x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Idade
    36
    Posts
    20
    Agradecimento: 1

    Question Roda livre travada na posição Lock - SR5 2001




    Olá amigos do fórum!

    Estou com a roda dianteira (lado motorista) travada na posição 'lock'. Já tentei usar uma chave para auxiliar na mudança para 'free', mas comecei a fazer força demais e preferi parar.
    Dando uma lida no forum, achei um post parecido em que o rapaz resolveu tirando a tampa e fazendo uma limpeza do sistema, mas não descreveu como foi feito.
    Gostaria de saber se alguém já fez isso e se é fácil. Preciso de alguma ferramenta em especial? Na hora de fechar tudo posso colocar aqueles adesivos líquidos de juntas?

    Qualquer informação que possa diminuir meu 'perrengue' será bem vinda!

    Um grande abraço!
    4X4 Brasil Razão: Correções

  • #2
    Usuário
    Entrada
    16/04/2018
    Local
    BH/MG
    Posts
    105
    Agradecimentos: 10
    Aqui no fórum tem um parceiro chamado Sandro Ventania que tem um canal no YouTube que ensina passo a passo como fazer. Procura aqui ou lá no YouTube que você vai ver que não tem segredo

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Idade
    36
    Posts
    20
    Agradecimento: 1
    Obrigado pela resposta leanog, mas antes mesmo de lê-la já estava com a mão na massa.
    Realmente é como você disse "não tem segredo".
    Tirei a tampa com chave 10mm e me surpreendi com a simplicidade das peças, não demorei muito para entender como as coisas funcionavam. Creio que quando tentei girar a peça na força amassei uma chapa de metal que segura as duas molas na posição. Com delicadeza desamassei elas e coloquei no lugar, além de limpar a graxa antiga e colocar uma nova.

    Sucesso!...só que não!

    Deixei as duas na posição 'free' e entrei na estrada. Para minha surpresa a pickup parecia uma bicicleta de criança com palito de sorvete batendo no aro "Trarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr".
    Quando encostei o carro o seletor estava no meio do caminho entre 'lock' e 'free', muito estranho.

    Resolvi fazer alguns testes:
    Coloquei ambas em 'lock' engatei o 4x4 e fui pra frente e para trás na garagem. parecia ok.
    Coloquei ambas em 'free' e fiz a mesma coisa (com o 4x4 ligado)
    Quando fui passar de 4x4 para 4x2, o cambio não ia. Estava emperrado entre 4H e 4L, mas não ia para 2H
    Insisti um pouco e, com o carro em baixo movimento, consegui passar para o 2H.
    Testei tudo novamente e dessa vez não emperrou.... vai saber!

    Ainda não pude testar novamente na estrada, mas assim que o fizer posto o resultado.

    Obrigado

  • #4
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,383
    Agradecimentos: 144
    Ricardo, meu conselho é girar as rodas de free p look, ir para frente ou para trás, de boa, até os dentes das RL se encaixarem, pois ali é oito ou oitenta, pois os dentes não tem qualquer tipo de sincronizado. Depois então acionar a alavanca para 4x4 ou 4x4l e pode acelerar a vontade. A dica é sempre ligar as RL antes dos obstáculos, nunca já depois de atolado. P desengatar, na bandeirante de trilha eu desligo as RL, ando um pouco até elas desacoplarem e só depois desligo a alavanca, com um leve empurrão.
    Tem que ter em mente que poucos veículos tem diferencial central, então, qualquer diferença de rotação entre os eixos(pequenas curvas), "trava" todo o sistema de 4x4, ficando muito duro p desengatar a alavanca. Desligue as RL, ande uns 20 metros em linha reta e verás que alavanca quase vai sozinha p posição 4x2.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/06/2018
    Local
    Atibaia/SP
    Idade
    36
    Posts
    20
    Agradecimento: 1
    Obrigado pela resposta Sérgio!
    Acabei demorando para escrever aqui, veio o feriado e tals..
    Não lembro ao certo o que fiz, mas foi algo similar a sua recomendação (que usarei de agora em diante) e tudo deu certo.

    Obrigado a todos 👍

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Roda livre sw4 ano 2001
      Por André Monteiro Costa no fórum Toyota
      Respostas: 3
      Última resposta: 29/01/2013, 12:07
    2. Ranger 2001 X roda livre
      Por davidss6 no fórum Ford
      Respostas: 7
      Última resposta: 26/04/2011, 06:54
    3. Cubo Ranger ano 2001 a 2005, sem roda livre
      Por amithai no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 20/08/2009, 21:43
    4. Roda livre travada
      Por gustavo pires no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 31/10/2006, 20:07

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade