x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36
  • #1

    Samurai instável




    Meu Samurai/97 vem apresentando um comportamento estranho. Quando pego algum buraco a direção e o carro começam a vibrar e a frequencia aumenta rapidamente, chega a parecer que tudo vai desmontar. Só consigo estabilizar quando piso no freio até o carro atingir por volta de 30Km/h. Todas as vezes que isso aconteceu eu estava a uma velocidade de aproximadamente 80km/h. Há alguns meses coloquei calços de suspensão de 1,5 pol e de lá pra cá este problema já aconteceu umas 6 vezes. Alguem sabe o que pode ser isso ou já viu algo assim?

    Não sei o que fazer.


    Ricardo

  • #2
    pelo descrito (a direção vibra e colocou calço na susp.) eu diria que é shimming , leva em uma loja de alinhamento de confiança e confere a convergencia e princpalmente o caster , isso deve resolver (se for caster vc vai ter que girar o eixo para corrigir , se for convergencia o cara ja resolve na hora)
    []'s

  • #3
    Deve estar com shimmy. Dá uma checada nos apertos dos terminais e estado das buchas de suspensão, revisa ela inteira. Checa os ângulos de trabalho.
    Eventualmente, pode ser bumpsteer isso... como está a angulação da barra de direção? Ela tem que estar o mais horizontal possível. Quanto mais inclinada, maior a chance de acontecer. Bumpsteer é quando você passa num buraco, a direção é jogada de um lado para o outro pela própria flexão da suspensão.
    Por quê você colocou calços na suspensão, pra caber pneus maiores? Se for só pra isso, acho melhor colocar calços na carroceria... pelo menos não altera os ângulos da suspensão...
    []s,

  • #4
    Bumpsteer não é, é shimmy...........

    Abraços,

  • #5
    Olá Samambaia


    De uma olhada nos tópicos anteriores já esta bem explicado e vai te ajudar provavelmente é shimmy

    De uma olhada nesta ordem

    - Alinhamento e balanceamento (90% de chance)
    - calibração dos pneus
    - verificar se alguma mola esta quebrada inclusive as trazeiras
    - folga nas buchas do jumelos (se for menor que 94, feixe)
    - Folga o rolamento dos munhões estourados
    - amortecedor da direção
    - amortecedor da suspenção

    Abraço

  • #6
    Usuário
    Entrada
    28/03/2005
    Idade
    47
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Olá Amigo,
    algumas semanas atras meu Samurai 1997 apresentou exatamente os mesmos sintomas: o carro parecia um boi doido e o volante ia de uma lado para o outro até diminuir a velocidade (um perigo!!), mas ocorria quando eu passava por imperfeições no asfalto. Fui até uma especializada em direção e suspensão onde foi constatado que não havia problema com os amortecedores ou suspensão, mas foi ajustada a caixa de direção. O problema não ocorreu mais, mas sinto alguns "trancos" no volante quando passo em imperfeições e às vezes até um pequeno estalo, o que não me deixa muito confiante.
    Alguém sabe o que se deve fazer para "zerar" tudo isso? É o caso do amortecedor de direção ou o problema está na caixa?
    Agradeço se alguém já passou por isso e puder ajudar!!
    Abraços,
    Pinazza

  • #7
    Olá Amigo

    Tem que vercomofoi feito este ajuste, pois não é para dar tranco nenhum. Bem o meu dava estralos mais era os feixes de molas que não estavam acentados que não é o seu caso
    Abraço

  • #8
    Usuário Avatar de Teo
    Entrada
    22/10/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    2,487
    Agradecimentos: 0
    Esta trepidação tem tudo a ver com amortecedor de direção, ou qualquer das alternativas já mencionadas.
    Como o amortecedor de direção acho que é a parte mais barata do problema, acho que convem começar olhando por ai.

    []s

    Teo

  • #9
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    em 90% dos casos de shimmy em samurai HELICOIDAL NAO é por causa de amortecedor de direcao, setor, etc.... sao as buchas das barras panhard estouradas ( até mesmo as traseiras). ou rodas desbalanceadas. isso ocorre SOMENTE com velocidade entre 70-80km/h, quando se passa em pisos irregulares ( asfalto com costeletas ou secao de pequenos buracos) em em geral quando nao se está acelerando o veiculo...

    mande chegar TODAS as buchas das barras panhard inclusive as traseiras. e manda balancear as rodas ( obivo que estou supondo que os pivos, barras e rolamentos de cubo e munhao estejam sem nenhuma folga)

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #10
    Usuário
    Entrada
    28/03/2005
    Idade
    47
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Amortecedor de direção

    Pessoal, valeram as dicas!!
    Alguém têm algum esquema que indique como instalar (onde fixar, etc) o amortecedor de direção?
    Também gostaria de saber quais são os amortecedores nacionais compatíveis para o Samurai 1997, tanto dianteiros quanto traseiros.
    Abraço à todos!
    Pinazza

  • #11
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    seu samurai 97 é todo original ? se for
    amortecedor traseiro = traseiro de fusca
    amortecedor dianteiro = NAO tem nenhum nacional que sirva SEM adaptacao. o que dá pra fazer é colocar pegar o amortecedor TRASEIRO de Chevy500/Marajó, fixar o prato de mola ( igualzinho como é no amortecedor original) e pronto fica 100%..

    quanto ao amortecedor de direcao, coloca o de direcao da kombi.. já tem o luga no chassis p/ fixar o amortecedor, daí só precisa soldar um suporte na barra de direcao p/ fixar a outra ponta.

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #12
    Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    40
    Posts
    517
    Agradecimento: 1
    rapaz, uma vez meu vitara apresentou o mesmo defeito assim que eu o comprei. Quando fui olhar, a caixa de direção estava segura apenas por 1 parafuso (o certo são 3). Apertei os parafusos e ficou normal...
    CJ5 '76 / Vitara '94 / Samurai '94 / XJ '98 / XTerra '04 / Jimny '16 / Triton Sport '18 / F-75 '69 / Troller T4 ´18

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade