x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 64
  • #25
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Idade
    55
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0



    Novamente, instalação ou adaptacao mal feita.

    Aqui no RJ, 90% da frota de taxis roda com GNV. Eu rodei muito com GNV. Conheço pelo menos 40 pessoas que rodam com GNV. Tem taxistas aqui, inclusive com 400 mil quilometros rodados, sem maiores problemas. Nao danifica cabeçote. Isso é lenda.

    Não estou defendendo o GNV. Eu não gosto, o carro perde potência. Mas tem muita desinformação e lenda urbana.

    Minha formação é em química e em engenharia. GNV não "resseca" motor.

    Quando o combustivel é injetado ou aspirado ou seja lá o método usado, a temperatura de queima vai FACIL a 1500 graus. A gasolina é INSTANTANEAMENTE queimada, não lubrifica coisa alguma. Não dá tempo e mesmo que desse, as propriedades lubrificantes da gasolina são ínfimas. Idem com o GNV. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos de baixo peso molecular (C7 a C8). O GNV aqui no brasil é basicamente C1 e C2. Poder de lubrificação próximo de zero. Na prática o que entra na câmara de combustão é VAPOR de gasolina, um gás da mesma forma que o GNV. As válvulas já estão pra lá de quentes... A coisa não funciona desse jeito que falam não.

    A ocorrência de resíduos é de facil explicação. Caso 1: queima incompleta do combustível , Caso 2: contaminantes de difícil queima. GNV gera muito menos resíduo se bem regulado. Metano queima MUITO mais fácil que gasolina.

    Desde quando o combustivel tem contato com o lubrificante ? Só se estiver com anél com folga ou quebrado. É muito mais fácil migrar óleo para a câmara de combustão do que combustível para o cárter. Óleo na câmara causa a famosa fumaça azul... Combustível no óleo, no máximo baixa a viscosidade, mas como a quantidade geralmente é mínima, a viscosidade não muda nem 2%.

    A causa do cabeçote danificado não foi pelo GNV. Foi alguma outra coisa. Óleo fora das especificações, temperatura muito alta, bomba ruim... Mas não o GNV

    Aliás, isso me lembrou que um amigo meu teve justamente uma Ranger, e ele rodou muuuito com ela com o GNV, tinha 2 cilindros grandes na caçamba. Fazia o percurso Rio-Barbacena com frequencia, acho que rodou uns 3 anos no GNV fazendo isso uma vez por semana.

    Faltou pesquisa? Não acho. Eu vivi a situação e convivi com muita gente na mesma situação.

    Similar ao GNV é a mania de quererem desligar a EGR. Quem quiser fazer que faça... Depos não reclame que o catalizador foi pra cucuia e o turbo pirou... hehehe...

    Sem querer desmerecer seu mecânico de Novo Hamburgo, mas o RJ é o estado com a maior frota GVN do Brasil. Aqui essas coisas , se acontece, são raríssimas. Por que será ?

    Novamente, eu não colocaria o GNV por outras razões. Mas GNV bem instalado funciona perfeitamente e não ferra motor. Bem , pra isso não virar discussão religiosa, eu fico por aqui. =)

    Boa sorte !

  • #26
    sim, instalação mal feita, mais você disse que não existe queima de MAF porem ocorre muito no GV, o problema é achar um bom lugar pra fazer o serviço, muitos nem sabem o que é simulador de MAF, (onde eu só ouvir falar aqui no forum) dai tem tão poucas GV com GNV que bate o medo de colocar esse trem no carro, faço muita viagem longa em menos de 1 mes fiz 7mil km assim que comprei o carro e GNV talvez fosse bom pela economia mais ainda me sinto inseguro.

  • #27
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Idade
    55
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por fhilipe Ver Post
    sim, instalação mal feita, mais você disse que não existe queima de MAF porem ocorre muito no GV, o problema é achar um bom lugar pra fazer o serviço, muitos nem sabem o que é simulador de MAF, (onde eu só ouvir falar aqui no forum) dai tem tão poucas GV com GNV que bate o medo de colocar esse trem no carro, faço muita viagem longa em menos de 1 mes fiz 7mil km assim que comprei o carro e GNV talvez fosse bom pela economia mais ainda me sinto inseguro.

    Felipe, o que eu disse foi:
    "Acho meio bizarro dizer que o uso de GNV queima o MAF. O carro pode até não rodar bem, mas queimar o MAF ?!? Não faz o menor sentido tecnicamente. O MAF é um sensor colocado ANTES do venturi que injeta o gás na admissão de ar. Se alguem colocou depois, micou brabo !"


    Onde eu disse que não queima ? Eu disse que não faz sentido queimar !

  • #28
    Usuário Avatar de wagner4wd
    Entrada
    02/11/2007
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por afs Ver Post
    Felipe, o que eu disse foi:
    "Acho meio bizarro dizer que o uso de GNV queima o MAF. O carro pode até não rodar bem, mas queimar o MAF ?!? Não faz o menor sentido tecnicamente. O MAF é um sensor colocado ANTES do venturi que injeta o gás na admissão de ar. Se alguem colocou depois, micou brabo !"


    Onde eu disse que não queima ? Eu disse que não faz sentido queimar !
    Concluindo a grosso modo:

    Todo mundo foge de carro usado a gás porque ninguém tem como saber se a instalação foi bem ou mal feita?
    Outra coisa, ouvi muito sobre a tal " borra " que se forma na cabeça do pistão, isso procede? Dizem, no modo popular, que se forma uma borra parecida com aquelas que se formam nas panelas dos fogões (glp )domésticos....
    Wagner Pinho
    Jimny 2012 Street Bf Goodrich All Terrain 215/75/15

  • #29
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Idade
    55
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por wagner4wd Ver Post
    Concluindo a grosso modo:

    Todo mundo foge de carro usado a gás porque ninguém tem como saber se a instalação foi bem ou mal feita?
    Outra coisa, ouvi muito sobre a tal " borra " que se forma na cabeça do pistão, isso procede? Dizem, no modo popular, que se forma uma borra parecida com aquelas que se formam nas panelas dos fogões (glp )domésticos....

    Só se você usar óleo de cozinha.

    Resíduo de qualquer espécie é causado por combustão incompleta, ou seja, falta de oxigênio no balanço da reação

    Composicao aproximada:

    Metano = CH4 = 87% a 88%
    Etano = C2H6 = 9%
    Propano = C3H8 = 0,4%
    Nitrogênio = N = 1,2%
    Gás Carbônico = CO2 = 1 a 2 %

    Queima de alcanos (metano, etano, propano) gera somente CO2 e H2O.
    Se faltar oxigênio, sobra carbono

    Nitrogênio não queima, mas reage a alta temperatura e pressão para gerar os oxidos nitrosos na presença de oxigênio em excesso (NOx). Por isso que se usa a EGR para reinjetar os gases de escape na câmara de combustão (motores Diesel, principalmente). Isso reduz a temperatura, empobrece a mistura e diminui a geração de NOx. Dê um bypass na EGR e a temperatura na câmara aumenta uma barbaridade por causa da maior quantidade de oxigenio e reduz a formação de resíduos. Só que aí vai produzir NOx que vai esculhambar o catalizador.

    O CO2 não queima.

    Até pode haver a formação de resíduos, mas MENOS que na gasolina e diesel, se estiver com a mistura ar-GNV correta. Isto é FATO.

    A gasolina também deixa resíduos, principalmente por causa dos aditivos. Bem, não vou entrar em detalhes químicos.

    Tem coisa muito pior que pode acontecer com o seu pistão. Já que citei a EGR. O aumento de 500-1500 graus na câmara pode até componentes mecânicos, criando aquele azulado lindo que em resumo significa que a liga foi pro espaço.

    Combustão incompleta também gera MONOXIDO de carbono (C-O) que sob alta pressão *pode* gerar as chamadas "carbonilas metálicas" que são geralmente líquidas, densas, viscosas e extremamente corrosivas, principalmente para ferro e níquel e por ai vai.

    Em suma:

    Vai dar resíduo se estiver mal regulado. Regular GNV de ouvido sempre vai dar nisso.


    Abraço!
    4X4 Brasil Razão: completando

  • #30
    Usuário Avatar de wagner4wd
    Entrada
    02/11/2007
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    254
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por afs Ver Post
    Só se você usar óleo de cozinha.

    Resíduo de qualquer espécie é causado por combustão incompleta, ou seja, falta de oxigênio no balanço da reação

    Composicao aproximada:

    Metano = CH4 = 87% a 88%
    Etano = C2H6 = 9%
    Propano = C3H8 = 0,4%
    Nitrogênio = N = 1,2%
    Gás Carbônico = CO2 = 1 a 2 %

    Queima de alcanos (metano, etano, propano) gera somente CO2 e H2O.
    Se faltar oxigênio, sobra carbono

    Nitrogênio não queima, mas reage a alta temperatura e pressão para gerar os oxidos nitrosos na presença de oxigênio em excesso (NOx). Por isso que se usa a EGR para reinjetar os gases de escape na câmara de combustão (motores Diesel, principalmente). Isso reduz a temperatura, empobrece a mistura e diminui a geração de NOx. Dê um bypass na EGR e a temperatura na câmara aumenta uma barbaridade por causa da maior quantidade de oxigenio e reduz a formação de resíduos. Só que aí vai produzir NOx que vai esculhambar o catalizador.

    O CO2 não queima.

    Até pode haver a formação de resíduos, mas MENOS que na gasolina e diesel, se estiver com a mistura ar-GNV correta. Isto é FATO.

    A gasolina também deixa resíduos, principalmente por causa dos aditivos. Bem, não vou entrar em detalhes químicos.

    Tem coisa muito pior que pode acontecer com o seu pistão. Já que citei a EGR. O aumento de 500-1500 graus na câmara pode até componentes mecânicos, criando aquele azulado lindo que em resumo significa que a liga foi pro espaço.

    Combustão incompleta também gera MONOXIDO de carbono (C-O) que sob alta pressão *pode* gerar as chamadas "carbonilas metálicas" que são geralmente líquidas, densas, viscosas e extremamente corrosivas, principalmente para ferro e níquel e por ai vai.

    Em suma:

    Vai dar resíduo se estiver mal regulado. Regular GNV de ouvido sempre vai dar nisso.


    Abraço!
    Isso que é explicação!!

    Tenho uma grana pra investir, vamos entrar de sociedade numa convertedora aí no Rio?? Brincadeirinha

    Mas ainda resta uma dúvida...

    Por que a indústria automobilística, não investiu na produção de carros a GNV ???

    Custos que encareceriam o valor final do carro ???
    Wagner Pinho
    Jimny 2012 Street Bf Goodrich All Terrain 215/75/15

  • #31
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por wagner4wd Ver Post
    Isso que é explicação!!

    Tenho uma grana pra investir, vamos entrar de sociedade numa convertedora aí no Rio?? Brincadeirinha

    Mas ainda resta uma dúvida...

    Por que a indústria automobilística, não investiu na produção de carros a GNV ???

    Custos que encareceriam o valor final do carro ???
    Boa pergunta... Aquí no Brasil temos apenas o Fiat e a Ranger com injeção de gás. Mas na Europa há kits vendidos como opcionais diretamente na consecionária...

  • #32
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Idade
    55
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Boa pergunta... Aquí no Brasil temos apenas o Fiat e a Ranger com injeção de gás. Mas na Europa há kits vendidos como opcionais diretamente na consecionária...
    Varias razões:

    1) Custo de manter uma linha para isso.

    2) Não dá muito para se confiar no governo a ponto de arriscar

    3) Carro a gás para o consumidor comum ainda não é comum

    4) Fora o RJ e SP, a rede de distribuicão de GNV é péssima


    Moral da estória, quem quiser que ponha

  • #33
    Banido
    Entrada
    10/06/2006
    Idade
    75
    Posts
    2,855
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Boa pergunta... Aquí no Brasil temos apenas o Fiat e a Ranger com injeção de gás. Mas na Europa há kits vendidos como opcionais diretamente na consecionária...

    Os veículos a gás na Europa, são movidos a GLP, não GNV...

    Empilhadeiras usadas nos portos aqui do Brasil são movidas a GLP. Muitas delas com o velho motor do Opala de 6 cilindros...

  • #34
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RABUGENTO Ver Post
    Os veículos a gás na Europa, são movidos a GLP, não GNV...

    Empilhadeiras usadas nos portos aqui do Brasil são movidas a GLP. Muitas delas com o velho motor do Opala de 6 cilindros...
    Mais ou menos, na Italia tem GNV, no Japão (que não é na Europa, rs) tem GLP. No resto, não sei, mas parece que varia de país a país havendo inclusive aqueles nos quais se permite ambos.

    Motor de Opala é aquilo... eterno! kkkkkkk

  • #35
    Banido
    Entrada
    10/06/2006
    Idade
    75
    Posts
    2,855
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Mais ou menos, na Italia tem GNV, no Japão (que não é na Europa, rs) tem GLP. No resto, não sei, mas parece que varia de país a país havendo inclusive aqueles nos quais se permite ambos.

    Motor de Opala é aquilo... eterno! kkkkkkk

    Alguns europeus dizem que não são malucos de andar no carro com a bomba relógio que é o tanque de GNV.
    Não vi nenhum veículo com GNV só vi os GLP.

  • #36
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Idade
    55
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0
    Quantos tanques de GNV vocês viram explodir ?
    Quantos botijões de GLP ?

    Pensem nisso!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    2. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade