Olá amigos!
Recentemente fiz um serviço de caixa de marcha da Hilux e agora as cruzetas do cardã estão batendo muito. Fui ao Mec e o mesmo falou que a troca é inevitável, vai ter que trocar as três. Segundo o Mec mesmo trocando a cruzeta que aparentemente está com defeito, não fica garantido, com certeza uma que não foi trocada, logo logo vai apresentar problemas. O bom seria trocar as três.
Pergunto:
Essa possibilidade existe mesmo?
Fiz uma consulta numa loja no Paraguai sobre o valor da peça, a original Toyota custa R$ 155,00 (unidade) e uma outra Japonesa de marca GMB custa R$ 60,00 (unidade), todas com graxeiros. Na autorizada a mesma peça original custa aqui em Campo Grande,MS, R$ 379,40.
Na hilux existe uma cruzeta que não tem o graxeiro de fabrica, pode?
Algum amigo já usou a marca Japonesa GMB? É confiável?
Solicito aos amigos uma orientação a respeito do assunto, pois, procurei sobre o assunto no fórum e nada encontrei.
Um forte e fraterno abraço
André
Eu não tenho como ajudar, mas quem certamente conhece bem essa matéria é o nosso amigo Sérgio Holanda, um pernambucano arretado que frequenta esse fórum, tem blog dedicado ao 4x4, vive fazendo expedições, etc. Enfim, o Serjão é "o cara" nesses assuntos...
Ele sabe quais são as marcas paralelas boas e inclusive disse que vai listar elas num tópico aqui do fórum.
Logo, logo ele aparece e te dá um bizú legal sobre isso. Um abração, Delfim.
Olá amigos! Recentemente fiz um serviço de caixa de marcha da Hilux e agora as cruzetas do cardã estão batendo muito. Fui ao Mec e o mesmo falou que a troca é inevitável, vai ter que trocar as três. Segundo o Mec mesmo trocando a cruzeta que aparentemente está com defeito, não fica garantido, com certeza uma que não foi trocada, logo logo vai apresentar problemas. O bom seria trocar as três. Pergunto: Essa possibilidade existe mesmo? Fiz uma consulta numa loja no Paraguai sobre o valor da peça, a original Toyota custa R$ 155,00 (unidade) e uma outra Japonesa de marca GMB custa R$ 60,00 (unidade), todas com graxeiros. Na autorizada a mesma peça original custa aqui em Campo Grande,MS, R$ 379,40. Na hilux existe uma cruzeta que não tem o graxeiro de fabrica, pode? Algum amigo já usou a marca Japonesa GMB? É confiável? Solicito aos amigos uma orientação a respeito do assunto, pois, procurei sobre o assunto no fórum e nada encontrei. Um forte e fraterno abraço André
Ola amigo
Com relação a marca GMB eu uso e é muito boa. è a cruzeta mais proxima da original, a sua graxeira é no centro e não nos lados como as demais. Pode usar.
Voce havia perguntado se existia cruzeta sem graxeira. Somente a 4x2 vem sem graxeira.
Com relação a trocar todas eu não concordo. Isto é medo de mecanico errar. Se ele não sabe qual a que está com problemas, mande para outro. Abraços.
pessoal, aproveitando o topico do amigo, nao sei se vai se enquadrar um problema q venho notando na minha hilux... em 1ª marcha apenas entre 1 e 2 mil rpm, o carro bate alguma coisa.. tipo tum tum tum.. como se fosse alguma coisa batendo embaixo do carro e logo dps em giro mais alto o barulho some... o que pode ser isso?
parece que tem algo batendo o cardã sei la... diferencial? o que pode ser???
Olá pessoal!
Muito agradecido pelas dicas, mas, já me decidi e vou substituir apenas as duas cruzetas (ching ling) que estão apresentando problemas, a outra se encontra em perfeito estado e é original Toyota com graxeiro, por isso, comprei originais toyota.
Grande Tardi, não esqueci das medidas do espaçador, OK? Assim que consegui-las postarei.
pessoal, aproveitando o topico do amigo, nao sei se vai se enquadrar um problema q venho notando na minha hilux... em 1ª marcha apenas entre 1 e 2 mil rpm, o carro bate alguma coisa.. tipo tum tum tum.. como se fosse alguma coisa batendo embaixo do carro e logo dps em giro mais alto o barulho some... o que pode ser isso?
parece que tem algo batendo o cardã sei la... diferencial? o que pode ser???
somente na primeira marcha que acontece isso ou em outras marchas tbem?
Ja aconteceu um caso parecido comigo. Entao vc deve observar em que condiçoes acontece para que possamos tentar identificar onde está o problema. Pode ser na caixa, no eixo de saida (rolamento). Coloque a 2a. marcha e ande em baixa rotação para ver. Ok.
somente na primeira marcha que acontece isso ou em outras marchas tbem?
Ja aconteceu um caso parecido comigo. Entao vc deve observar em que condiçoes acontece para que possamos tentar identificar onde está o problema. Pode ser na caixa, no eixo de saida (rolamento). Coloque a 2a. marcha e ande em baixa rotação para ver. Ok.
é só em primeira marcha, principalmente qdo vou subir alguma ladeira e forçar em 1ª... faz tum tum tum tum ai qdo passa de 2 mil rpm simplesmente some o barulho!
estranho... sabe dizer o que pode ser tadi?
ahhh e de 2ª 3ª 4ª e 5ª marchas nao faz esse barulho!
é só em primeira marcha, principalmente qdo vou subir alguma ladeira e forçar em 1ª... faz tum tum tum tum ai qdo passa de 2 mil rpm simplesmente some o barulho!
estranho... sabe dizer o que pode ser tadi?
ahhh e de 2ª 3ª 4ª e 5ª marchas nao faz esse barulho!
É muito provavel que seja a engrenagem da primeira, pois quando vc passa para a 2a. o barulho desaparece. Faça mais teste, tais como: puxe na 1a. com um giro mais alto. Depois ande na 2a. com rotação baixa. Leve em um mecanico, levante o veiculo em um elevador e peça para ele ouvir com um aparelho. Se fizer somente na 1a, então abra a caixa do seu veiculo. Qualquer duvida pode escrever, que o que eu puder ajudar, certamente não hesitarei. Abraços.
É muito provavel que seja a engrenagem da primeira, pois quando vc passa para a 2a. o barulho desaparece. Faça mais teste, tais como: puxe na 1a. com um giro mais alto. Depois ande na 2a. com rotação baixa. Leve em um mecanico, levante o veiculo em um elevador e peça para ele ouvir com um aparelho. Se fizer somente na 1a, então abra a caixa do seu veiculo. Qualquer duvida pode escrever, que o que eu puder ajudar, certamente não hesitarei. Abraços.
Quando passa de 2 mil giros de 1ª marcha para o barulho tb! de 2ª marcha nem em giro baixo faz barulho, esta perfeito! estranho.... algum palpite?:
Quando passa de 2 mil giros de 1ª marcha para o barulho tb! de 2ª marcha nem em giro baixo faz barulho, esta perfeito! estranho.... algum palpite?:
Ja houve um caso aqui comigo que acontecia o mesmo, só que de 4a para 5a sumia o barulho e era o rolamento do eixo de saida da caixa. Eu nunca tinha vista um caso assim. Todas as caixa que eu peguei que tinha barulho nesse rolamento não importava a velocidade, ele barulhava assim mesmo. Mas nós mecanicos estamos sempre aprendendo e a cada dia aparece um problema que nunca haviamos visto. Mas se eu fosse voce consultava seu mecanico falando sobre estes fatos e mandava abrir a sua caixa.