x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 72
  • #1
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17

    Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora




    Amigos,

    apresento a vocês a mais nova aquisição: PANDORA. Trata-se de uma Toyota Bandeirante ano 1980, modelo pickup, comprada a preço de sucata em reciclagem. É mais um veículo que me desperta interesse e se encontra dentro da minha capacidade orçamentária. Espero ser breve para relatar como esta belezura chegou até mim e também o motivo de tê-la batizado com este nome. Espero também contar com a ajuda de todos com dicas, sugestões e conselhos a fim de deixá-la "rodável".

    Em um breve resumo, achei em um site de anúncios da internet. Perguntei se havia documento: "sim". Perguntei se havia alguma restrição: "não, só um débito de quase mil reais no DETRAN". Perguntei se funcionava: "sim, mas está parada há quase um ano". Fechei negócio por telefone, na condição dela estar como nas fotos e não possuir restrições - que eu ainda consultaria. No outro dia fui buscá-la. Estava pior que nas fotos, mas pelo valor entendi que ainda parecia valer à pena. Paguei menos que uma moto popular usada + 180 de guincho até minha casa. Na pior das hipóteses ela seria retalhada e vendida aos pedaços para cobrir o "preju".

    Agora eu era dono de uma Bandeirante, um dos veículos que considero ter ajudado a construir o Brasil nas costas. Já na garagem da minha simplória oficina, decido diagnosticá-la a fim de saber como medicá-la. Cabine com diversos podres; assoalho em estado de medo (buracos e corrosões por todo lado); eixo dianteiro oco (sem qualquer engrenagem) e sem cardã dianteiro; eixo traseiro de F-100; remendos por todo lado; portas sem fechaduras e máquinas do vidro; ausência de vidro na porta esquerda; cilindros de embreagem e freio totalmente oxidados e sem óleo; etc.

    Retiro os bancos e o tanque. A situação se agrava: visão do inferno! Ligo a lavadora de pressão, abasteço com produto de limpeza pesado e começo a saga. Quando a água escorreu do chão, necessitei uma pá para recolher quase 2kg de ferrugem e pedaços de metal que se soltaram com a água. Resolvo encher o compressor e com o auxílio de minha super pistola e catraca pneumática começo a desmontar o novo brinquedo. A primeira coisa a sair foi a carroceria de madeira, já quase toda podre. Em seguida passei para a cabine, até deixá-la somente o powertrain e o chassi. Este processo durou quase duas semanas.

    Estava lá o OM314. Água e óleo verificados e trocados, resolvo funcionar. A bateria de 70A da Blazer pediu arrego. Vou atrás de uma bateria de 120A de caminhão. Em algumas voltas o escapamento começa a cuspir fumaça. O barulho de caminhão ecoa nas proximidades. O velho OM estava em combate, precisando apenas trocar a farda para voltar à ativa. A vontade de relatar a vocês neste fórum era enorme, mas precisava ter um diagnóstico completo. Enquanto isto pensava em um nome em meio à falta de tempo como qualquer pai de família que trabalha sabe como é difícil.

    Não sou criativo. Pensei, pensei e como na internet nada se cria, tudo se copia, usei da criatividade dos policiais e promotores de Justiça para chegar ao nome que refletisse à realidade da Band quando a comprei. Nada melhor que CAIXA DE PANDORA. Segundo o wikipedia, caixa de pandora é "um artefato da mitologia grega, tirada do mito da criação de Pandora, que foi a primeira mulher criada por Zeus. A "caixa" era na verdade um grande jarro dado a Pandora, que continha todos os males do mundo". Foi também o nome utilizado na operação que o Governador de Brasília (Arruda) fora preso e afastado do poder. Para não ficar extenso, ficou: PANDORA.

    Incomodado com o que fazer com tanta podridão e ferrugem, busquei o OLX e terminei achando em Goiânia-GO uma cabine de uma Band do mesmo ano e modelo da Pandora. Negociei por telefone, pedi fotos, logo chegou pelo whatsapp. Em seguida ofereci um valor que estava ao meu alcance. Eu era dono em tese de uma cabine completa da Band, mas o vendedor teimava em não acreditar que eu buscaria ela numa carretinha e traria para Brasília assim. No outro dia às 05:00 da manhã saio de casa, acompanhado de meu pai e um amigo. Aproveitei a ida à Goiânia para resolver umas questões particulares. Às 11h, com o termômetro atingindo seus 39º e sensação térmica de 44º, estávamos fazendo força para colocar a cabine sobre a carretinha. Dimensões próximas de serem excedidas, amarramos, paguei, recibo assinado e sai.

    Confesso que não acreditei que não fossemos chegar nas mesmas condições que saímos. A cabine é pesada. A carretinha de um eixo nas "excelentes" vias do subúrbio de Goiânia parecia mamulengos dançando frevo. Ao menos estávamos sob o ar condicionado da velha Blazer. Em poucos quilômetros pegaríamos a BR-060, já concedida, e então a condução ficaria mais tranquila ante à qualidade do pavimento. Dito e feito! Mantivemos a velocidade entre 60 e 70 km/h. Só uma pequena observação: ao chegar nas imediações da grande Brasília, um carro encosta ao meu lado buzinando. Assusto pensando ter algo solto ou na iminência. O cidadão pergunta se estava à venda a cabine, pois tinha uma Band capotada e precisava de uma cabine. Informei que estava na mesma situação e segui adiante. Às 17h chegamos em casa. No outro dia iniciei a desmontagem. Agora farei a triagem das peças que irei usar, pois tem bastante peça em duplicidade, e mandarei ao jato de areia. O que sobrar irá ser vendido ao final de tudo.

    Espero ir alimentando o tópico dentro da maior brevidade possível, mas informo desde já que disponho de pouquíssimo tempo para dedicar ao serviço de UTI da Band - que é verdadeira terapia para mim. Espero contar com vocês, lembrando que quero deixar a Band "rodável" com segurança, mas também sem gastar fortuna que não possuo. É o início de uma aventura. Um abraço a todos. Eis as "ibagens"!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora-101_0403.jpg   Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora-101_0399.jpg   Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora-101_0396.jpg   Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora-101_0408.jpg   Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora-20151014_164234.jpg   Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora-101_0390.jpg   Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora-101_0411.jpg   Band pickup '80 - (Caixa de) Pandora-img-20151002-wa0035.jpg  
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Parabéns pela compra Rfedex, isso é o melhor passatempo que existe p quem gosta de band, desmontar e começar do zero, mas quando pronta, fica um espetáculo.
    Qualquer coisa que puder ajudar, conte comigo. Um abraço.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #3
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Bela empreitada, boa sorte. E abra um tópico no frota4x4 para a gente ir acompanhando.

    Abs. Fabiano

  • #4
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    rfdex,

    Alguns te chamariam de louco (aliás, a maioria nos chama de loucos, nós que andamos de carros velhos , mas que nos dão a satisfação que nenhum carro 0km de plástico possa proporcionar ). Eu te chamo de corajoso. E até de visionário. Estou plenamente satisfeito com a Explorer, mas sonho em um dia ter condição de ter uma Band (quando eu tinha 5 anos minha mãe me levou numa CSS Toy e fiquei tão encantando que o vendedor me deu um poster de uma OJ50L que ficou no meu quarto até pouco antes de eu casar). Boa sorte e acompanhando!

    PS: Já sabe se qual caçamba vai usar, se a de madeira ou a de aço?

    []s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #5
    Usuário Avatar de pedrofarmacia
    Entrada
    18/06/2012
    Local
    Arcos/MG
    Idade
    38
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    rfdex, sucesso na sua reforma. depois coloca a lista das peças que você vai vender. eu estou reformando uma 1964 vou precisar de algumas peças talvez me sirva.
    Pedro Henrique
    Bandeirante 1964

  • #6
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Obrigado pelo apoio e acompanhamento do topico amigos.

    Realmente sou louco. So ando de "carro véio", mas não dou um centavo de ipva a fdp nenhum! Hehehehe.

    Quanto as peças, a medida em que for definindo o que for usar, já começo a relacionar as peças para venda.

    Abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #7
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por pedrofarmacia Ver Post
    rfdex, sucesso na sua reforma. depois coloca a lista das peças que você vai vender. eu estou reformando uma 1964 vou precisar de algumas peças talvez me sirva.
    Pedro,
    Será que não dá pra recortar a frente do painel? Seria uma oportunidade para reconstruir o seu painel e deixar original.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #8
    Usuário Avatar de pedrofarmacia
    Entrada
    18/06/2012
    Local
    Arcos/MG
    Idade
    38
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Hercilo, vou soldar um chapa e fazer o recorte, mas devo colocar esse painel mais novo

  • #9
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Parabéns Raphael,
    Eu acho que voce poderá fazer uma reforma de baixo custo, é só ter paciência e fazer o máximo de coisas você mesmo.
    Quando for mexer na mecânica, coloque freio a disco. Priorize isso e depois se der, coloque o servo-freio.
    O câmbio e a caixa de transferência estão OK? Pesquise bastante e fique atento às ofertas de peças usadas, seria interessante encontrar um eixo dianteiro completo.
    Boa sorte na empreitada. Se precisar da gente, estamos às ordens.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por pedrofarmacia Ver Post
    Hercilo, vou soldar um chapa e fazer o recorte, mas devo colocar esse painel mais novo
    beleza, vai ficar bom também.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #11
    Usuário Avatar de Maggion
    Entrada
    04/02/2010
    Local
    GUARULHOS/SP
    Idade
    42
    Posts
    492
    Agradecimentos: 12
    Belo relato e Parabens pelo novo brinquedo.

    acompanhando

  • #12
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Raphael, parabéns pela Coragem e "LOUCURA" em partir de cabeça nesse imenso Lego.
    Moro no Rio e aparecendo alguma peça aqui de seu interesse, pode contar que vou no local verificar e passar as informações a respeito. O Fabiano de Lagoa Vermelha comprou uma Cx 4m sincronizada aqui no Rio. Verifiquei pra ele e depois fechou negócio.
    Boa Faina!
    Band curta fechada (FUZIBAND), OM364, 4M, Freio a Disco frente, DH, (futuro ar-cond, alongar diferenciais).

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Crlv da band pickup cabine dupla
      Por Carlão ferreira no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 16
      Última resposta: 13/05/2013, 22:49
    2. Roda Livre - peças p Band pickup
      Por srgrande no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 5
      Última resposta: 13/03/2009, 10:56
    3. Band Pickup
      Por sadsjr no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 11
      Última resposta: 24/09/2008, 21:34
    4. Compro toyota Band pickup
      Por Emerson4x4 no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4
      Última resposta: 11/05/2008, 21:08

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade