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  1. #1
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    30/06/2009
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    Smile direção hidráulica tira folga do volante?




    Tenho duas duvidas, e gostaria de ouvir a opinião de quem TEM e de quem SABE do assunto.

    Tenho uma Bandeirante 84, curta, com motor OM 314, a direção dela é mecânica.

    Ando com ela tranquilamente na cidade, na estrada, fazendo trilhas, a única coisa que me incomoda e a bendita FOLGA da direção, que às vezes vira FÉRIAS Né!!!

    A primeira duvida é: Se colocando uma direção hidráulica, essa folga some? Ou vai continuar?

    A segunda dúvida é: Qual seria uma direção hidráulica boa pra colocar nela? Uns falam que a do opala, outros Landau, outros Silverado, outros detesta direção hidráulica.
    Tantas opiniões, que ficamos sem saber qual é boa mesmo ou não para colocar. Quando eu falo boa, e com relação aquela direção que não vai te dar muito trabalho na adaptação e não vai dar dor de cabeça na manutenção.

    Valeu!!

    []´s
    Marcos Zanette

  2. #2
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Marcos, na minha 92 coloquei direçao hid. original, ficou ótima mas persistia uma certa folga entao troquei o braço que vai lá na frente do chassis p/ um c/ rolamentos ao inves do original que na minha tinha uma bucha em forma de coone c/ uma mola.
    Nao tenho do que reclamar, prefiro sempre original mesmo sendo bem mais caro porque direçao e freio nao se brinca.
    Se ajudei, ótimo
    abraço

  3. #3
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    MARCOS.ZANETTE

    Direção hidráulica não tira folga , vc tem que primeiro corrigir o que esta de errado , PIVÔS , BUCHAS , MUNHÃO , MOLAS , JUMELOS , para então colocar a direção hidráulica , como SEGIOPORTO falou , sou da opinião dele tb , a original é a melhor , mas se não tiver condições$$$$$$$$$$$$$$$$$ , pode colocar a de opala que resolve tb , NÃO SOU AVESO A ADAPTAÇÕES NÃO , tenho um ENGESA com :
    Freio a disco nas 4 rodas da BAND
    Hidrovácuo da BAND
    Embreagem hidráulica da BAND
    Caixa de transferencia ( T-CASE ) da BAND
    Cubo de rodas na traaseira e respectivas mangas de eixo da BAND

    Tudo MUITÍSSIMO BEM ADAPTADO e é só ALEGRIA sem nenhum problema por ter sido adaptado .

    AGORA , BAND sem direção hidráulica É GOSTAR DE SOFRER COM VONTADE .

    Coloca logo uma que vc tem condições de colocar e pronto .

    ABRAÇÃO

  4. #4
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    20/10/2007
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    Se tiver dinheiro para colocar uma original coloque.

    Pelo contrario, pode adaptar uma de opala q vai tão bom quanto a original.

    Se quizer uma caixa (setor) de direção hidraulica do opala , eu tenho um para fazer negocio...


    Valeu
    Primeira viagem com a band, dia 28 de abril de 2010.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=42857
    AC instalado na band por R$860!

  5. #5
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    Marcos

    A DH tira sim a folga no volante, porque a caixa de direção do Bandeirante vem com uma folga genética, de fábrica. Um amigo costumava dizer que o Bandeirante é como um navio que você tem que começar a "girar a roda do leme muito antes da curva". A DH acaba com isso. Durante muitos anos resisti a instalação de uma DH porque achava que jipe tinha que ter volante grande, folga, e direção pesada. Depois de um tempo aprendi que a DH para o Bandeirante é uma melhoria e não uma frescura. O carro fica mais seguro, mais na mão. Concordo com o onduty que a DHZF original é a coisa certa; não se arrisque com adaptações. Pense que uma DH original valoriza o seu Toyota, portanto é um investimento.

  6. #6
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    Concordo em grau, genêro e numero com os companheiros acima, e fiz como eles te falaram, DH toda original . Ainda tem uma folga que já verifiquei ser do braço que fica na frente, mesmo depois de ter mudado o reparo. Mais adiante colocarei um com rolamentos pra eliminar de vez o problema.
    Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco e o homem tem pouco conhecimento.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37857

  7. #7
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    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Marcos

    A DH tira sim a folga no volante, porque a caixa de direção do Bandeirante vem com uma folga genética, de fábrica. Um amigo costumava dizer que o Bandeirante é como um navio que você tem que começar a "girar a roda do leme muito antes da curva". A DH acaba com isso. Durante muitos anos resisti a instalação de uma DH porque achava que jipe tinha que ter volante grande, folga, e direção pesada. Depois de um tempo aprendi que a DH para o Bandeirante é uma melhoria e não uma frescura. O carro fica mais seguro, mais na mão. Concordo com o onduty que a DHZF original é a coisa certa; não se arrisque com adaptações. Pense que uma DH original valoriza o seu Toyota, portanto é um investimento.
    Hehe, Francisco vc deve ser uma pessoa dificil de lidar!

    Vou falar diferente, sou a favor de uma adaptação bem feita! Vai com que seu bolso permitir!

    O que dá folga na band não é só a caixa e sim um número de terminais(ponteiras) que ela possui. A folga nas caixas de direção são como uma proteção a quebra, mas a folga da mecânica é maior pq a chance de quebra dela tb é maior! Aquela mola que liga o pitman a primeira barra, tente elimina-la trocando por uma ponteira! A minha band só tem agora um pouco de folga, agora tá mixuruca!

    A caixa do opala é semelhante a da band, folga em ambas é pequenina, mas tem! Só que no opala vc não sente pelo número de terminais reduzidos em relação a caixa da band!

    Uma coisa boa pra quando se tem DH é usar pneus mais largos! Apesar que força mais os terminais!

    Gente to pensando em usar terminal de caminhão, quais vcs me sugerem? Acredito que a direção vai ficar mais firme!

    Sérgio tem como mostrar com fotos o q vc fez?

    []'s
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  8. #8
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    Grande Maxdelta, tudo bao?
    Na minha toy coloquei dh original, troquei aquele braço c/ suporte que vai lá frente pois mesmo c/ reparo novo é um a mer....,coloquei uma barra presa encima do diferencial diant. ao chassis pois meu guincho é pesado, quebra mato, farois auxiliares etc... a danada entrava numa curva e dava aquela jogada de um lado pro outro!ACABOU!!!Jumelo alto na frente faz isso, quebra suporte de mola no chassis pois é muito peso na frente, só me fala de qual carro voce colocou o braço na saida do setor p/ anular aquela mola e colocar ponteira?Com ponteiras de caminhao nunca vi!Quanto às fotos posto depois, fiz trilhs e toy tá um bocado suja.
    Abraço

  9. #9
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    Citação Postado originalmente por estyvybeykr Ver Post
    Concordo em grau, genêro e numero com os companheiros acima, e fiz como eles te falaram, DH toda original . Ainda tem uma folga que já verifiquei ser do braço que fica na frente, mesmo depois de ter mudado o reparo. Mais adiante colocarei um com rolamentos pra eliminar de vez o problema.
    Qual o custo desta instalacão da DH original?

    abs

  10. #10
    Usuário Avatar de maxdelta
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    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Grande Maxdelta, tudo bao?
    Na minha toy coloquei dh original, troquei aquele braço c/ suporte que vai lá frente pois mesmo c/ reparo novo é um a mer....,coloquei uma barra presa encima do diferencial diant. ao chassis pois meu guincho é pesado, quebra mato, farois auxiliares etc... a danada entrava numa curva e dava aquela jogada de um lado pro outro!ACABOU!!!Jumelo alto na frente faz isso, quebra suporte de mola no chassis pois é muito peso na frente,
    Continuei boiando! Mostra a foto, pode ser com lama!
    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    só me fala de qual carro voce colocou o braço na saida do setor p/ anular aquela mola e colocar ponteira?Com ponteiras de caminhao nunca vi!Quanto às fotos posto depois, fiz trilhs e toy tá um bocado suja.
    Abraço
    A ponteira que eu coloquei foi da própria band! Foi feita um furo no pitman pra entrar a ponteira! E ela atarrachou tranquilo na barra de direção!

    Já vi uma band exagerada! Ela possuia pneu 33" e o meca, dizia que os terminais aguentavam bem menos! Então colocou a barra e os terminais do mb1113! Consequencia, a direção ficou mais firme! E os terminais, duram... muito! A barra do 1113 é bem maior, então era cortada um pedaço e levava no torneiro pra fazer uma fresagem pra obter rosca! Cheguei a me interessar, mas a folga da band ainda é tolerável!

    Sérgio põe foto!
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  11. #11
    Usuário Avatar de estyvybeykr
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    DH

    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Qual o custo desta instalacão da DH original?

    abs

    Allan as peças fui adquirindo aos poucos e por partes, primeiro o setor , depois a bomba seguida pelos suportes e por fim os mangotes e reservatorio. Não saiu por mais de 2 mil reais, porem o tempo aguardando bons preços e que foram longos.
    Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco e o homem tem pouco conhecimento.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37857

  12. #12
    Usuário Avatar de Sergioporto
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    Maxdelta qual foto que voce quer? Dh é original toy, voce conhece, substitui aquele braço c/ suporte que vai na frente da travessa dianteira que original é bucha conica e é uma bela de uma mer..... mesmo c/ reparo novo, coloquei c/ rolamento, já vem pronto tira um e coloca o outro.Barra que coloquei encima do diferencial dianteiro ao chassis é o seguinte:Minha toy tem jumelo grande e direto e reto quebrava suporte de mola por causa do peso de guincho, quebra mato etc.....Ao entrar numa curva ia e voltava a frente de um lado p/ outro.Coloquei uma barra trazeira do Opala c/ buchas de borracha, fiz suporte encima do diferencial e outro no chassis colocando a barra devidamente cortada e soldada parecida com a do Troller, ficou beleza, nao dança mais.Pitman entendi agora valores atuais de direçao nao sei porque na época comrei de um amigo que capotou toy e deu PT, Turbo, dh e guincho elétrico daquelas que vinha nos Engesa. Guincho vendi porque tinha o Biselli, com venda dele paguei quase tudo foi barbada.
    Inté

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