Amigos, minha embreagem tá patinando, principalmente em quarta ou quinta marcha na estrada. Na configuração que eu uso, motor 14B com turbo e intercooler, pneus at 33" e bloqueio full lock ( portanto maior área de tração), o disco de embreagem pede pra sair de tempos em tempos. Tem como reforçar a embreagem ou usar uma outra mais forte, tipo o conjunto da D20 turbo?
Amigos, minha embreagem tá patinando, principalmente em quarta ou quinta marcha na estrada. Na configuração que eu uso, motor 14B com turbo e intercooler, pneus at 33" e bloqueio full lock ( portanto maior área de tração), o disco de embreagem pede pra sair de tempos em tempos. Tem como reforçar a embreagem ou usar uma outra mais forte, tipo o conjunto da D20 turbo?
Veterinario,
Na reforma da minha Band (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=47221) aproveitei para fazer uma revisão geral de troca de câmbio e diversos itens de mecânica incluindo a embreagem.
O disco estava muito novo, mas o mecânico que mecheu no meu carro, o Marquinho Moreno da Toyomar em Nova Friburgo, me alertou da regulagem das pinças do platô que deveria ser feito com ajustes seguindo especificações onde se deve utilizar o paquimetro para não haver erro.
Não sei se é o caso, mas foi a primeira vez que encontro um mecânico que regula as pinças do platô... Os outros que conheci retiravam o platô novo da caixa e instalavam no carro sem sequer verificar esta questão.
Mas saindo desta alternativa, em carros de passeio turbo já ouvi dizer que instalam discos de cerâmica para não ocorrer de patinar... Resta saber se existe um disco de cerâmica para a Band.
Vou procurar contato com esse pessoal. Mas vou ver com meu mecânico se tem jeito de adaptar um conjunto de uma caminhonete turbinada, como a D20 ou f1000...O platô original acho fraco, não sei se só a troca do disco resolverá. To trocando cada 40 mil km. Tive uma d20 turbo que trocava acada 100 mil e 2 hilux que vendi com mais de 200 mil km sem mexer na embreagem!
Vou procurar contato com esse pessoal. Mas vou ver com meu mecânico se tem jeito de adaptar um conjunto de uma caminhonete turbinada, como a D20 ou f1000...O platô original acho fraco, não sei se só a troca do disco resolverá. To trocando cada 40 mil km. Tive uma d20 turbo que trocava acada 100 mil e 2 hilux que vendi com mais de 200 mil km sem mexer na embreagem!
Olá colega,
Já tive carro turbo e sei como é chata a embreagem. Mas olha, posso te garantir que se você trocar apenas o disco, não adiantará nada!
A embreagem trabalha por atrito, ou seja, se você estiver trabalhando com a mesma área de contato, a solução mais eficiente para seu problema será a troca do platô por um que exerça mais pressão no conjunto de embreagem, assim você terá atrito o suficiente para vencer a força do motor.
Não esqueça de deixar o volante sempre bem plaino e novo! Caso contrário o problema continuará.
Encomendei um conjunto de embreagem da Displatô de Piracicaba. Platô com 20% a mais de pressão e disco de embreagem de cerâmica, com 6 pastilhas. Com o frete pela variglog, que estava o mesmo preço do rodoviário, chega aqui por 590 reais. Vamos ver como fica...
Mandaram o conjunto de embreagem, muito legal, porém modelo errado!!! Mandaram um menor, provavelmente da SW4, segundo meu mecânico. Resultado, manda de volta, espera mais um pouco... E a band tá no estaleiro, com a buchada de fora...
Hoje chegou a embreagem certa. O conjunto é bem bonito, com 6 pastilhas cerâmicas, montadas num disco azul, molas reforçadas, pressão de 800lbs no platô. Estamos montando, amanhã vai rodar...novas impressões logo logo. Acho que não patina mais. Aproveitei p revisar a cx de câmbio, trocando eixo piloto, retentores e rolamentos. Ficou novo.