x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
  • #1
    Usuário Avatar de Walter Burger
    Entrada
    16/05/2005
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    62
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Acoplamento Viscoso




    É a primeira vez que faço uso do fórum, portanto peço desculpas por algum erro que a venha a cometer.
    Recentemente adquiri um Vitara Metal Top 1994, a caminho da Fenajeep tive um problema de aquecimento, não chegando a ferver o motor.
    Consegui chegar até Joinville, la o mecanico me informou que o problema éra o tal acoplamento viscoso da ventoinha, que teria que ser substituido, ou então fixar a ventoinha.
    Acabei optando por fixar a ventoinha, só que acho que o carro esta trabalhando frio demais, existem riscos neste procedimento, ou o ideal seria recolocar o tal do acoplamento viscoso.
    Desde já agradeço as contribuições.[/i][/url]

  • #2
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Walter,
    tem probela sim... mas a médio prazo...
    se vc naum resolver esta bronquinha teu motor vai carbonizar todo ... todos os motores ciclo otto precisam operar na temperatura de regime se naum isso ocorre...
    mas naum se estresse procure a peça com calma, rode sem medo mas naum deixe de trocar quando conseguir....
    []s gasosos

  • #3
    Usuário Avatar de Walter Burger
    Entrada
    16/05/2005
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    62
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Gasoso, tambem estava achando que não deveria ficar assim, só não tinha certeza, já achei um acoplamento viscoco a venda na Suzucar, ele é usado mas tem garantia de 3 meses, o preço é R$ 200,00.
    Sera que uma peça destas usada é recomendavel.

  • #4
    pode colocar sem medo, esta peça será muito difícil encontrá-la nova, se achar será uma $$$$
    Suzuki Jimny 2002

  • #5
    Usuário Avatar de Walter Burger
    Entrada
    16/05/2005
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    62
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Mauricio, vou estar efetuando a compra da peça usada na segunda-feira.
    Agradeço a participação, em breve devo estar postando novas mensagens com mais duvidas.
    Obrigado
    Walter

  • #6

    Re: Acoplamento Viscoso

    Citação Postado originalmente por Walter Burger
    Acabei optando por fixar a ventoinha, só que acho que o carro esta trabalhando frio demais, existem riscos neste procedimento, ou o ideal seria recolocar o tal do acoplamento viscoso.
    Desde já agradeço as contribuições.
    Walter, o acoplamento viscoso tem duas finalidades, diminuir o tempo de aquecimento do motor e evitar "roubo" de potência quando a temperatura está baixa, ou seja, ventoinha funcionando diretamente não ocasiona danos ao motor, quanto muito vai alterar o tempo do motor atingir a temperatura ideal de funcionamento e "roubar" potência quando seu uso for desnecessário (baixas temperaturas ambientes, por exemplo).

    Como seu carro é importado não sei se o requinte da "tropicalização" chega ao ponto de compatibilizar as características da ventoinha (numero de pás, relação de polias, etc.) em função do nosso clima, logo a colocação do Gasoso pode muito bem acontecer à longo prazo, mas para isso a temperatura de funcionamento teria que ser bem abaixo do ideal, coisa que só dá para ter certeza na base da monitoração, que pode ser feita através do próprio termômetro do painel e mesmo na base da comparação, observando a posição relativa do ponteiro, tanto com o acoplamento funcional quanto sem ele, evidentemente que na mesma situação de uso e temperatura ambiente.
    Se o termometro for preciso a verificação será mais simples ainda e se a diferença (relativa ou não) for pequena ou não existir, não haverá problema algum para a vida útil do motor dispensar o acoplamento.

    Abraços,

  • #7
    Usuário Avatar de Walter Burger
    Entrada
    16/05/2005
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    62
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde Sukys;

    A temperatura após algums quilometros rodados fica um pouco abaixo da temperatura com o acoplamento viscoso funcionando, o que me preocupa é o fato de no dia a dia eu rodar pouco, e neste deslocamento a temperatura fica sempre baixa, caso o acoplamento estivese funcionando a temperatura subiria bem mais rápido.
    Acho que o problema esta nos deslocamentos curtos, nos longos não vejo maiores dificuldades.

    sds;
    Walter

  • #8
    Walter,

    Realmente o aquecimento rápido é sempre bem vindo e pequenos percursos já é uma forma de utilização que desgasta prematuramente o motor, logo a melhor saída seria manter o acoplamento em toda a sua funcionalidade.

    Abraços,

  • #9
    Usuário Avatar de Walter Burger
    Entrada
    16/05/2005
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    62
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Esta decidido, vou recolocar o acoplamento viscoso.
    Agradeço pelas dicas, foi minha primeira participação no fórum e fiquei muito satisfeito com o retorno.
    A todos uma boa semana.

    sds;
    Walter

  • #10
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    Walter... apesar de ser tao o mais dificil de achar que o original, o acoplamento viscoso do CHEVETTE JUNIOR tb serve.... quem sabe vc nao dá sorte e acha um baratinho em desmanche ?

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #11
    Usuário Avatar de Walter Burger
    Entrada
    16/05/2005
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    62
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Valeu pela dica Fabil, vou pesquisar os preços e ver qual dos dois é mais em conta, o original usado me ofereceram por R$ 200,00.

  • #12
    Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Posts
    1,473
    Agradecimentos: 2
    Pessoal, revivendo o tópico!!!

    Conversando com o Fabiano, percebi que minha ventoinha está travada mesmo... Não sei se foi problema na peça ou tentativa de evitar superaquecimentos com o dono anterior, pois ele veio sem a válvula termostática também!!!

    Lembrando que a temperatura do motor quente fica pouco antes do meio...

    Tem como eu destravá-la pra ver se está funcionando??? Ou depois que travou já era???

    Agradeço e fico no aguardo!

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade