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  1. #1

    Question MITO sobre RELIGAR o motor após ARREBENTAR A CORREIA DENTADA




    Pessoal,

    Uma dúvida sobre algo que já ouvi de algumas pessoas...

    É verdade que se o carro DESLIGAR "do nada" por causa da correia dentada e não tentarmos RELIGÁ-LO o motor não será danificado?

    Agradeço a todos,
    Gustavo

  2. #2
    Usuário Avatar de dpab
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    Ótima pergunta, Gustavo....

    Eu tb tenho essa dúvida. Com a palavra, os experts do fórum...

  3. #3
    Pessoal, isso não é mito, é fato!

    Se quebrar a correia dentada a parte superior do motor não se movimenta (eixo comando, tuchos, balancins, valvulas) e o motor de partida fica na parte de baixo, daí vc aciona a partida e os componentes inferiores do motor (volante, eixo virabrequim, bielas e pistões) vão se movimentar e se chocar com as peças moveis da parte superior que não estão em cincronia por falta da correia dentada.

    Daí ocorre o atropelamento das válvulas que pode danificar alem das valvulas o próprio cabeçote, pistões e até mesmo o bloco (dependendo das tentativas pra fazer o motor girar).

    A principio o que posso dizer é isso pois trabalho com Retífica de motores. Espero ter sido claro na explicação, vou ver se encontro alguma ilustração na net.

    []'s

  4. #4
    Até onde conheço de motores gasolina e diesel com correia dentada, a correia serve para sincronizar o comando de valvulas com o virabrequim, se a correia arrebentar e vc tentar ligar o motor novamente o virabrequim vai girar mas o comando não, danificando as valvulas q estejam abertas podendo dar quebra nas valvulas e empenando o comando, aumentando o prejuizo, portanto, arrebentou a correia? não tente ligar o carro, troque a correia, verifique o ponto do comando, e só então tente ligar o carro, e torça pra não ter entortado valvula ou quebrado, e não ter danificado o comando!!!

    Se eu estiver enganado alguem me corrija por favor

    [
    Grato!!!
    4X4 Brasil

  5. #5
    Até onde sei, para não entortar alguma valvula quando da quebra da correia dentada, não basta não ligar o motor de novo, tem é que ter muita sorte, principalmente se o veículo estiver em movimento, ai já era. Mas claro que se o diagnostico for correia quebrada, não se deve ligar o motor.

    Abç
    LR DEFENDER 90 2002

  6. #6
    Usuário Avatar de gbalero_URU
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    hola. concuerdo con Eduardo, si el vehiculo estaba en marcha el daño ya esta hecho, el no intentar encenderlo evitaría mas daños de los ya existentes
    Saludo Gerardo

  7. #7
    Citação Postado originalmente por Luiz André Ver Post
    Até onde conheço de motores gasolina e diesel com correia dentada, a correia serve para sincronizar o comando de valvulas com o virabrequim, se a correia arrebentar e vc tentar ligar o motor novamente o virabrequim vai girar mas o comando não, danificando as valvulas q estejam abertas podendo dar quebra nas valvulas e empenando o comando, aumentando o prejuizo, portanto, arrebentou a correia? não tente ligar o carro, troque a correia, verifique o ponto do comando, e só então tente ligar o carro, e torça pra não ter entortado valvula ou quebrado, e não ter danificado o comando!!!

    Se eu estiver enganado alguem me corrija por favor

    [
    Grato!!!
    Muito boa a ilustração e sua explicação também.

    Apenas complementando, se a correia romper os eixos comando(peças azuis na parte superior) vão parar de girar e algumas válvulas(peças verdes) ficarão acionadas, daí se a parte de baixo - virabrequim(cinza), bielas(azuis) e pistões(vermelhos) - entra em movimento ocorre o choque dos pistões com as válvulas. Olhando a imagem imaginem o que acontece se uma valvula(verde) se quebra ai dentro e a pessoa continua tentando colocar o motor pra funcionar...

    E como bem lembrou o Eduardo, se um carro em movimento quebrar a correia provavelmente o motor vai continuar girando pois a marcha está engatada e as rodas vão fazer esse motor girar por mais que se pise na embreagem ou desligue o motor de imediato é praticamente impossível se livrar de danos.

    []'s

  8. #8
    O Novais aqui do Fórum tem uma Pajero 3500, e a +/- 3 semanas atras ele tava fazendo trilha com o povo daqui de PL.
    Foi tentar subir um morro lá bem zangado e a correia dentada arrebentou, e por pura sorte, ao arrebentar, parece que chicoteou, e com isso ela pegou no sensor de PMS e o desconectou, desligando o motor imediatamente.

    Nada aconteceu com o motor.

    Pura sorte!!!
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI CHIPS
    Pajero Dakar HPE 3.2 Di-D 2012: 259 cv by SFI CHIPS
    Wrangler JKU 3.6 V6 2014

  9. #9
    Usuário
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    REITERANDO

    Não sei como pode acontecer na prática a correia dentada arrebentar e não danificar o motor .

    A explicação do ELMER que depois foi ilustrada , realmente foi muito clara , mas neste caso só serve para ser demonstrado em uma sala de aula com o motor numa bancada e arrebentarmos a correia e demonstrar que ele será danificado se dermos a partida no mesmo . Ou com o carro parado , o que menos comum de acontecer na prática .

    Sendo que o própio ELMER reconheceu que em uso normal a correia dentada só arrebenta qdo o carro esta em movimento , e se o carro estiver em movimento , mesmo que vc não de partida , até o carro parar , as rodas vão fazer a parte de baixo do motor girar e danificar tudo , ou seja bater o motor como é dito na gíria .

    O que estou falando é simplesmente repetindo o que foi dito anteriormente com outras palavras .

    Então para mim , é mito dizer que : SE NÃO DE PARTIDA EM UM MOTOR QUE ARREBENTOU A CORREIA NÃO DANIFICARÁ O MOTOR .

    Palavras do uruguaio , como vai evitar de estragar um motor ao não dar partida após a correia dentada ter arrebentado se ele já estragou só no ato de arrebentar a correia qdo o mesmo estava em movimento e chegar até a imobilidade . Ou seja , qdo ele chegar a imobilidade , JÁ ARREBENTOU TUDO QUE TINHA DIREITO . Se der uma ou 1000 partidas não irá alterar nada , pois o estrago já foi feito .

    Desculpe amigo ELMER mas discordo do seu ponto de vista .

    Desculpe por ter me estendido demais pq tive a correia dentada da minha SW4 arrebentada qdo estava em movimento e prejú de R$10.000,00 a 4 anos atras .
    ABRAÇOS
    4X4 Brasil

  10. #10
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    REITERANDO

    Não sei como pode acontecer na prática a correia dentada arrebentar e não danificar o motor .

    A explicação do ELMER que depois foi ilustrada , realmente foi muito clara , mas neste caso só serve para ser demonstrado em uma sala de aula com o motor numa bancada e arrebentarmos a correia e demonstrar que ele será danificado se dermos a partida no mesmo . Ou com o carro parado , o que menos comum de acontecer na prática .

    Sendo que o própio ELMER reconheceu que em uso normal a correia dentada só arrebenta qdo o carro esta em movimento , e se o carro estiver em movimento , mesmo que vc não de partida , até o carro parar , as rodas vão fazer a parte de baixo do motor girar e danificar tudo , ou seja bater o motor como é dito na gíria .

    O que estou falando é simplesmente repetindo o que foi dito anteriormente com outras palavras .
    Certo Guilherme, inicialmente respondi de acordo com a pergunta que deu inicio ao tópico, mas existem muitas variáveis, por isso complementei com a informação do problema com o carro em movimento.

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Então para mim , é mito dizer que : SE NÃO DE PARTIDA EM UM MOTOR QUE ARREBENTOU A CORREIA NÃO DANIFICARÁ O MOTOR .

    Palavras do uruguaio , como vai evitar de estragar um motor ao não dar partida após a correia dentada ter arrebentado se ele já estragou só no ato de arrebentar a correia qdo o mesmo estava em movimento e chegar até a imobilidade . Ou seja , qdo ele chegar a imobilidade , JÁ ARREBENTOU TUDO QUE TINHA DIREITO . Se der uma ou 1000 partidas não irá alterar nada , pois o estrago já foi feito .
    Nem tanto cara, como falei na mensagem anterior, por mais que se pise na embreagem ou desligue o motor de imediato é praticamente impossível se livrar de danos, já vi casos de quebrar correia e empenou apenas uma válvula porque o cara desligou logo que ouviu o barulho e já vi casos que estragou muita coisa porque insistiram em dar na partida, tentaram funcionar no tranco, etc...

    Aí já não posso concordar com vc quando diz que "se der 1000 partidas não irá alterar o estrago" porque altera sim.

    Abração.

  11. #11

    e no motor 14b

    Prezados

    Pergunta de iniciante, e nos motores sem correia dentada, existe situação similiar? qual é o caso do motor 14b?

    Mateus

  12. #12
    em casos de motores com engrenagens ou as chamadas correntinhas, já é mais confiavel, pois antes de quebrar ou arrebentar, é só dar ouvidos ao seu motor, ele avisa antes, por isso esses tipos de motores são mais confiaveis, não sei se há casos de simplesmente quebrar engrenagens, ou arrebentar a correntinha, porem, como estamos em um forum, e aparece relato de todos os lados, vejamos aí o q dizem!!!

    4X4 Brasil

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