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  1. #1
    Usuário Avatar de Barba Ruiva
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    Question *CURIOSO* Hidrovacuo - BAND




    Povo!

    Preciso de uma sessão de descarrego!
    Começaram uma discussão sobre o compressor de ar do OM314 no forum dos Toyoteiros que "miou" sem algumas respostas.
    O pessoal queria aproveitar o ar gerado pelo pelo compressor para encher um cilindro de ar.
    A idéia era: o compressor possui uma entrada e uma saida de ar. A entrada é usada para fazer o vacuo para o sistema de freio que é hidrovacuo. A saida o pessoal estava discutindo para ver se era possível ligar nesse cilindro.
    Um povo disse que originalmente, essa saída é ligada no carter, evitando o
    desperdicio de óleo proveniente do cilindro ja gasto do compressor. (ja achei isso esquisito)
    OK.
    Na minha Band, essa saida de ar é conectada no tubo que vai do filtro de ar ao cabeçote do motor. (o pessoal disse que essa é a configuração para o freio a ar, ja que ele puxaria ar ja filtrado para o compressor que encheria o cilindro de ar para o freio a ar)
    OK novamente.
    Se o ar utilizado para o vacuo vem da "panela" do hidrovacuo, ou do burrinho mestre (não sei de onde vem...) for ar sujo (nunca ouvi falar de filtro no hidrovacuo), isso significa que o compressor trabalha com ar sujo! E, ainda pior que isso, que o cara que fez a instalação na minha Band (ja comprei assim), "by passou" ar sujo pelo filtro de ar! PQP! DIO SANTO!
    OK mais uma vez.
    Digamos que a mangueira (saida de ar) fosse conectada como dizem, ao carter, isso não significa que estariamos jogando ar sujo dentro do óleo da Band?! MADONA!
    Isso me leva a crer que EXISTE um filtro para esse ar.

    Ai fiquei na mão com as seguintes dúvidas:

    - De onde vem o ar necessário para a geração de vacuo?
    - Não temos que fazer a manutenção/troca desse filtro? Onde ele fica?
    - Onde exatamente a mangueira de saida do compressor é conectada? Em que lugar do carter?
    - O compressor faz o vacuo e gera ar com a mesma intensidade? Não existe nenhuma variante mecanica que faça ele trabalhar melhor de uma forma ou de outra? (posso usar a saida dele na configuração atual para encher esse cilindro de ar?

    É ISSO!

    Agradeço desde já,

    André Cestari

  2. #2
    Usuário Avatar de Augustocesar
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    10/01/2006
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    Vácuo...de informações..

    Cestari,
    Eu acompanhei a discussão no lista e acredito que ao contrário do que foi dito a algumas coisas que devem prevalecer.
    Primeiro a BAnd tinha um reservatório de vácuo, como a Sw4 tem.
    Acontece que a BAnd´ida era 14B então a boma de vácuo era interna, a SW a bomba de vácuo é integrada com o alternador e usa inclusive o óleo do carter para lubrificação, isso inclusive facilitou porque elas poderiam captar o váculo da admissão como é usado em tantos veículos, mas ai atrapalharia turbinar, uma vez que não existiria mais depressão na admissão.
    O que ocorre com a criação do vácuo no meu entendimento é que após um certo momento o pistão deixa de aumentar ele, uma vez que não consegue buscar mais nada do sistema já sugado.
    Então não precisa de entrada de ar, somente será sugada o ar que existir, chegará um momento que não haverá o que ser sugado, que o vácuo do reservatório será igual ao produzido pelo pistão.
    Quando se inverte o pistão a coisa muda, pois apesar do mesmo trabalhar constantemente, sempre que ele buscar ar para bombear para o reservatório de acúmulo de ar, ele será enchido novamente, fazendo com que ele possa aumentar a pressão continuamente.
    Apesar das dificuldades apontadas por alguns, o vácuo funciona como assistência do freio hidraúlico, que sai do burrinho mestre (não é o motorista) e vai para as pinças e burrinhos auxiliares.
    Uma mudança relativamente fácil é fazer a assistência a ar, igual ao mercedes 708, alterando as mangueiras do pistão e colocando um reservatório de ar comprimido, trocando ainda o servo auxiliar por uma valvula a ar do 708.
    Minhas observações são experimentais fruto de minha curiosidade, sem qualquer embasamento técnico, portanto se falei alguma besteira muito grande, me desculpe.
    Abraços,

  3. #3
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    06/09/2006
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    agora fiquei curioso, tenho uma band com motor aspirado, não tem janela para o depressor teria que gastar muito pra colocar, será que posso colocar uma mangueira no filtro de ar para sugar e fazer o vacuo que precisa o hidrovacuo? ou é besteira minha??

  4. #4
    Usuário Avatar de Augustocesar
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    10/01/2006
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    Bomba de vácuo.

    André e Cheroso,
    Vou responder entre suas perguntas e ao final concluir.


    dúvidas:

    - De onde vem o ar necessário para a geração de vacuo?

    O ar não vem! Ela é retirado até surgir o vácuo, então o cilindro devido a existência de vácuo para de puxar, assim ele só vai puxar novamente quando o vácuo deixar de existir e houver algum ar para ser puxado.



    - Não temos que fazer a manutenção/troca desse filtro? Onde ele fica?

    Não haverá filtro porque o ar não será aspirado para gerar pressão, mas, sim, aspirado de um compartimento fechado para gerar vácuo.

    - Onde exatamente a mangueira de saida do compressor é conectada? Em que lugar do carter?

    O lugar não importa, pode ser no carter, na admissão ou antes do filtro, afinal essa mangueria irá expelir somente o ar que existir dentro do compartimento de vácuo, depois ela ficará quase sem expelir nada até surgir a necessidade de completar o vácuo.

    - O compressor faz o vacuo e gera ar com a mesma intensidade? Não existe nenhuma variante mecanica que faça ele trabalhar melhor de uma forma ou de outra? (posso usar a saida dele na configuração atual para encher esse cilindro de ar?

    Aqui mora a diferença, veja bem. o vácuo ele produz até um limite, quando esse limite chegou ele não vai mais produzir nada. enquanto a pressão do ar será constante, devendo por conseguinte ter uma válvula de limite de pressão, toda vez que esse limite chegar ela vai liberar a pressão e aguardar o novo aumento da pressão e novamente liberar e por ai vai de forma constante.

    portanto senhores, não há necessidade de entrada de ar, de filtro ou qualquer outra coisa porque o vácuo não irá criar um caminho para o ar, será simplesmente liberado o vácuo para a cuica do servofreio que diminuirá a necessidade de força no pedal de freio, sendo necessária uma pequena complementação do vácuo quando se utiliza o pedal do freio e assim sucessivamente.

    Outra o vácuo é diferente porque o cilindro não irá puxar nada, apenas quando houver o que puxar para se completar o reservatório de vácuo, enquanto quando for com ar comprimido na outra ponta, uma vez que a abertura proporcionará a entrada de ar atmosférico, esse sim, ao ser comprimido irá "ocupar" um espaço, aumentando indefinidamente a pressão até a válvula soltar a pressão.
    Abraços pressionados,

  5. #5
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    ok
    minha duvida persiste, posso ligar a mangueira do servo-freio direto no filtro , onde o motor aspira, com essa sugção o serv-freio ira funcionar, igual em alguns automoveis?

  6. #6
    Usuário Avatar de gbalero_URU
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    hola,espero poder explicar tu duda, en los motores diesel no se puede utilizar el vacio que genera la admision. la diferencia con los motores nafta radica en que estos entre la toma de vacio y la boca del tuvo de admision tienen la farfala de regulacion de entrada de aire, que cuando el motor gira a pocas vueltas esta casi cerrada generando un aumento considerable de la depresion en la admision, facil si un motor a nafta lo aceleramos a fondo y pisamos el pedal de freno varias veces nos quedamos sin vacio en el servo, esto es lo que pasa en el diesel a cualquier rotación.
    un saludo cordial y espero haber despejado tu duda, ha ademas te paso un dato interesante existen unas bombas de vacio por diafragma con polea que se colocan en cualquier correa del motor , no necesitan circuito de oleo, y generan gran vacio, son utilizadas por motores diesel de peugeot, algun GM, etc y su costo aca en Uruguay es de unos 60 dolares.
    Desde Uruguay Gerardo

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