x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    62
    Posts
    404
    Agradecimentos: 0

    Trinca no chassis, como achar!




    Pessoal,
    Quero dividir com vocês meu projeto. Não sei ainda se vai dar certo ou qual o resultado final, só sei que vou tentar.
    É o seguinte:
    Vou pegar a minha Band e fazer uma verificação de trincas no seu chassis, sem desmontar nada. É que estou fazendo uma obra e tenho disponível uma equipe de inspetores que realizam ensaios de líquido penetrante em estruturas metálicas. Para quem não conhece este ensaio: No passado, os EUA desenvolveu um ensaio não destrutivo para verificar os eixos dos trens. Esta necessidade veio em função do elevado número de quebras dos eixos e por conseqüência, acidentes com vítimas fatais. Daí surgiram os ensaios não destrutivos, que ora pretendo fazer na minha viatura recentemente adquirida.
    Já troquei idéia com os inspetores e eles acham também que vai valer a pena.
    Passo a passo do ensaio:
    1º) Levar o carro num lavajato e lavar o chassis;
    2º) Após secagem, aplicar líquido penetrante, removível com água em todo o chassis. Depois de 20 minutos, lavar o chassis novamente, com mangueira, retirando o excesso do produto;
    3º) Novamente após 20 minutos, aplicar o revelador, também removível com água. hahahahahaha, o chassis vai ficar todo roxo. Depois do ensaio é só lavar que sai tudo.
    4º) Fazer a inspeção visual;
    Com certeza irão aparecer muitas trincas e poros. A experiência dos inspetores será primordial para a interpretação dos resultados.
    Bem, primeiramente tenho que levar minha Band para tirar um vazamento de óleo. Acredito que na semana resolvo isto. A minha previsão para este ensaio será no início de março.

    Já li aqui neste fórum alguma coisa sobre este ensaio, mas acredito que da maneira que estou fazendo será algo inédito.

    Se alguém já fez este tipo de ensaio ou mesmo quiser trocar experiência, estou à disposição;

    Até mais!

    Ah! Quando fizer o ensaio vou fazer um vídeo e colocá-lo aqui.
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

  • #2
    Usuário Avatar de elvis
    Entrada
    21/11/2006
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    49
    Posts
    474
    Agradecimentos: 2
    Conheço esse método, sou formado em manutenção de aeronaves onde esse método é muito utilizado, assim como o ensaio de partículas magnéticas.
    Algumas retíficas também usam esse método para cabeçotes e peças
    Na minha opinião acho que vai ser meio difícil sem desmontar pois nas partes de cima do chassis entre ele e a lata você não tem acesso e não tenho certeza mas acho que a peça pintada também não rola.
    acho que o melhor método é jateamento , verificação visual e pintura, mas se você tem tudo na mão não custa tentar!
    BAND 69

  • #3
    Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    62
    Posts
    404
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por elvis Ver Post
    Conheço esse método, sou formado em manutenção de aeronaves onde esse método é muito utilizado, assim como o ensaio de partículas magnéticas.
    Algumas retíficas também usam esse método para cabeçotes e peças
    Na minha opinião acho que vai ser meio difícil sem desmontar pois nas partes de cima do chassis entre ele e a lata você não tem acesso e não tenho certeza mas acho que a peça pintada também não rola.
    acho que o melhor método é jateamento , verificação visual e pintura, mas se você tem tudo na mão não custa tentar!
    Olá Elvis,

    Valeu pelos comentários.
    Também tenho o curso de inspetor pela ABEND, porem não trabalho com isso. Conheço todos os procedimentos para um bom ensaio e que a minha tentativa está fora das normas, portanto pode dar em nada. No entanto, a equipe acha que poderá dar certo, e olha que são pessoas com muita experiência, trabalham só com isto para a PETROBRAS. Como falei acima, vai ser importante saber entender o resultado, achar que vão aparecer somente as trincas e poros é pura ilusão.
    Como você falou, vai ficar comprometida a parte superior do chassis, mas vou conseguir varrer os outros 3 lados.
    Imagino que o resultado irá orientar-me na decisão, caso apareçam muitas trincas. Tipo: é o momento para reformar o chassis? Ou só fazer as correções localizadas.
    Nós sabemos quanto custa esta reforma, mas sabemos qual o momento certo? Será que não estou correndo riscos? Esse é o objetivo do ensaio, é ter uma "ferramenta" que me possibilite: "faça você mesmo".

    Ah! Vou ver quanto custa o revelador e o LP, pelo que me falaram não é caro.

    Valeu mais uma vez!
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

  • #4
    Usuário Avatar de fguerreiro
    Entrada
    13/08/2010
    Local
    Marília/SP
    Posts
    395
    Agradecimentos: 0
    Tópico bem legal, vou acompanhar de perto!

  • #5
    Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    62
    Posts
    404
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Custo dos materiais:
    Líquido Penetrante: R$ 18,00
    Revelador: R$ 18,00
    Total: R$ 36,00
    Segue vídeo com uma demonstração do ensaio em estrutura metálica.
    A minha idéia é fazer o ensaio no chassis sem desmontar nada e corrigir possíveis trincas.
    Em março ( +- dia 15) faço o teste na minha viatura e posto o vídeo.

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=E4R0lj4UDnk[/ame]

    Obs: As pequenas fissuras ( tipo estrias ) reveladas no final do ensaio foram causadas pela esmerilhadeira, portanto não são trincas. O ensaio só foi feito na solda.

    Abs
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

  • #6
    Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Posts
    663
    Agradecimento: 1
    João, alguma novidade no teste????

    Conte como foi ou se não foi, que tipo de problema impediu a realização do mesmo?

    Abs...
    Rafael (bata)
    BAND 94 "Estorvão"
    EX-TR4 2010

  • #7
    Usuário Avatar de Acurvelo
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Macaé/RJ
    Posts
    125
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Acho que voces terao o resultado errado, pois o Liquido Penetrante ira ficar sobre a tinta e nao no aco. Eu trabalho com manutencao de plataformas de Petroleo e vejo sempre que para executar este teste se faz necessario lixar ou escovar a superficie para que o aco a ser inspecionado fique exposto. Portanto ou voce ira lixar alguns pedacos de seu chassis e fazer o teste por amostragem ou entao faca como eu: 01 vez por mes lavo todo o carro nao aplico oleo e corrijo o chassis com uma boa lampada passando a ponta dos dedos e verifico qualquer imperfeicao encontrada.

    Sds,

    Andre
    Andre Curvelo
    Band-Jeep 59 / OM-364-LA / 33" / 5-Speed

  • #8
    Usuário Avatar de João Eduardo
    Entrada
    01/01/2010
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    62
    Posts
    404
    Agradecimentos: 0
    Dê-me mais um tempo. É que a "Band Bandida" está no mecânico. Estou "brigando" com o vazamento de óleo na reduzida e tá f@d@.
    Agora acho que vai resolver. O "novo" mecânico vai instalar suspiros tanto na caixa quanto na reduzida.
    Bem, esperem mais um pouco que vou realizar o ensaio. Terça feira, dia 31/05 pego a Band. quem sabe ainda nesta semana faço o ensaio.

    Abç pessoal!
    Bandida: Fibra/14b/5m/Turbo/Ar/DH/flutuante/freio disco/rel. 12x35/Ar Comprimido.
    Transpantaneira, Serra Canastra e Jalapão: Missão cumprida.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade