x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
    Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Agradecimento: 1

Tambores e sapatas foram trocadas e agora roda esquenta.

Olá amigos do fórum! tudo em paz?

Deixei minha querida Sr5 2000 no mecânico para trocar tambor e sapata que estavam muito judiadas.
    Na volta (5km?) quando estacionei na garagem senti o cheiro de coisa quente e logo toquei nas rodas traseiras que estavam BEM quentes, tive de tirar a mão rápido.
    É a primeira vez que troco tambor e sapata.

Minha dúvida: É normal, num primeiro momento, ocorrer esse aquecimento? Estariam as peças "assentando"?

Caso esteja tudo certo: Ufa, nada a fazer!

Caso precise regular a sapata: Novas dúvidas...O sistema é do tipo "auto regulável" e eu já havia, no passado, tentado afastar a sapata da lona, mas não consegui pois o sistema "auto regulável" não me permitiu girar a catraca no sentido de afastamento.
    Estou fazendo isso errado? Existe alguma manhã?

Obrigado!

Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Agradecimentos: 58
    Se você pagou para fazer um serviço, tem o direito de receber o carro em ordem.
    A primeira coisa é voltar lá no profissional e mandar ele resolver.

E se não der certo e tiver que regular por conta própria ou levar em outro lugar, volte aqui e divulgue o nome e localização da oficina que prestou o mau serviço, se for o caso.
    Assim ajuda aos colegas da região a não cairem em armadilha.
    4X4 Brasil

Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Agradecimentos: 188
    Deve ter deixado já estrangulado as lonas contra o tambor, o qual só após o um certo tempo irá normalizar. Volta na oficina e manda dar uma verificada novamente.

Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Obrigado pelas respostas, agora vamos ao update.

Eu mesmo levantei no macaco e tive dificuldade de girar a roda na mão! Com um chave de fenda girei a catraca e afastei a sapata da lona até conseguir girar a roda, mas ainda sentir uma leve pressão dos freios sobre ela.

Achei ter resolvido o problema, só que não!

Logo de início o carro estava visivelmente mais solto, mas depois de um breve percurso ao voltar para casa o problema tinha voltado.

Como pode, depois de regulada, a sapata voltar a encostar no tambor?

Outra dúvida. Tivemos de trocar a válvula reguladora/estabilizadora de carga. Aquela pecinha que ajusta o quanto a traseira vai freiar de acordo com a carga na caçamba. Quando eu estava debaixo do carro vi que uma mangueira de freio não estava conectada nessa peça e a outra ponta dela (já perto do motor) também estava solta, ou seja, uma mangueira inteira estava inutilizada.
    Não me lembro ao certo se a peça antiga tinha mais entradas para mangueiras ou se já estava solta. Alguém sabe como funcionam essas ligações?

É possível que exista ar no sistema?

Amanhã vou levar o carro de volta no mecânico e gostaria de estar mais por dentro do assunto.

Como sempre, obrigado pela ajuda!

Banido
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Agradecimentos: 188
    Pelo que eu sei e posso dar uma olhada amanhã cedo, o cano de freio que vem do servo freio entra na parte da frente dessa válvula reguladora e das laterais dessa peça saem os canos, um de cada lado, indo para cada roda traseira. É um cano que passa pela válvula e se divide em dois.

Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    O mecânico me disse que ao regular o freio ele ficou levemente ativado e causou todo o problema. Culpa do funcionário....mas podia ter checado antes de entregar o carro né!
    Agora fiquei sem resposta para a situação que descrevi acima -> Aliviei a sapata pela regulagem e tudo estava ok, depois de um tempo (horas) voltou a esquentar novamente. O motivo disso continua um mistério...

Ainda estou, praticamente, sem freio de mão. De acordo com o rapaz isso é normal ao trocar tambor + sapata e leva algum tempo para as peças assentarem, veremos.

Sobre a mangueira que agora está "sobrando". Ainda não sei ao certo sua função, talvez redundância por segurança?

Obrigado a todos,
    um abraço.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Mais Uma Ranger Que Esquenta...mas Esquenta Mesmo?
      Por velocyraptor no fórum Ford
      Respostas: 197
      Última resposta: 13/03/2018, 20:39
    2. As molas precisam ser trocadas?
      Por carlos-godoy no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/05/2014, 11:55
    3. Quais peças já foram trocadas no seu TROLLER 3.2 ?
      Por Richardprado no fórum Troller
      Respostas: 6
      Última resposta: 23/04/2014, 09:51
    4. Par de tambores de freio do JPX
      Por Mauro Pires no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/12/2010, 00:09
    5. Bolas trocadas
      Por Dmark no fórum Jeep Willys
      Respostas: 26
      Última resposta: 06/11/2004, 23:54

Tags para este Tópico