Ontem no RJ encarei umas ruas alagadas e notei que no meio da água e parado minha SR5 ficou sem jogo nenhum de direção. Andando ela voltava ao normal, mas parada o volante não dava meia virada e batia como se tivesse acabado o jogo.
Depois de sair do local alagado aparentemente tudo voltou ao normal.
Comigo já aconteceu de ficar pesada a direção ao passar por uma área alagada, mas foi só a correia da bomba da direção hidráulica que estava folgada e patinou quando molhada. Foi só tensionar e voltou ao normal.
É por aí mesmo , aconteceu com a minha SW493 tb qdo entrei em água , ficava dura , não virava , quase subí na guia , mas depois de algum tempo passou a acontecer mesmo no seco e a correia gritava , aí fui verificar , o rolamento da correia que pega na bomba hidráulica havia travado e a correia estava folgada tb e deslizando no rolamento , fica lá embaixo , desmontei , troquei o rolamento R$10,00 ( valor do rolamento ) e pronto assunto encerrado .
Este rolamento fica num esticador de correia , depois de trocado o rolamento , esticou a correia e pronto , R$50,00 de mão de obra que paguei .
É só vc retirar o rolamento e comprar um com medidas iguais , não me lembro de qual aplicação , mas levando o rolamento é fácil , é só comprar com as mesmas medidas e rolamento blindado dos dois lados pq alí em baixo pega muita água .
Na SR5 Argentina é o rolamento ref. 6301-Z. (o "Z" significa blindagem metálica). Como o preço é baixo, é melhor colocar de primeira linha (SKF, por exemplo).
Boa sorte.