Postado originalmente por
carioca10
Com prudência e na medida do possível, tente usar marchas reduzidas em descida, sem usar o acelerador, mantendo a velocidade constante e no limite permitido. É mais fácil fazer isto numa picape do que num veículo de passeio, tipo sedan.
Com prudência e na medida do possível, em trechos mais prolongados e livres de sinais ou interupções, use uma técnica que os americanos chamam de
"pulse and glide". P. ex., se Vc quiser manter uma velocidade de 70 km/h, acelere até 80 ou 90 km/h, jogue para ponto morto, e, quando voltar para os 60 ou 70 km/h, reacelere para 80 ou 90 km/h.
Com prudência e na medida do possível, na cidade tente trabalhar na faixa dos 2.000 rpm pelo maior tempo possível.
Nos seus trajetos de maior freqüência, tipo casa-trabalho-casa, pesquise e dê preferência a trechos onde Vc consiga ter menos interrupções.
É preciso mudar a sua maneira de dirigir para ser mais econômico.
Respeito quem divirja.