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  1. #1

    Question Dúvida sobre escapamento original do Samurai 95




    Olá pessoal,

    Depois de muito pesquisar aqui e na Internet, não consegui achar nenhuma foto ou esquema esclarecedor que sirva como referência para refazer o escapamento do meu Samurai da forma mais próxima do original, respeitando as curvas, dimensão dos abafadores, etc. Já comprei com um escapamento totalmente modificado (sem abafador nenhum= super barulhento) e com um cano praticamente reto a partir do catalisador.
    Já sei que há vários substitutos para as partes do escapamento nacionais, mas para poder ficar por dentro antes de levar nas lojas, precisava ter uma idéia do que é o original, até para poder discutir qual a melhor opção disponível.
    Também gostaria de saber de quem trocou o catalisador aí nas cidades que tem a inspeção veicular, por qual modelo trocou, pois fiquei sabendo que cada catalisador tem um dimensionamento específico.

    Valeu...

    Ash

  2. #2
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    Citação Postado originalmente por Ash & Eek Ver Post
    Olá pessoal,

    Depois de muito pesquisar aqui e na Internet, não consegui achar nenhuma foto ou esquema esclarecedor que sirva como referência para refazer o escapamento do meu Samurai da forma mais próxima do original, respeitando as curvas, dimensão dos abafadores, etc. Já comprei com um escapamento totalmente modificado (sem abafador nenhum= super barulhento) e com um cano praticamente reto a partir do catalisador.
    Já sei que há vários substitutos para as partes do escapamento nacionais, mas para poder ficar por dentro antes de levar nas lojas, precisava ter uma idéia do que é o original, até para poder discutir qual a melhor opção disponível.
    Também gostaria de saber de quem trocou o catalisador aí nas cidades que tem a inspeção veicular, por qual modelo trocou, pois fiquei sabendo que cada catalisador tem um dimensionamento específico.

    Valeu...

    Ash
    Cara. eu tenho um samurai 95 que peguei com o escapamento original e posso te dizer que é uma obra de arte.

    Tem um catalizador e dois abafodores, bem como proteções contra impacto em toda a sua extensão...

    Retirei porque troquei o coletor original por um da Truck Racing, e deixei com cano reto e um pequeno abafador no final, tipo série box.

    Ficou silencioso até uma determinada rotação e absurdamente barulhento acima dela...

    Acho que o original ainda está no meu mecanico, desse eu só fiz uma solda em um pequeno buraco proximo do ultimo abafador...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  3. #3
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    coloca um cano dimencionado.alem dele fazer uma zuadinha ele da mais potencia para o carrro
    André - Rapaziada Potiguar -
    vitara 97



  4. #4
    Cara. eu tenho um samurai 95 que peguei com o escapamento original e posso te dizer que é uma obra de arte.

    Tem um catalizador e dois abafodores, bem como proteções contra impacto em toda a sua extensão...

    Retirei porque troquei o coletor original por um da Truck Racing, e deixei com cano reto e um pequeno abafador no final, tipo série box.

    Ficou silencioso até uma determinada rotação e absurdamente barulhento acima dela...

    Acho que o original ainda está no meu mecanico, desse eu só fiz uma solda em um pequeno buraco proximo do ultimo abafador...
    Olá Jeff, obrigado pela participação. Eu queria saber como era essa obra de arte para conseguir manter as proporções próximas das originais e assim conservar desempenho, ruído e o consumo porque acho que já me seriam ideais. Do jeito que está, já é consenso geral que ele tá mais barulhento, mais beberrão e com menor desempenho por não estar dimensionado de acordo com o motor. Mas por aqui tá dificil de saber como era principalmente o tamanho desses abafadores.


    coloca um cano dimencionado.alem dele fazer uma zuadinha ele da mais potencia para o carrro
    Olá André, tô querendo ser simples e prático. Tô pensando em chegar e pedir pra fazer igual ao original (que não sei como era) ou pedir pra instalar um nacional bem parecido e pronto. Mais que isso tô medo de me enrolar junto com quem for fazer.

    Henrique (Eek)

  5. #5
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    É isso, simplesmente deixar a descarga mais livre ~pode não surtir bons resultados, tem que ver algumas coisa. Tem que saber se quer ganhar a alta ou na baixa, que tipo de obstaculos deseja vencer , etc....

    O dimensionamento do COLETOR é que é bem mais importante.

    O coletor original favorece o consumo em detrimento a um melhor desempenho...

    Cara. eu vou ver se tiro umas fotos do meu, mas já te adianto que ele no original tem curvas para cima que o deixa mais proximo ao piso e depois curva para baixo para a saida. então é saida do coletor, flexivel,, catalizador, curva para o meio do carro, curva subindo , bojo, reta, curva descendo bojo e ponta.... Quase isso.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  6. #6
    Olá Jeff, é essa a prioridade mesmo: Consumo. Ele vai ser meu unico carro e eu vou andar pelo menos 50km diários com ele.

    Eu peguei essa descrição que você me deu e fui analisar como estava no meu, e cheguei a conclusão que ele não estava tão alterado. Seguindo sua sequencia, até o catalisador ele tá original e depois existem as curvas como descrito. Porém nenhum dos 2 bojos e ainda resta uma dúvida quanto a ponta.

    Hoje fomos a 3 lojas de escapamentos para discutir o assunto. Parece que o mais adequado que consegui é colocar silencioso do kadett (ou escort, nao lembro bem porque eu tava ocupado dentro do jipe acelerando) e abafador do passat ou gol perto da ponta que ajudaria principalmente a diminuir o retrocesso. Não me recomendaram o da towner como descrito aqui no fórum sobretudo por ela ser 0.8 (40cv) nas antigas e 1.0 (48cv)nas novas. E de corsa então nem pensar... Mas nao temos um veredicto quanto a ponta, ela é pra trás, pra baixo ou meio pro lado?

    Se ainda puder tirar uma foto do seu eu gostaria de conferir e guardá-la de exemplo, afinal nem nos catálogos existem o desenho do samurai. Tinha swift, vitara e nada de samurai. Isso na loja que tinha catalogo com suzukis...

    Obrigado pela ajuda

    Henrique

  7. #7
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    Alguem sabe uma forma de mudar o escapamento para ganhar uma força em baixa rotação?
    abraços

  8. #8
    Julianogx
    Alguem sabe uma forma de mudar o escapamento para ganhar uma força em baixa rotação?
    abraços
    Cara eu ainda não entendi a forma que o silencioso influencia na compressão e consequentemente na força do carro, mas acho que o Jeff pode nos dar uma idéia.


    Jeff, aproveitando sua boa vontade e aproveitando que seu samurai é do mesmo ano do meu, vê se você pode me ajudar nesse tópico aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...rai-sj70v.html (Dúvida sobre Séries do Samurai: SJ70V?)

  9. #9
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    Citação Postado originalmente por Ash & Eek Ver Post
    Julianogx
    Cara eu ainda não entendi a forma que o silencioso influencia na compressão e consequentemente na força do carro, mas acho que o Jeff pode nos dar uma idéia.


    Jeff, aproveitando sua boa vontade e aproveitando que seu samurai é do mesmo ano do meu, vê se você pode me ajudar nesse tópico aqui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...rai-sj70v.html (Dúvida sobre Séries do Samurai: SJ70V?)
    Ash.

    Cara, eu vou olhar o tal selo e te digo... Depois vejo também a foto do escape.... Na tua pesquisa, você tem que por, isso é, procurar por JIMNY 1995, pois ele sempre foi fabricado com esse nome no Japão, veja se acha a ficha técnica dele em paginasde fora ou mesmo japonesas....
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  10. #10
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    Alguem sabe me dizer, se fizer um escape direto ganha um pouco de força em baixa?
    Aguardo ajuda de quem tem escapera direto! abraços.

  11. #11
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    Ash, beleza?! Estou com um samuka 94 que está muito barulhento também.... estava apenas com um abafator e o resto direto desde o coletor!!!! aí até agora coloquei apenas um abafador genérico lá que é meio largo... não tem silencioso e nem catalisador... então preciso saber se progrediu no assunto e se conseguiu um "ronco" aceitável para o carro! Muito obrigado, Abraço, Denis.

  12. #12
    Citação Postado originalmente por Denis4x4 Ver Post
    Ash, beleza?! Estou com um samuka 94 que está muito barulhento também.... estava apenas com um abafator e o resto direto desde o coletor!!!! aí até agora coloquei apenas um abafador genérico lá que é meio largo... não tem silencioso e nem catalisador... então preciso saber se progrediu no assunto e se conseguiu um "ronco" aceitável para o carro! Muito obrigado, Abraço, Denis.
    Olá Denis

    No final ele ficou assim: Coletor, Catalizador, Silencioso do Escort e no final tem um abafador daqueles "balinha" de chevette ou passat.
    Pra deixar assim eu tentei respeitar a taxa de compressão porque se ele ficar direto ele fica levemente mais fraco, bebe mais e faz mais barulho. Portanto essa combinação mantêm as taxas de poluição mais controlada por causa do catalizador, mantêm o barulho e taxa de compressão adequadas com o silencioso e completa o serviço com o "balinha" que anula apenas determinada frequência..
    Agora precisa observar uma coisa que eu só aprendi depois de ter que reapertar o silencioso 2 vezes: nas flanges não podem ir direto o parafuso. Como o carro torce muito eles vão se soltando. O certo é colocar uma mola com o parafuso passando por dentro na hora de apertar como é no projeto original.

    Eu já pedi, mas parece que ninguem pôde me dar mais detalhes sobre o escapamento original, então tirei como base o que o Jeff falou de ter um silencioso e o balinha no final e não coloquei silencioso de towner como muitos dizem por ter um motor muito pequeno e assim poderia "esganar" o motor.

    Eek

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