Primeiramente te parabenizo pela aquisição da viatura. Possuo uma também, do mesmo ano, só que a minha é diesel. Concordo com vc, é um excelente carro. Mas a respeito da roda livre vamos lá:
Os carros 4x4 em geral possuem nas rodas dianteiras a chamada roda livre, que basicamente faz o acoplamento/desaclopamento da roda no eixo, transmitindo ou deixando de transmitir à roda a tração. A nossa SW4 a roda livre é automática, ou seja, quando vc engata a 4x4, automaticamente ocorre o acoplamento da roda no eixo, fazendo com que seja transmitida tração para a mesma. Quando vc desngata a 4x4 o contrário ocorre, deixando a "roda livre" para girar independente do eixo.
Vc pode perguntar: pq que existe a tal roda livre?Não era mais fácil deixar tudo engatado direto?
O que ocorre é que com a a roda livre engatada a direção torna-se um pouco mais dura e também o eixo cardã e todo eixo dianteiro fica girando, desnecessariamente. É mais para evitar desgaste desnecessário de equipamento.
Espero ter esclarecido a dúvida.
Abraços...