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Tópico: GM Tracker.

  • #3997
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    07/02/2013
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    Boa noite,

    Estou com o meu Grand Vitara TD RHZ parado na oficina por conta de um vazamento de óleo e também a água que está baixando muito...enfim, o mecânico sugeriu trocar as juntas.
    Comprei as juntas já, todo o jogo completo, mas deu um problema maior! A Polia do Comando de válvulas está com o encaixe da chaveta "espanado", então terei que comprar outra. Não achei na Suzukar e nem em outra loja, apelei até para o e-bay e nada!
    Sobrou a GM e eles tem a Peça(não tem Suzuki próximo onde resido) e a dúvida é a seguinte, meu carro é 2002/2003, na GM tem 2 peças (tracker e grand Vitara são 100% iguais ou não?) ambas para o motor RHZ, uma código 93330854 tá como ano 2002/2002 e a outra com código 93399951 tá ano 2002/2004.
    Na GM pediram o número do chassi pra informar qual a correta, mas enfim, o meu é suzuki, não dá!...Alguém aí sabem me dizer qual a correta? Pela lógica é a código 93399951 anos 2002/2004, porém a Suki e a GM se separaram por volta de 2003 não foi?Aí ficou a dúvida se a peça é essa mesmo, alguém sabe responder?

    Fico muito grato!

  • #3998
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    Prezados, depois de um tour de force de 3 dias, li TODOS os post deste thread.. Ufa, mas valeu a pena.
    Muito legal acompanhar a evolução do conhecimento sobre a mecânica/eletrônica desse carrinho simpatico porém subestimado pelos próprios fabricantes que é o Grand Vitara/Tracker. Sabemos hoje que a culpa não era da engenharia francesa, mas da qualidade dos nossos combustíveis somado a ignorância/má fé dos nossos mechânicos..

    Eu nem tenho esse carro ainda, estava só pescoçando sobre a manutenção/peças, pois tem umas ofertas boas de Tracker/Grand Vitara hoje em dia, mas confesso que fiquei obcecado com o carrinho. Acho que pegando um que não tenha sido muito detonado por donos e mechânicos, parece ainda ser a melhor relação custo benefício para carros diesel com tecnologia embarcada do tipo Air bag e ABS (que muita Hilux não tem..), com resistência de Bandeirante, economia de carro mil e conforto de sedan.

    Desde Maio de 2007 até hoje muito tempo se passou, mas foi divertido ler sobre as amizades que se construiram aqui ao longo do tempo. Pessoas muito atenciosas e dispostas a ajudar contribuíram e ainda contribuem com muita paciência apesar das perguntas muitas vezes se repetirem e nem todos terem saco pra ler tudo.

    Durante a leitura chegava a ficar assustado em comprar quando alguém se desesperava (como o caso do Boa Morte..) depois ficava motivado quando via as pessoas tendo seus problemas resolvidos, daí me assustava de novo quando alguém voltava com luzinha amarela do painel acesa.. Cheguei a pensar que se comprasse um carrinho desse, ia fazer uma gambiarra no painel onde se o carro tivesse tudo OK ia ficar uma luz verde permanentemente acesa, daí se desse algum problema ela apagava.. Só pra não ter trauma com a luz amarela! hehehe

    Foram muitos personagens que passaram por aqui, alguns nunca mais voltaram, outros ainda aparecem pra dar um oi para os novatos..
    Quero dar minhas fraternais saudações para todos, em especial:
    mpsouza (o criador do Thread)
    Carlos4x4
    Joao Baeta
    Horacio Teles
    eustaquio lucena
    ricardo.leonardo
    licharles
    andréa policastro angella
    Bitleo
    Thiago Pereira
    Adalto Biermann
    IDOSO DO TROLLER
    BETUCAGARCIA
    Marco Boa Morte
    SUVprata
    leo cabral
    Pepe70
    skreis
    Marco-Maga
    afs
    MRaizer
    mbianco
    Newton Guerra
    WalterKapp
    chansen

    O trabalho de vocês ao longo desses anos é admirável e merece o reconhecimento de nós novatos.


    Isto posto, pergunto: Será que aqui em Floripa tem algum Licharles ou Marcelo de Novo Hamburgo?
    Apesar do namoro, não vou casar com esse carro se não tiver alguém gabaritado pra dar conselhos matrimoniais... =)

    Pretendo usar um carrinho desses pra fazer uma volta pela América Latina no ano que vem, já estou me programando para uma aventura dessas tem muito tempo. Pensava numa Hilux 97, mas não sei se terei o mesmo conforto..

    Por hora é isso.
    Abraços
    Mário

  • #3999
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    Caro Mario, como vai a ilha da magia?

    Morei ai nos anos 80/90. Trabalhei e morei em Tijucas na Portobello tb...Mas já moro aqui no interior de SP há quase 20 anos.

    Cara, posso dar a opinião sobre os dois, pq tenho os dois. Uma Hilux SRV 2010 e uma Tracker 2004 diesel RHZ.
    Cara, para um projeto deste, sem titubear um segundo: Vai de Hilux.

    Eu já rodei 200 mil km com a minha, sendo que uns 10% desta KM eu reboquei um Trailer Turiscar Imperial. Cara, esta Toyota nunca me deu nenhum problema. So abasteco com S10, troco óleo e filtros na concessionaria e dá-lhe rodar e rodar. Já estou no 3 jogo de pneus Michelin ATX2. São muito melhores que os Bridgestone. Não eh muito confortável por ser uma pick up, mas de longe este eh o carro mais confiável que já tive.

    A Tracker foi o carro mais problemático que já tive. Nem vou listar tudo que já fiz no jipinho. Cara, o que gastei foi insano. Comprei por 32 mil e gastei (e posso comprovar) 22 mil para deixa-lo confiável. Tudo neste carrinho eh muito caro.
    Não eh qualquer mecânico que se arrisca a mexer nela.
    Semana passada estava na SUZUCAR conversando com o pessoal por la e um camarada comentou "'eh normal encontrar dono de Tracker que gastou 10, 15, 20 mil neste carrinho para resolver os problemas dele" .

    Agora imagina vc no sul do Chile ou no interior da Bolívia e uma das solenoides resolve dar problema e o modulo entre em emergência? Vc não tem ideia. Qdo o modulo entre em emergência, o carro não sobe a ladeira da rua da minha casa e faz uma fumaceira absurda.

    Já fiz todos os procedimentos recomendados aqui (limpeza de tanque, zincar tubos, filtros auxiliares, troca de filtros de combustível a cada 5 mil km, so abasteco com S10, aditivo no diesel intercalando cada abastecida) e mesmo assim, de vez em quando a luz amarela aparece para atormentar. Tem umas pecas que qdo não são caras, são difíceis de achar.

    Toyota vc encontra pecas em qualquer lugar. No sul do Chile vi muitas Hilux e usadas para trabalho pesado.
    Na América Latina vc encontra Toyota por todos os lados.

    Apesar de alguma razão me fazer gostar e manter o jipinho, mesmo minha esposa sendo contra e enchendo o saco para vende-lo, eu insisto em ficar com ele. Por ela, ele já tinha virado entrada num Corolla. Eu quero usa-lo pelo menos uns dois anos para amortizar todo o investimento feito nele. Mas a patroa não pensa assim. Ela ve as despesas de oficina no cartão de credito e ai começa a discussão...


    Se vc quiser falar sobre o assunto, me manda uma MP. Já acumulei alguma experiência com este Jipinho..

    Abraco

    Odair
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  • #4000
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    4000 posts!

    Pessoal, novamente vim deixar meu depoimento:

    20.000 km pós Licharles e é diesel + aditivo e alegria.

    Em uma viagem só estrada, e sem dó de pisar, fez 14 km/l

    Pra não dizer que não aconteceu nada, apenas recentemente surgiu um pequeno vazamento de óleo próximo a um injetor.

    Abraços a todos!

    Alexandre.
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    Alexandre
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  • #4001
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    Bom gente sou nova aqui, sô de minas e não encontrei referencia a nenhum bom mecânico que entenda da TRACKER 2004 só que diesel.

    Venho enfrentando o problema a quase um ano, adoro o carro .
    Porém não consigo adar com ele, começou com o defeito de que depois de 100 km ele desligava, parecia que havia sido cortado o combustível.
    Esse defeito permaneceu por meses, agora tem uns 4 meses que ele simplesmente não liga, partida nada.

    Me indicaram um rapaz em Botucatu chamado licharles São Paulo.
    Porem e em são paulo teria um gasto grande com transporte.
    Alguém conhece um especialista no tracker diesel aqui de minas ?

    Se tiverem favor me enviem no e-mail nataliasp.adm@gmail.com.

    Vlww

  • #4002
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    Citação Postado originalmente por odair teixeira Ver Post
    Caro Mario, como vai a ilha da magia?

    Morei ai nos anos 80/90. Trabalhei e morei em Tijucas na Portobello tb...Mas já moro aqui no interior de SP há quase 20 anos.

    Cara, posso dar a opinião sobre os dois, pq tenho os dois. Uma Hilux SRV 2010 e uma Tracker 2004 diesel RHZ.
    Cara, para um projeto deste, sem titubear um segundo: Vai de Hilux....

    Se vc quiser falar sobre o assunto, me manda uma MP. Já acumulei alguma experiência com este Jipinho..

    Abraco

    Odair
    Grande Mestre, Odair!

    A região de Porto Belo, Bombas e Bombinhas é muita bonita. Imagino que na época devia ser mto mais tranquila e agradável do que hoje. Floripa tá chegando próxima do limite do caos urbano.. Acho que já tem a maior qtd de carros per capta do Brasil. Estou aqui tem 12 anos e a magia continua apesar de tudo.

    Valeu pela resposta, com certeza vai influenciar na minha decisão.
    Já estava desistindo da GV só por causa do seguro, que cotei pela bagatela de 5.200,00 pela Tokyo Marine.
    A mecânica realmente é pra quem pode mandar pros poucos especialistas aqui no Brasil e gastar quase o valor de outro carro só pra poder rodar sem problemas, o que não é meu caso.
    Pensei em passar pela Argentina que parece ter uma frota mto maior de Trackers/GV e comprar peças, procura bons mecânicos que conheçam o carrinho, mas parece mto trabalho e não vou arriscar não.

    Realmente as Hilux e Land Cruiser (nossa Bandeirante) tem mechânico que conhece em qualquer lugar do planeta, além de facilidade de peças de reposição. Imagino que o seguro tb deve ser uma facada.. Mas fazer o quê?

    Vou ficar de olho pra ver se aparace uma Hilux bem cuidada e com preço camarada. As bandeirantes são muuuito caras, mesmo as mais antigas.

    Qualquer coisa eu te mando umas MPs
    Agradeço sua atenção mais uma vez.
    Abraços
    4X4 Brasil

  • #4003
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    Então, eu curti toda a região de Porto Belo, Bombinhas, Mariscal, Palmas etc.. numa época que a especulação imobiliária nem era cogitada. A estrada de Porto Belo para Bombinhas era de chão batido. Põe mais de 20 anos nesta conversa.

    Com relação ao seguro, mesmo morando na região de seguro mais caro do Brasil (entre Campinas e São Paulo) a Hilux não é cara. Tenho 40 anos e tenho ela desde zero. Paguei 2800 reais da ultima vez, mas contando com todos os bônus e o histórico positivo. Já a Tracker custou o dobro, mas minha filha de 19 anos dirige e aí já viu. Mas aqui não tem como imaginar tirar estes carros da garagem sem seguro.
    Com relação a Land Cruiser, eu tinha uma Prado 2005, mas a grana ficou curta e vendi há dois meses atrás. Baita carro...Era o cruzamento da Toyota Bandeirantes com o Corolla.

    Sobre seguro : faça cotações com diferentes seguradoras e veja este serviço de seguro que vc faz pela internet. Um amigo comprou uma Pajero Diesel 2000 e nenhuma seguradora queria fazer seguro. Ele conseguiu segurar neste serviço de seguros online (não sei qual foi). Teve um pequeno acidente e a seguradora cobriu (ele pagou a franquia, logico).

    Abraço

    Odair

  • #4004
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    amigos gostaria de saber o porque meu tracker 2002 a diesel não passa de 110 km levei pra passar scanner e disseram que era a válvula solenoide que estava acusando esse problema queria tirar minhas duvidas em relação a isso alguém com alguma solução pra esse problema e aonde posso compra essas válvulas solenoide me ajudem a solucionar esse problema valeu aguardo resposta de vcs

  • #4005
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    Carlos

    Parece que seu teclado está com a tecla de ponto final e de virgula quebrados.
    Se você pesquisar neste tópico, vai encontrar razões para acreditar que pode não ser problema nas solenoides como o mecânico está alegando. Eu estava com este mesmo problema semanas atrás e o mecânico havia condenado a solenoide e a turbina.
    Eu desmontei e limpei o sistema, troquei todos os filtros, limpei o tanque, limpei a peneirinha da bomba e o problema desapareceu. Só abasteço com diesel S10 e alterno a cada abastecimento, uma adição de STP Diesel Treatment.

    As válvulas solenoides (as três que ficam embaixo do filtro de ar no caso do motor RHZ) não custam nada barato. Como este motor tem muita eletrônica, é importante pegar quais são os códigos de erro. Pegue um scanner e poste aqui quais são as mensagens de erro. Neste mesmo tópico vc vai achar muita informação sobre isto.

    Assim de primeira, sem nenhuma referencia do que está ocorrendo, o pessoal não vai conseguir nenhum diagnóstico.

    Sds

    Odair

  • #4006
    Citação Postado originalmente por odair teixeira Ver Post
    Caro Mario, como vai a ilha da magia?

    Morei ai nos anos 80/90. Trabalhei e morei em Tijucas na Portobello tb...Mas já moro aqui no interior de SP há quase 20 anos.

    Cara, posso dar a opinião sobre os dois, pq tenho os dois. Uma Hilux SRV 2010 e uma Tracker 2004 diesel RHZ.
    Cara, para um projeto deste, sem titubear um segundo: Vai de Hilux.

    Eu já rodei 200 mil km com a minha, sendo que uns 10% desta KM eu reboquei um Trailer Turiscar Imperial. Cara, esta Toyota nunca me deu nenhum problema. So abasteco com S10, troco óleo e filtros na concessionaria e dá-lhe rodar e rodar. Já estou no 3 jogo de pneus Michelin ATX2. São muito melhores que os Bridgestone. Não eh muito confortável por ser uma pick up, mas de longe este eh o carro mais confiável que já tive.

    A Tracker foi o carro mais problemático que já tive. Nem vou listar tudo que já fiz no jipinho. Cara, o que gastei foi insano. Comprei por 32 mil e gastei (e posso comprovar) 22 mil para deixa-lo confiável. Tudo neste carrinho eh muito caro.
    Não eh qualquer mecânico que se arrisca a mexer nela.
    Semana passada estava na SUZUCAR conversando com o pessoal por la e um camarada comentou "'eh normal encontrar dono de Tracker que gastou 10, 15, 20 mil neste carrinho para resolver os problemas dele" .

    Agora imagina vc no sul do Chile ou no interior da Bolívia e uma das solenoides resolve dar problema e o modulo entre em emergência? Vc não tem ideia. Qdo o modulo entre em emergência, o carro não sobe a ladeira da rua da minha casa e faz uma fumaceira absurda.

    Já fiz todos os procedimentos recomendados aqui (limpeza de tanque, zincar tubos, filtros auxiliares, troca de filtros de combustível a cada 5 mil km, so abasteco com S10, aditivo no diesel intercalando cada abastecida) e mesmo assim, de vez em quando a luz amarela aparece para atormentar. Tem umas pecas que qdo não são caras, são difíceis de achar.

    Toyota vc encontra pecas em qualquer lugar. No sul do Chile vi muitas Hilux e usadas para trabalho pesado.
    Na América Latina vc encontra Toyota por todos os lados.

    Apesar de alguma razão me fazer gostar e manter o jipinho, mesmo minha esposa sendo contra e enchendo o saco para vende-lo, eu insisto em ficar com ele. Por ela, ele já tinha virado entrada num Corolla. Eu quero usa-lo pelo menos uns dois anos para amortizar todo o investimento feito nele. Mas a patroa não pensa assim. Ela ve as despesas de oficina no cartão de credito e ai começa a discussão...


    Se vc quiser falar sobre o assunto, me manda uma MP. Já acumulei alguma experiência com este Jipinho..

    Abraco

    Odair


    Caro Odair!
    Concordo quando vc fala sobre a toyota. E acredito que para esse tipo de viagem seria o carro ideal.
    Porém esqueçamos essa viagem. Quem gasta isso no carro é maluco.
    Tive uma 2001/2002 comprada em 2008 que usei até 2014. Nos 3 primeiros meses me apavorei.
    Mas conversei bastante com outros proprietários, PRINCIPALMENTE o Suv Prata, e estudei sobre o carro.
    Imprimi guias de funcionamento desse motor e entendi, pouco, como ele funciona. Como por exemplo o esquema de todo percurso do combustível(e ai está o maior dos problemas). O que cada sensor representa e etc....
    E vou me arriscar aqui e afirmar que após retirar a "peneirinha"da DRV 95% dos problemas são de mau contato. O que um simples spray limpa contato resolve.
    Comprei um outro carro em 2012 e ainda sim fiquei com a tracker pois gosto de pescar e ela entrava em tudo que era buraco. Esse ano troquei a tracker e o outro carro em um com maior espaço.

    Amigos, se não bater o motor ou quebrar a dentada o resto é besteira nesse carro.

    Não se iludam com milagres. Tudo nele é muito simples. Basta avaliar e pensar.

    Sds a todos

  • #4007
    Citação Postado originalmente por renatoqp Ver Post
    Caro Odair!
    Concordo quando vc fala sobre a toyota. E acredito que para esse tipo de viagem seria o carro ideal.
    Porém esqueçamos essa viagem. Quem gasta isso no carro é maluco.
    Tive uma 2001/2002 comprada em 2008 que usei até 2014. Nos 3 primeiros meses me apavorei.
    Mas conversei bastante com outros proprietários, PRINCIPALMENTE o Suv Prata, e estudei sobre o carro.
    Imprimi guias de funcionamento desse motor e entendi, pouco, como ele funciona. Como por exemplo o esquema de todo percurso do combustível(e ai está o maior dos problemas). O que cada sensor representa e etc....
    E vou me arriscar aqui e afirmar que após retirar a "peneirinha"da DRV 95% dos problemas são de mau contato. O que um simples spray limpa contato resolve.
    Comprei um outro carro em 2012 e ainda sim fiquei com a tracker pois gosto de pescar e ela entrava em tudo que era buraco. Esse ano troquei a tracker e o outro carro em um com maior espaço.

    Amigos, se não bater o motor ou quebrar a dentada o resto é besteira nesse carro.

    Não se iludam com milagres. Tudo nele é muito simples. Basta avaliar e pensar.

    Sds a todos
    Agora se não queremos entender o carro. Pagamos para quem resolveu entender. E às vezes....

  • #4008
    Usuário
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    28/03/2014
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    VENANCIO AIRES/RS
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    Citação Postado originalmente por renatoqp Ver Post
    agora se não queremos entender o carro. Pagamos para quem resolveu entender. E às vezes....
    concordo plenamente com as colocaçoes do amigo renato,a mecanica e simples como em qualquer veiculo diesel sistema common rail,algumas peças realmente sao caras,mas em outro veiculos tambem sao,mas com manutençao preventiva muitos problemas serao evitados,somente entender um pouco do funcionamento do carro. Problema da em qualquer veiculo com injeçao eletronica,ainda mais quando nao se sabe o cuidado do antigo dono.

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