x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 2 de 2
  • #1
    Usuário
    Entrada
    04/04/2015
    Local
    Recife/PE
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Superaquecimento - Hilux SR5 CD 2.8d 4x4 (Relato de experiência)




    Relato de experiência!

    Viatura: Hilux SR5 CD 2.8d 4x4 1999 - Sem válvula termostática e com ventoinha colada.
    Problema: Superaquecimento em baixa (contando) ou na estrada acima de 3rpm.
    Solução: Fechamento de 2x mangotes de refluxo (retorno) da válvula termostática (ausente).
    Custo com material: R$10,00


    Prezados

    Minha viatura estava fervendo em baixa (parada) ou quando pegava a estrada viajando na média de 3rpm, antes de iniciar qualquer operação para solucionar o problema passei duas semanas analisando o defeito, monitorando a temperatura e completando o nível da água.

    Na primeira etapa verifiquei a tampa do radiador, que apesar de usada estava em pleno funcionamento, sem vazamento e permitindo o fluxo do sistema para o reservatório.

    O disparo da ventoinha não tinha necessidade de verificação pois o antigo proprietário já tinha providenciado a fixação.

    Na sequência fui verificar o funcionamento da válvula termostática, foi quando constatei sua ausência. Tentando fechar um diagnostico preciso fui consultar o mecânico de uma loja especializada em Toyota que me falou o seguinte: Se o carro ta aquecendo sem termo e a tampa ta funcionando, a bronca ta no radiador, tem que trocar ou manda varetar. Mas quando perguntei sobre os mangotes de refluxo do sistema ligados na chaleira (não sei o nome correto) da válvula termostática ele não soube responder.

    -20151009_131820.jpg

    A válvula termostática fica localizada na saída (água quente) do motor e entrada do radiador, num compartimento externo como uma pequena chaleira para controle do fluxo de água quente e regulagem da temperatura.

    "A válvula termostática é um regulador de fluxo acionado por temperatura ou eletronicamente, ou seja, quando o liquido quente atinge a temperatura X, a válvula libera o fluxo do liquido que passa a realizar uma troca térmica com o motor, evitando assim o seu super aquecimento. "

    Este compartimento da válvula possui duas entradas/saídas interligando o fluxo quente com fluxo frio antes da entrada do motor, na minha tímida análise percebi que a entrada do motor possui PSI (-) negativo e a saída PSI (+) positivo, desta forma o fluxo da água vai ocorrer descontrolado pelo atalho e sem necessariamente passar pelo radiador e o motor vai terminar por receber água quente onde deveria receber água resfriada sem o menor controle da mistura.

    Considerando que minha viatura estava superaquecendo mesmo com a tampa do radiador funcionando, ventoinha colada e sem a válvula termostática decidir seguir meus extintos e fechei as duas entradas/saídas de refluxo do compartimento da válvula termostática antes de qualquer procedimento no radiador. Resultado: a viatura passou a trabalhar quente (normal) sem superaquecimento em noite de chuva ou dia de sol, mas ainda não testei nas condições climáticas de trabalho.

    A modificação foi bem simples, talvez um pouco bruta d+… tirei os 2x mangotes fui numa casa de ferragem e compre parafusos curtos entrando apertado na medida dos mangotes, passei cola de junta para motores a diesel, coloquei presilha e troquei a junta da tampa do compartimento da válvula. Se decidi posteriormente realizar a manutenção do radiador e a temperatura trabalhar baixa d+… basta comprar novos mangotes e uma termostática e montar que o sistema volta a operar como original.

    -20151010_111005.jpg

    Após modificações o manômetro da temperatura trabalha bem estável.

    -20151010_105500.jpg

    Minha atual dúvida, mesmo a viatura voltando ao funcionamento normal devo varetar o radiador?


    #Dados adicionais…

    Se minha viatura estivesse com a válvula não teria retirado, mas como estava sem decidir realizar o experimento que até o momento deu certo.

    Não sou mecânico e minha viatura trabalha em situações climáticas do tropical semi-árido com temperaturas médias entre 25 ºC e 30 °C e pico de 42 ºC em pontos mais quentes…. Nessas condições carrega ou puxa muito peso, muitas vezes subindo considerável distância na reduzida.

    Espero ter contribuído …
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20151010_105500.jpg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/04/2015
    Local
    Recife/PE
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Não consigo editar, gostaria de corrigir alguns erros de digitação

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Superaquecimento na sportage diesel
      Por CARLOS FUENTES no fórum Kia Sportage
      Respostas: 2
      Última resposta: 24/11/2010, 21:19
    2. superaquecimento Ranger V6 GNV
      Por menmarch no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 24/02/2010, 16:57
    3. Xud-a9 c/ porblemas superaquecimento!
      Por stenyo no fórum JPX
      Respostas: 2
      Última resposta: 15/10/2008, 20:04
    4. Superaquecimento
      Por Walter Burger no fórum Suzuki
      Respostas: 15
      Última resposta: 03/09/2005, 04:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade