x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de Barba Ruiva
    Entrada
    02/02/2004
    Local
    Indaiatuba/SP
    Idade
    46
    Posts
    443
    Agradecimentos: 0

    Question *CURIOSO* Hidrovacuo - BAND




    Povo!

    Preciso de uma sessão de descarrego!
    Começaram uma discussão sobre o compressor de ar do OM314 no forum dos Toyoteiros que "miou" sem algumas respostas.
    O pessoal queria aproveitar o ar gerado pelo pelo compressor para encher um cilindro de ar.
    A idéia era: o compressor possui uma entrada e uma saida de ar. A entrada é usada para fazer o vacuo para o sistema de freio que é hidrovacuo. A saida o pessoal estava discutindo para ver se era possível ligar nesse cilindro.
    Um povo disse que originalmente, essa saída é ligada no carter, evitando o
    desperdicio de óleo proveniente do cilindro ja gasto do compressor. (ja achei isso esquisito)
    OK.
    Na minha Band, essa saida de ar é conectada no tubo que vai do filtro de ar ao cabeçote do motor. (o pessoal disse que essa é a configuração para o freio a ar, ja que ele puxaria ar ja filtrado para o compressor que encheria o cilindro de ar para o freio a ar)
    OK novamente.
    Se o ar utilizado para o vacuo vem da "panela" do hidrovacuo, ou do burrinho mestre (não sei de onde vem...) for ar sujo (nunca ouvi falar de filtro no hidrovacuo), isso significa que o compressor trabalha com ar sujo! E, ainda pior que isso, que o cara que fez a instalação na minha Band (ja comprei assim), "by passou" ar sujo pelo filtro de ar! PQP! DIO SANTO!
    OK mais uma vez.
    Digamos que a mangueira (saida de ar) fosse conectada como dizem, ao carter, isso não significa que estariamos jogando ar sujo dentro do óleo da Band?! MADONA!
    Isso me leva a crer que EXISTE um filtro para esse ar.

    Ai fiquei na mão com as seguintes dúvidas:

    - De onde vem o ar necessário para a geração de vacuo?
    - Não temos que fazer a manutenção/troca desse filtro? Onde ele fica?
    - Onde exatamente a mangueira de saida do compressor é conectada? Em que lugar do carter?
    - O compressor faz o vacuo e gera ar com a mesma intensidade? Não existe nenhuma variante mecanica que faça ele trabalhar melhor de uma forma ou de outra? (posso usar a saida dele na configuração atual para encher esse cilindro de ar?

    É ISSO!

    Agradeço desde já,

    André Cestari

  • #2

    Vácuo...de informações..

    Cestari,
    Eu acompanhei a discussão no lista e acredito que ao contrário do que foi dito a algumas coisas que devem prevalecer.
    Primeiro a BAnd tinha um reservatório de vácuo, como a Sw4 tem.
    Acontece que a BAnd´ida era 14B então a boma de vácuo era interna, a SW a bomba de vácuo é integrada com o alternador e usa inclusive o óleo do carter para lubrificação, isso inclusive facilitou porque elas poderiam captar o váculo da admissão como é usado em tantos veículos, mas ai atrapalharia turbinar, uma vez que não existiria mais depressão na admissão.
    O que ocorre com a criação do vácuo no meu entendimento é que após um certo momento o pistão deixa de aumentar ele, uma vez que não consegue buscar mais nada do sistema já sugado.
    Então não precisa de entrada de ar, somente será sugada o ar que existir, chegará um momento que não haverá o que ser sugado, que o vácuo do reservatório será igual ao produzido pelo pistão.
    Quando se inverte o pistão a coisa muda, pois apesar do mesmo trabalhar constantemente, sempre que ele buscar ar para bombear para o reservatório de acúmulo de ar, ele será enchido novamente, fazendo com que ele possa aumentar a pressão continuamente.
    Apesar das dificuldades apontadas por alguns, o vácuo funciona como assistência do freio hidraúlico, que sai do burrinho mestre (não é o motorista) e vai para as pinças e burrinhos auxiliares.
    Uma mudança relativamente fácil é fazer a assistência a ar, igual ao mercedes 708, alterando as mangueiras do pistão e colocando um reservatório de ar comprimido, trocando ainda o servo auxiliar por uma valvula a ar do 708.
    Minhas observações são experimentais fruto de minha curiosidade, sem qualquer embasamento técnico, portanto se falei alguma besteira muito grande, me desculpe.
    Abraços,

  • #3
    agora fiquei curioso, tenho uma band com motor aspirado, não tem janela para o depressor teria que gastar muito pra colocar, será que posso colocar uma mangueira no filtro de ar para sugar e fazer o vacuo que precisa o hidrovacuo? ou é besteira minha??

  • #4

    Bomba de vácuo.

    André e Cheroso,
    Vou responder entre suas perguntas e ao final concluir.


    dúvidas:

    - De onde vem o ar necessário para a geração de vacuo?

    O ar não vem! Ela é retirado até surgir o vácuo, então o cilindro devido a existência de vácuo para de puxar, assim ele só vai puxar novamente quando o vácuo deixar de existir e houver algum ar para ser puxado.



    - Não temos que fazer a manutenção/troca desse filtro? Onde ele fica?

    Não haverá filtro porque o ar não será aspirado para gerar pressão, mas, sim, aspirado de um compartimento fechado para gerar vácuo.

    - Onde exatamente a mangueira de saida do compressor é conectada? Em que lugar do carter?

    O lugar não importa, pode ser no carter, na admissão ou antes do filtro, afinal essa mangueria irá expelir somente o ar que existir dentro do compartimento de vácuo, depois ela ficará quase sem expelir nada até surgir a necessidade de completar o vácuo.

    - O compressor faz o vacuo e gera ar com a mesma intensidade? Não existe nenhuma variante mecanica que faça ele trabalhar melhor de uma forma ou de outra? (posso usar a saida dele na configuração atual para encher esse cilindro de ar?

    Aqui mora a diferença, veja bem. o vácuo ele produz até um limite, quando esse limite chegou ele não vai mais produzir nada. enquanto a pressão do ar será constante, devendo por conseguinte ter uma válvula de limite de pressão, toda vez que esse limite chegar ela vai liberar a pressão e aguardar o novo aumento da pressão e novamente liberar e por ai vai de forma constante.

    portanto senhores, não há necessidade de entrada de ar, de filtro ou qualquer outra coisa porque o vácuo não irá criar um caminho para o ar, será simplesmente liberado o vácuo para a cuica do servofreio que diminuirá a necessidade de força no pedal de freio, sendo necessária uma pequena complementação do vácuo quando se utiliza o pedal do freio e assim sucessivamente.

    Outra o vácuo é diferente porque o cilindro não irá puxar nada, apenas quando houver o que puxar para se completar o reservatório de vácuo, enquanto quando for com ar comprimido na outra ponta, uma vez que a abertura proporcionará a entrada de ar atmosférico, esse sim, ao ser comprimido irá "ocupar" um espaço, aumentando indefinidamente a pressão até a válvula soltar a pressão.
    Abraços pressionados,

  • #5
    ok
    minha duvida persiste, posso ligar a mangueira do servo-freio direto no filtro , onde o motor aspira, com essa sugção o serv-freio ira funcionar, igual em alguns automoveis?

  • #6
    Usuário Avatar de gbalero_URU
    Entrada
    01/12/2004
    Local
    Montevideo Uruguay/
    Idade
    56
    Posts
    196
    Agradecimentos: 2
    hola,espero poder explicar tu duda, en los motores diesel no se puede utilizar el vacio que genera la admision. la diferencia con los motores nafta radica en que estos entre la toma de vacio y la boca del tuvo de admision tienen la farfala de regulacion de entrada de aire, que cuando el motor gira a pocas vueltas esta casi cerrada generando un aumento considerable de la depresion en la admision, facil si un motor a nafta lo aceleramos a fondo y pisamos el pedal de freno varias veces nos quedamos sin vacio en el servo, esto es lo que pasa en el diesel a cualquier rotación.
    un saludo cordial y espero haber despejado tu duda, ha ademas te paso un dato interesante existen unas bombas de vacio por diafragma con polea que se colocan en cualquier correa del motor , no necesitan circuito de oleo, y generan gran vacio, son utilizadas por motores diesel de peugeot, algun GM, etc y su costo aca en Uruguay es de unos 60 dolares.
    Desde Uruguay Gerardo

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/05/2017
    Local
    Rio Azul/PR
    Idade
    43
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Ok, será que posso utilizar, uma bomba auxiliar de vácuo, para funcionar um hidrovácuo em uma band 79, com motor om?

  • #8
    Usuário Avatar de jsuttili
    Entrada
    16/07/2012
    Local
    Passo Fundo/RS
    Idade
    41
    Posts
    402
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Barba Ruiva Ver Post
    Povo!

    Preciso de uma sessão de descarrego!
    Começaram uma discussão sobre o compressor de ar do OM314 no forum dos Toyoteiros que "miou" sem algumas respostas.
    O pessoal queria aproveitar o ar gerado pelo pelo compressor para encher um cilindro de ar.
    A idéia era: o compressor possui uma entrada e uma saida de ar. A entrada é usada para fazer o vacuo para o sistema de freio que é hidrovacuo. A saida o pessoal estava discutindo para ver se era possível ligar nesse cilindro.
    Um povo disse que originalmente, essa saída é ligada no carter, evitando o
    desperdicio de óleo proveniente do cilindro ja gasto do compressor. (ja achei isso esquisito)
    OK.
    Na minha Band, essa saida de ar é conectada no tubo que vai do filtro de ar ao cabeçote do motor. (o pessoal disse que essa é a configuração para o freio a ar, ja que ele puxaria ar ja filtrado para o compressor que encheria o cilindro de ar para o freio a ar)
    OK novamente.
    Se o ar utilizado para o vacuo vem da "panela" do hidrovacuo, ou do burrinho mestre (não sei de onde vem...) for ar sujo (nunca ouvi falar de filtro no hidrovacuo), isso significa que o compressor trabalha com ar sujo! E, ainda pior que isso, que o cara que fez a instalação na minha Band (ja comprei assim), "by passou" ar sujo pelo filtro de ar! PQP! DIO SANTO!
    OK mais uma vez.
    Digamos que a mangueira (saida de ar) fosse conectada como dizem, ao carter, isso não significa que estariamos jogando ar sujo dentro do óleo da Band?! MADONA!
    Isso me leva a crer que EXISTE um filtro para esse ar.

    Ai fiquei na mão com as seguintes dúvidas:

    - De onde vem o ar necessário para a geração de vacuo?
    - Não temos que fazer a manutenção/troca desse filtro? Onde ele fica?
    - Onde exatamente a mangueira de saida do compressor é conectada? Em que lugar do carter?
    - O compressor faz o vacuo e gera ar com a mesma intensidade? Não existe nenhuma variante mecanica que faça ele trabalhar melhor de uma forma ou de outra? (posso usar a saida dele na configuração atual para encher esse cilindro de ar?

    É ISSO!

    Agradeço desde já,

    André Cestari


    - De onde vem o ar necessário para a geração de vacuo?
    Simplesmente do ar que tem no sistema... o vácuo seria apenas uma "pressão negativa" que alivia o peso do pedal de freio..

    - Não temos que fazer a manutenção/troca desse filtro? Onde ele fica?
    Não existe filtro.... pq não tem entrada de ar..

    - Onde exatamente a mangueira de saida do compressor é conectada? Em que lugar do carter?
    Ao lado do compressor, o cárter tem uma conexão onde é engatada a mangueira.
    *CURIOSO* Hidrovacuo - BAND-ab.jpg

    - O compressor faz o vacuo e gera ar com a mesma intensidade? Não existe nenhuma variante mecanica que faça ele trabalhar melhor de uma forma ou de outra? (posso usar a saida dele na configuração atual para encher esse cilindro de ar?

    Basicamente sim... nos caminhões com o mesmo motor ele trabalha fazendo ar e no projeto da bandeirante, eles somente inverteram...
    Pode encher o cilindro sim.. eu tenho instalado no meu já faz um ano.... só que pra ele fazer ar vc tem que instalar um "T" na linha e abrir uma válvula para ter entrada de ar, caso contrário ele só vai encher se tiver algum vazamento na linha....
    Juliano Suttili Jipe Band Curto 1986 - OM364 TDI - SPOA - 5M - DH - FD 4R - Guincho Biselli - Pneus 35R15 + 315R17 Max
    Frontier MWM 2.8 2004 4x4 SE

  • #9
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por Pedro Adilson Stodolny Ver Post
    Ok, será que posso utilizar, uma bomba auxiliar de vácuo, para funcionar um hidrovácuo em uma band 79, com motor om?
    Pode sim, Pedro.
    Nos motores OM314 que não dispõe do pistão, pode-se usar uma bomba integrada ao alternador.
    Um alternador que dá certo na Band é o da Kia Besta
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/07/2014
    Local
    Bananal/SP
    Idade
    51
    Posts
    47
    Agradecimentos: 0

    Minha pequena contribuição

    Quanto a instalação do compressor original, posso dar minha contribuição: Todos os motores OM 314 que não tem instalado o compressor originalmente, tem uma tampa que cobre o orifício do mesmo. Alguns motores das Bandeirantes mais antigas vem com aquele filtro de óleo lubrificante grande exatamente ali, nestes motores, deve se trocar as mangueiras e instalar o filtro em outo suporte. Eu instalei um compressor original em um OM 314 industrial portanto não vem com compressor. O que precisa ser feito nos motores que vem sem o compressor é a retirada do eixo de comando de válvulas para fazer dois furos que se encontrem, um furo longitudinal e um no acento da biela do compressor e depois o eixo de comando (a parte que toca o compressor) deve ser retificado para a medida Std pois nestes motores esta parte nem vem usinada, vai ser necessário comprar a camisa com pistão e anéis, cabeçote e biela. Fácil de achar em desmanches de caminhões pois são os mesmos do OM 352. Se liga a parte da saída no cárter, pois sempre acontece de passar um pouco de óléo pelo compressor e assim este retorna normalmente.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    09/05/2019
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    43
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, tópico (relativamente) antigo mas vou tentar aproveitar a boa vontade dos amigos.
    Minha Band CD 84 está com alternador da L200 com a maldita bomba de vácuo acoplada.
    Embora esteja com o freio original a tambor (nas 4) percebo que a eficiência melhoraria muito com um vácuo descente!
    Acontece que no lugar da bomba de vácuo original foi instalado o compressor pois o proprietário anterior visava instalar freios a ar, enfim, pergunto: qual a melhor alternativa para melhorar a eficiência do vácuo nesse meu caso?

  • #12
    Usuário Avatar de BLANCO
    Entrada
    19/03/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    56
    Posts
    139
    Agradecimentos: 0
    Prezado amigo , na minha Band. 86 Jeep curto teto aço, instalei o hidroar do 608 , com a visão e conclusão do freio ar .

    No seu caso o melhor seria instalar freio a disco na dianteira , veras a diferença .

    O hidrovácuo seria para aliviar o peso do pedal e seu esforço humano , evidente que com freio ar ficaria muito melhor mas existe muitas adaptações a serem feitas .
    BAND-86( GUERREIRA ) C J 5-79( TRILHEIRO )
    S W 4-97( FAMILIA ) MB 709 ( 364 ) plataforma ( trabalhador )
    SEMPRE DENTRO DE UM 4X4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade