x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 59
  • #25
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12



    Citação Postado originalmente por Roger Evangelista Ver Post
    Tenho uma F1000 1989 e tive a mesma duvida, resolvi ligar no 0800 da Shell para perguntar se teria q fazer alguma alteração em bicos ou bombas e eles me enviaram a resposta que não tem nenhum problema eles só sugeriam que eu fizesse a troca aos pouco por causa da sujeira q poderia ter no sistema. Já a minha experiencia com o S10 foi positiva já que a caminhonete estava com problema naquela bombinha de tirar ar ela colava direto bloqueando a passagem do diesel e em 1 semana o problema foi resolvido sem que eu mandasse ela para i bombista. Agora sobre o bombista falar que não pode acho que ele tá mais preocupado em vender o peixe dele, quanto menos sujar a bomba menos ele ganha. E dou nota 10 ao 0800 da Shell são muito atenciosos e retornão com uma resposta.
    Oi Roger
    O que pude apurar nas minhas pesquisas é que o S10 tem menor teor de enxofre, componente essencial pra lubrificar o modelo de BI usado nas Bands. Outro efeito colateral deste menor teor de enxofre é que torna o diesel um tanto "adstringente". Limpa, mas resseca. Ressecamento = falta de lubrificação. Falta de lubrificação = oxidação. E isso vale tanto pra BI como pra toda a linha de combustível. Não é à toa que os veículos mais modernos, que têm que fazer uso do S10, tem as peças preparadas contra a oxidação, com o escape de inox, por exemplo.
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #26
    Usuário
    Entrada
    28/10/2013
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Idade
    63
    Posts
    326
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Oi Roger
    O que pude apurar nas minhas pesquisas é que o S10 tem menor teor de enxofre, componente essencial pra lubrificar o modelo de BI usado nas Bands. Outro efeito colateral deste menor teor de enxofre é que torna o diesel um tanto "adstringente". Limpa, mas resseca. Ressecamento = falta de lubrificação. Falta de lubrificação = oxidação. E isso vale tanto pra BI como pra toda a linha de combustível. Não é à toa que os veículos mais modernos, que têm que fazer uso do S10, tem as peças preparadas contra a oxidação, com o escape de inox, por exemplo.



    Boa noite Denise,


    Quando eu fiz a manutenção da BI na minha Band (14b), perguntei a bombista qual o posto confiável ele me indicaria na minha cidade. Resposta- Não indico nenhum. Tirou o dele fora de qualquer problema que eu viria a ter com Diesel com abastecimento. MUITO BEM. Estudei muito e troquei informações. Quando eu tive uma D20 o meu tio orientava-me para colocar um pouco de querosene, para lubrificar a BI e outra opinião é para que eu colocasse um óleo lubrificante de motor quatro tempos bem fininho adicionado ao Diesel. Usei isto tudo e não me arrependo, só que, fumaça um pouco, porém lubrifica a BI. Dizem também que antigamente o óleo Diesel tinha uma qualidade muito superior ao atualmente comercializado, lubrificava a BI sem nenhum problema.
    Na minha Band hj, uso o S10 mais diluição no tanque o Max Pouwer para lubrificar a BI. Entendo que tem que ter uma lubrificação adicional a BI, seja qual for o produto que se utiliza, tendo em vista a péssima qualidade do combustível que não lubrifica a BI, tornando sua vida útil encurtada.

  • #27
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12
    Oi Leonelo!
    Talvez se você perguntasse ao bombista qual o diesel mais indicado, ao invés do posto, você tivesse uma resposta mais produtiva. Realmente a qualidade do diesel brasileiro é muito ruim, ainda tem adição do biodiesel, sem contar os possíveis batismos feitos pelos donos de postos. Se já é difícil confiar no diesel, quanto mais no posto.
    Meu bombista me fez a mesma orientação sobre adição de uma porcentagem de óleo lubrificante pra compensar o menor teor de enxofre. Porém fica sempre aquela sensação de paliativo.
    Antigamente tínhamos o diesel S1800 (em 2009 substituído pelo S500) e em 2012 tivemos a entrada no mercado do S50 (em 2013 substituído pelo S10 ) e não continha adição de biodiesel. Cada nova fórmula de diesel diminui a proporção do enxofre e como se isso por si só já não fosse problema suficiente, só piora com a adição de biodiesel. Sendo um elemento orgânico, o biodiesel facilita a proliferação microbiana, afetando o desempenho dos motores. Aumentando a quantidade de biodiesel aumenta também a quantidade de bactérias que se alimentam da matéria orgânica do biodiesel. A combinação biodiesel/menos teor de enxofre, propicia um ecossistema favorável à proliferação de bactérias, aumenta a formação de borra e o entupimento, consequentemente o aumento dos custos de consumo e manutenção dos motores e demais sistemas de combustível.
    Só nos resta fazermos malabarismos.
    Bjcão
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #28
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Dias atrás fiquei meio encucado com problema na minha toy.Sempre pegou de primeira,sem falhar,sem fumacear ,motor está com 280.000 kms,só lembro de mandar regular bi e bicos quando turbinei.mas vamos ao que interessa:
    Ao ligar pela manha ,depois de abastecer três tanques com S 10 ,pegou falhando como se tivesse uma válvula queimada,custou à equilibrar funcionamento ,julgo que possa ser o tal de S 10 que não mantem lubrificação eficiente .Agora abasteço meio à meio e estou cuidando se aparece problema novamente.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #29
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    ... Meu bombista me fez a mesma orientação sobre adição de uma porcentagem de óleo lubrificante pra compensar o menor teor de enxofre ...
    Amigos ...

    Relativamente à adição de lubrificantes e querosene ao diesel, respeitosamente, se me permitem colaborar, para o amadurecimento de nossas opiniões, gostaria de apor o ponto de vista de uma outra fonte à apreciação dos nobres colegas ...

    http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1549

    http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1666

    http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1350

    Forte abraço.

    E.T.:

    Relativamente ao melhor aditivo, tem vários aditivos sendo comercializados na praça e que prometem verdadeiros milagres ... Repriso aqui, exatamente o que já mencionei em outro tópico ... Por enquanto, estou usando um tal de Teccom 10 ... vai dar resultado, pelo menos relativamente à melhoria da lubricidade do S10 e contenção dos efeitos nocivos de bactérias/fungos e oxidação/envelhecimento do diesel no tanque da viatura??? ... sei lá!!!! ... uso mais para desencargo de consciência, para que amanhã, ou depois, se minha viatura vier a ter problemas em bomba e/ou bicos, eu não tenha que dizer para mim mesmo que, apesar de tomar todos os cuidados preventivos, deixei de utilizar um aditivo no diesel ...

    Relativamente ao melhor combustível, particularmente, acho que o melhor diesel para as nossas viaturas (seja o S500, seja o S10), é aquele que não está envelhecido ou contaminado no tanque de nossas viaturas ... e, com relação a este último (tanque e sua linha), estando o mais limpo possível e isento, ou com um mínimo de ferrugem, borras, água, etc. ... sem contar os cuidados com os filtros ... e os cuidados para isso, desnecessário mencionar, eis que já foram exaustivamente debatidos e comentados em vários tópicos deste fórum pelos mais experientes colegas ... Eu, particularmente, uso o S10 (uso o da BR porque sou cliente de um grande posto de grande rotatividade de diesel, mas dizem que o Evolux da Shell é excelente, pois, ainda proporciona boa limpeza de bicos) ... e uso o S10, simplesmente porque é uma exigência do manual de minha viatura, que preconiza utilizar o S500 somente numa eventual necessidade, após o que, voltar para o S10 ... e não quero correr o risco de perder a garantia do veículo, numa eventualidade de necessitar desta ... mas, se não fosse por isso, usaria o S500 sem nenhum susto, e tomando todos os cuidados preventivos já ensinados aqui neste fórum ... porém, há manuais que preconizam o uso do S500 para determinadas viaturas de determinados anos e o S10 para outras ...

    Apenas para constar: Tenho um colega, muito cuidadoso, que tem uma picape L200 outdoor, câmbio mecânico, ano 2010 (comprou zerada) ... abastece somente com S500 e não coloca nenhum aditivo ... está com aproximadamente 110.000 kms ... utiliza a viatura na cidade e campo ... nunca lhe deu qualquer problema ... só abastece e anda ... e disse desconhecer problemas com bomba e bicos ... e também tenho outros colegas, cuidadosos, que abastecem com S10 viaturas do mesmo ano e gênero ... também desconhecem problemas de bombas e bicos ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #30
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Essa questão de adição de lubrificante, querosene ou aditivos específicos é muito polêmica e quase não existem fontes confiáveis de informação. As montadoras de veículos e distribuidoras de petróleo agem com parcialidade ao emitir opinião contrária. Esse site clubedodiesel é muito superficial em suas postagens e sempre limita-se a repetir o que está nos manuais, sem apresentar qualquer fundamento técnico. Não é preciso ser engenheiro nem químico para saber que a adição de óleo lubrificante aumenta a lubricidade de qualquer combustível e eles ainda insistem em dizer que não. Além disso, para carbonizar a câmara de combustão e as válvulas é preciso adicionar mais do que 2% de óleo (os motores 2T trabalham com 4% e demoram a carbonizar).
    Em tempos de consciência ambiental nenhum órgão, entidade ou empresa vai assumir publicamente que a adição de óleo lubrificante aumenta a vida útil dos sistemas de injeção, pois isso implicaria em anular os benefícios das medidas tomadas pelo governo para redução de poluentes.
    Na falta de fontes confiáveis, o que nos resta é o conhecimento adquirido pela experiência prática, cujo compartilhamento é o objetivo desse forum.
    Eu particularmente vou continuar adicionando 0,5% de óleo 2T nos meus tanques de diesel (tanto no 14B mecânico quanto no Troller eletrônico).
    E que continuemos relatando nossas experiências, pois é a única arma que temos contra esse sistema que tende a tornar o veículo automotor cada vez mais descartável.

  • #31
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Acrescentando, a título de curiosidade, o diesel marítimo tem 5.000 (cinco mil) PPM de enxofre e não recebe adição de biodiesel.
    Tenho para mim que o setor marítimo é bem mais "sério" que o automotivo e ainda não foi tomado pela filosofia do descartável.
    Ouvi de um engenheiro de montadora que caminhões que ficaram parados por 3 ou 4 meses no pátio da montadora tiveram os 6 bicos travados (e inutilizados) em razão da oxidação causada pelo biodiesel (provavelmente pelo excremento das bactérias). Por isso a montadora estava tentando junto ao governo uma autorização excepcional para utilização de diesel marítimo nos testes iniciais dos motores, já que a venda desse diesel para outros fins é proibida.

  • #32
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Acrescentando, a título de curiosidade, o diesel marítimo tem 5.000 (cinco mil) PPM de enxofre e não recebe adição de biodiesel.
    Tenho para mim que o setor marítimo é bem mais "sério" que o automotivo e ainda não foi tomado pela filosofia do descartável.
    Ouvi de um engenheiro de montadora que caminhões que ficaram parados por 3 ou 4 meses no pátio da montadora tiveram os 6 bicos travados (e inutilizados) em razão da oxidação causada pelo biodiesel (provavelmente pelo excremento das bactérias). Por isso a montadora estava tentando junto ao governo uma autorização excepcional para utilização de diesel marítimo nos testes iniciais dos motores, já que a venda desse diesel para outros fins é proibida.
    Vamo incendia o assunto!

    Vi uma BI aberta tem uns 15 dias cheia de borra preta (detalhe bi feita a pouco tempo) segundo o dono do caminhão o problema ocorreu depois que ele começou abastecer em um posto que adiciona biodiesel. O caminhão é usado para entregas e foi abastecido sempre no mesmo posto por algum tempo e depois disso o caminhão foi perdendo força até parar na oficina.

    Isso que o Walter falou sobre os caminhões parados já me foi relatado por donos de maquinas agrícolas.

    Grande abraço!

  • #33
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    ... Vi uma BI aberta tem uns 15 dias cheia de borra preta (detalhe bi feita a pouco tempo) segundo o dono do caminhão o problema ocorreu depois que ele começou abastecer em um posto que adiciona biodiesel ... o caminhão foi perdendo força até parar na oficina ...
    Interessante notícia ...

    Acredito que esse é o efeito que se observa naqueles veículos que antes usavam o S500 e, em seguida, sem uma prévia limpeza do tanque e de sua linha, passa a utilizar o S10 (o qual tem efeito limpante, "mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene" - tirei isso do Manual Técnico do Diesel S10 da BR-Petrobrás - pg. 6 - http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES). Toda aquela borra, e impregnações existentes no tanque e sua linha acabam sendo empurrados para filtros, bomba, bicos, etc., no efeito de limpeza. Daí, a recomendação preconizada no item 5, cumulada com a do item 8, do Manual da Metalsinter (Dúvidas Frequentes sobre o Diesel S10):

    5. “... É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha, antes da introdução do novo biodiesel S-10 ... Além disso, toda a linha de injeção de combustível no tanque deve ser limpa, incluindo a troca dos filtros.

    8. "... um componente que pode existir dentro de um tanque, pode reagir com componentes desse novo combustível e desencadear efeitos indesejáveis. Isso é mais provável de ocorrer nos veículos muito antigos, pois dentro desses tanques existem depósitos e formações de vários subprodutos ... para os veículos mais antigos, é essencial uma limpeza do tanque."

    http://www.metalsinter.com.br/metals...idas%20S10.pdf

    Veja, abaixo, relato semelhante, onde o colega também não teve esta precaução de limpeza prévia, e, por sorte, não teve problemas mais sérios em sua viatura:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2289796

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #34
    Usuário Avatar de PP5GAS
    Entrada
    14/11/2012
    Local
    Rio do Oeste/SC
    Idade
    65
    Posts
    670
    Agradecimentos: 4
    Abasteço exclusivamente com S10 há mais de dois anos. Rodei perto de 30k até agora e nenhum problema apareceu ainda.

  • #35
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Pessoal uma sugestão:
    Alguém do Forum que tenha conhecimento em química, poderia nos ajudar apresentando um teste, peferencialmente simples, de como identificar quando um diesel esta muito contaminado com água!
    Já foi dito que o excesso de espuma indica água na mistura, pois bem, fazendo um teste simples com uma pet transparente de dois litros, abasteci com o Diesel comum e o S10, um bujão de 10 litros e a única diferença, foi que o S10 quase não espumou.
    Lembre-se que: a água, arrebenta os nossos motores.
    Grd Abç a todos.
    Band curta fechada (FUZIBAND), OM364, 4M, Freio a Disco frente, DH, (futuro ar-cond, alongar diferenciais).

  • #36
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Carlos, a presença de água, ao menos em grande quantidade, é bem fácil de detectar. Basta colocar o combustível num recipiente transparente e esperar alguns minutos que a água se separará do diesel e ficará visível na parte de baixo.
    Faço isso quando troco ou dreno o filtro de diesel e raramente aparece algum vestígio.
    Para ter uma melhor ideia com como é essa visualização, é só colocar o diesel no recipiente a adicionar um pouco d'água.
    O problema é quando a quantidade for muito pequena, situação em que desconheço como medir ou verificar sua presença.



    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Pessoal uma sugestão:
    Alguém do Forum que tenha conhecimento em química, poderia nos ajudar apresentando um teste, peferencialmente simples, de como identificar quando um diesel esta muito contaminado com água!
    Já foi dito que o excesso de espuma indica água na mistura, pois bem, fazendo um teste simples com uma pet transparente de dois litros, abasteci com o Diesel comum e o S10, um bujão de 10 litros e a única diferença, foi que o S10 quase não espumou.
    Lembre-se que: a água, arrebenta os nossos motores.
    Grd Abç a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Motores Diesel
      Por bunny no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 34
      Última resposta: 03/02/2022, 11:09
    2. Motores Diesel Downsizing ou Motores Diesel Menores
      Por Anthoniusnikos no fórum Ford
      Respostas: 20
      Última resposta: 05/10/2013, 21:40
    3. O Diesel S-50 pode ser utilizado em motores diesel mais antigos???
      Por GSilveira no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 39
      Última resposta: 19/01/2013, 13:18
    4. Motores a diesel.
      Por Tigre no fórum Troller
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/02/2007, 17:16
    5. MOTORES DIESEL 0KM
      Por Elmer_Jeep no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 152
      Última resposta: 22/04/2005, 10:27

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade