x
Convex Datacenter
Página 1 de 15 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 176
  • #1
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9

    Suporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos




    SUPORTE DE ESTEPE
    Peso total com bases de apoio, parafusos e porcas: 42.6 kg
    (Todas as medidas em milímetros)

    O desenho desse suporte não é original, e não há nada nele que não possa ser melhorado, ou adaptado para as necessidades de cada pessoa. O suporte funciona bem, e já rodou alguns milhares de quilômetros no meu Bandeirante em diversas condições de terreno, inclusive trilhas muito ruins, como o alto da Bocaina sem jamais apresentar problemas. Cada um pode adaptar o desenho como quiser, a única recomendação é que o material seja resistente, as soldas reforçadas, e toda a peça seja fabricada com a intenção do conjunto ficar o mais forte possível. Ou seja, não economizem no material, e nunca usem metalon.

    Durante o processo de fabricação, a peça deve ser testada e instalada no carro pelo menos uma vez para se ter certeza que as medidas estão corretas, e só no final, quando for garantido que a peça está com as medidas exatas, fazer o acabamento e pintura. Depois de pronto, alguns ajustes podem ser feitos, usando arruelas e espaçadores nas bases de suporte para regular o ângulo do suporte no cahassis em relação ao carro.

    Os parafusos que prendem as bases do suporte ao chassis do carro devem ser de aço resistente, no meu caso utilizei arruelas e arruelas de pressão em aço inox, e porcas travantes para minimizar a chance do suporte se soltar com vibrações do uso em trilhas.

    É recomendável deixar uma roda com o pneu do tamanho que será usado como estepe para o serralheiro ter em mãos durantre a fabricação do suporte.

    MEDIDAS DO SUPORTE

    2 BASES DE APOIO:

    Fotos 01 a 05: Bases de apoio para o suporte:

    Espessura da chapa: 5 mm
    Bitola das peças: 90 mm
    Altura vertical: 100 mm
    Comp. horizontal: 100 mm

    No suporte que prende o pino pivotante, há uma base que pode ser removida junto com o pino que é presa com 4 parafusos e porcas a outra base da mesma medida de 90 x 100 mm (Foto 03 porcas preteadas). Porém, não aconselho ninguém fazer a peça dessa forma, e sim soldar o pino diretamente na base, sem a opção de poder remover o pino com uma base própria. A razão é que eu havia pensado em retirar o suporte, deixando as duas peças de base presas ao carro. Decidi eventualmente que é melhor e mais fácil remover tudo. Portanto, não aconcelho ninguém a ter o trabalho e despesa extra em fazer o pino removível da base de suporte.

    As chapas duas peças triangulares de reforço para as bases de apoio como ‘cantoneiras’, podem ser feitas da maneira e forma que cada um preferir, os meus foram feitos com chapas de 3 mm, e desenhados para não interferir com o modelo de parachoque instalado no carro.

    PINO PIVOTANTE:

    Fotos 06 a 13: Pino pivotante da dobradiça.

    Comprimento: 105 mm
    Diâmetro: 15 mm ø
    Cilindro p/ pino pivorante: 85 mm altura e 50 mm ø externo

    O pino, rosqueado numa das pontas, tem um furo na parte rosqueada para um contrapino prender a porca de castelo que não precisa de muito aperto, apenas o contrapino que manterá a porca de castelo na posição correta. Se a porca for apertada demais os rolamentos ficam pressionados e muito justos impedindo o suporte de girar no eixo. Essa questão do contrapino e a pressão correta da porca de castelo precisa de ajuste fino durante a fabricação, um fator importante para não se ter dor de cabeça mais tarde.

    Dois rolamentos cônicos com o diâmetro interno em 15 mm se encaixam em duas luvas cônicas do próprio rolamento soldadas em lados opostos dentro do cilindro do suporte (Foto 09 parte de cima onde a tampa de alumínio é presa, e Foto 10 parte de baixo). O rolamento da parte de baixo fica preso ao pino e o rolamento de cima é removível, para que o suporte possa ser desmontado (Foto 6). É um sistema bastante simples. Um parafuso fino de latão foi usado como contrapino para minimizar a geração de ferrugem dentro da peça, mas qualquer tipo de contrapino pode ser usado.

    A tampa em alumínio é uma peça importante que deve ser confeccionada por um bom serralheiro e ela é presa por pressão. Aconselho que a parte interna da peça pivotante seja mantida sempre bem lubrificada com bastante graxa. A tampa de alumínio veda e protege o interior do pino da infiltração de água e de sujeira em geral.

    BASE DE TRAVAMENTO DO SUPORTE:

    Fotos: 14 a 16: Base para travar o suporte no lado oposto ao pino pivotante.

    Esse sistema de aperto foi uma solução simples que utilizei, pois ela prende a peça inteira com muita firmeza. Porém várias outras soluções podem ser encontradas, como grampos e braçadeiras, enfim, vou descrever aqui o sistema que tenho.

    Na base do lado esquerdo, oposta ao pino pivotante, foi soldada uma peça com 5 mm de espessura que ‘abraça’ o perfil de 40 mm por 80 mm do suporte e com as medidas internas ligeiramente maiores que os 40 x 80 do perfil. Na parte de trás dessa peça foi feito um furo e soldada uma porca no lado oposto, onde o parafuso rosqueia e prende o sistema todo (Foto 14).

    No suporte, passando pelo perfil horizontal de 40 x 80 mm, há um furo por onde passa o parafuso de aperto. Entre as paredes do perfil, na profundidade de 40 mm há um tubo soldado no lado interno do perfil para dar rigidez a peça na hora do aperto (Foto 16).

    O parafuso que prende o suporte a base de travamento tem um disco, ou uma pega em ferro com 80 mm de diâmetro, e pode ser facilmente apertado ou retirado com a mão. Na ponta do parafuso foi feito um furo perpendicular a haste para um cadeado poder ser preso e travar o sistema inteiro (Fotos 01, 02, 15).

    PEÇA TRIANGULAR QUE PRENDE O PNEU AO SUPORTE:

    Foto 17: peça em triângulo para fixar o pneu estepe.

    Face triangular: 170 mm x 170 mm x 170 mm
    Profundidade: 110 mm

    Essa peça foi confeccionada em forma de triângulo para reduzir o acumulo de água da chuva. A peça triangular tem o mesmo ângulo dos dois perfis inclinados que apóiam o perfil vertical.

    A peça foi feita com 3 chapas em aço de 3 mm em 170 mm x 110 mm soldadas de forma que formam um triângulo isósceles. A peça sem a tampa frontal foi soldada por dentro e por fora aos perfis do suporte para maior rigidez. Em seguida os 3 estojos de roda são soldados firmemente ao interior da peça triangular com apoios internos e com a parte de fora de cada estojo na medida e comprimento certos para as porcas dos estojos darem pressão a roda do estepe na peça. Acho importante deixar uma roda com estepe no serralheiro para os estojos serem soldados nas medidas exatas e o estepe ficar firmemente preso ao suporte. Quando a peça triangular e os estojos estiverem bem soldadados ao suporte, uma chapa com face triangular e os lados em 170 mm e com 3 furos correspondentes aos 3 estojos abertos é soldada fechando a face do triângulo. Um dos estojos deve ser furado para que um cadeado travasse a rosca prendendo a porca.

    A ESTRUTURA DO SUPORTE:

    Fotos 18 a 20: A estrutura do suporte de estepe.

    Perfis: 40 mm x 80 mm
    Comprimento horizontal (sem contar cilindro do pino): 1.150 mm (1.15m)
    Altura à partir da base horizontal: 700 mm (70 cm)
    Altura total: 740 mm
    Cilindro p/ pino pivorante: 85 mm altura e 50 mm ø externo

    Perfis em ângulo:

    110 mm de vão livre entre o perfil vertical na base os perfis em ângulo.
    390 mm de comprimento externo dos perfis em ângulo.

    Os perfis do suporte foram confeccionados com dois perfis em ‘L’ de 3 mm de espessura soldados uns aos outros formando as medidas de 40 mm x 80 mm. NÃO USEM METALON !!

    O comprimento da parte vertical é relativa ao diâmetro do pneu utilizado. No meu caso me baseei nos 31.5 polegadas (800 mm) de diâmetro do pneu 265-75-R16 que utilizo. Ou seja, os 700 mm da haste vertical, os 40 mm do perfil e os 60(+) mm de folga para a altura do meu parachoque, com isso, o estepe de 31.5 polegadas pode ser utilizado sem problemas.

    Portanto, cada pessoa pode decidir na altura da haste vertical, assim como o ângulo das peças de apoio que fixam e reforçam o apoio da parte horizontal a parte vertical da peça, suportando o peso do estepe, dependendo do tamanho do pneu a ser utilizado.

    Todas as soldas são reforçadas, limadas, lixadas e depois um acabamento em massa Iberê foi feito sobre as soldas. Em seguida todo o suporte e bases de apoio foram lixadas e pintadas com um primer anti-ferrugem e pintados com Hammerite preto alto brilho.

    Qualquer dúvidas estarei aqui para tentar esclarecer.

    Abraços a todos;
    Chico Bicalho

    PS: as imagens vieram fora de ordem numérica, mas cada uma tem o número referente a informação.

    Suporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-07-rolamentos-c-nicos.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-12-pino-completo.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-13-tampa-alum-nio.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-14-pino-fechamento-tra-s.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-15-pino-fechamento.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-16-furo-parafuso-fechamento.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-17-tria-ngulo-roda.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-18-suporte-sem-bases.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-19-suporte-completo.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-11-kit-montagem-pino.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-10-encaixe-c-nico-rolamentos.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-06-base-rolamento-c-nico.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-05-2-bases-parte-tra-s.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-04-2-bases-parte-baixo.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-03-2-bases-parte-baixo.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-02-2-bases-parte-tra-s.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-01-2-bases-lado-d.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-08-rolamentos-porca.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-09-encaixe-c-nico-rolamentos.jpgSuporte de Estepe do Chico Bicalho - Medidas e Fotos-20-suporte-completo-tra-s.jpg
    4X4 Brasil

  • #2
    Sensacional....

    só faltou umas fotos do suporte no lugar.

    Parabéns!!!

  • #3
    Usuário Avatar de Leandro.toyband
    Entrada
    28/01/2012
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Já estou juntando uns trocados para fazer o meu, valeu Francisco!!!
    Toyota Bandeirante longa 1976, Pneus Genius GT1001 265-75-16, freio a disco nas 4 rodas.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    10/02/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    45
    Posts
    452
    Agradecimentos: 0
    Parabéns, gostei de mais.
    Quanto ficou o custo final?

  • #5
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    LM, as fotos do suporte no lugar estão na postagem "Suporte de estepe básico"

    Abraço;
    Chico

  • #6
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por OliveiraDf Ver Post
    Parabéns, gostei de mais.
    Quanto ficou o custo final?
    O 'preço' varia de serralheiro para serralheiro, mas em 2008 ficou em R$450 sem os parafusos e estojos, mas hoje acho que R$800 está de bom tamanho.

  • #7
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    62
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Francisco,
    Foi muito bom você ter aberto um tópico novo, exclusivo para o suporte DIY. O outro tópico já estava tumultuado.
    Praticamente esclareceu todas as minhas dúvidas. As fotos são bem didáticas e as medidas estão bem claras.
    Valeu mesmo.
    Minha sugestão é que aqueles que construirem um suporte como este que postem neste tópico as novidades.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #8
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Fala Hercilio.

    Fico feliz que você tenha achado as informações claras. Excelente sugestão das pessoas irem postando as próprias dicas e experiências durante cada processo de fabricação. Não tenho dúvidas que o produto pode ser melhorado.

    Sim, o outro tópico estava tumultuado, saturado, pesado, eu já estava me sentindo mal em malhar aquele suporte 'caro', não foi essa a minha intenção, só que cada vez que eu descubro o valor novo 'daquele' suporte (já está em R$ 4.190,00) eu fico meio ultrajado; mas não faço nenhum comentário sobre produto alheio, aqui então no tópico novo nem pensar. Aliás dou boas vindas a quem fizer críticas construtivas a esse suporte, podem malhar à vontade.

    Abraço;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Chico,


    meu sincero e humilde Parabéns!
    Parabéns, antes de tudo, pela iniciativa!
    E parabéns, é claro, pelo suporte! ficou muito bom!

    Simples e eficiente.

    só uma dica: ao invés de o suporte ser assim
    /|\

    poderia ser assim
    /\

    A sustentação do triângulo é fenomenal, pois distribui as forças aplicadas nas 3 "barras" envolvidas (interligadas).



    Em breve, farei o meu!!
    Mas detalhe: minha caminhonete é Cabine dupla.
    Será que fica bom?
    Ou alguém tem sugestão de outro modelo?

    PS: o suporte inferior à caçamba eu vou retirar!!


    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #10
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Chico,

    só uma dica: ao invés de o suporte ser assim
    /|\

    poderia ser assim
    /\

    Abraços
    Daniel, você quer dizer sem a peça vertical? No meu suporte a peça vertical apóia a parte de cima do pneu, eu fiz assim baseado em um monte de projetos que vi na internet, mas, se você acha que pode ser dessa forma, vá em frente e faça um assim, e nos informe dos resultados. Como falei aqui, tudo pode ser melhorado. Fico interessado em saber de qualquer mudança ou melhora no projeto.

    Abraço;
    Chico

  • #11
    Usuário Avatar de AVIZBATISTA
    Entrada
    31/12/2012
    Local
    BELÉM/PA
    Idade
    38
    Posts
    163
    Agradecimentos: 0
    Esse "tutorial" é incrível. Tanto é, que já compartilhei o conteúdo com os amigos toyoteiros de Bragança-PA para que possamos fazer umas três réplicas dessa para os nossos Jeep's até março, substituindo os atuais suportes que foram fabricados com tubo. O desafio maior será adaptar ao lado um suporte para galão de 20 litros. Alguém tem sugestões a fazer?

  • #12
    Francisco, nota 1000!

    Esse tutorial ficou fantástico, de uma simplicidade e praticidade impar. Agora, mãos à obra!

    Um abraço e obrigado.

    Márcio Humberto
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 51
      Última resposta: 21/08/2015, 15:59
    2. Troco Suporte de Estepe e Galão por Suporte de Estepe - Band
      Por hercilio.neto no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/12/2012, 19:24
    3. Quais medidas para evitar roubo do estepe?
      Por heartland no fórum Troller
      Respostas: 28
      Última resposta: 21/02/2012, 23:47
    4. Medidas p/ suporte de coxim
      Por Felipe Leonardo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 14/12/2009, 23:35
    5. MEDIDAS DO SUPORTE PARA GALÃO E ESTEP
      Por Luciano R. Oliveira no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/05/2004, 14:12

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade