x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0

    Como drenar o óleo da direção hidraulica?




    Amigos,

    Vocês saberiam me dizer se existe um dreno na caixa de direção da Hilux SW4 3.0 TD?

    Obs.: Preciso substituir todo o óleo da direção hidraulica e a ajuda dos amigos será muito bem recebida.

    Abraços,

    Rub

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/07/2009
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Eu tambem

    ola
    tambem gostaria de saber como???
    se alguem souber como, por favor compartilhe com os outros...

    vi esta mesma pergunta em varios topicos, mais não achei a resposta

    desde já obrigado
    Valeww

  • #3
    Usuário Avatar de Newton Fossati
    Entrada
    17/03/2007
    Local
    Recife/PE
    Idade
    38
    Posts
    57
    Agradecimentos: 0
    Eu tenho essa mesma dúvida, no caso com uma sw4 93, enquanto não descubro vou usando...

  • #4
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3

    Smile

    Exite um reservatorio na parte frontal do motor, perto da bateria, então siga os passos: (veja a imagem)
    1- Retire a mangueira de menor expessura.
    2- Tampe o cano do reservatorio.
    3- Conecte uma mangueira comprida na mangueira que voce retirou do reservatorio.
    4- Coloque essa mangueira em um recipiente para a retirada do fluido velho.
    5- Ligue o motor e fique girando (devagar) a direção de uma lado para o outro até notar que todo o oleo velho saiu.
    6- adicione aos poucos 1 litro de fluido ATF (girando a direção de um lado para outro)para que o mesmo entre no sistema e saia novamente fazendo a limpeza.
    7- Se for necessario adicione mais.
    8- Desligue o motor.
    9- Quando sair todo o oleo, instale a mangueira no seu local e adicione o fluido com o motor ligado (girando a direção de um lado para o outro para que o ar saia do sistema).
    10- Deixe o motor ligado por alguns minutos para sair todo o ar do sistema.
    11- Desligue o motor e verifique o nivel do fluido.
    Esta é a operação para fazer a troca do fluido da direção hidraulica. Ok.
    Imagens Anexas

  • #5
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Newton Fossati Ver Post
    Eu tenho essa mesma dúvida, no caso com uma sw4 93, enquanto não descubro vou usando...
    No seu caso, faça o mesmo verificando qual a saida menor e faça a instalação da mangueira, pois o reservatorio é diferente, mas o sistema é igual.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    82825375764/OUTRO PAÍS
    Posts
    1,030
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Tadi Ver Post
    Exite um reservatorio na parte frontal do motor, perto da bateria, então siga os passos: (veja a imagem)
    1- Retire a mangueira de menor expessura.
    2- Tampe o cano do reservatorio.
    3- Conecte uma mangueira comprida na mangueira que voce retirou do reservatorio.
    4- Coloque essa mangueira em um recipiente para a retirada do fluido velho.
    5- Ligue o motor e fique girando (devagar) a direção de uma lado para o outro até notar que todo o oleo velho saiu.
    6- adicione aos poucos 1 litro de fluido ATF (girando a direção de um lado para outro)para que o mesmo entre no sistema e saia novamente fazendo a limpeza.
    7- Se for necessario adicione mais.
    8- Desligue o motor.
    9- Quando sair todo o oleo, instale a mangueira no seu local e adicione o fluido com o motor ligado (girando a direção de um lado para o outro para que o ar saia do sistema).
    10- Deixe o motor ligado por alguns minutos para sair todo o ar do sistema.
    11- Desligue o motor e verifique o nivel do fluido.
    Esta é a operação para fazer a troca do fluido da direção hidraulica. Ok.

    Tadi,

    Obrigado pela explicação e pela ilustração.
    Com certeza vai ser de grande importância para muitas pessoas.

    Abraços,

    Rubens

  • #7
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3
    Qualquer duvida é só escrever que eu puder ajudar, não deixarei de informar. Ok.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/07/2009
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Continuando...

    obrigado TADI

    valew pelo manual!!!
    aproveitando seus conhecimentos...
    tenho uma SW4 97 3.0 TD e..
    Pergunto..

    minha caixa de direção esta vazando oleo, pois tah toda lambuzada e pingando na garagem, só isso. o funcionamento tá super normal, nenhum barulho sequer, super leve e tal....levei no mecanico e me falaram que tinha que fazer a caixa de direção, isso procede??, só porque esta vazando oleo...não seria algum tipo de retentor que estaria detonado??

    o que é fazer a caixa?? é trocar retentores?...não entendo muito disso..

    bom continuando...eu ia mesmo assim mandar fazer a caixa, fui pesquisar o preço numa oficina especializada em direção hidraulica, o cara abriu o reservatorio de oleo da direção e ele disse que o oleo esta muito preto"tipo marrom" e ele disse que pode estar entrando oleo do motor pra junto do oleo da direção. isso pode acontecer? ou o oleo está muito velho, tipo não sei se o antigo proprietário trocou alguma vez, ela esta com 140.000?
    o cara não quer fazer a direção porque disse que tem que resolver este problema antes, mais ele disse que não tinha como ter certeza se estava ou não entrando oleo...tem algum teste pra saber se esta ou não entrando oleo???
    Putz é pra acabar, levei em um mecanico o cara disse que tinha que fazer a direção...
    levei em outro para confirmar, o cara nem olhou direito a direção e disse que acha ue esta entrando oleo de motor para o oleo de direção...

    tipo pensei em trocar o oleo da direção e acompanhar pra ver se fica escuro logo....se realmente esta entrando oleo de motor na direção, pode prejudicar alguma coisa? ou este seria um teste válido?

    se alguem puder me ajudar...eu agradeço

    OBRIGADO

  • #9
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por marceloblu Ver Post
    obrigado TADI

    valew pelo manual!!!
    aproveitando seus conhecimentos...
    tenho uma SW4 97 3.0 TD e..
    Pergunto..

    minha caixa de direção esta vazando oleo, pois tah toda lambuzada e pingando na garagem, só isso. o funcionamento tá super normal, nenhum barulho sequer, super leve e tal....levei no mecanico e me falaram que tinha que fazer a caixa de direção, isso procede??, só porque esta vazando oleo...não seria algum tipo de retentor que estaria detonado??

    o que é fazer a caixa?? é trocar retentores?...não entendo muito disso..

    bom continuando...eu ia mesmo assim mandar fazer a caixa, fui pesquisar o preço numa oficina especializada em direção hidraulica, o cara abriu o reservatorio de oleo da direção e ele disse que o oleo esta muito preto"tipo marrom" e ele disse que pode estar entrando oleo do motor pra junto do oleo da direção. isso pode acontecer? ou o oleo está muito velho, tipo não sei se o antigo proprietário trocou alguma vez, ela esta com 140.000?
    o cara não quer fazer a direção porque disse que tem que resolver este problema antes, mais ele disse que não tinha como ter certeza se estava ou não entrando oleo...tem algum teste pra saber se esta ou não entrando oleo???
    Putz é pra acabar, levei em um mecanico o cara disse que tinha que fazer a direção...
    levei em outro para confirmar, o cara nem olhou direito a direção e disse que acha ue esta entrando oleo de motor para o oleo de direção...

    tipo pensei em trocar o oleo da direção e acompanhar pra ver se fica escuro logo....se realmente esta entrando oleo de motor na direção, pode prejudicar alguma coisa? ou este seria um teste válido?

    se alguem puder me ajudar...eu agradeço

    OBRIGADO
    O vazamento, quase que de certeza que é por causa de que o oleo está velho. O vazamento é pelo retentor em 99% dos casos. Peça para um outro mecanico fazer a trocar do retentor e do oleo. Quando o oleo está preto é porque está velho. O oleo do motor não entra no sistema da caixa de direção e sim o oleo da caixa de direção pode entrar no motor, pois ele possui pressão na bomba da direção hidraulica. Então ele não é pratico com este veiculo. Diga que falou com um amigo e ele te instruiu para fazer esta operação. Ok. Qualquer duvida escreva.

  • #10
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3
    Esqueci de te dizer o que é a Expressão ''Fazer a caixa''. Isto quer dizer reparar a caixa de direção. Em muitos casos esse rreparo [e somente substituir o retentor da caixa de direção. Reparar por completo a caixa de direção é trocar as buchas, o pinhão, a cremalheira, o retentor e os reparos. O fluido deve ser substituido a cada 40.000KM ou quando o mesmo estiver com a coloração escura.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    14/07/2009
    Idade
    43
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    continuando 2...

    já vi que esse entende...

    resumindo...
    oleo do motor nunca vai entrar no oleo da direção, mais o contrário pode acontecer...isso costuma acontecer? quais os sintomas?
    então não preciso trocar o reparo da bomba hidraulica, como o mexanico disse que tinha que fazer???

    com relação a caixa...não vou precisar fazer, é só trocar o retentor então, pois como disse o funcionamento dela esta normal...
    este serviço é muito complicado???, vc saberia me dizer qual retentor tenho que pedir para trocar, tipo o código ou nome correto dele...

    OBRIGADO

  • #12
    Usuário Avatar de Tadi
    Entrada
    02/03/2009
    Local
    Orleans/SC
    Idade
    58
    Posts
    353
    Agradecimentos: 3
    Verifique se o vazamento é na parte superior, ou seja, na entrada do eixo da coluna de direção. Se for ali é só o retentor. Geralmente é ali. Não é comum acontecer, mas se acontecer deverá ser reparado a bomba da direção, que fica na parte frontal inferior do motor (motor 3.0 turbo SW4 97 em diante -> lado direito) Nas Hilux com motor 2.8D não acontece a entrada de fluido da direção no motor, pois a bomba não tem contato com o oleo do motor. Eu respondi para os dois modelo, porisso alguem pode ter confundido os modelos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade