x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1

    Rebocando u veículo bloqueado!




    Moçada,
    Coloquei no meu CJ5 um bloqueio Ensimec Full Lock fase 4. Viajei rodando na viatura uns 70 KMs, e depois fizemos trilhas o resto do dia! Tudo perfeito, tirando-se as diferenças que a gente sente para conduzir a viatura quando ela está bloqueada!
    A minha dúvida surgiu o retorno para BH: Minha esposa me encontrou em Lavras Novas, e na volta engatei o Xulim no Troller através do Towbar. Viemos embora numa boa! E as vezes, em algumas retas, eu andava a 100 KMs por hora!
    O colega que vinha atrás de mim me disse que andando naquela velocidade eu corria o risco de "detonar" meu bloqueio do Willys!!
    Esta informação procede??
    Um abraço,
    Carbura - BH
    Troller T4 Corisco / CJ Xulim
    (031) 8879-6595

  • #2
    Citação Postado originalmente por carburador4x4 Ver Post
    Moçada,
    Coloquei no meu CJ5 um bloqueio Ensimec Full Lock fase 4. Viajei rodando na viatura uns 70 KMs, e depois fizemos trilhas o resto do dia! Tudo perfeito, tirando-se as diferenças que a gente sente para conduzir a viatura quando ela está bloqueada!
    A minha dúvida surgiu o retorno para BH: Minha esposa me encontrou em Lavras Novas, e na volta engatei o Xulim no Troller através do Towbar. Viemos embora numa boa! E as vezes, em algumas retas, eu andava a 100 KMs por hora!
    O colega que vinha atrás de mim me disse que andando naquela velocidade eu corria o risco de "detonar" meu bloqueio do Willys!!
    Esta informação procede??
    Um abraço,
    Boa Carbura,

    Essa informação é importante mesmo, e eu gostaria só de acrescentar mais uma coisa a sua pergunta: Qual a velocidade máxima você pode atingir, com um carro bloqueado, sem detonar o mesmo o conjunto Bloqueio e diferencial??? Tenho um Sidekick!!!
    Sidekick 92 - Darkside,Blq, 2", Px, snorkel, (jogo Mud 30X9,5 a venda)
    Willys 67 - Xico - DH, VE, TE, só ná roça! (a venda! 15k)

  • #3
    Usuário Avatar de Mauro Renato
    Entrada
    06/11/2007
    Idade
    61
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0
    Boa dúvida! Mecanicamente um bloqueio só obriga uma roda a girar na mesma velocidade da outra. Se estiver fazendo curva, uma das rodas "freia" a outra que tende a girar mais rápido. Num piso mais aderente, a derrapagem compensadora disso fica mais difícil. Assim o torque (força para torcer) no eixo entre elas aumenta.

    Acredito que ao rebocar este problema fica mínimo, pois o motor do carro não está transmitindo torque nenhum para as rodas girarem e empurrarem o carro. O problema de bloqueio permanente é quando você dirige o carro e o motor soma seu torque ao que aparece nas curvas. Ai pode quebrar, maior o risco quanto mais aderente o pneu estiver no piso.

    O bloqueio mais perigoso é o das rodas dianteiras, que impede a eficácia da função direção destas rodas. Estes carros locker da FIAT são deficientes por isso.

    Por isso creio que a velocidade não é o fator importante na situação, mas o carro estar numa estrada com muitas curvas, subida forte, com muito peso e pneus com baixa pressão. Assim o torque alto do motor se soma aos torques de curvas e quebra o eixo entre as rodas motrizes.

    []s

  • #4
    Citação Postado originalmente por Mauro Renato Ver Post
    Boa dúvida! Mecanicamente um bloqueio só obriga uma roda a girar na mesma velocidade da outra. Se estiver fazendo curva, uma das rodas "freia" a outra que tende a girar mais rápido. Num piso mais aderente, a derrapagem compensadora disso fica mais difícil. Assim o torque (força para torcer) no eixo entre elas aumenta.

    Acredito que ao rebocar este problema fica mínimo, pois o motor do carro não está transmitindo torque nenhum para as rodas girarem e empurrarem o carro. O problema de bloqueio permanente é quando você dirige o carro e o motor soma seu torque ao que aparece nas curvas. Ai pode quebrar, maior o risco quanto mais aderente o pneu estiver no piso.

    O bloqueio mais perigoso é o das rodas dianteiras, que impede a eficácia da função direção destas rodas. Estes carros locker da FIAT são deficientes por isso.

    Por isso creio que a velocidade não é o fator importante na situação, mas o carro estar numa estrada com muitas curvas, subida forte, com muito peso e pneus com baixa pressão. Assim o torque alto do motor se soma aos torques de curvas e quebra o eixo entre as rodas motrizes.

    []s
    Valeu Renato,

    Obrigado pela contribuição!

    Ontem fiz o primeiro teste do Dark Side na Estrada depois de bloqueado, e realmente não da muita diferença, a não ser em baixa velocidade na curva, aconteceu comigo o seguinte: Num retorno de viaduto, reduzindo de 4ª para 3ª marcha, numa curva com inclinação, percebe-se claramene o pneu dar uma "cantadinha" em função do deslocamento do centro de gravidade do veiculo pela inercia, então o pneu com menor contato no chão passa a ter a velocidade das rodas lineares e não mais tangencial... é certo que o bloqueio muda demais a dirigibilidade do carro, ainda mais para quem usa no dia-a-dia como eu!!!

    ...tô precisando é ir testar na trilha o danado, hehehehe!!!!
    Sidekick 92 - Darkside,Blq, 2", Px, snorkel, (jogo Mud 30X9,5 a venda)
    Willys 67 - Xico - DH, VE, TE, só ná roça! (a venda! 15k)

  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Depois de mais de 400 kms rebocando o Jeep (numa Hilux) com o cambão, posso opinar o seguinte:

    Não tem nada de anormal, nunca passamos de 100km/h com o Jeep rebocado, pois ele pula muito e tenho um certo medo de na curva ele querer seguir outra trajetoria!!

    A única coisa que percebe são os estralos do bloqueio, em curvas principalmente, mas isso é normal.

    De resto, tem que fazer os mesmos procedimentos: colocar cambio e tcase em neutro. No mais, é manerar no pé, e cuidado em curvas.

    Outra coisa, lembrem-se que deve utilizar corrente no cambão, bem como luzes de sinalização na traseira do Jeep!! Sem isso, vc corre risco de ter problemas com os 'homi'!!

    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por carburador4x4 Ver Post
    Moçada,
    E as vezes, em algumas retas, eu andava a 100 KMs por hora!
    Como vc pretendia parar caso acontecesse algum imprevisto ? Pode checar as graxas dos rolamentos do cj que provávelmente ficaram pela estrada.

    Quanto ao BL eu reboco sempre o meu cj com os dois eixos bloqueados e não tem nenhum problema.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Usuário
    Entrada
    31/05/2007
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    41
    Posts
    265
    Agradecimentos: 0

    sem problemas

    Posso estar enganado, mas no Full Lock os estalos acontecem quando acontece o bloqueio e o desbloqueio correto ?

    Seguindo esta mesma lógica, ele deve bloquear qndo existe torque vindo do cardã e desbloquear em outro caso, senão é a mesma coisa que soldar as planetarias (permanentemente bloqueado), por isso o pessoal fala que não pode acelerar nas curvas, senão ele bloqueia e arrasta uma roda.

    Então, numa viatura com bloqueio Full Lock no cambão é igual a uma viatura sem bloqueio, certo ou errado ?
    4X4 Brasil Razão: ortografia

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por plnx Ver Post
    Posso estar enganado, mas no Full Lock os estalos acontecem quando acontece o bloqueio e o desbloqueio correto ?

    Seguindo esta mesma lógica, ele deve bloquear qndo existe torque vindo do cardã e desbloquear em outro caso, senão é a mesma coisa que soldar as planetarias (permanentemente bloqueado), por isso o pessoal fala que não pode acelerar nas curvas, senão ele bloqueia e arrasta uma roda.

    Então, numa viatura com bloqueio Full Lock no cambão é igual a uma viatura sem bloqueio, certo ou errado ?


    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. PROPOSTA - Especificação de Veículo Super
      Por billj no fórum Competições
      Respostas: 73
      Última resposta: 29/05/2008, 19:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade