x
Convex Datacenter
Página 1 de 9 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 98
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/05/2007
    Local
    Sorocaba/SP
    Posts
    419
    Agradecimentos: 0

    Band.(Turbo+intercooler+condensador do ar) quem tem esta configuração




    Ola pessoal, novamente vou tocar neste assunto.
    tenho uma Toyota Bandeirante com a seguinte configuração;
    motor 314s- turbo-intercooler + ar condicionado( condensador )+ relação alongada para 11x35
    continuo tendo problemas em viagens longas, onde mantenho a velocidade entre 100 / 110Km/h e a pressão do turbo entre 0.4 / 0.6 bar.
    e percebo que quando ligo o ar condicionado a minha temperatura sobe, principalmente em subidas onde o turbo (pressão) aumenta um pouco.
    eu já troquei a colmeia do meu radiador por uma maior de 4 janelas, troquei a valvula e o aditivo do radiador novamente e não percebi nenhuma melhora significativa.
    A pergunta é a seguinte amigos, mais alguèm tem está configuração na band. e percebe isso também ?
    se eu tiro um pouco o pé e em descidas a temperatura volta ao normal...
    Olhando o carro pela frente está: ventoinha,condensador,intercooler,radiador e êlice.tudo levando o vento a favor do motor...
    ESTOU pensando muito sério em retirar o intercooler, pois ficar andando com a temperatura entre 95/100 ºC acho que é muito risco...e poderei queimar uma junta fácil...
    agradeço qualquer tipo de ajuda ou relato

  • #2
    Usuário Avatar de Amadeus_band
    Entrada
    19/09/2007
    Local
    Aiuruoca/MG
    Idade
    32
    Posts
    400
    Agradecimentos: 0
    Será que o problema não está no ar condicionado?
    Toyota Bandeirante 1988 - OJ50LV - Provisoriamente OJ50L
    Motor OM 314-S, Pneus 35''
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=64978

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Dani
    inicialmente confirme que sua ventoinha do AC está empurrando o ar no sentido do radiador e não o contrário.
    Veja se teu freio não está esquentando , como se estivesse meio freada.
    Em terceiro , por trabalhar sob pressão , o líquido de arrefecimento entre 95-100°C ,nem de longe chegou perto da temp. de ebulição(algo acima de 110°C)
    Agora , se vc for por quem diz que a dele nunca passou de 80°C,veja se não é com o marcador original.
    Samurai Maracujá:Motor 1.6, eixo Hilux tras LR , Calmini 4.16 , SPOA, Jumelo revolver , Warn XD9000-i, 3k guerra 305/70-16

  • #4
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Daniel

    A hélice do radiador do Bandeirante é uma peça arcaica de ferro, com seis pás que são pouco cavadas e com uma eficiência muito limitada. Quando o carro está em velocidade baixa, ou parado ela puxa muito pouco ar, e, pode ser que a 110 km/h essa hélice atrapalhe no fluxo de ar entre os três radiadores.

    No meu carro tenho também (nessa ordem de tora pra dentro) o radiador do AC, um intercooler Garrett, e o radiador do Toyota. Uma coisa que fiz no meu carro foi trocar a hélice de ferro original por uma hélice em plástico com 10 pás (muito mais cavadas) do OM-366 que custa apenas uns R$35. Essa hélice tem que receber um tarugo (de alumíno) no meu caso para chegar ela uns 3 com mais para a frente, e as pás tem que ser preparadas, e cortadas para não baterem no defletor do radiador. Um bom mecânico de radiador adapta pra você em dois tempos, e a furacão da hélice do 366 é a mesma. À propósito, tem gente que retira o defletor (aquela chapa de aço curva em cima da hélice) mas isso é um erro porque atrapalha no fluxo direto de ar. Essa helice é tudo de bom. O plástico é flexivel e não quebra com tanta facilidade se você pegar água funda, é muito (muito) mais leve, e puxa mais de o triplo de ar da helice original. E o seu carro vai ficar com aquele uivo característico de alguns caminhões.


    Abaixo algumas fotos da hélice.

    Abraço
    Chico
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -01-h-366.jpg   -02-h-366.jpg   -03-h-366.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    Fala Chico...

    Blza cara?! Então, no caso dele, acho q a mudança da hélice, não refleteria muito não cara ... Talvez tenha que pensar em melhorar o fluxo frontal, otimizando a instalacao do intercooler para nao tampar tanto o radiador, talvez elevar um pouco mais, para tentar fazer um tunel por baixo entre ele e o radiador, não sei, somente analisando mesmo.

    Outro ponto, na minha opiniao, hélice de plástico x trilhas com atoleiros fundos = problemas caros $$$, perda de radiador na trilha.... ja tive 2 radiadores perdidos assim, e varios amigos tb... uma otima opcao, é uma helice de aluminio (super resistente) para motor mercedes OM 314/364 q eh comercializada no auto pecas de diesel fone 11 3932-2766 - Vila Guilherme - SP... q eh show de bola !! super leve e resistente ...custa cerca de 80 reais....

    Abs...
    Felippe (Bob Filho)

  • #6
    Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    48
    Posts
    371
    Agradecimentos: 0

    Configuração Band 90

    Olá Daniel, minha band tem uma configuração parecida com a sua, porém sem o ar condicionado, pneus BF A/T 33'', motor 314s, relação coniflex 12/35 e turbo intercooler garret. O meu marcador de temperatura funciona a mercúrio (muito preciso) e mesmo utilizando o turbo em uma faixa de 0,4 ~ 0,6 como vc eu nunca passei dos 75ºC ~ 80ºC. Um dos motivos é que a uma velocidade de 100 km ~ 110 km estou comm um giro de 2000 rpm aproximadamente. Fiquei curioso, pois estou pensando em instalar sistema de ar condicionado no meu jipe e não vejo muito espaço na frente do intercooler. Se vc puder subir algumas fotos seria interessante. Vou subir algumas fotos do espaço que tenho no meu jipe.

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #7
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    Fala Chico...

    Blza cara?! Então, no caso dele, acho q a mudança da hélice, não refleteria muito não cara ... Talvez tenha que pensar em melhorar o fluxo frontal, otimizando a instalacao do intercooler para nao tampar tanto o radiador, talvez elevar um pouco mais, para tentar fazer um tunel por baixo entre ele e o radiador, não sei, somente analisando mesmo.

    Outro ponto, na minha opiniao, hélice de plástico x trilhas com atoleiros fundos = problemas caros $$$, perda de radiador na trilha.... ja tive 2 radiadores perdidos assim, e varios amigos tb... uma otima opcao, é uma helice de aluminio (super resistente) para motor mercedes OM 314/364 q eh comercializada no auto pecas de diesel fone 11 3932-2766 - Vila Guilherme - SP... q eh show de bola !! super leve e resistente ...custa cerca de 80 reais....

    Abs...
    Oi Felippe

    Quanto a hélice de plástico e atoleiros fundos, infelizmente acho que discordo da sua opinião. A hélice de plástico tem muito menos chance de quebrar porque o plástico é resistente e flexível, e se quebrar, tem muito menos chance de causar o que você chama de "problemas caros $$$" porque é muito leve. Já ouvi falar em algumas lâminas de ferro quebrando em situações de trilha barra pesada e causando danos ao radiador (esses seus dois radiadores foram detonados com lâminas de plástico ou de ferro?) , eu nunca tive informação de hélices de plástico causando danos a radiador. Ao mesmo tempo sei de caminhões que rodaram mais de 500.000 km com lâminas de plástico sem problemas.

    Abraço;
    Chico
    4X4 Brasil

  • #8
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fabiano soriano Ver Post
    Olá Daniel, minha band tem uma configuração parecida com a sua, porém sem o ar condicionado, pneus BF A/T 33'', motor 314s, relação coniflex 12/35 e turbo intercooler garret. O meu marcador de temperatura funciona a mercúrio (muito preciso) e mesmo utilizando o turbo em uma faixa de 0,4 ~ 0,6 como vc eu nunca passei dos 75ºC ~ 80ºC. Um dos motivos é que a uma velocidade de 100 km ~ 110 km estou comm um giro de 2000 rpm aproximadamente. Fiquei curioso, pois estou pensando em instalar sistema de ar condicionado no meu jipe e não vejo muito espaço na frente do intercooler. Se vc puder subir algumas fotos seria interessante. Vou subir algumas fotos do espaço que tenho no meu jipe.

    Abraço
    Fabiano, o radiador do AC tem que ficar preso a grelha do Bandeirante, com isso você tem espaço suficiente para o intercooler.

    À propósito, com essa hélice de 10 pás em plástico, e a válvula termostática de 82º do 364 a temperatura da água fica sempre estável, a temperatura dos gases de exaustão sempre entre 300 e 400º e o ar condicionado funciona bem em qualquer condição, inclusive engarrafado no verão do Rio.

    Abraços;
    Chico
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -01-om-364-la.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Oi Felippe

    Quanto a hélice de plástico e atoleiros fundos, infelizmente acho que discordo da sua opinião. A hélice de plástico tem muito menos chance de quebrar porque o plástico é resistente e flexível, e se quebrar, tem muito menos chance de causar o que você chama de "problemas caros $$$" porque é muito leve. Já ouvi falar em algumas lâminas de ferro quebrando em situações de trilha barra pesada e causando danos ao radiador (esses seus dois radiadores foram detonados com lâminas de plástico ou de ferro?) , eu nunca tive informação de hélices de plástico causando danos a radiador. Ao mesmo tempo sei de caminhões que rodaram mais de 500.000 km com lâminas de plástico sem problemas.

    Abraço;
    Chico
    Fala Chico,

    As helices q quebraram eram de plástico... depois passei para ferro(nunca tive problema) e agora estou com essa de aluminio q citei anteriormente....

    No asfalto, concordo com vc, é uma maravilha... rodam sem quebrar milhares de Km..... Na trilha realmente nao rola... na hora q mergulha a frente da band devagar no atoleiro e ai acelera pra sair, se tem muita agua, o atrito é grande, fazendo com que a helice de plastico quebre e ai o restante do conjunto, empurra ela pro radiador, furando e danificando o mesmo.....

    A helice de ferro, somente vi danificando, quando o conjunto do radiador estava com folga.. fazendo com q na hora do atoleiro, o conjunto se movimentasse muito e ai entortando a helice... e danificando tudo tb....

    Essa de aluminio eh muito show funcionalmente, e esteticamente tb fica legal !!

    Abs...
    Felippe (Bob Filho)

  • #10
    Usuário Avatar de alexandre diniz
    Entrada
    23/02/2008
    Local
    Limeira/SP
    Idade
    48
    Posts
    479
    Agradecimentos: 0
    pessoal tenho uma band com essa conf so q é om364
    a unica diferença que notei aqui é a minha tem elice originaal metalica, radiador no mesmo local original dai sim o condensador instaldo o mais baixo q foi conseguido e na frente o intercooler sendo sua parte superior na mesma altura do radiador
    não tive prob no aquecimento tanto em viagens trilhas ou transito pesado
    e nem foi preciso instalar a ventoinha
    acredito q aqules retangulos abertos em baixo da grade ajude a direcionar bem o fluxo para o condensador e ja na parte da grade o ar passa pelo intercooler
    que depois para o restodo condensador e ai chegar ao radiador


    agora se as elices estiverem invertidas tera um refluxo de ar ai contrario e ai realmente a ajudar a esquentar


    espero poder ter ajudado
    abraços

  • #11
    Usuário
    Entrada
    27/05/2007
    Local
    Sorocaba/SP
    Posts
    419
    Agradecimentos: 0
    Bem vamos lá galera..mais algumas informações.
    Uso dois marcadores de temperatura o original com cebolinha nova e um Cronomac novo também...
    ventoinha e helice estão levando o fluxo de ar em direção ao motor, ou seja está tudo certo.
    volto a dizer galera que isso só acontece em viagens longas onde mantenho a velocidade constante e a pressão entre 0.4 e 0,6 bar.
    Se eu andar so dentro da cidade, a temperatura realmente não passa dos 80ºC por nada, posso esticar marcha fazer de tudo a temperatura não muda, com isso conclui que só tenho este problema com o intercooler fazendo a sua função constantemente ou seja esfriando o ar que entra para o motor...realmente pessoal é uma cituação meio difícil de ser resolvida, não tem como subir mais o intercooler, pois está rente o capo pelo lado de dentro, e descer sem condições e ganharia no maximo uns 4cm ,como coloquei o condensador original da band. e ventoina também, eles são bem grandes , porém muito eficientes, por este motivo fica muito difícil de mexer neles para outra posição, estarei colocando fotos amanhã para vocês verem melhor...
    OBS:Fui para o Rio de Janeiro e na volta na serra estava subindo forte, tive que tirar o pé no meio dela, para abaixar a pressão pois cheguei à 100ºC..apos a serra rapidamente voltou para +/- 85ºC.
    detalhe que me chamou atenção em caminhões Volks, que utilizam o mesmo intercooler que o meu do caminhão 8/150 ou bem maiores, os intercoolers são deslocados para baixo justamente para ficar um pouco para baixo do radiador, e também os caminhões tem alarme de temperatura, se você forçar muito também chega a 100ºC e um alarme no painel fica apitando até baixar...
    obrigado a todos pelas dicas...
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de fabiano soriano
    Entrada
    01/09/2009
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    48
    Posts
    371
    Agradecimentos: 0

    Espec do Ar Condicionado

    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Fabiano, o radiador do AC tem que ficar preso a grelha do Bandeirante, com isso você tem espaço suficiente para o intercooler.

    À propósito, com essa hélice de 10 pás em plástico, e a válvula termostática de 82º do 364 a temperatura da água fica sempre estável, a temperatura dos gases de exaustão sempre entre 300 e 400º e o ar condicionado funciona bem em qualquer condição, inclusive engarrafado no verão do Rio.

    Abraços;
    Chico
    Fala aí Franciso como tudo certo?
    Cara procurei no site toyoteiros dicas para instalação do ar condicionado no meu jipe, porém, gostria de confirmar com vc que já tem instalado e se seguiu o que está no site toyoteiros, ou utilizou outra especificação.
    Lá falam do compressor denso 10P08 original do gol 1000 bolinha, mesmo tendo um desempenho razoável (modesto) é uma ótima opção pela adaptação e por não promover um consuma exagerado.

    Vc poderia nos comentar qual a especificação usada na sua band?

    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade