x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário Avatar de Marcos Ferreira
    Entrada
    17/06/2005
    Local
    Americana/SP
    Idade
    58
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    Ajuda! Porque fica mais difícil trocar as marchas da band quando o motor esquenta?




    Pessoal preciso de ajuda. Sou novato e tenho uma band curta 82 motor e câmbio originais, porém não sei porque enquanto está fria a troca de marchas fica normal, mas quando o motor entra na temperatura normal de trabalho fica muito mais difícil trocar as marchas. Eu tento achar o ponto certo no controlador de aceleração, mas não melhora. Apanho muito no trânsito. A 1ª não entra e a segunda "raspa". Alguém pode me ajudar?
    Adelaide - Band Curta - 1982 - OM314 - Aspirada - Queixo duro - Freio à disco na frente

  • #2
    Usuário Avatar de gabrielqueiroz
    Entrada
    19/01/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    47
    Posts
    120
    Agradecimentos: 0
    não será pq vc fica com o pé na embreagem?

    no inicio com a minha isso acontecia... agora nao deixo mais o pé calcado na embreagem....

    e quando realmente preciso ficar com o pé na embreagem já sei que vai travar as marchas.... ai é só dar 2 bombadas na embreagem que solta tudo na hora!

    não sei se é isso que acontece com a sua mas espero ter ajudado.

    abraços!
    ---------------------------------------------------------
    Pajero TR4 4x4 AT 2012 - (RIP 2016)
    Toyota Bandeirantes "SHREK" longa 88 -
    (RIP 2016)


  • #3
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Marcos,
    pelo ano da sua Band, suponho que o seu câmbio já é o 4m sincronizado (tração com reduzida).
    A dificuldade ao engatar pode ser problema na embreagem, talvez o fluido esteja contaminado ou com bolha, ou talvez falte somente regular.
    No mais, é entender que a Band não é um carro de corrida. O manuseio é diferente dos câmbios de automóveis. A começar pelo comprimento da alavanca.
    A forma correta de trocar as marchas é debrear antes de engatar a marcha seguinte. Sem pressa.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #4
    Usuário Avatar de Marcos Ferreira
    Entrada
    17/06/2005
    Local
    Americana/SP
    Idade
    58
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por gabrielqueiroz Ver Post
    não será pq vc fica com o pé na embreagem?

    no inicio com a minha isso acontecia... agora nao deixo mais o pé calcado na embreagem....

    e quando realmente preciso ficar com o pé na embreagem já sei que vai travar as marchas.... ai é só dar 2 bombadas na embreagem que solta tudo na hora!

    não sei se é isso que acontece com a sua mas espero ter ajudado.

    abraços!
    Obrigado Gabriel pela ajuda e eu faço isso mesmo. Como o banco está na regulagem máxima para trás e ainda assim a minha perna fica muito apertada tenho dificuldades de manter o pé fora da embreagem. Vou tirar o pé e ver como ela vai reagir. Se for isso mesmo vou ter que trocar o banco do motorista, pois fica impossível dirigir assim. Um abraço.
    Adelaide - Band Curta - 1982 - OM314 - Aspirada - Queixo duro - Freio à disco na frente

  • #5
    Usuário Avatar de Marcos Ferreira
    Entrada
    17/06/2005
    Local
    Americana/SP
    Idade
    58
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Marcos,
    pelo ano da sua Band, suponho que o seu câmbio já é o 4m sincronizado (tração com reduzida).
    A dificuldade ao engatar pode ser problema na embreagem, talvez o fluido esteja contaminado ou com bolha, ou talvez falte somente regular.
    No mais, é entender que a Band não é um carro de corrida. O manuseio é diferente dos câmbios de automóveis. A começar pelo comprimento da alavanca.
    A forma correta de trocar as marchas é debrear antes de engatar a marcha seguinte. Sem pressa.
    Hercílio, muito obrigado resposta e pela ajuda. O câmbio é exatamente esse mesmo, 4 marchas sincronizado com reduzida. Vou tentar fazer o que o Gabriel disse: Não descansar o pé na embreagem e o que você disse: debrear antes. Se não resolver vou procurar o mecânico para ver se é a regulagem, pois eu dirijo na boa, mas é chato quando começa a "raspar" as marchas no trânsito e deixa a gente ansioso. Um grande abraço.
    Adelaide - Band Curta - 1982 - OM314 - Aspirada - Queixo duro - Freio à disco na frente

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,382
    Agradecimentos: 144
    Tu conferiu o nível de óleo dos dois câmbios????, se tem pouco óleo dentro as engrenagens esquentam, se dilatam e ficam mais prensadas entre sí.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #7
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Marcos pode ser o sincronizado que não está travando as engrenagens para trocar as marchas, pelo que você fala a primeira fica difícil de entrar e a segunda arranha, o sincronizado serve como uma espécie de freio para que quando você pise na embreagem as engrenagens parem de girar para que encaixe na próxima marcha, se ficam girando os dentes batem um no outro e não encaixam. Ocorre quando esquenta por que o óleo fica mais fino quando quente.

    Para verificar isso vai ter que abrir o cambio (isso não é barato), eu começava pelo mais simples que o pessoal já relatou se não resolver vai ter que abrir.

  • #8
    Usuário Avatar de Marcos Ferreira
    Entrada
    17/06/2005
    Local
    Americana/SP
    Idade
    58
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Tu conferiu o nível de óleo dos dois câmbios????, se tem pouco óleo dentro as engrenagens esquentam, se dilatam e ficam mais prensadas entre sí.
    Sérgio, ela acabou de sair da revisão e eu pedi para o mecânico trocar o óleo de tudo, desde o motor até dos diferenciais. Vou conferir. Obrigado pela dica.Um abraço.
    Adelaide - Band Curta - 1982 - OM314 - Aspirada - Queixo duro - Freio à disco na frente

  • #9
    Usuário Avatar de Marcos Ferreira
    Entrada
    17/06/2005
    Local
    Americana/SP
    Idade
    58
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Marcos pode ser o sincronizado que não está travando as engrenagens para trocar as marchas, pelo que você fala a primeira fica difícil de entrar e a segunda arranha, o sincronizado serve como uma espécie de freio para que quando você pise na embreagem as engrenagens parem de girar para que encaixe na próxima marcha, se ficam girando os dentes batem um no outro e não encaixam. Ocorre quando esquenta por que o óleo fica mais fino quando quente.

    Para verificar isso vai ter que abrir o cambio (isso não é barato), eu começava pelo mais simples que o pessoal já relatou se não resolver vai ter que abrir.
    Fabiano, o que você disse faz todo o sentido. Enquanto não esquenta as marchas entram tranquilamente,mas quando esquenta a primeira "trava" (não entra) e a segunda raspa. À princípio pensei que fosse a aceleração e passei a prestar atenção e ajustar constantemente, mas não melhorou. Vou tentar fazer a minha parte no dirigir e vou conferir o óleo. Aliás, vou conferir na oficina o óleo que eles colocaram, pois abrir o câmbio vai sair dos meus planos. Comprei a Band há um mês e acabei de colocar um kit freio dianteiro, trocar os 4 amortecedores e fiz uma revisão geral nos vazamentos, mangueiras e troca de óleos. Se for o sincronizado vai ter que esperar. Obrigado pelas dicas. Um abraço.
    Adelaide - Band Curta - 1982 - OM314 - Aspirada - Queixo duro - Freio à disco na frente

  • #10
    Usuário Avatar de blind75
    Entrada
    28/11/2013
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    100
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Srs., no trânsito eu tinha muita dificuldade na 1 tbm.. So podia usar embreagem depois de bombar.. Manobra era toda hora arranhando e tendo q forçar para entrar. Faz uns 3/4 anos q pensei que poderia ser a temperatura do óleo de freio ... O dor 4 que suporta muito mais temperatura foi uma experiência e ta lá. Embreagem ótima o tempo todo... Marcha nem trisca... Abs
    TOY CD 85
    364t 5m 9/37 Spoa freio ar
    Gaiola ap motor central

  • #11
    Usuário Avatar de Marcos Ferreira
    Entrada
    17/06/2005
    Local
    Americana/SP
    Idade
    58
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por blind75 Ver Post
    Bom dia Srs., no trânsito eu tinha muita dificuldade na 1 tbm.. So podia usar embreagem depois de bombar.. Manobra era toda hora arranhando e tendo q forçar para entrar. Faz uns 3/4 anos q pensei que poderia ser a temperatura do óleo de freio ... O dor 4 que suporta muito mais temperatura foi uma experiência e ta lá. Embreagem ótima o tempo todo... Marcha nem trisca... Abs
    Blind, obrigado pela dica. Vou fazer isso e depois dou minhas impressões.
    Fiz o que os amigos me instruíram e melhorou 70%. Por exemplo, desembrear, dar duas "bombadas" e engatar novamente. Outra coisa, minha perna é muito longa e o banco da Band é original, então eu acabava descansando o pé na embreagem, mas parei de fazer isso. Melhorou, mas a Band ainda está no comando! Tem vida própria. Para engatar 2ª tem que estar em baixa rotação e para engatar 3ª tem que estar em alta, senão raspa. Depois de algum tempo rodando, a 1ª só entra se estiver em movimento. Parou tem que convencer ela a entrar.
    Vou trocar o óleo da embreagem por Dot4 e depois eu mando um alô.
    Um abraço à todos.
    Adelaide - Band Curta - 1982 - OM314 - Aspirada - Queixo duro - Freio à disco na frente

  • #12
    Usuário Avatar de blind75
    Entrada
    28/11/2013
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    100
    Agradecimentos: 0
    Hehe parece que tem vida própria ne. Mas assim que ela pegar confiança ela repassa o controle hehehe
    Marcos, parece que pode ser algo mais então... Na parte de cima da caixa( da para acessar por dentro do carro) quando o mecânico retirar o garfo de marchas, ali na Tampa tem umas esferas e molas... Se não me engano são 3 esferas e 3 molas.... Na falta ou quebra das molas fica uma joça as marchas. Se conhece da pra fazer vc mesmo... Lembrando q se cair dentro da caixa algo tem que tirar com imã ou ainda abrir a caixa toda. Boa sorte ai.. Manda noticias. Abs
    TOY CD 85
    364t 5m 9/37 Spoa freio ar
    Gaiola ap motor central

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 12
      Última resposta: 14/06/2016, 11:33
    2. Ajuda! RPM baixa quando esquenta!
      Por Ed 4x4 no fórum Suzuki
      Respostas: 8
      Última resposta: 02/10/2013, 23:44
    3. Rural Fica Sem Embreagem Quando Motor Esquenta
      Por WAGNER F no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4
      Última resposta: 20/04/2007, 19:48
    4. Quando o motor esquenta....
      Por Aelbioner Eunase da Silva no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 3
      Última resposta: 21/02/2007, 12:18
    5. Ajuda - Motor GM 4.1 falhando quando esquenta
      Por SILVIO no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 31/08/2005, 10:24

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade