x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 62
  • #13
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143



    Citação Postado originalmente por GuilhermeAdolf Ver Post
    Rodrigo, eu já ia continuar o tópico mostrando a remontagem e as pré cargas necessárias, mas já te adianto que a pré carga que consta no manual de reparações do 14B, menciona 1,8-2,3 kgf nos rolamentos do munhão e de 2,8-5,7 kgf nos rolamentos do cubo.

    Lembrando sempre de fazer a pré carga movimentando o rolamento pra a pista não cavar.



    Abraços
    Acredito que para os motores MB tb seja a mesma força, pois ambas as bands utilizam os mesmos eixos. Se mede com essas pequenas balanças compradas em ferragens?
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #14
    Usuário
    Entrada
    18/01/2014
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    45
    Posts
    550
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por GuilhermeAdolf Ver Post
    Realmente, é uma opção mais rápida, porém no meu caso, precisava desmontar porque tava tudo muito sujo.. o único inconveniente é que fica ruim trocar o retentor do suporte da pinça de freio.

    Estou pra comprar as porcas de engenharia também.. tu teve algum problema com elas? afrouxaram? abraço!
    Guilherme obrigado pelas informações.
    Essas porcas de engenharia você mesmo pode mandar um torneiro fazer juntamente com a chave de aperto.
    Tu compras um pedaço de 1045 ou 4340 que são metais com muita dureza, o último a inda é mais resistente.
    Mostre as imagens ao torneiro que ele faz de acordo com a rosca das porca da band.

    -20140407_194007.jpg-porcaespecialmanga.jpg
    "Saudações a quem tem coragem
    Aos que tão aqui pra qualquer viagem..."


  • #15
    Usuário
    Entrada
    18/01/2014
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    45
    Posts
    550
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Olha Rodrigo, também não achei nada a respeito. Quando faço a manutenção nos cubos de rodas, coloco a graxa nova e vou encostando a porca e girando o cubo, parando de apertar quando este gira minimamente pesado. Mas antes de travar a porca, tento mexer no cubo para cima e para baixo, p ver se ainda não está com folga, pois o cubo até pode girar mais pesado, mas as vezes é pela graxa nova, fria e retentores.
    Quando gira minimamente pesado e não tem folga, travo as porcas. Na outra band e nessa que tenho agora, nunca tive problemas com rolamentos de cubos enforcados ou com folga.
    Sergio também fazia os ajuste dessa forma que você mencionou.
    Meu manual é das band de 81 para baixo é lá não fala sobre esse assunto.
    "Saudações a quem tem coragem
    Aos que tão aqui pra qualquer viagem..."


  • #16
    Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    31
    Posts
    253
    Agradecimentos: 15
    Depois de tudo limpo e escovado, vamos começar a remontagem do conjunto.

    1º Coloco os prisioneiros no munhão com trava química média.

    -40.jpg

    2º Colocaremos as pistas novas dos rolamentos do munhão. Essas são fáceis. Você posiciona ela no local e com um pedaço de madeira maior que o tamanho dela, apoia e vai batendo com a marreta até a pista encaixar. Fica realmente um pequeno ressalto pra fora do corpo da bola do munhão.

    -43.jpg -44.jpg

    3º Colocamos o novo retentor que fica dentro da bola do munhão. Esse tem que ter cuidado, porque é meio sem jeito de colocar.

    Coloque o retentor na posição e tente forçar com a mão só pra ele ficar firme. Depois, com um algo que seja também maior que o tamanho do retentor, apoie e vá batendo devagar, vendo se ele não vai escorregar prum lado. Se bater na posição errada, a lata amassa e aí já era.. eu perdi dois assim.

    Eu usei um toquinho de madeira também.

    Aplique graxa nas bordas do retentor.

    -45.jpg

    4º Colocamos as vedações do munhão. Seguindo a sequência do lado do munhão pro lado do diferencial é: borracha, chapa circular com um corte, feltro e as duas 'meia-lua' de lata. As meias-lua não tem como fixar nesse momento, apenas deixe já próximo.

    -47.jpg

    5º Aplicamos graxa nos rolamentos do munhão. Para aplicar graxa, eu coloco a graxa na palma da mão e com o rolamento na outra, vou fazendo um movimento de 'raspagem', fazendo com que a graxa penetre entre os roletes do rolamento.

    6º Instale o braço superior do munhão e seu rolamento cônico, utilizando ou os calços antigos, ou os novos que vieram no kit de reparo do munhão. A quantidade pode variar de acordo com seu carro. Tem que ir testando.

    -48-2-.jpg

    Atenção que existem 3 espessuras de calços. Utilize sempre a mesma quantidade de calços nos dois rolamentos, conforme o manual pede.

    Depois de instalado o braço superior no munhão, leve-o para a bola. Encaixe a parte de cima, o rolamento na sua pista, e com a outra mão, posicione o rolamento do de baixo, entre a bola e o munhão, fazendo com que os dois rolamentos fiquem em seus devidos lugares.

    -49.jpg

    Instale agora o toquinho, encaixando-o no rolamento inferior.

    7º Coloque as arruelas e aperte as porcas com 6-7,5 kgf SEMPRE movimentando o munhão para que não aconteça brinelamento das pistas dos rolamentos.

    Uma dica é ao invés de torquear usando a movimento da chave, usar o movimento do braço do munhão. Ou seja, mantém a posição da chave catraca parada e fica movimentando o braço do munhão num vai e vem, dessa forma você aperta a porca e movimenta o rolamento ao mesmo tempo.

    Agora meça a pré-carga do munhão, fixando a ponta da balança no olhal do terminal de direção e puxando vagarosamente em 90º.


    -50.jpg

    A pré-carga deve ser de 1,8 a 2,3kg. Ou seja, no momento em que começar o movimento do munhão, a balança tem de estar marcando entre esses valores.

    -51.jpg

    Caso não esteja enquadrado o valor, desmonte o conjunto novamente e altere os calços. Mais calços significa menor pré-carga.

    No meu caso, usei 3 em cada rolamento, um 'fino', um 'médio' e um 'grosso' e o valor ficou dentro do especificado.

    8º Agora fixe as vedações do munhão. Alinhe os furos das chapas meia-lua com as do feltro e com a carcaça do munhão.

    -52.jpg

    Perceba que o munhão vai ficar mais pesado, é normal. Por isso não se pode fazer a leitura da pré-carga com a vedação instalada.

    9º Aplique cerca de 2/3 de graxa dentro do espaço do munhão e coloque o semi eixo com a homocinética dentro do eixo.

    Para colocar, tenha muito cuidado com o retentor, evitando bater nele e roçar com o semi eixo, tirando-o várias vezes, pois acaba raspando a borda do retentor.

    Para alinhar o semieixo dentro da caixa satélite, você vai precisar 'forçar' a ponta que está na sua mão para baixo, de forma que a ponta que está dentro do eixo, levante, encontrando as estrias. Depois disso, precisará levantar a homocinética para entrar dentro do munhão. Alinhando as partes planas. Pode ser necessário girar o cardã enquanto você tenta encaixar.

    O movimento do semi eixo tem que ser livre, sem agarros.

    -53.jpg

    Instale a nova junta também, usando silicone. Repare que a posição cortada da junta fica para baixo.

    -53.jpg

    10º Instale um novo retentor no suporte da pinça de freio. O lado 'fechado' fica virado pro munhão, o lado com os lábios de borracha, ficam virados pro cubo.

    -54.jpg

    11º Posicione a manga de eixo de acordo com a furação e coloque a outra junta sobre sua face, que tem um rasgo na parte de dentro, aplique também silicone.

    Posicione depois o suporte da pinça e o guarda-pó e fixe os parafusos. Aqui também utilizei trava química nos parafusos.

    -57.jpg

    -58.jpg

    O torque segundo o manual é de 1,5 - 2 kgf

    12º Vamos agora montar o cubo. Precisamos colocar as pistas dos rolamentos novos.

    No caso do rolamento exterior(pequeno) eu posiciono a pista nova no lugar, e em cima, apoio a pista e os rolamento velho, para poder colocar um pedaço de madeira e ir batendo até ficar no local. Caso a pista velha fique presa também no cubo, é só dar uma leve batidinha por trás, que ela vai descolar, tomando cuidado para que não arranhe a nova.

    Lembrando que aqui, o ideal é usar uma prensa hidráulica. Como não tenho, foi assim.

    -59.jpg

    No caso do rolamento interno(grande), apenas a pista velha já consegue empurrar a nova até o devido lugar.

    -61.jpg

    Repare que nessa foto é possível ver as 'costas' das duas pistas, então, é só darmos uma batidinha na pista velha, que ela descola do cubo.

    13º Engraxamos os rolamentos da mesma forma que os do munhão e posicionamos o rolamento interno(grande) no cubo, colocando em seguida o retentor do cubo, lubrificando sua face também.

    -img-20160715-wa0031.jpg

    Também aplique graxa dentro do cubo, numa quantidade de 2/3 de seu espaço.

    14º Coloque o cubo na manga de eixo, verificando a correta vedação do retentor do suporte da pinça de freio na borda do cubo. Instale o rolamento externo(pequeno).

    -62.jpg
    4X4 Brasil

  • #17
    Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    31
    Posts
    253
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Rodrigo-ce Ver Post
    Sergio também fazia os ajuste dessa forma que você mencionou.
    Meu manual é das band de 81 para baixo é lá não fala sobre esse assunto.
    Esse ajuste é o mais comum, até eu já fiz assim e não tive problemas. Dessa vez quis seguir o manual.

    Essa pré-carga do cubo está em um manual mais recente, de um amigo do rio. Ele que conseguiu essa informação pra mim. Por curiosidade, é a mesma pré-carga exigida no manual da Land Cruiser.

    Sobre as porcas, você gastou quanto mandando fazer?

  • #18
    Usuário
    Entrada
    18/01/2014
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    45
    Posts
    550
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por GuilhermeAdolf Ver Post
    Esse ajuste é o mais comum, até eu já fiz assim e não tive problemas. Dessa vez quis seguir o manual.

    Essa pré-carga do cubo está em um manual mais recente, de um amigo do rio. Ele que conseguiu essa informação pra mim. Por curiosidade, é a mesma pré-carga exigida no manual da Land Cruiser.

    Sobre as porcas, você gastou quanto mandando fazer?
    Ainda não confeccionei as porcas mas, acredito que fique tudo (usinagem + material para 4 peças) em torno 100,00K
    Um quilo de chapa de 4340 custa 20,00 é suficiente para fazer 4 peças mais um jogo reserva.
    Um conjunto com duas porcas da HD4x4, custava mais de 200,00K mas, acredito que eles não estão mais comercializando.
    Levando em conta o valor para 4 peças + frete acho melhor confeccionar fica bem mais enconta.
    As referencias dos valores que você citou já vai me ajudar muito com os apertos dos componentes das rodas.
    "Saudações a quem tem coragem
    Aos que tão aqui pra qualquer viagem..."


  • #19
    Usuário Avatar de Spezani
    Entrada
    27/05/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    32
    Agradecimento: 1
    Ajusto da seguinte forma: Aperto a porca até pesar, depois volto um pouquinho e com uma chave de fenda desloco a arruela de encosto para cima e para baixo. Se ela não mexer, o rolamento está enforcado, se mexer facil, está folgado, então use um meio termo de forma que a arruela se desloque com algum esforço. Verifique se o cubo gira livre, e não tenha folga... Pronto.
    Band Longa 92

  • #20
    Usuário Avatar de aguinel martins
    Entrada
    19/11/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    56
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Que aula meu amigo parabéns
    Citação Postado originalmente por GuilhermeAdolf Ver Post
    Boa tarde galera!

    Depois de ter péssimas experiências com mexânicos e com a necessidade de conhecer melhor a band para sempre ter como se virar nas viagens que faço por aí, resolvi aproveitar o retorno da viagem da patagônia, onde peguei muita terra, lama, água e etc, pra fazer em casa a revisão dos meus munhões e cubos.

    Quando digo péssimas, são péssimas mesmo:

    Anexo 532991
    Essa foi na oficina 'referência' em caixas e eixos. Esqueceram uma satélite velha dentro do diferencial. Me acidentei quando o conjunto travou.

    Anexo 532992
    Esse rolamento, por incrível que parece, é um koyo com menos de 10mil km. Provavelmente ajuste incorreto na pré-carga.

    Então peguei os manuais, pedi ajuda aos amigos dos grupos do zapzap e mesmo sem algumas ferramentas específicas, botei a mão na massa, ou melhor, na graxa.

    Quando voltei da patagônia, já estava ouvindo o cubo esquerdo zunindo, além de graxa 'líquida' vazando pelos dois munhões.
    Além disso, também vi que o radiador estava vazando pela solda da caixa, em cima. Então tmbém fiz a revisão do radiador, levei pra varetar e re-soldar e troquei também as correias, mas essa infelizmente não registrei.. porém não tem dificuldades.

    Mas bem, vamos lá.

    Quais ferramentas são necessárias?

    Chaves e soquetes sextavados(se tiver estriado, compre um sextavado, é melhor, ele não roça a cabeça dos parafusos) 19mm, 17mm, 13mm, 12mm, 11mm, 10mm.
    Marreta, talhadeira.
    Spray desengripante.
    Graxa base de lítio.
    Panos para limpeza.
    Escova de aço.
    Querosene ou outro solvente pra limpeza.
    Balança, daquele modelo de feira, que pendura a sacola.

    SE TIVER, é bom: torquímetro, prensa hidráulica, saca rolamentos, chave 54mm para a porca do cubo.

    Podem estranhar as fotos, que estão ruins e a desmontagem é do lado esquerdo e a montagem é a do lado direito, acontece que só tive ideia de registrar depois que comecei.. então.. heheh mas não vai ter prejuízo.

    1º Quebre o torque dos parafusos da roda e levante o carro no macaco, e apoie o eixo com algo apropriado, como aqueles tripés de aço, nunca deixe o carro suspenso apenas pelo macaco. Retire a roda.
    Anexo 532972

    2º Solte as porcas que prendem a Roda Livre. No meu caso, eram porcas de 13mm e um de 12mm. Cuidado com as arruelas, guarde-as.

    Anexo 532971

    3º Retire a Roda Livre. Aqui já dá pra ter ideia do que iremos encontrar pela frente.

    Anexo 532973 Anexo 532974

    4º Limpe o acoplamento da Roda Livre que fica no semieixo e retire a anel-trava.

    Para retirar o anel, dá pra usar uma chave de fenda. Se tiver um alicate para anéis, melhor.

    Anexo 532975

    5º Retire o acoplamento da Roda Livre. As estrias podem estar justas, pode dar uma forçada de leve por trás, ou uma leve pancadinha. CUIDADO PARA NÃO AMASSAR AS ESTRIAS!!

    Anexo 532976Anexo 532977

    6º Tire o excesso de graxa velha para poder enxergar as porcas do cubo. Tire a porca externa(contraporca) com ajuda da marreta e talhadeira, ou com o soquete 54mm.

    Anexo 532978 Anexo 532979

    7º Desamasse as orelhas da arruela trava, ou aranha, e retire-a.

    Anexo 532980

    8º Retire a porca interna da mesma forma que a externa(contraporca) e a arruela de encosto.

    Anexo 532981 Anexo 532984

    9º Trave o disco de freio e retire o alargador de roda, caso você tenha. Aqui o uso de chave 19mm sextavada faz diferença, porque o torque geralmente é alto e o estriado costuma roçar a cabeça das porcas.

    Retire também a pinça de freio, soltando dois parafusos 19mm que ficam atrás dele, e o disco de freio.

    Anexo 532982

    10º Retire o cubo com cuidado, pois o rolamento externo vai sair e pode cair no chão(se for reaproveitar). Retire o rolamento externo(pequeno).

    Anexo 532983

    11º Retire o retentor do cubo e retire o rolamento interno(grande). Pode-se usar uma chave de fenda pra forçar o retentor pra fora, faça uma alavanca por dentro dele.

    Anexo 532985

    12º Verifique o estado dos rolamentos e do cubo, limpe-os com solvente. No meu caso, todos estavam travados com terra e com as pistas arranhadas e corroídas.

    Anexo 532986 Anexo 532987 Anexo 532990
    4X4 Brasil

  • #21
    Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    31
    Posts
    253
    Agradecimentos: 15
    Como o munhão já está ajustado, já podemos encaixar o braço do munhão no terminal de direção. Use uma alavanca de baixo para cima na barra de direção e se for necessário, dê umas batidas no braço, para poder encaixar justo. Aperte a porca.

    15º Coloque a arruela de encosto e em seguida a primeira porca.

    -63.jpg

    -64.jpg

    Se tiver o cachimbo 54mm, use ele, caso contrário, recorra ao método talhadeira e marreta.

    A pré carga do cubo também deve ser feita movimentando os rolamentos.

    Caso tenha torquímetro, o manual pede 6kgf de aperto na porca. Porém de qualquer forma é necessário verificar a pré carga.

    Se não tem torquímetro, faça assim: aperte a porca de pouco em pouco, girando o cubo e em seguida afrouxe um pouco. Faça essa sequência algumas vezes e verifique a pré carga, que deve estar entre 2,8 - 5,7 kgf. Verifique se o cubo gira livremente. No meu caso, a pré carga ficou próximo de 5kg.


    -65.jpg

    16º Instale a arruela aranha, observando o entalhe da manga de eixo. Em seguida, coloque a contra porca e aperte ela no conjunto. Caso tenha torquímetro, use 10kgf

    -66.jpg

    Depois de apertada a contra porca, dobre uma das orelhas da trava aranha. Eu dobro duas, uma pra cada lado.

    -69.jpg

    17º Coloque o disco de freio e o alargador de roda, caso tenha.

    -72.jpg

    18º Coloque a pinça de freio. Se for necessário separar as pastilhas, use um alicate de pressão para conseguir encaixar no disco.

    -73.jpg

    Colocada a pinça, trave o disco e faça o aperto das porcas do alargador de roda.

    19º Coloque silicone na face do cubo e instale uma nova junta. Cuidado que entra apertado, tem que ir colocando os lados da junta de pouco em pouco, se não rasga. Observe os pinos guias da Roda Livre.

    -74.jpg

    20º Lubrifique a Roda Livre com óleo de motor, pode ser um w30 w40. Nunca utilize graxa, pois ela dificulta a ação da mola e às vezes nem acontece o encaixe do semi eixo. Eu coloco o suficiente para molhar tudo, não é muita coisa, não chega a ficar acumulado dentro.

    -76.jpg

    21º Lubrifique também o encaixe da Roda Livre e posicione ela no semi eixo.

    -77.jpg

    22º Instale o anel trava na ponta do semi eixo

    -80.jpg

    23º Eu coloco mais silicone por cima da face da Roda Livre, pois acho que aqui que entra a maior parte da sujeira. Verifique os pinos guia e as orelhas da outra metade que está no semi eixo. Alinhe tudo e instale as arruelas de pressão e as porcas.

    -79.jpg

    -83.jpg

    24º Agora é só montar a roda e andar com a toyota. Perceba se há chiados, barulho ou vibração na direção. Qualquer anormalidade, vale a pena desmontar a roda pra conferir se folgou o cubo.

    -img-20160716-wa0020.jpg
    4X4 Brasil

  • #22
    Usuário Avatar de GuilhermeAdolf
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Cariacica/ES
    Idade
    31
    Posts
    253
    Agradecimentos: 15
    Então galera, era isso que eu tinha pra compartilhar com vocês. O modo como fiz não é o único jeito, alguns itens podem até mudar de ordem e etc, mas com atenção dá pra fazer sem problemas. Não tem segredo algum.

    Talvez fazendo isso em casa, tenha economizado uns 300 reais de mão de obra.

  • #23
    Usuário Avatar de Spezani
    Entrada
    27/05/2014
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    32
    Agradecimento: 1
    Se tiver o cachimbo 54mm, use ele, caso contrário, recorra ao método talhadeira e marreta.

    A pré carga do cubo também deve ser feita movimentando os rolamentos.

    Caso tenha torquímetro, o manual pede 6kgf de aperto na porca. Porém de qualquer forma é necessário verificar a pré carga.

    Se não tem torquímetro, faça assim: aperte a porca de pouco em pouco, girando o cubo e em seguida afrouxe um pouco. Faça essa sequência algumas vezes e verifique a pré carga, que deve estar entre 2,8 - 5,7 kgf. Verifique se o cubo gira livremente. No meu caso, a pré carga ficou próximo de 5kg.


    -65.jpg

    16º Instale a arruela aranha, observando o entalhe da manga de eixo. Em seguida, coloque a contra porca e aperte ela no conjunto. Caso tenha torquímetro, use 10kgf



    O seu tutorial ficou ótimo parabéns.
    Só acho que o aperto do cubo ficou muito alto. Os rolamentos devem ser ajustados em sua folga e não apertados. Se tiver aperto alí é coisa de 1kg no máximo.
    Vamos partir do raciocínio de que se fosse para apertar, era só colocar uma porca travante como as de homocinética sobre a arruela de encosto e aplicar os 6kg correto? Seria mais simples e eficiente. Mas existe a porca de ajuste, a trava aranha e a contra porca para manter o ajuste.
    Alguém discorda disso?

    Abraço a todos.
    Band Longa 92

  • #24
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Agora temos um tutorial completo e detalhado.

    Valeu Guilherme. Vai ajudar a todos.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cabine de Fibra Pra Minha Band longa. Construção passo a passo.
      Por Arnoldo Junior no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 692
      Última resposta: 08/05/2023, 16:27
    2. Respostas: 14
      Última resposta: 19/09/2016, 09:51
    3. [Passo-a-Passo]Adaptaçao Cambio Clark 240f - Motor Opala 4cc
      Por Caieta no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 30
      Última resposta: 02/07/2015, 18:03
    4. Fotos adaptação da suspensão IRS na gaiola "passo a passo"
      Por alecalil no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 4
      Última resposta: 03/12/2014, 17:46
    5. Refazendo Uma F-75 Passo A Passo ,fotos
      Por Amauri Marques Farias no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5
      Última resposta: 21/05/2007, 12:26

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade