Postado originalmente por
laramie
Acredito que seja normal, no manual do proprietario eles explicam que quando a velocidade é menor que 140km/h(nao tenho certeza) e é colocado no modo sequencial, a marcha inicial fica em S4, com uma velocidade maior parece que começa no S5.
O cambio so troca de marcha na rotaçao que o motor exigir, mesmo em modo sequencial, ele na verdade é mais para uma limitaçao de marchas e nao um modo esportivo.
Por exemplo: no modo normal, a 3a marcha troca em 3.000rpm para a 4a, no modo sequencial, vc pode trocar antes dessa rotaçao, ele vai aparecer no painel mas nao vai trocar, ele vai trocar nessa mesma rotaçao(3.000rpm). Mas se voce estiver em algum obstaculo ou precisar exigir mais do motor, vc podera manter S3 e ele vai ate o vermelho porem nao vai trocar de marcha.
O cambio da ram 2500 é mesmo sistema desse, com certeza nao é para um modo esportivo e sim para uma limitaçao de marcha. Eu por exemplo quando estou andando em estrada com muito barro, mantenho S3 ou S4 e vou mantendo a rotaçao um pouco alta a ponto do turbo estar cheio para caso eu sair da estrada tenho potencia pra voltar, ela nao troca de marcha nunca, ah nao ser que eu queira.
Tambem para reduzir a velocidade, pode testar, se voce esta a 120 em S4, voce nao consegue reduzir para S3, ele vai soar uns apitos informando que a velocidade é muito alta para reduzir a velocidade para tal marcha, quando chegar na faixa dos 100km/h ja consegue reduzir para S3.
Outro exemplo, caso voce esteja descendo ou subindo uma serra onde há dificuldade de ultrapassar pelas curvas, voce mantem uma marcha tipo S4 que é uma marcha de retomada e mantem a rotacao sempre alta a ponto de dar um espaço para ultrapassar.