x
Convex Datacenter

Tópico: GM Tracker.

  • #2509
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Idade
    55
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por marceloneves Ver Post
    você por acaso tem o telefone da oficina dele em campo grande - rj ? Pode me passar por favor?

    Abraços,

    marcelo neves

    campos dos goytacazes - rj.

    21-3156-7093

  • #2510
    Usuário
    Entrada
    10/03/2009
    Idade
    64
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    Walter,

    Você ainda tem a interface e os filtros evotop? Se positivo quanto quer por eles?

    Citação Postado originalmente por WalterKapp Ver Post
    Eu estava muito satusfeito com o meu Vitara com motor Peugeot, ele tinha 144E3 km rodados e eu pretendia rodar pelo menos outros 150E3 km, o custo de manutenção dele era mais baixo do que o da Parati 1.0 16V turbo que eu tinha e que não deu nenhum problema crônico, mas ela usava óleo mais caro, gastava mais discos de freios, amortecedores e o custo das velas que tinham que ser trocadas a cada 45000 custava R$100 cada uma. Além de ter dados vários problemas de acessórios como a direção hidraúlica, que sempre vazava óleo.
    Quando perdi o Vitara por acidente, ele esta recém revisado, com troca de correias, tensores, 4 amortecedores, baras axiais e pivôs de suspensão, mesmo assim tiveram pouco desgaste para akm do carro, os discos de freio ainda eram origianais e estava com a espessura dentro do limite especificado, já tinha trocado uma válvula EGR e o propritário anterior (uma mulher) trocou o disco de embragem para me vender. Com 105E3 km foi trocada o correia dentada, tudo normal e previsto. Com 80E3 km eu resolvi o problema da válvula de controle de pressão no Rail e apartir dai eu tinha um ótimo carro, que eu conhecia e dominava bem, estava me preparando para ir a Atofogasta e Arica visitar amigos que moram lá e ia atravessar os Andes a 4,4E3 m de altitude e o deserto do Atacama na maior confiança.
    Para substituir o Vitara eu não queria uma Pick-up grande, ou derivados com motor grande, pois a minha familha é pequena, somos apenas em três, queria outro carro turbo diesel, mas apesar dos problemas que tivem com o CRI do Vitara nem pensava em voltar para um motor como injeção mecânica, porque elém de ter menos torque, funcionar pior em baixa, a pressão pela proibição do diesel com elevados indices de enxofre trará problemas para os bico injetores mecânicos devida a baixa lubricidade do diesel quando o teor de enxofre é menor que 500 ppm. Queria mesmo comprar um Vitara novo com o novo motor turbo diesel 1.9 da Renault com 300 N*m, como é o caso dos Vitaras vendidos na Europa, cheguei a consultar o importador da SUzuki para ver se havia previsão de importar esta versão, mas nem tive resposta do e-mail que enviei via site. Assim para substituir o Vitara restavam poucas opções, Só Havia o ML 320, com motor 3.0 V6, o SsangYong Kiron, que viriam ainda em setembro com o motor M200 (2.0 da Mercedez também) e o Kia Sorento. Bom o ML 320 é muito caro, e o Kiron atrasou porque a fábrica da SsangYong na Coreia estav invadida pelos funcionários despois da Concordata em março, também achei arriscado comprar o Kirom, pois só 93 foram emplacados no 1º semestre no Brasil. Restou então a sorento, que teve quase 1000 unidades emplacadas no semestre e a KIA-Hyundai, que é o 5º maior fabricante de automóveis no mundo despois da crise de 2008, assim decidi por este, mesmo sendo um CRI de segunda geração enquanto o Kiron, como o ML serem já de terceira geração e o Kiron com o motor M200 custar 20 kR$ a menos.
    A sorento até 2006 usava injeção CRI de 1ª geração, com turbina waste-gate com a mesma EDC do Peugeot, mas eu comprei uma 2009 e esta usa uma Injeção CRI de 2ª geração com turbina de geometria variável, a potência aumentou de 105 kW para 125 kW e o torque de 320 N*m para 392 N*m. A preessão máxima da linha de injeção aumentou de 1300 bar para 1600 bar, com a pressãomaior os períodos de injeção ficvaram menores e agora ao invéz de 3 pulsos de injeção o motor tem 5 pulsos (dois pré, um principal e dois pós), assim a queima de combustivel fica melhor, o motor polui menos, gasta menos e a faixa utilizável do motor começa agora em 1100 rpm, com 1300 rpm o motor ja tem o 250 N*m do motor peugeot. Isto faz com que o carro fique muit econômico mesmo no meu caso onde o câmbio é eutomático. Eu viajei de Curitiba a Uberlândia, rodei dois dias lá, e fiz 1035 km com um tanque, o carro fez na estrada mesmo com o motor ainda ainda não amaciado 11,7 km/l na ida e 11,5 km/l na volta, ja na cidade, por enquanto ele esta fazendo apenas 8,5 km/l. Não é tão econômico quanto o Vitara com motor peugeto que fazia 13 km/l na estrada e 11 km/l na cidade, mas o sorento, além de ter câmbio automático é 500 kg mais pesado e tem uma área forntal uns 20% maior. O protocolo de comunicação passou de OBDII-ISO para OBDII sobre barramento CAN, eu já teste a minha interface, ja que o conector é o mesmo, interdace liga e até acusa conexão com a EDC, mas nenhuma informação é comunicada. De qualquer maneira a mudaçã é boa, pois o baaramento CAN integra vários módulos independentes sobre o mesmo barramento, como EDC, Painel, ABS, Controle de tração (nos modelos do exterior) e bloqueio eletrônico de rodas (HDC e diferencial eletronico também nos modelos do exterior), e assim o chicote elétrico do carro fica muito mais simples, o painel da sorento por dentro é vazio. Mas eu não vou ficar exclusivamente na mão dos mecânicos da assistencia técnica da Kia, estou entrando em contato com o meu fornecedor, pois ele também tem intefaces para OBDII sobre CAN,e vou ter esta ferramenta na caixa de ferrametnas do carro, pois eu pretendo fazer viagens de aventura, onde nem sempre tem uma autorizada.

    Assim que tiver mais experiencia com a sorento eu continuo o relato.

  • #2511
    Banido
    Entrada
    25/09/2007
    Idade
    51
    Posts
    210
    Agradecimentos: 0
    Olá a todos.
    Foi citado neste tópico, a respeito de um filtro na bomba injetora, cujo parecia um dedal, com tela de 5 microns. Alguém deste tópico fez a limpeza deste dito dedal (filtro). Como faço para retirar a bomba, será que é um serviço para leigos?
    Gostaria de limpar a da minha viatura, será que esse serviço é feito em assistência, será que tem que trocar algum kit?

    Um abraço a todos.


    Ulisses Higo

  • #2512
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por 4xhigo Ver Post
    Olá a todos.
    Foi citado neste tópico, a respeito de um filtro na bomba injetora, cujo parecia um dedal, com tela de 5 microns. Alguém deste tópico fez a limpeza deste dito dedal (filtro). Como faço para retirar a bomba, será que é um serviço para leigos?
    Gostaria de limpar a da minha viatura, será que esse serviço é feito em assistência, será que tem que trocar algum kit?

    Um abraço a todos.


    Ulisses Higo
    Pois é... o negócio desse maledito dedal tem duas vertentes:
    Primeira, arranca-se fora o maledito para evitar que a bomba trabalhe com falta de lubrificação (e que se dane os eventuais arranhões). Já soube de alguns carros rodando assim.
    Segunda, limpa-se com ultra-som, numa bancada igual a que se usa para limpar bicos de injeção.
    De uma forma ou de outra sugiro trocar-se os (outros) filtros (em alguma parte deste tópico vc vai ler sobre um bom fabricante destes) e utilizar-se aditivo no combustível.

  • #2513
    Banido
    Entrada
    25/09/2007
    Idade
    51
    Posts
    210
    Agradecimentos: 0

    Dedal

    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Pois é... o negócio desse maledito dedal tem duas vertentes:
    Primeira, arranca-se fora o maledito para evitar que a bomba trabalhe com falta de lubrificação (e que se dane os eventuais arranhões). Já soube de alguns carros rodando assim.
    Segunda, limpa-se com ultra-som, numa bancada igual a que se usa para limpar bicos de injeção.
    De uma forma ou de outra sugiro trocar-se os (outros) filtros (em alguma parte deste tópico vc vai ler sobre um bom fabricante destes) e utilizar-se aditivo no combustível.

    Jà fiz a troca completa de todos os filtros, inclusive o filtro que fica antes da bomba injetora, havia um outro participante muito ativo que dizia ter que dar uma olhada numa válvula (contra fluxo) que vai dentro deste filtro.
    O fato é que não sei como retirar esse dedal, e gostaria de saber se é necessário trocar algum kit da bomba injetora.
    Também já li que se levar para um bombista, iraão me cobrar como manutenção da bomba, isso eu não quero fazer.

    Um forte abraço e grato pela resposta.


    Ulisses e filhos.

  • #2514
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Realmente eu não sei... pode ser que exista um O-ring sim ao redor da tampa. Aliás lembro mesmo de ter lido algo à respeito.
    Faz o seguinte, procura esse tal de Teccom10 road e taca no tanque. Parece estar resolvendo boa parte dos problemas que temos com combustível. Não posso lhe dar certeza pois minha bomba é mecânica e a diferença, neste caso, não é notável.
    Aliás, essa limpeza desejas fazer por preucaução ou para resolver alguma coisa?

  • #2515
    Banido
    Entrada
    25/09/2007
    Idade
    51
    Posts
    210
    Agradecimentos: 0
    A luz amarela, como diz um amigo do orkut, a tal "maledeta" está acesa.
    Já foram feitas tantas coisas na danadinha que já nem sei mais, foram trocados todos os filtros, algumas mangueiras e ainda um dos bicos injetores, que um mexanico resolveu dar uma simplória batidinha com o martelo e foi pro saco.
    Já foram gastos R$5.000,00 e a "maledeta" não apagou.
    Além disso, o real motivo é que a viatura simplesmente desliga o motor quando mais se exige dele. Já tomamos vários sustos com ela, e atualmente só fazemos uso urbano ou passeios muuuuuuuuuuuito light. Não que ela não vá, mas mais por precalção mesmo. Ela anda bem, se for acelerada normalmente vai a 140 facinho, mas se tiver que reduzir e acelerar novamente, baubau. o motor desliga mesmo.,
    Obrigado pela dica, onde posso encontrar esse produto?
    Coloco bardhal no combustível, e também já fiz um teste com um catalisador que estamos desenvolvendo. O rendimento do motor é ótimo, a viatura é ótima e muito econômica. Já até coloquei dois frascos de uma só vez no tamque, mas depois o engenheiro químico que trabalha em minha empresa disse-me que não resolve.

    Tens alguma dica?


    Um forte abraço.
    4X4 Brasil

  • #2516
    Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Idade
    55
    Posts
    118
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por 4xhigo Ver Post
    A luz amarela, como diz um amigo do orkut, a tal "maledeta" está acesa.
    Já foram feitas tantas coisas na danadinha que já nem sei mais, foram trocados todos os filtros, algumas mangueiras e ainda um dos bicos injetores, que um mexanico resolveu dar uma simplória batidinha com o martelo e foi pro saco.
    Já foram gastos R$5.000,00 e a "maledeta" não apagou.
    Tens alguma dica?

    Um forte abraço.

    Em primeiro lugar, tem que passar um scanner para saber quais os códigos de erro. Os mais comuns são o P0243,P0246, mas existem muitos outros. Cada um desses códigos pode ou não , dependendo da gravidade do problema, acender a luz de falha.

    Já foram comentadas inúmeras causas dessas falhas aqui no fórum, e as "possíveis", mas não custa lembrar.

    1) Sujeira no combustível

    Pode causar de tudo. Falha/perda de eficiência da bomba. Entupimento de filtros e bicos. Pode ser causada por ferrugem no tanque. Não adianta galvanizar, pois galvanização nunca foi garantia contra ferrugem, o ideal seria um tanque de inox ou plástico, mas infelizmente não é.

    Seu veículo deve ter três filtros de combustível. O auxiliar, o principal e um para a purga de água, já que o Diesel geralmente vem contaminado em maior ou menor grau com água.

    O uso de aditivos reduz o problema. Eu uso o Teccom10 cerca de 80 ml por tanque. Evite usar o Diesel interior (vermelho). Se não tiver jeito, adicione aditivo de boa qualidade, de sua preferência.

    Eu mandei instalar um filtro adicional, com purga, usado em motores MWM, de 1 micron. Melhora muito.

    2) catalizador entupido pode causar desarmamento do turbo por sobrepressão.

    3) Alguns irão falar par desativar a válvula EGR para reduzir o acúmulo de fuligem no sistema. Não faça. Vai reduzir a vida útil do seu catalizador e de alguns componentes, pois a temperatura na câmara de combustão irá subir muito. Já expliquei sobre o assunto.

    4) carbonização (fuligem) no coletor de admissão, óleo no intercooler também podem causar desarmamento do turbo

    5) válvulas solenóides que acionam o sistema de vácuo para o controle da EGR, Válvula de alívio do turbo, se estiverem entupidas por fuligem, causam desarmamento do turbo

    6) se a tubulação de vácuo dessas válvulas solenóides estiver ruim , idem.

    7) não retire/desmonte/limpe o sistema common rail a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo. É fácil danifica-lo ou perder pecinhas.

    8) verifique o estado do bocal do tanque, pois enferruja e solta escamas para dentro do tanque.

    Bem, resumindo, é isso !

  • #2517
    Usuário
    Entrada
    10/03/2009
    Idade
    64
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0

    Retirada do sensor de (micro filtro) da Bomba de Alta Pressão

    Neste final de semana que passou eu retirei o tal filtro da Bomba de alta pressão. Não é preciso tirar a bomba, mas para facilitar eu tive que retirar o reservatório de agua do radiador, soltar um mangote do radiador e retirar o filtro de combustível juntamente com o suporte. Verifiquei com uma lupa poderosa que os furinhos estavam quase todos entupidos. Não limpei ainda pois adquiri uma cuba de ultrasom pela internet ( que ainda não recebi) e a utilizarei para limpá-lo, mas quem não tiver pode fazê-lo numa oficina que tenha equipamento de limpeza de bicos injetores. Detalhe importante: Se não trocar o filtro de combustível por um original com as especificações corretas ( serve o MANN PU 922-X) os furinho vão entupir novamente e o trabalho será perdido. Se alguem do tópico tiver este filtro e quiser me repassar (novo !!! rsrsrs ). Se houver interesse mando as fotos que tirei na desmontagem. Será necessário ter uma chave tork T-30 e uma chave halen 50mm para retirar o suporte. Prá mim ficou claro que 90% das acendidas de luz, relacionadas a desaceleração do motor em aclives têm relação com o entupimento do dito cujo e é simples de entender: O filtro principal não pode deixar passar partículas que sejam maiores que os furos do "dedalzinho" senão ele entope. Mas como é difícil achar um filtro com as especificações adequadas e o original na concessionária é exorbitantemente caro, o pessoal termina usando os genéricos e aí o bicho pega. Esse nosso motor é bastante usado nos automóveis da peugeot na Europa e lá não têm má fama não. Vamos lá mecânicos de plantão!!! vamos promover uma campanha de limpeza desse sensor e troca dos filtros pelos "MANN PU 922 X". Rodei com meu carro desde que comprei há um ano sem a menor dor de cabeça e na primeira vez que troquei o filtro de combustível por um genérico me enquadrei neste "tópico da luz acesa". No próximo final de semana vou montar tudo de novo e então posto o resultado.


    Citação Postado originalmente por 4xhigo Ver Post
    Olá a todos.
    Foi citado neste tópico, a respeito de um filtro na bomba injetora, cujo parecia um dedal, com tela de 5 microns. Alguém deste tópico fez a limpeza deste dito dedal (filtro). Como faço para retirar a bomba, será que é um serviço para leigos?
    Gostaria de limpar a da minha viatura, será que esse serviço é feito em assistência, será que tem que trocar algum kit?

    Um abraço a todos.


    Ulisses Higo
    4X4 Brasil

  • #2518
    Citação Postado originalmente por 4xhigo Ver Post
    A luz amarela, como diz um amigo do orkut, a tal "maledeta" está acesa.
    Já foram feitas tantas coisas na danadinha que já nem sei mais, foram trocados todos os filtros, algumas mangueiras e ainda um dos bicos injetores, que um mexanico resolveu dar uma simplória batidinha com o martelo e foi pro saco.
    Já foram gastos R$5.000,00 e a "maledeta" não apagou.
    Além disso, o real motivo é que a viatura simplesmente desliga o motor quando mais se exige dele. Já tomamos vários sustos com ela, e atualmente só fazemos uso urbano ou passeios muuuuuuuuuuuito light. Não que ela não vá, mas mais por precalção mesmo. Ela anda bem, se for acelerada normalmente vai a 140 facinho, mas se tiver que reduzir e acelerar novamente, baubau. o motor desliga mesmo.,
    Obrigado pela dica, onde posso encontrar esse produto?
    Coloco bardhal no combustível, e também já fiz um teste com um catalisador que estamos desenvolvendo. O rendimento do motor é ótimo, a viatura é ótima e muito econômica. Já até coloquei dois frascos de uma só vez no tamque, mas depois o engenheiro químico que trabalha em minha empresa disse-me que não resolve.

    Tens alguma dica?


    Um forte abraço.
    Eu já tive esse problema do carro matando o motor do nada... Inclusive quase me envolvi num acidente grave por causa do carro ter morrido numa ultrapassagem de um caminhão na estrada, na europa ví muitas reclamações sobre essa questão do carro matar o motor por segurança dos componentes do motor, mas esqueceram da segurança dos ocupantes do veículo... Foi solucionado trocando a bomba de combustível de baixa pressão ( localizada próxima ao tanque de combustível ) na ocasião, importei uma original da europa o que me custou algo em torno de 60 euros. Mas já foi falado aqui pelo SUV PRATA que serve também a do Gol GTI ( se não me engano ) se não excluiram os posts dele deve estar algumas páginas atrás. A principal causa do motor morrer do nada é simplesmente falta de combustível na bomba de alta pressão, já aconteceu também comigo, mesmo depois de ter trocado a bomba de estar andando com o diesel muito baixo e o motor morrer numa curva ( realmente acabou o diesel, mas ainda consegui ligar o carro novamente e andar até o posto proximo, ele morreu novamente devido a falta de combustível, mas dessa vez por uma oreiada do dono ).
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • #2519
    Banido
    Entrada
    25/09/2007
    Idade
    51
    Posts
    210
    Agradecimentos: 0
    Valeu pessoal,

    Obrigado pelas dicas.
    Estou fora e não estou podendo comentar, mas a noite. Cá estarei.

    Grato e um forte abraço.

    Ulisses e filhos.

  • #2520
    Usuário
    Entrada
    10/03/2009
    Idade
    64
    Posts
    19
    Agradecimentos: 0
    tem que limpar o filtro de guarda que fica dentro da bomba e que é retirado por traz dela, senão não adianta.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tracker diesel x Tracker gas (Zero)
      Por Suassuna no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 18/02/2021, 09:09
    2. Tracker x TR4 !
      Por ricardo sabóia no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 100
      Última resposta: 19/12/2013, 09:06
    3. Tracker
      Por Alexandre-Petrópolis no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 25/03/2011, 13:08
    4. Fim Do Tracker
      Por VOVÔ DO TROLLER no fórum Suzuki
      Respostas: 300
      Última resposta: 02/06/2009, 10:14
    5. Tracker 2001 X Tracker 2002
      Por dct no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 27/03/2009, 02:56

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade