, das figuras que tenho, parece que o atuador tenha uma entrada para conectar uma mangueira...
Pode ser que o comando seja elétrico mas que a força de atuação seja a vácuo...
Pronto.
Resumindo (o sistema é mais complexo) existe um mangote que atua no semi-eixo direito deslizando para engatar a roda direita ao differencial dianteiro.
O acionamento é por meio de um relé elétrico.
Quando a alavanca do 4WD é acionada, a central de controle (ECU) envia um sinal para o atuador elétrico que empurra o mangote para deslizar no semi-eixo.
O mecanismo é similar aos atuadores das caixas do cambio com sincronizadores...
A duvida vem do fato que, das figuras que tenho, parece que o atuador tenha uma entrada para conectar uma mangueira...
Pode ser que o comando seja elétrico mas que a força de atuação seja a vácuo...
Confirmo.
O atuador é movido a vácuo e comandado por meio de relê elétrico.
Este sistema, pelo menos nos EUA, é opcional.
A pergunta é: quando este sistema não está presente, o SW4 não tem rodas livres?