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    Hilux SW4 - Motor Fundido




    Caros Amigos,

    Sou novo por aqui e gostaria de obter informações sobre o seguinte:

    Há um ano e meio comprei uma Hilux SW4 ano 1996 modelo 1997, à epoca com 144.000. Atualmente ela está com 162.000. O antigo proprietário fez todas as revisões periódicas na autirizada ou seja, o carro é de excelente procedência (até por isso o adquirí). Também continuei com as manutenções preventivas conforme reza o manual do proprietário. Inexplicavelmente, a pouco mais de um mês, notei que o carro começou a baixar o nível do óleo lubrificante, apesar de não haver nenhum vazamento. Levei-o à concessionária e a um mecânico conhecido (ex funcionário da autorizada) e diagnosticaram que o motor está fundido. O que os leva a crêr que seja isso é o fato da existencia de grande refluxo de gases, observado pela retirada pela tampa do motor com este em funcionamento, (a tampa é a que serve para alimentação do óleo lubrificante) e também pelo mangote que sai do cabeçote do motor para o turbo. Num jargão dos mecas da região é o que eles chamam de "fumando para cima". O mais incrível é que o motor nao apresenta nenhum outro sintoma de que esteja "batido", ou seja, não notei perda de potência, tampouco excesso de fumaça e vestígio de óleo no escapamento. Daí a minha dúvida já que um dos pontes fortes desse veículo é exatamente a durabilidade do seu motor.
    Diante do seu histórico de manutenção, utilização quase que exclusivamente na cidade e da baixa kilometragem ainda nao estou totalmente convecido do diagnótico que me foi apresentado.
    Algém já viu algo parecido? Qual o diagnóstico e solução?

    P.S. Já fiz contatao com o SAC da Toyota mas não obtive nenhuma informação, apenas me orientaram a procurar a autorizada daqui e isso eu já havia feito.

    De já agradeço que puder me repassar alguma orientação.

    Aidil

  2. #2
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    Aidir,

    Primeira coisa...Quanto de óleo está baixando por 1000km?

    Espero que não seja mais um 1KZ-TE com problemas...

    Abraço,
    Jimny 4All

  3. #3
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    Não quero ser chato, mas nem sempre os carimbos de concessionária do manual significam manutenção em dia!!!Por aqui já ouvi muito falar que a maioria dos funcionários de concessionária, com qualquer R$ 50,00 providencia essas carimbadas!!!!!!!

  4. #4
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    Petrucci,

    Até acredito. Mas, ao menos, com os carimbos você pode recorrer numa situação destas...Afinal de contas este motor ainda está uma criança.

    É verdade também que os carimbos, se verdadeiros, até garantem que tudo foi feito direitinho, mas não garantem a forma de condução da viatura que, para o caso de motores a Diesel, é crucial para a sua vida útil.

    Abraço
    Jimny 4All

  5. #5
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    Portela,

    Estou fazendo esta medição agora, daqui a alguns dias terei uma idéia. O motor é este mesmo que você indicou, porque? Já ouvistes outros casos semelhantes? Quanto ao uso anterior do veículo, eu conheço o seu antigo dono e sei como o carro foi bem tratado esse tempo todo, daí a minha surpresa pois se o carro tivesse sido usado de forma inadequada ou mesmo severa, aí estaria tudo bem. O problema é que não foi, daí não ter uma causa aparente para o problema.

    Aidil

  6. #6
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    Aidil,

    Infelizmente, este motor já está ficando conhecido por problemas no cabeçote...Tem alguns casos aqui no forum e muitos na internet.
    Dá uma pesquisada por cabeçote ou 1KZ-T por aqui que você vai ver.

    Quanto ao uso, sugeri, pois as vezes a gente sem querer usa a viatura severamente sem saber...Mesmo que a manutenção esteja rigorosamente em dia o tipo de uso acaba por condenar e isto pode se dar em coisas simples, tipo dirigir em rotações elevadas ou por períodos curtos, por exemplo...

    Contudo, não faça nada precipitadamente. Já que não notou nada de perda de performance, óleo em escapamento, barulho e outras M...a mais, a primeira coisa que você tem que fazer é quantificar quanto de óleo está sendo consumido a cada 1000km.

    Uma certa fumaça existe, claro. O que não pode é fumaçar em demasia na área da tampa das válvulas.

    Este motor tem válvula PCV (ventilação na tampa de válvulas) e EGR (recirculação e gases)????
    Veja se estão OK, aplicando vácuo nas mesmas e vendo se a rotação do motor cai ou mesmo apaga...

    Você viu a tal fumaça? É muita? É pouca? É que cor? Sai exatamente de onde?

    A junta do cabeçote está OK?

    Ela tem intercooler? Não lembro e tô com preguiça de pesquisar. Se positivo, ele está limpo?

    Tem um monte de pergutnas e observações a serem feitas antes de pensar em mexer numa máquina destas...

    Abraço,
    Jimny 4All

  7. #7
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    Aidil,

    Vai no caminho do Portela. O tópico do qual ele fala é http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...986&highlight= .
    Aproveite e peça pro seu meca medir a compressão dos cilindros, também. E vai contando prá gente o desenrolar da história.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 250S - ViraLatas
    Ex-Toyota SW4 2.8 diesel - Toya (vendida com dor no coração)

  8. #8
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    Alguém sabe informar o desfecho do caso relatado pelo Maka?

  9. #9
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    Alguém sabe informar o desfecho do caso relatado pelo Maka?
    Pois é...Acabei de reler o tópico e não encontrei o desfecho...

    Abraço,
    Jimny 4All

  10. #10
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    Aidil,

    Estava na estrada a pouco e vim pensando numa coisa bem besta que pode provocar um aparente consumo de óleo e uma certa fumaça...É o aumento da pressão no carter devido a este estar no nível máximo de óleo. Isto é bastante comum nos Defender...

    Sei lá. É só mais uma para ficar de olho...

    Abraço
    Jimny 4All

  11. #11
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    Portela,

    Amanhão eu vou pegar a estrada em uma pequena viagem (+- 350 KM). Vai ser uma boa oportunidade para observar os itens por voce recomendados.

    Abraço e obrigado pela força.

    Aidil

  12. #12
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    Aidil,

    Primeira coisa antes de ligar o carro para viajar. Veja onde está o nível de óleo na vareta;
    Depois quando você chegar aonde vai, ainda com o carro quente e ligado retire a tampa de abastecimento de óleo lubrificante, veja a quantidade de fumaça na tampa das válvulas e tente identificar se ela sai sai pelas válvulas ou é lateral;
    Tente quantificar a fumaça. O certo é não ter uma grande "baforada". Pode até ter fumaça mas não pode ficar soprando em quantidade saindo de baixo, vindo da câmara de compressão.

    Caso o nível do óleo não esteja lá em cima (MAX da vareta a frio) e ainda assim você perceber fumaça em uma certa quantidade saindo de baixo...Pode ser, veja bem, pode ser que alguns anéis estejam dando sinal de fim de vida. Parta para a dica do Luca...Vá uma oficna e peça para medir a compressão dos cilindros, que não deve diferir muito de um para outro, ou seja,o que mais interessa nãó é o valor da compressão em si, mas a relação entre os valores de cada cilindro.

    Se o nível do óleo estiver no nível MAX da vareta (a frio), experimenta dar uma baixada entre 300 e 500ml (para ficar entre MEIO e MAX) e faz todas as observações novamente.

    Este é o básico para saber se a bicha tá realmente "fumando para cima".

    Como ela tem histórico. Você me parece cuidadoso, criterioso e não notou fumaça, nem perda de rendimento e tão pouco um certo barulho de "soprar ventilador de frente" saindo do motor...Na pior das hipóteses, olha lá, pior das hipóteses, sem ver o carro, a minha opinião é que é algum anel. Nada demais.

    Grande abraço, boa viagem e boa sorte
    Jimny 4All

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