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  1. #1
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Question Melhorar desempenho do OM-364-A e do 14B Sem turbinar! É possível?




    Salve salve Turma...


    Nos últimos anos debatemos sobre vários pontos de melhoria na performance dos motores OM-314, OM-364 e 14B...

    Para o OM-314-S vimos ser possível "turbinar por dentro" (troca de virabrequim, pistões, bicos e comando pelos do 364-LA) e para todos os outros sabemos que o "turbinar por fora" é a receita padrão.


    Mas quero desafiar um pouco mais os miolos dos especialistas para provocar: E para melhorar a performance de um OM-364 SEM turbinar??? É possível???

    E no caso do motor Toyota 14B? É possível?


    CLARO que sei que é possível abrir um pouco mais a Bomba Injetora... mas será que para por aí?


    Abraços!
    Discovery 2, TD5.

  2. #2
    Usuário Avatar de Denise Ávila
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    Oi Colega, voltando à Band?
    Segue minha resposta baseada na minha (pouquíssima) experiência com Band.
    Vc sabe que as minhas são 14B originalíssimas em tudo. Pra mim a "receita" para uma melhor performance do motor é a mesma para qualquer sistema ou peça, MANUTENÇÃO.
    No meu caso, não sei se é correto dizer "para uma melhor performance" ou seria "para manter a performance", pois nunca tive uma Band zero e não sei como é seu comportamento. Mas, como exemplo, posso te dar a performance da Mamute (CD 2001). Ela tá fazendo 13,60 Km na estrada e 10 na cidade e estrada de chão. Fiz a BI, tem bicos novos (originais Denso), válvulas reguladas e, uma coisa que acho importantíssimo, foi feito a regulagem do sincronismo BI x motor. É importante tbm a correta regulagem do débito, da marcha lenta e, inclusive do pedal do acelerador. Tudo faz parte da mesma dinâmica e têm que funcionar ajustados entre si.
    Importante lembrar que a temperatura de trabalho do motor influencia e muito no seu desempenho. Então cuidar do sistema de arrefecimento, sem esquecer da válvula termostática e do sensor de temperatura.
    Vejo que muitos abrem o débito da bomba, fazendo com que seja injetado um maior valor de diesel. No entanto esse procedimento é meio enganoso pois a queima depende tbm do oxigênio aspirado. Em pouquíssimas situações pode ser até que haja uma maior propulsão, mas na maior parte do tempo, o excesso de diesel não será queimado, originando fumaça preta, o que só contribui pra carbonizar o motor e aumentar o consumo.
    Melhorar o desempenho pode ter várias interpretações, pra mim significa motor equalizado, funcionando em perfeita combinação com a BI, sem fumaça preta ou azulada, temperatura adequada e economia de combustível.
    Minha humilde opinião.
    Bjcão
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  3. #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    O aumento do débito da bomba faz o motor ter respostas mais rápidas e pouca coisa a mais de potência final, que fica limitada pela falta de oxigênio, como disse a Denise. Uma coisa que ajuda muito é trocar o cano de escape por outro de diâmetro maior (o mesmo usado em turbo = 2,5 ou 3"). O fluxo mais livre na exaustão ajuda a limpar os gases queimados do cilindro e dar espaço para admitir mais ar fresco.
    A substituição do filtro de ar por um de maior área filtrante também ajuda nesse ponto.
    Se tiver snorkel, compensa fazer um sistema de by-pass, com uma abertura grande próxima à entrada do filtro de ar que possa ser tapada quando for atravessar alagados.
    Isso tudo pode acarretar numa melhoras de uns 10 a 15% na potência. Qualquer intervenção mais invasiva, como pistões maiores, bicos especiais, comando...etc, vai custar mais caro que uma turbina e o resultado será inferior.
    4X4 Brasil
    Envemo Camper 92 diesel 14B e Troller 2010.
    Antes: Band longa 84, Band curta 88, Pampa 4x4 94, Pajero TR4 2011, Pajero Sport diesel 2010, Jeep CJ5 78

  4. #4
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    02/11/2014
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    Macapá/AP
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    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    ..

    Para o OM-314-S vimos ser possível "turbinar por dentro" (troca de virabrequim, pistões, bicos e comando pelos do 364-LA) e para todos os outros sabemos que o "turbinar por fora" é a receita padrão.
    Onde posso encontrar essas informações? Alguém tem ideia do valor disso? Tenho um 314S e tenho receio de por turbo e fritar o motor. Essa alteração, se render alguns cavalos a mais pra eu não precisar descer pra 4a toda hora, me parece mais cautelosa.

  5. #5
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    Citação Postado originalmente por _Caco_ Ver Post
    Onde posso encontrar essas informações? Alguém tem ideia do valor disso? Tenho um 314S e tenho receio de por turbo e fritar o motor. Essa alteração, se render alguns cavalos a mais pra eu não precisar descer pra 4a toda hora, me parece mais cautelosa.
    Olá Caco.
    Não precisa se preocupar... turbinar um om-314 só vai "fritar" seu motor se ele já estiver perto do seu "fim".

    Como o Walter falou, é um procedimento mais invasivo, que demanda abrir motor e investir uma certa quantia.
    De toda forma, aí vai:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...or-dentro.html (Turbinando motor OM314 "por dentro")

    e

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...or-dentro.html (Upgrade no motor OM-314 por dentro)
    Discovery 2, TD5.

  6. #6
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    ---/DF
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    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Oi Colega, voltando à Band?
    Segue minha resposta baseada na minha (pouquíssima) experiência com Band.
    Vc sabe que as minhas são 14B originalíssimas em tudo. Pra mim a "receita" para uma melhor performance do motor é a mesma para qualquer sistema ou peça, MANUTENÇÃO.
    No meu caso, não sei se é correto dizer "para uma melhor performance" ou seria "para manter a performance", pois nunca tive uma Band zero e não sei como é seu comportamento. Mas, como exemplo, posso te dar a performance da Mamute (CD 2001). Ela tá fazendo 13,60 Km na estrada e 10 na cidade e estrada de chão. Fiz a BI, tem bicos novos (originais Denso), válvulas reguladas e, uma coisa que acho importantíssimo, foi feito a regulagem do sincronismo BI x motor. É importante tbm a correta regulagem do débito, da marcha lenta e, inclusive do pedal do acelerador. Tudo faz parte da mesma dinâmica e têm que funcionar ajustados entre si.
    Importante lembrar que a temperatura de trabalho do motor influencia e muito no seu desempenho. Então cuidar do sistema de arrefecimento, sem esquecer da válvula termostática e do sensor de temperatura.
    Vejo que muitos abrem o débito da bomba, fazendo com que seja injetado um maior valor de diesel. No entanto esse procedimento é meio enganoso pois a queima depende tbm do oxigênio aspirado. Em pouquíssimas situações pode ser até que haja uma maior propulsão, mas na maior parte do tempo, o excesso de diesel não será queimado, originando fumaça preta, o que só contribui pra carbonizar o motor e aumentar o consumo.
    Melhorar o desempenho pode ter várias interpretações, pra mim significa motor equalizado, funcionando em perfeita combinação com a BI, sem fumaça preta ou azulada, temperatura adequada e economia de combustível.
    Minha humilde opinião.
    Bjcão
    Olá Denise! Muito obrigado pelo retorno!

    Tenho ciência de que a pergunta que fiz pode parecer estranha, mas é justamente este tipo de retorno que eu gostaria de obter dos especialistas!

    Já tivemos diversos debates aqui no fórum acerca da melhoria do 314-S, que depois viemos a descobrir ser praticamente idêntico ao 364, com exceção do virabrequim e cabeçote (e eventualmente BI).

    Mas até o momento não lembro de termos debatido "melhorias" (ou como você oportunamente colocou, manutenção da performance original) no desempenho dos OM-364 e Toyota 14B...

    Muito obrigado pelo retorno!
    Muito pertinentes suas colocações.
    Já andei numa Bandeirante CD de um amigo, equipada com motor 14B... O motor é mais elástico que o OM314, mais silencioso... mas ainda assim parece um carro 1.0.

    Vejamos as fichas técnicas dos motores OM-314, OM-364 e 14B, utilizados respectivamente, em Bandeirantes ano 85, 93 e 2001, todos Jipe Curto:

    OM-314
    -bandjipecurto85-motor.png

    OM-364
    -bandjipecurto93-motor.png

    14B
    -bandjipecurto2001-motor.png


    Resumo dos dados:
    OM-314 -> 85 cv a 2800 rpm e 24 kgfm a 1800 rpm.
    OM-364 -> 90 cv a 2800 rpm e 27 kgfm a 1400 rpm.
    14b -> 96 cv a 3400 rpm e 24,4 kgfm a 2200 rpm.



    Minha análise: pegando o exemplo dado acima, os números mostram diferenças até que razoáveis, especialmente entre o 314 e o 14b.
    Mas na prática, minha experiência, foi que o desempenho dos dois é muito próximo.


    Pergunto: você, Denise, já comparou o desempenho de uma Band com 314 com outra Band 14b? Na sua opinião, a diferença foi perceptível? Ou nem tanto?

    Alguém mais já teve essa experiência??



    Bom, quanto às sugestões que você deu, acho que são excelentes! Muitos não sabem nem os parâmetros originais da Band para tentar buscar pelo menos a performance original.

    Se você tiver, poderia partilhar conosco a periodicidade de manutenção dos componentes do motor (recomendada pela fábrica)? Exemplo: com quantos KM se "faz cabeçote"? Com quantos se verifica bicos injetores?


    Considerando que esses parâmetros influenciam a performance do motor, acho que seriam bem-vindos no tópico.


    Obrigado!


    Abraço!
    Discovery 2, TD5.

  7. #7
    Usuário Avatar de titanium
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    16/07/2009
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    ---/DF
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O aumento do débito da bomba faz o motor ter respostas mais rápidas e pouca coisa a mais de potência final, que fica limitada pela falta de oxigênio, como disse a Denise. Uma coisa que ajuda muito é trocar o cano de escape por outro de diâmetro maior (o mesmo usado em turbo = 2,5 ou 3"). O fluxo mais livre na exaustão ajuda a limpar os gases queimados do cilindro e dar espaço para admitir mais ar fresco.
    A substituição do filtro de ar por um de maior área filtrante também ajuda nesse ponto.
    Se tiver snorkel, compensa fazer um sistema de by-pass, com uma abertura grande próxima à entrada do filtro de ar que possa ser tapada quando for atravessar alagados.
    Isso tudo pode acarretar numa melhoras de uns 10 a 15% na potência. Qualquer intervenção mais invasiva, como pistões maiores, bicos especiais, comando...etc, vai custar mais caro que uma turbina e o resultado será inferior.
    Olá Walter!

    Muito bom! O seu raciocínio complementa o da Denise. De fato, aumentar o débito da BI sem dar mais oxigênio, não adianta. E dessa forma acaba causando carbonização do motor, o que prejudica em médio prazo a performance, consumo, vida útil...

    Gostei da sua sugestão acerca do Escape maior, ainda mais se houver aumento no filtro de ar... aí faz mais sentido ainda.
    Somando isso às dicas de manutenções dadas pela Denise, acho que se consegue bons resultados!


    Bacanas as dicas registradas até agora!

    Quem tiver mais dica, fica à vontade para registrar!


    Abraços!
    Discovery 2, TD5.

  8. #8
    Usuário Avatar de Sergio c
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    01/08/2012
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    Aconselhável também para quem abre a BI nos motores OM364 seria trocar os bicos injetores por de maior vazão, tipo os do motor do caminhão MB 1620, que usa o motor OM366LA, além de tentar dar mais vazão de ar na admissão.
    4X4 Brasil
    BAND 88, motorOM364LA(MB710) turbo, intercooler, LDA, flutuante, 5M, Guincho mecânico 4T, DH, pneus 35, bloqueio tras. a ar, diant Kayser, disco 4R.

  9. #9
    Usuário Avatar de Sergio c
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    Flores da Cunha/RS
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    Nos motores 14B não sei se existem bicos com maior vazão.
    BAND 88, motorOM364LA(MB710) turbo, intercooler, LDA, flutuante, 5M, Guincho mecânico 4T, DH, pneus 35, bloqueio tras. a ar, diant Kayser, disco 4R.

  10. #10
    uma toyota 14b e completamente diferente de uma 314... rotação de motor, relação de marchas e relação de diferencial.. da muita diferença sim.. a elasticidade do 14b da muita diferença na maneira de guiar..

    nao quero entrar naquela velha discussão de qual é o melhor, mas na minha opinião uma toyota 14b original da pra usar tranquilamente no dia a dia pegar estrada...ja fiz viagens de 17.000 km minha toyota e 100% original (exceto os bancos) agora usar uma toyota mercedes diariamente original é bem complicado...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    Band jipe 00 / Band militar 4 portas 99

  11. #11
    Banido
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    Melhorar desempenho do OM-364-A sem turbinar!

    Você pretende tirar a turbina do 364-A? Esse motor vem turbinado de fábrica.

  12. #12
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    12/07/2008
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    Campinas/SP
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    Na minha opinião, há pouca coisa que possa ser feita para melhorar a performance do motor Mercedes. Nada muito além da boa manutenção e da utilização de combustível, lubrificantes e aditivos de qualidade.
    Imagino que a fábrica já extraiu no projeto o máximo que se podia para a proposta do veículo.
    Agora, se vai mexer, o mais viável é turbinar. A partir daí, dá pra otimizar o resultado mexendo na descarga, no filtro, na bomba injetora, etc.

    Independentemente da maior elasticidade do 14B sobre o Mercedes, é fato que ambos são pouco potentes. Claramente a proposta do fabricante era de fazer um veículo robusto, com muito torque em baixa rotação.
    Sem a turbina, o Bandeirante é isso: Robusto com muito torque.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

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