x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 74
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/06/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    63
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Toyota bandeirante - conselhos sobre uso da tração dianteira




    Amigos. A proposta deste tópico é simples: novatos como eu fazer barbaridades com as coitadas das Bands, estas velhas senhoras com o peito cheio de medalhas por mais de 20 anos de serviços prestados. Minha sugestão é que os 'macacos velhos' repassem um pouco daquilo que sabem para quem está entrando no negócio e quer perpetuar a história das heróicas Toyotas.

    Por exemplo:
    1 - Em que situações / tipo de piso eu POSSO, NÃO POSSO e/ou DEVO acionar a tração dianteira?
    2 - Como isso deve ocorrer: carro tem que estar ligado, parado, engrenado, embreagem acionada, volante tem que estar reto?
    3 - Posso ou não posso fazer curva fechada com o 4x4 ligado?

    Este exemplo é meu, verídico e me custou 700 reais recentemente pois destruí uma homocinética que, de carona, levou a ponta de eixo. E no meio do processo, ouvi opiniões diferentes sobre as 3 perguntas que coloco acima.

    Abraços a todos!
    Coltro
    "LaToya" Band longa 89/90, OM314 turbo, disco nas 4, DH, AC.

  • #2
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Oi Coltro
    Tenho uma Band 90, curta, motor MB364, cx 4 marchas. Conversando com os mecânicos da Marinha que faziam manutenção nas Bands dos Fuzileiros Navais a época, pois atualmente a grande maioria dos jepps foram substituidos por Land Rover. Bom a dica é que para passar de 4X2 para 4X4, jeep parado, blocar as rodas dianteiras e acionar alavanca de 4X4, já tando tracionado velocidade máxima de 40Km/h, preferencialmente em piso de baixo atrito (leia-se terra, areia, cascalho), em asfalto somente em dia de chuva e para desce ladeira muito ingrime e rebocando grandes pesos (carretinhas com 2Ton). Considerando que o pessoal anda muito por asfalto e terra nas missões de Fuzileiros, esses velhos Sargentos assim orientavam os novos motoristas das Bands Navais. Creio que outros colegas aqui do Forum poderão ajudar e informar como proceder.
    Grd Abraço.

  • #3
    Usuário Avatar de Zerocom
    Entrada
    28/05/2013
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    42
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0
    Também sou novo em questão de Band...mas sempre soube só use a tração em caso de necessidade, até mesmo em ladeiras sempre é bom dar uma ligada na tração..mas por ai vai...logo logo aparece os feras das bands...

  • #4
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Oi Coltro

    Para tentar responder essas suas perguntas:

    1 - Em que situações / tipo de piso eu POSSO, NÃO POSSO e/ou DEVO acionar a tração dianteira?

    Nunca acione no asfalto ou em qualquer situação que haja aderência das rodas, isso porque o Bandeirante não tem o chamado 'diferencial central' como os Defender (coisa aliás que não trás vantagem nenhuma quando o bicho pega na lama, ou seja o sistema da Bandeirante é bom), e se o 4x4 for adicionado no asfalto seco você corre o risco certo de destruir as engrenagens dos diferenciais. Conheço gente que usa o 4x4 em paralelepípedo molhado para dar mais segurança, mas eu não recomendo. Ou seja, 4x4 só na terra. Eu sempre que posso, quando pego qualquer estradinha de terra aciono não só o 4x4 mas aciono a reduzida também para girar e lubrificar as engrenagens, principalmente do diferencial dianteiro, e das cruzetas no cardan dianteiro.

    2 - Como isso deve ocorrer: carro tem que estar ligado, parado, engrenado, embreagem acionada, volante tem que estar reto?

    Com o carro parado em marcha lenta, gire os encaixes das duas rodas livres da posição 4x2 para 4x4. Depois na cabine, puxe a alavanca da tração para trás e quando engatar você saberá na hora. Se a luz verde do painel estiver funcionando ela vai acender o 4x4. Na dúvida peça a uma pessoa para olhar o eixo cardan dianteiro; engrene uma primeira e saia lentamente. Se o eixo girar, tá engatado. A reduzida você move a alavanca totalmente para a direita, lembrando que no meio tem um neutro. E você sabe que a reduzida está acionada pela razão mais óbvia do mundo que não preciso mencionar.

    NÃO ESQUEÇA DE DESFAZER O PROCESO QUANDO PEGAR O ASFALTO.

    3 - Posso ou não posso fazer curva fechada com o 4x4 ligado?

    ​Sim, não faz a menor diferença, mas tem que ser na terra.

    Abraço;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
    Entrada
    20/01/2006
    Local
    Poços de Caldas/MG
    Posts
    2,766
    Agradecimento: 1
    Deixa eu dar meus pitacos
    1 - Em que situações / tipo de piso eu POSSO, NÃO POSSO e/ou DEVO acionar a tração dianteira?
    Ligue a tração dianteira assim que entrar em piso de baixa aderência. Piso de Baixa aderência, não quer dizer asfalto molhado!

    2 - Como isso deve ocorrer: carro tem que estar ligado, parado, engrenado, embreagem acionada, volante tem que estar reto?
    Não tem anél sincronizador na caixa de tração, então, só dá para acionar ou desacionar com o veículo parado. Tanto faz a direção, e com o motor ligado, não tem porque desligar.

    Posso ou não posso fazer curva fechada com o 4x4 ligado?
    Não tenho idéia de onde começou essa conversa de desligar a tração para fazer curva! Aqui em minas pelo menos também tem lama em curva!

  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Coltro,
    Como você sabe a roda livre é ligada manualmente.
    Então vai uma dica: Na entrada da trilha, já vai lá e liga a roda livre. Quem esquece desse detalhe, depois tem que amassar barro com a bota. Isso vale também para a cinta. Melhor prender logo na entrada da trilha.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #7
    o que nao pode e dar final de curso na direçao para manobrar... quando to com o 4x4 ligado procuro manobrar virando o minimo possivel, nao manobro de jeito nenhum com a reduzida ligada... qualquer estrada de terra eu ligo o 4x4 ja cheguei a rodar milhares de kilometros com o 4x4 high ligado afinal é pra isso que ele serve... pra mim a falta de uso é que danifica a transmissao dianteira... bom isso tudo ta escrito no manual de qualquer veiculo 4x4 ...ah e nao tem essa de rodar ate no maximo 80 km/h ja cansei de rodar a 100 km/h em high é obvio que tem que ter pneus e bom senso... na ranger que tem aciomento sincronizado o que nao pode é acionar em velocidades acima de 80 km/h ja rodei muiiiito a 100 110 km/h e minhas rangers as duas com 200.000 km cada nunca apresentaram nenhum tipo de defeito na traçao dianteira e olha que neguinho adora falar mal dela.

    pra quem nao costuma usar muito em estradas de terra basta engatar as rodas livres e rodar pelo menos 1 vez por semana pode rodar o dia todo.... e num lugar reto engatar a ct e andar uns 3 metros pra frente e pra tras em linha reta....
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Outra informação básica sobre o funcionamento da tração.
    O diferencial transfere a força para as rodas de forma inversamente proporcional a resistência oferecida por cada roda.
    Assim, quando uma roda está completamente sem aderência, a força é transferida totalmente para essa roda e a outra roda que tem aderência fica isolada, sem tração.
    Isso pode acontecer nos dois eixos simultaneamente, e aí o jipe fica estático, girando somente as rodas que não estão tocando o solo.
    Para isso existem os bloqueios. Mecanismos que desabilitam essa função do diferencial e são vendidos separadamente, nunca foram equipamento original do Bandeirante. Existem de vários tipos e são muito úteis na trilha.
    Porém se o bloqueio for acionado em piso com muita aderência forçará as engrenagens nas curvas e quebra tudo, coroa e pinhão. Me refiro ao bloqueio 100%
    4X4 Brasil
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #9
    Usuário Avatar de aguinel martins
    Entrada
    19/11/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Coltro,
    Como você sabe a roda livre é ligada manualmente.
    Então vai uma dica: Na entrada da trilha, já vai lá e liga a roda livre. Quem esquece desse detalhe, depois tem que amassar barro com a bota. Isso vale também para a cinta. Melhor prender logo na entrada da trilha.
    Amigo só me comenta uma coisa se eu andar muito com a roda livre ligada e sem a alavanca esta na posição 4x4 pode danificar alguma coisa, opa outra coisa quando estou subindo um acrive acentuado com peso num piso normal posso ligar a reduzida pr aumentar a força, só com a tração 4x2 ou sja com a roda LIVRE desligada

  • #10
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por aguinel martins Ver Post
    Amigo só me comenta uma coisa se eu andar muito com a roda livre ligada e sem a alavanca esta na posição 4x4 pode danificar alguma coisa, opa outra coisa quando estou subindo um acrive acentuado com peso num piso normal posso ligar a reduzida pr aumentar a força, só com a tração 4x2 ou sja com a roda LIVRE desligada
    Bom dia Aguinel e amigos!

    Outro dia na oficina com o cambio e a caixa de tração toda desmontada meu mecanico me chamou e mostrou que o eixo que liga a tração tem uma luva que quando aciona a tração essa luva une o cardã dianteiro e o eixo da caixa de tração e quanto não está ligada a tração esse eixo tem na ponta um furo (uma parte oca) com um rolamentinho dentro onte fica a ponta do eixo q vai no cardã e segundo ele se eu andar muito em alta velocidade somente com as rodas livres ligadas o cardã dianteiro vai girar em alta rotação apenas conectado a esse rolamentinho q vai fundir e ir para o saco. Então ele me disse q quando eu sair da estrada de terra e parar de usar a tração e for pegar o asfalto é para descer e desligar as rodas livres.

    Não sei se me expressei bem, até ia tirar uma foto do sistema mas não deu tempo q foi tudo montado novamente.

  • #11
    roda livre pra band é um acessorio nao vai estragar nada roda com ela engatada ... a ranger por exemplo nao tem roda livre o conjunto dianteiro fica rodado o tempo todo....

    nao é recomendado usar a reduzida sem engatar as rodas livres, o risco de quebras é muito grande.. ta escrito no manual
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #12
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    o que nao pode e dar final de curso na direçao para manobrar... quando to com o 4x4 ligado procuro manobrar virando o minimo possivel, nao manobro de jeito nenhum com a reduzida ligada...
    Mas dudu, se você estiver com o carro preso nas pedras e na lama numa situação de trilha cabulosa com 4x4+reduzida, você tem que fazer manobras muitas vezes mais agressivas do que uma simples ré, ou entrar numa vaga, não é? então porque não fazer 'manobras' com o carro em reduzida? eu não vejo razão nenhuma para não poder fazer manobras com o carro em reduzida.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 25
      Última resposta: 29/05/2011, 17:31
    2. Caixa de tração Toyota Bandeirante 82 - Compro.
      Por zoega no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/07/2010, 21:38
    3. Tração Dianteira S10 4x4
      Por MOROZINI no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 43
      Última resposta: 28/03/2008, 19:56
    4. Sobre a Toyota Bandeirante
      Por TMorais no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 7
      Última resposta: 27/12/2007, 17:03
    5. Vendo câmbio de Toyota com traçao e uma traçao de toyota
      Por Marcoa no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 11
      Última resposta: 03/12/2006, 22:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade