x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    59
    Posts
    340
    Agradecimentos: 0

    Talking Aquecimento SW4 98: Resolvido.




    Olá pessoal,

    Escrevo para contar o que me aconteceu e que teve um final feliz, graças aos amigos deste forum, em particular ao Dr. Guilherme com a sua persistência sobre colocar um termômetro auxiliar no motor 1KZT.
    Ressalto que controlo o nível dos fluidos a cada semana, diretamente no radiador.
    Instalei um termômetro simples digital (sem alarme) na saída do fluido de arrefecimento, parafusado no duto que leva á mangueira superior do radiador. Comprei da China para R$10. Nunca chegou a temperaturas superiores a 84ºC.
    Na semana passada o motor começou fazer um barulho levemente diferente e fiquei de olho.
    Uso o carro diariamente na cidade e voltando do trabalho vi a temperatura do termômetro digital chegar a 95ºC.
    Pensei que tivesse uma leitura errada, mas mesmo assim parei no primeiro posto e descobri o radiador vazio. Adicionei uns oito litros de água, a temperatura voltou ao normal e fui pra casa.
    No dia seguinte vi que o nível do reservatório auxiliar descia sensivelmente. Chamei o guincho e levei no meu mecânico com coração na mão temendo ter queimado a junta ou trincado o cabeçote.
    Diagnostico: válvula termostática bloqueada. A bomba continuava na pressão e o circuito estorou vazando no ponto mais fraco: a chaleira do radiador. O vazamento era invisível por que o liquido secava imediatamente devido a ação do calor e da ventoinha. Mas o indicio importante foi que a mangueira superior, nestas condições, superaquece e a inferior fica praticamente fria.
    Solução: válvula e mangueiras novas, radiador com chaleira nova (internamente estava como novo) e liquido de arrefecimento com aditivo 50-50 trocado. Tudo deu R$900.
    Paguei feliz da vida e o carro voltou ao normal em todas as condições.
    Nota: em tudo isso, o termômetro Toyota original do painel não mexeu em nada.
    Obrigado a todos!
    Fabrizio
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • #2
    Usuário
    Entrada
    17/08/2009
    Local
    Rio/RJ
    Idade
    50
    Posts
    3,833
    Agradecimentos: 2
    Excelente relato Fabrizio! Graças a Deus o susto, foi apenas um alerta, não podemos confiar no marcador de temperatura original da VTR, já pensou no prejuízo, enfim, o seu relato servirá de fonte de consulta pra muitos toyoteiros, forte abraço.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    FABRIZIO

    Fico feliz em saber que a minha INSISTÊNCIA em fazer com que todos coloquem o TERMÔMETRO EXTRA salvou mais um .

    Estou feliz por vc .

    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Eu coloquei a muito tempo e me sinto muito mais seguro com ele!
    Dá pra ver em tempo real as mudanças de temperatura, de acordo com clima e modo de condução.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Show de relato Fabrizio, salve o termometro, final feliz, por isso tambem prego que a válvula termostática , deve ser trocada a cada 50.000km , o manual da Toyota não fala nada sobre a troca dela, mas meu mecanico sempre insistiu nisso.
    Abs.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #6
    Usuário Avatar de fgibin
    Entrada
    03/05/2010
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    59
    Posts
    340
    Agradecimentos: 0
    Este é o report mais completo que encontrei até hoje sobre o aquecimento do motor 1KZT. Vale a pena ler, pra quem tem um Inglês bom. Em resumo, diz que, pra quem mora em lugares quentes, vale a pena colocar um radiador maior e trocar a válvula termostática com uma original Toyota com abertura a 71 ou 76 C, no lugar da 82C original.

    http://www.landcruiserclub.net/forum...ighlight=1kZTE
    Mostarda - JIMNY 2018 - Downsizing is for a better life!
    Ex - Nerone - SW4 98 TD JAPA Updated - Snorkel - Michelin 31x10,5x15 and so on...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. SW4 sem embreagem: RESOLVIDO.
      Por Gustavo_Barreto no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/06/2014, 23:19
    2. Motor com problema -> resolvido
      Por aavr1010 no fórum Suzuki
      Respostas: 15
      Última resposta: 26/12/2011, 00:02
    3. Shimme no jimny, resolvido !
      Por ricardo sabóia no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 28/03/2008, 13:17
    4. ACENDEDOR....PIFOU......RESOLVIDO
      Por thomazsarkis no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 13/05/2005, 01:12

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade