x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 93
  • #1

    Roda Livre AVM para Tracker - Grand Vitara




    Amigos,

    Comprei um jogo de rodas livres AVM 438HP para Tracker/Grand Vitara. Fiz pensando no consumo de combustível e menor desgaste do trem dianteiro. O equipamento ainda não chegou, mas pergunto: é difícil a instalação? Alguém do fórum já instalou? Se tiverem fotos, agradeço desde já.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    SALVADOR/BA
    Idade
    47
    Posts
    428
    Agradecimentos: 0
    Não tem segredo algum, basta tirar a flange, que se não me engano são 8 parafusos, e instalar a roda livre, não aplique graxa, apenas um pouco de óleo 90 e pronto, não esqueça de aplicar a junta que vem junto com a roda livre.

    Tenho em meu GV e é ótimo, só que levo sempre as tampas no carro pois se caso quebrar a roda livre só tirar e voltar a original.

    Att.

    Nagata

  • #3
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por robertoamv Ver Post
    Amigos,

    Comprei um jogo de rodas livres AVM 438HP para Tracker/Grand Vitara. Fiz pensando no consumo de combustível e menor desgaste do trem dianteiro.
    Me expliquem melhor, como funciona a roda livre? Qual a razão para usar?

    Eu achava que a aplicação de roda livre era em veículos 4x4 integral, para possibilitar rodar como 4x2.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #4
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Idade
    42
    Posts
    1,049
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por robertoamv Ver Post
    Amigos,

    Comprei um jogo de rodas livres AVM 438HP para Tracker/Grand Vitara. Fiz pensando no consumo de combustível e menor desgaste do trem dianteiro. O equipamento ainda não chegou, mas pergunto: é difícil a instalação? Alguém do fórum já instalou? Se tiverem fotos, agradeço desde já.
    Companheiro, acredito que nem uma coisa (consumo) nem outra (desgaste) Pois só haveria o "desgaste" se andasse a todo tempo com o 4x4 engatado.....desligou o 4x4, como a roda a livre é automática todo o trem dianteiro é desligado (ou será que tou errado?)

    O que vais fazer trocando as automáticas por manuais é somente deixando o sistema mais confiável, pois não correrás o risco de na hora do engate o compressor falhar ou qualquer peça relacionada ao acionamento automático.

    Alguém que entenda mais do que eu, favor me confirme ou me corrija caso esteja errado.

    Todavia não é um mal investimento, mas só o faria mesmo no caso de quebra das automáticas ou inviabilidade no conserto das mesmas pois na lama ou areia ter que descer do carro pra acioná-las não coisa lá tão muito boa não!!!! É bem confortável as automáticas.
    4X4 Brasil

  • #5

    Funciona assim:

    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Me expliquem melhor, como funciona a roda livre? Qual a razão para usar?

    Eu achava que a aplicação de roda livre era em veículos 4x4 integral, para possibilitar rodar como 4x2.
    Na Tracker/Grand Vitara as pontas de eixo são conectadas diretamente às rodas, através de um estriado e seis parafusos. No modo 4x2 quando as rodas dianteiras giram elas movimentam todo o conjunto de transmissão, incluindo o diferencial, cardã dianteiro e parte da caixa de transferência. Isso causa um desgaste desnecessário e um maior consumo de combustível, já que é mais uma resistência que o veículo deve vencer.

    Contudo é possível "desconectar" as pontas de eixo com uma roda-livre, ou seja, quando a roda se movimenta, não há movimento equivalente nos semi-eixos - funciona mais ou menos quando paramos de pedalar uma bicicleta e vamos só no embalo.

    Mas para tracionarmos em 4x4 e evitarmos pancadas que podem destruir as rodas livres basta mudarmos as chaves manualmente (de 4x2 para 4x4) ou mesmo automaticamente (em alguns modelos).

    Bem é isso. Se alguém quiser complementar ou mesmo corrigir, por favor fiquem à vontade.

  • #6
    Citação Postado originalmente por robertoamv Ver Post
    Na Tracker/Grand Vitara as pontas de eixo são conectadas diretamente às rodas, através de um estriado e seis parafusos. No modo 4x2 quando as rodas dianteiras giram elas movimentam todo o conjunto de transmissão, incluindo o diferencial, cardã dianteiro e parte da caixa de transferência. Isso causa um desgaste desnecessário e um maior consumo de combustível, já que é mais uma resistência que o veículo deve vencer.

    Contudo é possível "desconectar" as pontas de eixo com uma roda-livre, ou seja, quando a roda se movimenta, não há movimento equivalente nos semi-eixos - funciona mais ou menos quando paramos de pedalar uma bicicleta e vamos só no embalo.

    Mas para tracionarmos em 4x4 e evitarmos pancadas que podem destruir as rodas livres basta mudarmos as chaves manualmente (de 4x2 para 4x4) ou mesmo automaticamente (em alguns modelos).

    Bem é isso. Se alguém quiser complementar ou mesmo corrigir, por favor fiquem à vontade.

    Pessoal, tem alguns pontos ai equivocados...
    Quando o GV esta em movimento 4x2 somente as homocineticas estão em movimento, não tem como transferir força para coroa e pião e nem para cardam dianteiro, pois esse acoplamento só é ligado quando o diafragma esta cheio, ou seja 4x4 ligado.
    A importancia maior em colocar uma roda livre é que vc inibe o desgaste prematura na estria interna da caraça da cx satélite, visto que esse é o maior dano causado em GV, gerando uma folga lateral e comprometimento no retentor lateral. Quanto ao consumo não acredito que o alivio do esforço seja suficiente para notarmos diferença.
    Edvaldo Oliveira
    Dodge RAM 2500 5.9 CD 2007 - força pura
    Samurai Igno V6 2.0 AT - a lenda que virou realidade
    http://www.4x4brasil.com.br/anuncian...ra-suzucar.jpg

  • #7

    Rl automática

    Citação Postado originalmente por nagata Ver Post
    Não tem segredo algum, basta tirar a flange, que se não me engano são 8 parafusos, e instalar a roda livre, não aplique graxa, apenas um pouco de óleo 90 e pronto, não esqueça de aplicar a junta que vem junto com a roda livre.

    Tenho em meu GV e é ótimo, só que levo sempre as tampas no carro pois se caso quebrar a roda livre só tirar e voltar a original.

    Att.

    Nagata
    Uma dúvida...
    Realizei a troca das ciofas das homocinéticas do meu VITARINHA e ao montar tudo, o mecanico lubrificou com graxa em abundancia as RL automáticas do bixinho.
    Pergunto: O procedimento está incorreto e pode de alguma meneira ser prejudicial ao componente, e devo desmontar, retirar a graxa e librificar simplesmente com oleo 90?
    Obrigado a todos
    JP

  • #8
    Usuário Avatar de andre veiga
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,416
    Agradecimentos: 0
    Edvaldo, reativando o tópico apenas para checar...

    Então a adaptação é PnP?
    Apenas retirar a tampa e colocar a RL? Seria a mesma RL (AVM) que usa nos vitaras?
    Não tem que mexer nada "la dentro"?
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

  • #9
    Usuário Avatar de Mozer
    Entrada
    16/11/2004
    Local
    Casimiro de Abreu/RJ
    Idade
    43
    Posts
    243
    Agradecimentos: 0
    Ouvi dizer que as RL do Samurai são mais resistentes que as AVM e servem no GV e vitarinha. Será que é verdade???

  • #10
    Usuário Avatar de Toyo
    Entrada
    19/07/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    53
    Posts
    77
    Agradecimentos: 0
    Olá, alguém conseguiu notar melhora no consumo do GV usando a roda livre?
    Wilson TOYO Filho
    Nextel: 55 21 7742-4003 / 55*125*14260
    Skype: wtoyof - http://fotolog.terra.com.br/toyoblog - Band Curta 91/OM364-Turbo - GV 2000

  • #11
    Usuário Avatar de RMORELLI
    Entrada
    22/06/2011
    Local
    Porto Alegre/
    Idade
    49
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Olá à todos, eu uso a roda livre automática do vitara 95, só notei o volante um pouco mais leve, mas acho desnecessário as homocinéticas rodarem sem uso.

    Coloquei no verão, pois fiz 2000km de férias encima de asfalto, mas carrego as tampas embaixo do banco.

  • #12
    Usuário Avatar de andre veiga
    Entrada
    02/12/2004
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,416
    Agradecimentos: 0
    Acabei fazendo essa troca em meu GV.
    Já vi gente falando que o consumo melhora mas não notei.
    O que melhora é a direção que fica mais leve, e em relação ao desgaste sempre é melhor economizar.

    Sem "saber" que poderia dar alguma coisa errada, as mesmas RLs que tenho já estiveram no vitara, samurai e agora no GV...
    - SamuCanvas tc 95 - kit X Blq
    - GV 2.0 2D 99 Tração diant. mec, RL AVM

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade