x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de brrods
    Entrada
    10/04/2005
    Idade
    49
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Como preparar o Vitara




    Olá a todos.

    Tenho um Vitara 95, e gostaria de começar a fazer algumas trilhas no final de semana.

    Gostaria da ajuda de vocês para saber como posso equipar o Vitarinha gradualmente, sem pesar muito no bolso de uma vez.

    Ou seja, quais são as etapas necessárias para preparar o Vitara para a trilha, na medida em que eu vou me praparando também no volante, e passando de trilhas mais leves para mais pesadas.

    Valeus!

  • #2
    Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    40
    Posts
    517
    Agradecimento: 1
    brrods,

    acho que vc deve evoluir o vitara a partir do momento que você evoluir como motorista. Um acompanha o outro.

    Ande no seu vitara original e vá vendo as necessidades. Acredito que a primeira modificação que eu faria num vitara seria os pneus, ai ja seria uma diferença absurda. Mas de qualquer forma só compre outro jogo quando SENTIR NECESSIDADE.

    Gosto muito da Home Page do Rafael Reis. La você pode ver as modificações desde que ele comprou o carro até hoje (que aliás está muito bom). http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br
    CJ5 '76 / Vitara '94 / Samurai '94 / XJ '98 / XTerra '04 / Jimny '16 / Triton Sport '18 / F-75 '69 / Troller T4 ´18

  • #3
    Amigo,

    Estou mandando o que eu fiz no meu carro (vitara 93) até hoje, para que vc tenha uma idéia.


    1- manutenção preventiva.(faça com um mecanico que conheça jeep)
    Embreagem
    tração
    freio
    direção

    2-Pneu ( de 180 a 500 por cada pneu)
    um a/t (50% terra 50%asfalto) já garante boas trilhas (hoje vc ja consegue pneus de qualidades recauchutados ou remold, com bons preços).

    Não esqueça que o estepe deve ser igual aos outros quarto, nunca ande com pneu diferente.

    3 suspensão (Ainda não troquei molas, mas já botei o calço 2 pol. R$300)
    Verifique as molas e amortecedores ( no www.suzukioffroad.com.br existe uma lista de peças que substituem e aumentam o carro, mas caso a sua esteja boa não gaste com isto agora).
    Calço (fica bom com 1,5 a 2 polegadas e não é tão caro).

    4-equipamentos de segurança.
    corda
    radio
    e no futuro um totem e ou um compass

    Faça aos poucos, pois fiz varias trilhas leves sem mexer no carro ( só mecanica e equipamentos de segurança) e cheguei bem em todas.


    Daniel

  • #4
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Se comecar a fazer trilhas medias a pesadas é importante trocar os parachoques pelos de ferro, colocar as chapas de proteção no tanque, diferencial central e caixa e o peito de aço com a proteção do carter e diferencial dianteiro.

    o meu ta levantando duas polegadas, pneu 31", marca general grabber MT.

    como o pessoal disse, com o tempo tu vai vendo as tuas necessidades!!
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #5
    Como o Leonerdo falou, primeiro as proteções.
    Depois eu colocaria guincho, pois só ele vai ter tirar que grandes enroscos. Pneus, Bloqueios e outras coisas só vão fazer voce se enroscar ainda mais feio.
    Pneus, que o pessoal troca primeiro, seria a última coisa que eu trocaria e ai vai fazer junto com a mudança da suspensão se fizer alguma. Ou vai trocar de pneus varias vezes antes de chegar no resultado final.
    No antes do pneus pode colcoar bloqueio.
    Radio é sempre bem vindo assim como um macaco tipo Hi-lift se tiver por onde suspender o veiculo com ele.

  • #6
    Quando comprei o Samurai tinha as mesmas duvidas, mas se fosse hoje faria o seguinte:

    1) Proteções: estribo, protetor de tanque, etc. - Na 1. primeira trilha amassei o tanque do meu por falta de protetor. Estribo - os meus estão todo ralados - imagina senão tivesse.

    2) Pneu - Se puder compre novo, senão compre um recapado bom (Black Star, Botta, Geninho) Medida? 235/75-R15 fica proxima ao original, se quiser 31" se for para usar o carro no dia a dia eu recomendo o 1.

    3) Para choque, guincho, etc.......

    Mas antes de mais nada leve o carro em um mecanico e manda ele dar uma revisão geral: correias, trocar oleo motor, cambio e diferencial e filtros ar, combustivel, vela, etc - Ai você vai andar um bom tempo com o carro sem se preocupar............

  • #7
    Usuário Avatar de brrods
    Entrada
    10/04/2005
    Idade
    49
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, obrigado mesmo pelas dicas.

    Eu tenho neste carro pneu AT, logo entendo - seguindo a orientação do Wallace - que posso ficar com este pneu mesmo e só trocar por um lameiro lá na frente...

    Também entendo que as proteções sejam importantes, e em seguida o calço.

    Existe algum problema em levantar o carro com calço?

    Valeus,
    Rodolpho

  • #8
    Lameiro é bom na lama, normalmente em outros locais é ruim, principalmente no asfalto.
    Com lameiros na medida proxima a original (largura) se perde muita boracha no chão.
    Eu hoje e no futuro vou usar mais lameiros por questões esteticas que tecnicas...
    Já que andamos 95% do tempo ou mais no asfalto.
    Ai quando precisar usar o guincho.
    Na Land 110 a mulher tem pneus quase slicks e faz trilhas sem problemas, no máximo uma vez ou outra precisa do guincho (normalmente em subidas fortes escorregadias).
    Mas é o ideal já que a land roda mais no asfalto que na terra.
    Claro que esteticamente é mais bonito um pneu maior e mais agressivo, mas isso gera até mais desgaste dos componentes mecanicos (pneu maior) e no caso da land ainda tem o problema da altura do veiculo que já entra raspando em muitos lugares, incluindo nossas garangens.
    Calço só se precisar, como não vai trocar os pneus pode ficar sem os calços que deixam o veiculo menos estavel (não tem como, quanto mais alto, menos estavel).

  • #9
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    concordo com o Wallace...deixa os pneus para depois, primeiro todas as proteções!

    caso levante ele com calço, deve trocar os amortecedores traseiros tb por uns de maior curso, existem varias opções, desde adaptações de veiculos nacionais até amortecedores importados, é uma questão de escolha...inclusive o Wallace vende alguns modelos importados...
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #10
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Pra fazer trilhas primeiro encontrar bons companheiros. Depois um rádio e muita boa vontade. Logo depois, um guincho (e talvez um parachoque dianteiro ou um suporte pro guincho) , e entao as proteções...Depois vai conforme a necessidade e o terreno da maioria das trilhas.

  • #11
    Prezado Brrods,
    Como parece ser de consenso geral, tudo depende do seu gosto pessoal e do uso que vc fará do veículo. Eu, particularmente, preparei meu carro na seguinte ordem:
    1) Seguro contra terceiros e trava carneiro - a viatura já veio com alarme positron,
    2) Fiz uma revisão completa numa mecânica especializada em 4x4 - troquei óleos, filtros,etc,etc,etc.
    3) Bagageiro no teto (tenho dois filhos com 6 e 10 anos - os melhores zequinhas do mundo!!!!) com lona de proteção.
    3) 5 Pneus de uso misto BS Colway 500A/T (bons p/ trilha e cidade, que é meu caso), que melhoram o visual e a performance nas trilhas,
    4) Coloquei um jogo de para choques tubulares de aço e quebra mato.

    A próxima aquisição será um GPS ...
    Lembrando que durante a semana uso minha viatura no trabalho, e nos fins de semana faço trilhas médias e leves ...
    Gosto de curtir passeios em volta de BH, visitando as cidades históricas e molhando o lombo nas cachoeiras da nossa região, que são muitas...
    No mais é aquela velha história, " a diferença entre um adulto e uma criança é o preço dos brinquedos..."
    Umbraçoproçê.
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
    Tracker 2007 & Stark 2013 - BH/MG

  • #12
    Usuário Avatar de brrods
    Entrada
    10/04/2005
    Idade
    49
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Valeu a todos pelas dicas. Agora estou me debatendo aqui no assunto "roda livre", mas vou fazer um tópico novo para solucioná-lo.

    Acho que vou colocar as proteções, guincho/parachoque, rádio, pneu/calço. Não tudo de uma vez, é claro.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade