x
Convex Datacenter
Página 2 de 23 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 267
  • #13
    Usuário
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Belém do Pará/PA
    Idade
    52
    Posts
    170
    Agradecimentos: 3

    Re: Manutenção GV/TRACKER feita em casa




    Citação Postado originalmente por Pedroso Ver Post
    bispo muito bom o tutorial! Eu estou com algum objeto solto dentro do painel, esses dias tentei desmontá-lo e ficava preso bem na região dos parafusos debaixo que eu não sabia que existiam, achava que eram apenas os de cima. agora já sei como fazer, brigadão!



    opa, agora que li teu post. Parece que estamos com problemas parecidos, se eu solucionar deixarei aqui o motivo do chocalho. Se vc tiver novidades, por favor avise também. abs.
    Vendo a aflição dos companheiros, resolvi escrever umas dicas para ajudar. Não está completo, mas acho que já ajuda.

    TUTORIAL PARA LOCALIZAR E RETIRAR RUÍDOS DO GM TRACKER – 1ª FASE

    Este tutorial tem por objetivo auxiliar os proprietários de GM TRACKER a localizar e retirar o máximo de ruídos internos e externos do veículo.
    O ideal seria levar em uma empresa especializada em eliminar ruídos. Eles desmontam seu carro todo e fazem uma remontagem mais caprichosa, colocando muita espuma e material isolante acústico. Normalmente não é barato, mas se conseguir uma promoção pelos sites de compra coletiva, vale a pena.
    Aqueles que gostam de mexer no carro (meu caso), não querem gastar muito (meu caso de novo) ou não há oficinas especializadas (meu caso novamente), o tutorial irá ajudar bastante.
    Aqui em Belém não tem este serviço, então tive que colocar a mão na massa.
    Eu classifico os ruídos de uma forma geral como: internos ou externos.
    Geralmente, os ruídos internos são causados por falhas no acabamento (muitas peças plásticas) ou falhas na montagem, além de objetos largados nos porta trecos e compartimentos.
    No caso do GM TRACKER, apesar do projeto ser japonês, a sua montagem foi feita na Argentina. Longe de criticar nossos hermanos, mas não há dúvidas de que os japoneses são mais caprichosos. Basta ver que os Grand Vitaras tem melhor acabamento que os Tracker.
    Os locais mais freqüentes onde podem ocorrer os ruídos internos são o painel, portas, bancos, compartimento do macaco, triângulo e teto solar, ou seja, quase tudo dentro do carro.
    Os ruídos externos tem como principal causa a suspensão. Mas também podemos apontar os para-choques soltos, o escapamento batendo na lataria, motor, capô, os acabamentos do estribo superior no teto e até o catalisador ( o meu está com um barulho como se tivesse uma parafuso solto dentro dele). Outra causa de ruídos externos é a falta de manutenção, como troca do óleo do motor, diferencial e caixa de transmissão e transferência..
    Muitos ruídos externos podem ser ouvidos dentro do carro e poderão ser confundidos com os ruídos internos. Desta forma, a eliminação daqueles é de suma importância antes de partir para a eliminação dos ruídos internos.
    A busca e eliminação de ruídos deve ser sistemática e contínua. À medida que os ruídos mais altos forem eliminados, outros passarão a ser ouvidos, uma vez que não o eram anteriormente.
    O material necessário é facilmente encontrado nas lojas de ferragens ou materiais de construção: fita silver tape, isolantes acústicos autoadesivos de vários tipos e tamanhos (destes para colocar nos pés de sofás e mesas para não arranhar o piso), tem uns isolantes de borracha, feltro ou espuma que funcionam que é uma beleza, lacres de malas de plástico (para prender a fiação embaixo do painel), espumas diversas e feltro betuminoso (são vendidos em lojas de tecido – pelo menos aqui em Belém), cola quente, silicone, etc.
    Os seguintes passos podem ser seguidos para se iniciar a busca e eliminação de ruídos:
    1ª FASE
    ANTES DE TUDO
    1. Antes de iniciar sua busca pelos ruídos, deve-se fazer uma revisão da suspensão, principalmente as buchas da barra estabilizadora, que podem ser trocadas pelas de outros veículos (ex. Hilux que é mais emborrachada), além de um reaperto geral. A colocação de mangueiras de borracha nas extremidades das molas, além de uma lavagem e lubrificação do fundo do veículo pode eliminar o rangido das molas.
    2. Quando levantar o veículo, aproveite para verificar se existe alguma peça solta embaixo ou se o escapamento está batendo na carroceria ou sem as presilhas de borracha.
    3. Faça uma revisão e manutenção do sistema de injeção em uma firma especializada, troca do óleo do motor (AC Delco), velas (se possível de iridium) e filtros de óleo, ar e gasolina. Peça para o mecânico reapertar os parafusos de fixação do motor e outros que estiverem frouxos. Há uma chapa no lado do bloco do motor, que faz muito barulho quando frouxa.
    COM O CARRO DESLIGADO
    4. Dê pequenas pancadas com a mão fechada na grade dianteira, nos parachoques dianteiro e traseiro, nos frisos laterais, nos paralamas e verifique se há folgas ou falta das presilhas de fixação. Se houver falta destas, os parachoques irão se chocar com o chassi e fazer ruídos. Isso se aplica às outras partes folgadas. Deve-se dar atenção à grade frontal, pois a fixação central quebra-se com freqüência. A desmontagem da grade frontal e do pára-choque não é difícil, conforme o site argentino:
    Suzuki Club 4x4 :: Ver tema - REEMPLAZAR – LUCES DE FAROS DELANTEROS.
    De quebra, ainda dá para regular o farol ou trocar as lâmpadas por outras.
    O tutorial argentino não ensina a desmontar o pára-choque dianteiro ou traseiro. No caso do dianteiro, quando retirar a grade frontal, dará para ver 9 presilhas (iguais às do Honda Fit) que prendem o pára-choque. Além destes, existem 5 parafusos de fixação, sendo 3 embaixo e dois nos paralamas D e E (foto 1). É só tirar as presilhas e os parafusos. Não precisei desmontar o traseiro, apenas troquei as presilhas que ficam pra cima e coloquei espumas para deixá-lo mais justo e firme.
    5. Com o capô do motor fechado, dê pequenas pancadas com a mão fechada na parte frontal e em cima das dobradiças, próximas do parabrisa. Costuma-se fazer muito ruído com a folga das dobradiças e parece que o barulho vem do painel. Neste caso, pode-se regular em um mecânico ou colocar uma espuma no local de contato entre o capô e a lataria (foto 2). No meu caso, optei por colocar uma espuma na dobradiça.
    Outro lugar que faz barulho quando em movimento é o reservatório de água (foto 3). Um isolante embaixo dele resolve.
    COM O MOTOR LIGADO E O CARRO PARADO
    6. Em algum lugar sem muito barulho, verifique o funcionamento do motor em ponto morto com o capo aberto para ouvir se tem algum ruído no funcionamento ou se tem alguma peça solta e batendo (o uso de Molycote A-2 deixa o motor mais silencioso). Dê uma acelerada com a mão para ouvir algum ruído diferente. Após isso, entre dentro do carro e acelere com as portas fechadas e depois abertas. Tente ouvir barulhos diferentes. É interessante estar ao lado de uma parede, pois ela amplifica os barulhos que vem da parte inferior do veículo.
    7. A chapa de proteção do bloco do motor faz muito barulho quando frouxa (foto 3).
    Espero que estas dicas ajudem bastante os donos da Tracker.
    Vou preparar a 2ª Fase, mostrando os locais onde podem ocorrer os ruídos internos.
    Pode ser que muita gente já resolva o problema só eliminando os ruídos externos.
    O meu está bem silencioso, falta tirar um barulho que vem do teto solar, mas também não sei mexer ainda.
    Como notícia, envelopei as rodas com vinil. Já tinha o soprador e comprei o material por 20 reais o metro e deu para as quatro. De longe fica legal, mas de perto, o acabamento está uma droga. Pelo menos já dura um mês e deu para ver como ficaria se pintar de preto.
    Grande abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -foto-1.jpg   -foto-2.jpg   -foto-3.jpg   -p2190095.jpg   -p2190098.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de Giu Bernardon
    Entrada
    01/12/2011
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    46
    Posts
    266
    Agradecimentos: 6

    Adaptação do Dreno do Ar Condicionado da Tracker

    Como mencionado em outro post, minha Tracker havia perdido o joelho de borracha que havia na saída do dreno do ar-condicionado, o que fazia com que a água invadisse a cabine, principalmente em velocidades mais altas.

    As fotos 1 e 2 mostram o dreno (sem a mangueira) ao lado e abaixo da bateria, na "parede-de-fogo"; Caso tenha perdido também esse dreno, acredito que uma mangueira de 1/2 polegada possa ser introduzida no lugar, como comentou Menescal em um outro post;
    foto 3 mostra a mangueira utilizada para a adaptação (diâmetro interno de 16mm);
    E foto 4, a mangueira como foi instalada, após o corte. Primeiramente coloquei uma mangueira que se projetava para a frente, que funcionou perfeitamente mas fazia a água pingar sobre aquela longarina transversal que segura o motor e bandeijas da suspensão (a qual passou a ficar constantemente molhada), o que me fez trocar por uma que se projeta para trás (molhando no máximo a barra estabilizadora).

    Creio que qualquer mangueira sirva para isso, desde que não dobre impedindo a passagem da água e resista ao calor do motor.
    A mangueira que utilizei foi comprada em uma loja de mangueiras e borrachas, mas não sei dizer qual seria a aplicação original,
    apenas que parece ser automotiva. No caso dessa não precisei prender com braçadeira, pois ficou firme, mas fiz um braço de arame que prendi na extremidade de baixo, prendendo no suporte do flexível de freio, só para dar mais firmeza e evitar que sofra muita trepidação.

    -ve-se-saida-do-dreno-ao-lado-e-abaixo-da-bateria.jpg -dreno-do-ar-condicionado-sem-mangueira-joelho-de-borracha.jpg -mangueira-de-borracha-utilizada.jpg -mangueira-apos-o-corte-na-posicao-que-foi-instalada.jpg

  • #15

  • #16
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Idade
    42
    Posts
    1,049
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Giu Bernardon Ver Post
    Como mencionado em outro post, minha Tracker havia perdido o joelho de borracha que havia na saída do dreno do ar-condicionado, o que fazia com que a água invadisse a cabine, principalmente em velocidades mais altas.

    As fotos 1 e 2 mostram o dreno (sem a mangueira) ao lado e abaixo da bateria, na "parede-de-fogo"; Caso tenha perdido também esse dreno, acredito que uma mangueira de 1/2 polegada possa ser introduzida no lugar, como comentou Menescal em um outro post;
    foto 3 mostra a mangueira utilizada para a adaptação (diâmetro interno de 16mm);
    E foto 4, a mangueira como foi instalada, após o corte. Primeiramente coloquei uma mangueira que se projetava para a frente, que funcionou perfeitamente mas fazia a água pingar sobre aquela longarina transversal que segura o motor e bandeijas da suspensão (a qual passou a ficar constantemente molhada), o que me fez trocar por uma que se projeta para trás (molhando no máximo a barra estabilizadora).

    Creio que qualquer mangueira sirva para isso, desde que não dobre impedindo a passagem da água e resista ao calor do motor.
    A mangueira que utilizei foi comprada em uma loja de mangueiras e borrachas, mas não sei dizer qual seria a aplicação original,
    apenas que parece ser automotiva. No caso dessa não precisei prender com braçadeira, pois ficou firme, mas fiz um braço de arame que prendi na extremidade de baixo, prendendo no suporte do flexível de freio, só para dar mais firmeza e evitar que sofra muita trepidação.

    -ve-se-saida-do-dreno-ao-lado-e-abaixo-da-bateria.jpg -dreno-do-ar-condicionado-sem-mangueira-joelho-de-borracha.jpg -mangueira-de-borracha-utilizada.jpg -mangueira-apos-o-corte-na-posicao-que-foi-instalada.jpg
    E a foto da mangueira no lugar???!??!?

  • #17
    Usuário Avatar de Giu Bernardon
    Entrada
    01/12/2011
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    46
    Posts
    266
    Agradecimentos: 6
    Bem, seguem abaixo as fotos da mangueira instalada:
    -foto 1: o pedaço de mangueira original inserido na mangueira adaptada;
    - foto 2: mangueira instalada, vista de cima;
    - foto 3: mangueira instalada, vista de baixo.

    -dsc02690.jpg -dsc02698.jpg -dsc02701.jpg

    Como mencionei anteriormente, primeiramente havia instalado uma mangueira que se projetava para frente, e podia ser presa com um zipptie no flexivel de freio, o que ficou bem firme, porém fazia com que certas partes ficassem constantemente molhadas. Com a mangueira que se projeta para trás evita-se o acúmulo de água na longarina/travessa do motor, porém tive de colocar aquele arame para dar um pouco mais de firmeza.

    Giuliano.

  • #18
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Idade
    42
    Posts
    1,049
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Giu Bernardon Ver Post
    Bem, seguem abaixo as fotos da mangueira instalada:
    -foto 1: o pedaço de mangueira original inserido na mangueira adaptada;
    - foto 2: mangueira instalada, vista de cima;
    - foto 3: mangueira instalada, vista de baixo.

    -dsc02690.jpg -dsc02698.jpg -dsc02701.jpg

    Como mencionei anteriormente, primeiramente havia instalado uma mangueira que se projetava para frente, e podia ser presa com um zipptie no flexivel de freio, o que ficou bem firme, porém fazia com que certas partes ficassem constantemente molhadas. Com a mangueira que se projeta para trás evita-se o acúmulo de água na longarina/travessa do motor, porém tive de colocar aquele arame para dar um pouco mais de firmeza.

    Giuliano.
    Boooaaa Giu....fds vou olhar as condições do meu, que desmontei o carpete tem uns 15 dias e ele tava úmido. Verificação em breve dessa questão ae...vlw.

  • #19
    Usuário
    Entrada
    12/07/2011
    Local
    São Caetano do Sul/SP
    Idade
    46
    Posts
    61
    Agradecimentos: 0
    m_bispo, parabéns pelo post!! Muito legal e útil! Estou com um pequeno problema na chapa de proteção do bloco do motor... o primeiro parafuso que faz a fixação está quebrado dentro do orifício, a chapa está um pouco solta e vibra, fazendo um barulhão. De imediato eu pensei em colocar uma furadeira e furar o parafuso, mas pensando bem... não rsrsrs. Pergunta, vou ter que desmontar tudo só pra tirar a chapa e colocar numa bancada??? Alguém já teve algum problema assim??
    Abs!

  • #20
    Usuário
    Entrada
    24/05/2012
    Local
    Sao Jose dos Campos/SP
    Idade
    57
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Ola Bom dia a todos,conforme o m-bispo mostrou,efetuei a troca das lampadas,funcionou beleza,mas ocorreu um problema,o marcador de combustivel,ta marcando errado,tenho 1/4 e o marcador esta marcando 3/4,alguem tem alguma ideia?
    Outra duvida tem uma indicaçao no painel que acende assim q damos partida(fica em baixo no lado direito em Vermelho) depois apaga.mas ultimamente tem ficado acesa a naior parte do tempo,alguem pode me ajudar? È uma tracker 2001 motor mazda

  • #21
    Amigos, bom dia. Tenho interesse em um Vitara, mas tenho receio de comprar um 2.0 6cc, pois me disseram que as peças são caras e a mecânica é muito complicada. Vcs saberiam me dizer algo sobre isso? Se comparado aos Vitaras 1.6 e 2.0 4cc, como é o preço das peças? Grato
    mauricio

  • #22
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    parabéns pelo post... vou fazer umas modificacoes destas na minha...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #23
    Usuário
    Entrada
    10/05/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    44
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mauricio rodrigues Ver Post
    Amigos, bom dia. Tenho interesse em um Vitara, mas tenho receio de comprar um 2.0 6cc, pois me disseram que as peças são caras e a mecânica é muito complicada. Vcs saberiam me dizer algo sobre isso? Se comparado aos Vitaras 1.6 e 2.0 4cc, como é o preço das peças? Grato
    mauricio
    Caro amigo, vamos se ater ao assunto do topico, Para achar uma resposta a sua pergunta, crie um novo topico ou usea ferramenta busca Pesquisa Avançada - 4x4 Brasil - Portal Off-Road

  • #24
    Desativado
    Entrada
    02/11/2009
    Local
    São Carlos/
    Idade
    51
    Posts
    296
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por wbigal Ver Post
    Vou usar esta dica para tentar tirar um barulho que vem de trás do painel da minha Tracker. Parece que tem alguma coisa solta lá, é só passar em uma rua com ondulações que o treco começa a batucar!

    Valeu!
    Troquei as minhas por leds brancos
    Usei uns que tem 4 leds por lampada
    Ficou muito legal

    Mas vou desmontar o painel quando tiver tempo pois estou com o mesmo barulho atras do painel. Do lado esquerdo

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. 90 120 - Trilha Feita
      Por w@ldo no fórum Trilhas
      Respostas: 14
      Última resposta: 15/06/2015, 14:04
    2. Manutenção Tracker 2008 2.0 16V 70.000 KM
      Por Zimbadwe no fórum Suzuki
      Respostas: 12
      Última resposta: 08/04/2015, 14:56
    3. Manutenção tracker em campinas
      Por JOFRAN no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/09/2011, 21:52
    4. Toyota V8 feita a mão!!!
      Por hugocsl no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 9
      Última resposta: 21/01/2009, 13:26

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade