Postado originalmente por
sandro-natal
1. O Jimny é fraco mesmo, não importa o quanto se fale, nada vai contra fatos, e o 0 a 100 dele, e pior, a retomada dele de 40 a 100 em quinta encerram essa discussão!
2. Preparem o Jimny para ganhar torque. Esqueçam potência, pois ela virá em consequência.
3. Pneu maior que 30"x9,5" não vale a pena. Esqueçam o DDS com o 2358516 e os caras que colocaram 31" e 33", com ou sem kit de redução. Se com motor original o drivetrain é moído, imaginem com motor mais forte: Só prejuízo!
4. Qualquer preparação de motor de qualidade, seja de qual carro for, custa nessa faixa de preço mesmo. Desconfie de valores baratos. Com certeza estará faltando algo que dê confiabilidade ao carro!
5. Há vários casos bem sucedidos sim de Jimny com supercharger (roots ou centrífugo, com ou sem intercooler, na gasolina ou no álcool, com piggyback e ECU original ou com ECU adicional standalone), com turbo (com ou sem intercooler, na gasolina ou no álcool, com piggyback e ECU original ou com ECU adicional standalone), com swap por motor de Swift... Basta usar a boa técnica e se respeitar os limites de cada preparação.
5.1 Após analisar todas elas, recomendo:
a- Se indução forçada (turbo ou supercharger), usar intercooler;
b- Se indução forçada e álcool, pressão máxima de indução forçada de 0,8 bar. Mais que isso, considere trocar peças internas do motor por forjadas, etc...;
c- Se indução forçada e gasolina, pressão máxima de indução forçada de 0,4 bar. Mais que isso, considerar preparação especial para evitar detonação;
d- Se indução forçada e gasolina, usar sempre gasolina Podium ou qualquer gasolina, desde que adicionando um frasco de 236 mL de STP Octane Booster para cada tanque. Se a preparação for muito bem feita, até dá para dispensar isso, no entanto, é essencial que seja bem testado antes de sair da oficina para garantir que não haverá detonação com gasolina comum (ou aditivada);
e- Os ganhos com rebaixamento de cabeçote são pequenos em termos de desempenho, e o motor fica mais sujeito a detonação. Não recomendo;
6. Não adianta comparar com Troller. Com motor original ou com motor mais forte, o Jimny sempre vai ser um jipe bem diferente do Troller. A brincadeira é diferente. O que é melhor vai depender apenas do gosto de cada um. Pode muito bem um cara comprar um Jimny 2013 por 45 mil, gastar 20 mil em preparação, totalizando 65 mil, e se divertir muito mais do que se tivesse comprado um Troller 2010 por 65 mil.
7. É divertido e um interessante desafio mexer no carro, podendo se tornar um novo (e caro
) hobby!