Olá amigos do 4x4 Brasil. Leio muito conteúdo, mas que me lembre, eh meu primeiro post.
Gostaria da ajuda de vocês numa questão. Temos uma hikux srv diesel 2013 e tinhamos corolla 2008. Trocamos o corolla por uma rav4 4x2 2011 e gostamos tanto do carro, que chegamos à conclusão que, apesar de ser muito gostosa de dirigir, não vale a pena, financeiramente falando, manter a hilux (só de ipva e seguro vai uns 9k por ano). Aí decidimos vender a hilux (decidimos pq eh eu e minha esposa). Ela fica com a rav4 para o dia a dia e eu compraria um 4x4 “baratinho” para as brincadeiras off road (coisa leve, rally de regularidade e uns passeios off road, nada de trilha pesada e para ir trabalhar, vou a pé. 800 metros da minha casa). O que mais me encanta no momento seria uma sw4 antiga, 2002 para baixo. O único contra eh que as diesel só tem câmbio manual (minha esposa não sabe dirigir carro manual, só aprendeu para tirar a cnh e eu prefiro carro automático). Até cogitei uma tr4 at, mas acho a sw4 mais resistente, robusta e confortável (pode até ser ilusao).
Contada minha história, vamos ao que interessa:, li em varios post sobre sw4 varias coisas, por exemplo: as sw4 anteriores ao modelo 2000 costumam superaquecer (se não li errado, recomendam o motor 1KZTE, porém ja li em outro post que apesar de mais econômico, esse motor eh mais frouxo).
Enfim, para não ficar mais longo do que já ficou, procuro uma sw4 robusta e o ano/modelo mais confiável possível, com menos prepensão a quebras e dores de cabeça.
Mais um detalhe importante: vi em varios post que o ideia eh só usar peças originais, as paralelas são fracas. Só que os post que li são antigos, 2007, 2011... o mercado paralelo se mantém dessa forma ou melhoraram na qualidade das peças?