x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/12/2007
    Idade
    41
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Question Dúvida na troca de ÓLEO de Freio e de Embreagem da Hilux




    Pessoal,

    Estou precisando da ajuda de vocês!
    (Sérgio Holanda, se puder me ajudar também lhe agradeço muito!)

    Comprei uma Hilux 2001 Aspirada de meu pai, ela está com 130.000KM!

    Está bem inteira, a correia dentada foi trocada juntamente com o esticador aos 100.000KM e o óleo sempre foi devidamente trocado com o filtro a cada 5.000KM.

    Porém , descobri que ele nunca havia trocado o FILTRO DE COMBUSTÍVEL, o ÓLEO DE FREIO, o de EMBREAGEM e o da DIREÇÃO HIDRÁULICA! Fiquei preocupado e fui em uma oficina conhecida...

    O mecânico me explicou que:

    - Deveria trocar o FILTRO DE COMBUSTIVEL, apesar de não ter acendido nenhuma luz no painel indicando excesso de água.

    - O ÓLEO DE FREIO, e que deveria ser trocado a cada ano. Porém, na troca, poderiam estragar algumas BORRACHAS do SISTEMA, pois o óleo já está preto e águado? Então, eu deveria deixar o carro na oficina caso um problema desses viesse a acontecer?
    Porém, já tinha ouvido falar que só se completa o óleo de freio...
    O que fazer? e Qual o óleo ideal de freio da HILUX? Aparentemente, não encontrei no manual...

    - O ÓLEO DE EMBREAGEM, o qual também deveria ser trocado e poderia causar danos ao sistema de embreagem, sendo preciso fazer reparos no mesmo... Fiquei assustado?? Realmente é preciso?? E qual o óleo ideal??

    - Ele disse que o ÓLEO da direção hidráulica não precisava ser trocada!! Confere??


    Troquei a pastilha de freio a pouco tempo, aparentemente desnecessariamente, pois ainda tinha alguma coisa. Coloquei o de uma marca chamada WILTEC (de caixa avermelhada). É boa? Parecia ser igual a original...

    PS: O carro está funcionando perfeitamente, liga de primeira, freia legal e a embreagem não está dura...

    MUITO OBRIGADO A TODOS E PARABÉNS PELO FÓRUM!!

    Gustavo
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Gustavo,
    Vamos por parte. Vou supor que sua Hilux seja uma cabine dupla, 3.0 diesel. Vou falar muito.
    Citação Postado originalmente por gustavoom
    - Deveria trocar o FILTRO DE COMBUSTIVEL, apesar de não ter acendido nenhuma luz no painel indicando excesso de água.
    Sim, eu troco o filtro da minha SW4 a cada 50.000 Km. Os motores de nossos brinquedos são iguais, se diferenciando apenas na capacidade. Tenha isso como meta. Troque o filtro da sua agora, e quando estiver com 150.000 km troque de novo, e assim sucessivamente a cada 50.000 km.

    Citação Postado originalmente por gustavoom
    - O ÓLEO DE FREIO, e que deveria ser trocado a cada ano. Porém, na troca, poderiam estragar algumas BORRACHAS do SISTEMA, pois o óleo já está preto e águado? Então, eu deveria deixar o carro na oficina caso um problema desses viesse a acontecer? Porém, já tinha ouvido falar que só se completa o óleo de freio... O que fazer? e Qual o óleo ideal de freio da HILUX?
    Também deve-se trocar a cada 50.000 Km. Óleo indicado para a Hilux é de qq marca (boa e reconhecida). A especificação é DOT 3 ou superior. Eu uso o DOT 4, da Varga (garrafinha é dourada). Mas é capricho. Quando tenho que trocar pastilhas apenas sangro as pinças e completo o reservatório.
    Água no óleo vai comprometer os pistões dos cilindros de roda e das pinças, aos poucos. Mas já que tá tudo funcionando, não deixe seu "mechânico" por a mão. Ele vai querer trocar peça Toyota por paralelo nacional. Deixe do jeito que está. Troque o óleo e basta. Repita a operação daqui a uns dois meses e depois a cada 50.000 km. Desculpe-me, não conheço ninguém tão zeloso que troque óleo de freio a cada ano. Nem o manual manda substituir óleo de freio a cada ano. Pergunte ao seu meca, se ele troca o do carro dele um vez por ano.
    Citação Postado originalmente por gustavoom
    - O ÓLEO DE EMBREAGEM, o qual também deveria ser trocado e poderia causar danos ao sistema de embreagem, sendo preciso fazer reparos no mesmo... Fiquei assustado?? Realmente é preciso?? E qual o óleo ideal??
    É para ficar assustado mesmo. Eu troco o óleo do sistema de embreagem a cada ... 50.000 km, junto com o óleo do freio e com o filtro de combustível. Também uso o DOT 4 da Varga. O indicado é DOT 3.
    É importante trocar o óleo deste sistema pois com o envelhecimento do óleo as gaxetas do êmbolo vão se deteriorando, e num daqueles dias de trânsito congestionado, quando menos esperar, você pisará no pedal, ele vai até lá embaixo, e...puf. Não vai acionar a embreagem. E não tem reparo. Somente trocando o cilindrinho todo. Deve custar um "milzinho". Portanto, troque o óleo.
    Citação Postado originalmente por gustavoom
    ... Ele disse que o ÓLEO da direção hidráulica não precisava ser trocada!! Confere??
    Não confere. Mesma coisa, a cada 50.000 km. Garante vida eterna para a bomba da direção hidráulica. Nunca vai ficar dando aquele zumbido característico de bomba velha. É muito fácil e barato. E TEM que trocar, sim.

    Quanto à marca Wyltec, tem jeito de ser ching-ling. Fique fora. Toyota, só Toyota. Você pode comprar de boa marca, tipo Jurid, Cobreq, Varga, Bosch, ATE (Alfred Teves), etc. Se você não reconhecer a marca, deixe de lado. Compre Toyota.

    Bom, sou eu quem faz estas manutenções leves, na Toya. Se vc tem jeito, recomendo que faça o mesmo. Aproveita e troque de mecânico também.
    []´s
    4X4 Brasil
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #3
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5
    Gustavo,
    O Luca já disse tudo. Mas, de todos os itens de segurança que ele citou, no seu caso específico, o que eu considero o mais importante de todos é o último: TROQUE DE MECÂNICO !!!
    Esse cara tá mal intencionado, vai querer te esfolar... SAI FORA DELE !!!
    Abração, Delfim.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    03/12/2007
    Idade
    41
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Muito obrigado pela ajuda!!!
    Vou trocar de mecânico e os óleos todos o mais rápido possível!!
    Luca, o veículo em questão é um Hilux CD 2.8 4x4 Aspirada (não é Turbo)!

    Obrigado mais uma vez,
    Gustavo

  • #5
    Usuário
    Entrada
    03/12/2007
    Idade
    41
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Question

    opa....uma pergunta importante...
    Alguém conhece uma ótima oficina aqui no RIO DE JANEIRO para a Toyota Hilux?? (com um mecânico que entenda do veículo)

    Obrigado!

  • #6
    Usuário Avatar de ruckert
    Entrada
    05/08/2007
    Local
    Cabo Frio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    253
    Agradecimentos: 0
    Gustavo,
    Aqui no Rio eu não conheço, mas se vc tiver disponibilidade de ir à São Gonçalo (próximo à Niterói) vc poderia ir ao meu mecânico ( Alexandre). Ele foi mecânico da Toyota por sete anos, conhece muuuuuuuito desse carro, sem nenhum exagero, e é de confiança (não mete a mão e nem tem olho grande). Seu tel: 0xx21 9718-1350. Se ele demorar para atender, não repara, pois tá sempre debaixo de alguma Hilux fazendo algum serviço. Não sei se consegui te ajudar!!
    Abç e fique com Deus.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    03/12/2007
    Idade
    41
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up

    Com toda certeza ajudou!
    Muito obrigado!

    Pessoal, se mais alguém possuir informações de outras oficinas/mecânicos no Rio de Janeiro ou souber dos riscos de essa troca de óleo afetar algo na Hilux (como o Mecânico que eu fui havia dito), lhes agradeço.

  • #8
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5
    Gustavo,
    Faço a manutenção da viatura na TOYOMEC (http://www.toyomec.com.br) em Jacarepaguá. Eles são especializados em Toyota e mais especificamente em Hilux. Vai lá e procura o Marcos (um dos donos) e diz que o Delfim, da SW4 preta que te indicou.
    Um abraço, Delfim.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/12/2007
    Idade
    41
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Question

    Muito Obrigado Delphin!!!
    Vou ligar para lá para saber os horários e tentar ir...

    Só mais uma dúvida pessoal:

    ÓLEO DA CAIXA DE MARCHA?? DEVO TROCAR?? LEMBRANDO QUE O VEÍCULO ESTÁ COM 130.000KM ANO 2001

    MUITO OBRIGADO,
    Gustavo

  • #10
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5
    Gustavo,
    Recomendo que vc troque todos os fluidos e óleos do carro, assim vc terá a tranquilidade no uso da viatura e a certeza dos períodos de troca posteriores. A minha SW4 é 1999 e, quando comprei no começo desse ano, troquei todos, ou seja, óleo do motor, óleo da caixa de marchas, óleo da caixa de redução, óleo dos diferenciais dianteiro e traseiro (auto-blocante), fluidos do freio e da embreagem. Além disso, troquei os filtros de óleo, de combustível e de ar. No meu caso, troquei tb todas as correias, ar-condicionado/bomba d'água e direção e tb a correia dentada e o rolamento da mesma. Gastei uma grana, mas agora tenho tranquilidade por muito tempo e a certeza dos períodos de troca posteriores.
    Uma dica: Na Toyomec peça um orçamento prévio, chore um descontinho e, se precisar, peça pra parcelar. O Marquinhos é gente boa e dá sempre uma facilitada.
    Um abraço, Delfim.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    03/12/2007
    Idade
    41
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Nossa!! Muito obrigado mesmo!!

    Vou trocar tudo o que descreveu menos as bombas e a correia (que foi trocada aos 100.000km.

    Liguei para a Toyomec mas infelizmente, abrem muito "tarde" e fecham muito "cedo", além de não abrirem aos finais de semana... Tentarei o possível mas não sei se vou conseguir levar o carro lá! Talvez eu acabe indo em alguma conhecida em São Cristovão no sábado.

    Mais uma vez, obrigado!
    Gustavo

  • #12
    Troquei recentemente o fluído do freio e da embreagem da SW4. O serviço demorou cerca de hora e meia (acompanhei em uma oficina especializada em freios, da qual sou freguez), são desmontadas as 04 rodas e o sistema de freio é todo limpo, com remoção do fluído antigo e demais resíduos. A troca do fluído da embreagem foi bem simples, bastou com uma bombinha de sucção retirar o fluído que estava no reservatório e adicionar o novo. Em tudo foi um litro de DOT4 da VARGA (bem mais eficaz que o dot3, o qual estaria inclusive para saír de fabricação, segundo o pessoal da oficina). Paguei em tudo 150 pilas, espero ter ajudado, ah, ia esquecendo, a orientação da aludida oficina especializada é a seguinte: em uso urbano, troca a cada 02 anos do respectivo fluído e limpeza do sistema...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade