x
Convex Datacenter
Página 1 de 18 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 207
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/09/2004
    Idade
    53
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0

    SW4 - Gasolina ou Diesel?




    Pessoal,
    estou pesquisando a SW4. Não pretendo fazer trilhas, mas preciso de um jipe que não me deixe na mão numas estradas ruins e na lama. Tenho visto muita SW4 gasolina 2.4 4 cil e outras 3.0 V6 12V e 24V. Parce que o consumo das V6 é muito maior... Mas há restrições para os 2.4, como pouca potência? Com o preço do diesel no patamar de hoje ainda vale a pena?
    Obrigado!

  • #2
    Para mim, esse tipo de carro (grande e 4x4) tem que ser diesel.
    Robustez mecânica, maior durabilidade, melhor torque em baixa rotação, maior valor de revenda e principalmente, menor consumo.
    A minha SW4 93 2.8 diesel faz entre 10 e 12km/l, dependendendo do pé.
    Enquanto uns gastam para colocar GNV para deixá-la mais econômica, prefiro gastar e colocar turbo e intercooler para melhorar o desempenho. Talvez esse, seja o único inconveniente das diesel, pior até que 1.000 mais moderno.
    Até mais
    Fernando Figueiredo

  • #3
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Nakagawa,
    Se o carro estiver em ordem, acho que na mão você não fica. O ideal seria conhecer a procedência. Teus conterrâneos sabem fazer um carro de qualidade. A 4 cilindros gasolina eu não compraria por ter pouca potência, a V6 eu não compraria por ser automática, e a diesel eu não compraria por que não anda nada . Brincadeiras a parte, a minha é diesel, e eu comprei pelas vantagens que o Fernando já citou (torque em baixa, gasta pouco e é mais confiável). Penso que o melhor conjunto é o diesel. Porém se houvesse V6 com câmbio mecânico, já teria trocado a minha, faz tempo.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #4
    Tive as mesmas duvidas que vc e não me arrependo. Vale a pena pagar um pouco mais pelo carro a diesel. Vc vai rodar mais e usufruir mais também do carro, e valorização do mercado é muito melhor.

    Boa sorte amigo.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/09/2004
    Idade
    53
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    O motor V6 não vem com câmbio manual? Há muito problema com o automático? Esse motor chega a fazer 6Km/l ou ainda menos?
    Obrigado pelas dicas! Acho que estou mais inclinado pela diesel mesmo, ainda que mais velhinha um pouco...

  • #6
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Nakagawa,
    Importação oficial não. Houvi história de que há V6 com câmbio mecânico, mas era de importação independente, via EUA. Se dá problema, não sei. Chuto que, por ser Toyota, dá muito menos do que câmbio automático de Cherokee e Explorer (este então nem se fala).
    O consumo poderá ser maior do que 6km/l. Considere este valor como uma boa média.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #7
    pessoal,
    tenho um amigo que tem uma 4runner 92 (importação independente) v6 Mecânica. è a mesma coisa das 93 em diante oficiais. A suspenção traseira e de molas helicoidais, diferentes das 92 diesel que são feixes de molas.
    Até mais
    Fernando Figueiredo

  • #8
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1

    SW4 gasolina ou Diesel

    Cara,

    Tenho uma 1994 4 cil a gasolina e posso falar o seguinte:

    1. No Brasil a cultura do Diesel é F...Não tem jeito e tem muito mais de passional que de racional;
    2. Quanto à qualidade, durabilidade, robustez e confiança, nem vou falar nada, sugiro para quem acha que o Diesel é indestrutível e a gasolina não aguenta nada que visite o site 4X4wire.com e se intere do motor 4cil da SW4, ou seja, o Toyota 22R-E. Podem experimentar digitar num site de busca da internet "22R-E";
    3. Quanto ao torque e a potência desse motor, realmente deixa a desejar, mas não menos que o 3L (Toyota Diesel 2.8). Em relação a este o gasolina é bem mais potente e tem um torque, inclusive a faixa de torque, bem similar ao Diesel;
    4. Quanto a bebeção.... Cidade de 7,5 a 8km/l. Estrada de 8,3 a 9 km/l. Tracionada de 5 a 6 km/l. Claro que tudo isto depende da tocada e da estrada;
    5. Por que comprei a minha a gasolina? A resposta é:
    a. É bem mais barata que a Diesel e estava dentro do meu orçamento;
    b. Seguro de Diesel no Rio de Janeiro eu acho impagável e ao mesmo tempo não me arrisco a andar sem. Ao menos para o meu bolso;
    c. Na minha matemática, pela quantidade de quilômetros que rodo, ainda sai mais barato ter uma à gasolina do que um Diesel+seguro. Isto no Rio de Janeiro;
    d. Depois que me interei das diversas histórias sobre, digo agora, célebre motorzinho 4cil a gasolina (que 90% das pessoas teimam em meter o pau, simplesmente por não parar para pensar e/ou pesquisar sobre o bichinho), não tive dúvidas em comprá-la.
    6. Agora, para quem não mora no Rio ou se dispõe a pagar o que eu considero uma fortuna de seguro. Compre uma Diesel, pois realmente é mais fácil de vender (devido, simplesmente, a aspectos "culturais", como já foi o carro 2 e 4 portas...) e as peças de motor são encontradas mais facilmente no mercado paralelo, sem que se precise "morrer" nas concessionárias Toyota. Já para a manutenção do motor a gasolina a coisa é bem mais restrita a Toyota. Isto pesa no bolso.
    7. Este motor a gasolina, apesar da idade, é da década de 80, é de concepção bem moderna, principalmente no tocante à questão de poluição, com equipamentos como sondas lambda, EGR, etc. que só agora são preocupação dos modernos motores a Diesel e dos carros nacionais à gasolina. Nos Diesel 3L (2.8) da Toyota, isto não existe. É menos uma dor de cabeça. Pois são peças caras e algumas exigem manuteção a cada 120000km.
    8. Enfim, acho que a questão passa muito mais pela matemática financeira do que por atributos de qualidade, durabilidade e similares...

    Abraços Toyoteiros.
    Jimny 4All

  • #9
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1

    SW4 gasolina X Diesel

    Ah!

    Só completando...

    Quanto a questão durabilidade, confiança, robustez do motor à gasolina me refiro única e exclusivamente aos motores TOYOTA e em especial ao 22R-E. Não estou fazendo apologia à gasolina e contra ao Diesel, OK?

    Também não botaria gás neste carro. Acho que perderia muita potência além de acreditar, opnião pessoal, que o módulo de controle da injeção eletrônica iria pirar e começar a dar um monte de avisos no OBD-II (On board diagnosis)...

    []s
    Jimny 4All

  • #10
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Portela,
    Sua escolha tá mais do que justificada. Concordo em gênero número e grau com suas afirmações. No Brasil em geral, e neste fórum em particular, os motores diesel são venerados. Eu tenho preferência por motores Otto. Andam muito mais, e não tem ruído. Com diesel, ao final de um dia de viagem de 1.000km, cê tá quebrado. Com motor a gasolina Toyota você tem garantia de chegada. Toyota é fo...
    Mas o viatura mais bem conservada, quando comprei a minha Railuquis, era diesel. E eu me apaixonei por ela. Então, não troco mais.
    Mas meu jipe, se tudo der certo, vai estar andando com um belo V6, 4.0, Ford. GASOLINA. Mesmo que todo mundo diga que eu sou louco .
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #11
    Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    49
    Posts
    1,474
    Agradecimento: 1

    SW4 Gasolina X Diesel

    É Luca, valeu!

    Não sou a favor nem de um nem de outro. Acho que motores, como tudo na vida têm suas qualidades e seus defeitos.
    Mas como você disse, Toyota é Toyota, independente se é ciclo Otto ou Diesel.
    Não vejo diferença na tríade qualidadeXdurabiliadexresistência entre motores Diesel ou Otto da Toyota.
    Acho que a escolha, em termos de Toyota, não deve recair sob o tipo de combustível e sim sob o tipo de uso e os recursos financeiros disponíveis...
    Vale lembrar que a viagem mais longa do mundo, que ainda está acontecendo é realizada a bordo de um Land Cruiser à gasolina. Que aqueles Land Rovers Série I e II que vemos em filmes e documentários das savanas africanas e que inspiram muitos na compra de um 4X4, são à gasolina.
    É importante também lembrar, que pelo seu tipo de queima de combustível, os motores Diesel são construídos, realmente, com materiais mais resistentes que os motores de ciclo Otto. Mas a sua tão falada durabilidade está infinitamente mais vezes associada ao seu tipo de uso, do que aos materiais utilizados na sua construção. Um exemplo disto é descrito no link http://4xforum.co.za/articles/diesel.html

    []s
    Jimny 4All

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/09/2004
    Idade
    53
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    É amigos, a coisa está ficando cada vez mais confusa... portela disse:
    8. Enfim, acho que a questão passa muito mais pela matemática financeira do que por atributos de qualidade, durabilidade e similares...
    É exatamente isso. Questão de bolso. Na hora da compra, no abastecimento, na reposição de peças etc... Em todos os momentos, perfazendo uma "média" se é que isso é possível para um menor gasto. As ponderações são infinitas; tanto quanto são os usos a que se destinam as viaturas. Acho que não haverá média fácil, ponderada ou aritimética para tudo isso...
    Parece-me que uma viatura Toyota como esta (SW4) não se destina ao uso exclusivo em trilhas, muito embora alguns dirão que fazem ou já fizeram trilhas com ela. Como também não nasceu para o asfalto urbano. Viagens longas e estradas de terras - em boas ou más condições - parecem ser um objetivo comum de uso entre todos (será?).
    Se assim for, na verdade, o fato de ser diesel ou gasolina para este tipo de uso não muda muito, certo? Ah! claro! Alguém vai falar em velocidade baixo do diesel... Mas quem quer correr não compra uma viatura dessas... Nem foram feitas para isso, ainda que as V6 possam desenvolver velocidades bastante altas...
    Então, ainda temos a questão:
    Diesel ou Gasolina? Por um lado, os motores a diesel parecem ser mais ecônomicos (até porque andam menos?) inclusive pelo fato de haver mais motores a diesel?
    Por outro, a manutenção dos motores a gasolina parece ser mais barata, mas com componentes que não existem nas diesel e que são muito caros?
    Realmente, a escolha está ficando muito mais complicada.
    O amigo Portela questiona a maior robustez dos moteres diesel, mas acha melhor comprar um diesel por conta da cultura e consequante valorização numa revenda. O Luca tem uma diesel, mas é louco por um motor V6 gasolina...
    Vamos entrar num consenso? Ajudar um colega a comprar uma SW4 gasolina ou diesel...
    Não vamos nem falar de gás... É uma caçamba de desencontros neste quesito...
    Abraços!!! E, sem sacanagem, obrigado pelas informações da experiência de cada um de vocês!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. O motor Maxion é muito ruim?
      Por Robonson no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 373
      Última resposta: 18/05/2019, 13:56
    2. Motor a Gasolina x Diesel
      Por Sandro Tannuri no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 104
      Última resposta: 09/01/2010, 15:15
    3. Diesel ou flex?
      Por carioca10 no fórum Picapes
      Respostas: 36
      Última resposta: 05/12/2009, 10:21
    4. Carros a diesel na frente dos a gasolina
      Por Anthoniusnikos no fórum Picapes
      Respostas: 5
      Última resposta: 21/06/2009, 22:26

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade